Torneira para Lavabo – Como Escolher o Modelo Ideal & 20 Inspirações!

Saber escolher os detalhes na hora de decorar faz toda a diferença. No caso da torneira para lavabo, é fundamental escolher um modelo que esteja alinhado com a decoração do ambiente.

O lavabo é uma área da casa que funciona como um cartão de visita quando recebemos visitas, por isso é muito importante mantê-lo bonito e agradável. Estar atento à disposição dos móveis, circulação de ar e composição do ambiente são algumas etapas cruciais para que seu lavabo fique impecável!

A seguir você encontrará dicas valiosas de como escolher o modelo ideal de torneira lavabo e ideias incríveis para se inspirar.

Montagem com cinco fotos diferentes de torneira para lavabo

Qual Modelo Escolher?

Escolher uma torneira para lavabo pode ser uma tarefa complicada devido à imensa quantidade de modelos no mercado. Em meio a tanta variedade, acaba sendo difícil encontrar uma torna que tenha um bom equilíbrio entre estética e funcionalidade.

Antes de tudo, você deve analisar as medidas de seu lavabo, principalmente da cuba. Isso porque a saída de água da torneira deve ficar próxima à direção do ralo; se ela ficar muito para frente ou para trás, a água irá escorrer sempre que você lavar a mão. Se preferir, muitas torneiras são vendidas junto a uma cuba proporcional a ela, poupando o trabalho de tirar as medidas e evitando qualquer tipo de risco.

Torneira para lavabo cromada com duas aberturas, uma de cada lado.

Se sua casa tiver água quente e fria, uma torneira monocomando pode ser uma ótima ideia, pois regula a temperatura e a vazão da água com apenas uma alavanca. Caso contrário, opte por uma torneira convencional, que geralmente é muito mais barata. Outro ponto que você deve estar atento no momento de escolher sua torneira para lavabo é o tipo de instalação. A torneira pode ser instalada tanto na parede quanto na bancada, mas isso costuma depender do encanamento da casa, que geralmente já está preparado antes mesmo da escolha do modelo.

Outro tipo de torneira que está bastante em alta é a temporizada, que interrompe o fornecimento de água após um determinado período de tempo. Este modelo é bastante indicado para casas com crianças ou que recebem bastante visitas, pois ajuda na economia já que é desligado automaticamente caso alguém esqueça a torneira aberta.

Fique atento também na hora de escolher o material da torneira, geralmente confeccionada com metal ou plástico ABS. Enquanto a primeira é mais resistente ao desgaste e à corrosão, a segunda oferece grande possibilidade de personalização e é comercializada por preços mais em conta.

Fotos e Modelos de Torneira para Lavabo

Apesar de ser um ambiente razoavelmente pequeno, o lavabo exige muito cuidado no momento da decoração, ainda mais no que diz respeito a escolher a torneira correta. Abaixo você encontra 30 fotos e modelos de torneira para lavabo para todos os gostos!

Rústica

A torneira para lavabo rústica remete à vida no campo ou simplesmente a um estilo de vida que preza pela simplicidade. A torneira para lavabo rústica geralmente é acompanhada de uma cuba ou bancada de madeira – em alguns casos específicos o material pode variar, sendo a cerâmica uma opção também bastante comum.

Para este tipo de torneira, é importante estar atento à decoração do resto do ambiente, pois de nada adianta ter uma torneira rústica se o resto dos móveis se baseiam em uma linha moderna. Peças foscas e paredes revestidas com madeira ou pedra são uma ótima combinação para os modelos apresentados a seguir.

Foto de uma bancada feita de madeira e uma torneira de lavabo de parede com duas aberturas. Foto de uma bancada de lavabo com bancada de madeira e duas cubas com duas torneiras que saem direto do cano. Foto de uma torneira de parede com duas aberturas com uma cuba grande de pedra. Foto de uma torneira de lavabo aberta com a água caindo em uma cuba feita de madeira. Foto da parede de um lavabo com duas velas, um espelho desgastado, uma cuba igualmente desgastada e uma torneira com formato sinuoso.

De Parede

Esta é a opção ideal para lavabos pequenos por ocupar pouco espaço. Esses modelos seguem uma linha mais clean, onde as cubas de apoio ficam inteiras na bancada. Antes de comprar uma torneira para lavabo de parede, você deve estar atento ao encanamento do ambiente.

Caso o encanamento do lavabo já esteja preparado para receber uma torneira de parede, basta comprar o modelo que mais lhe agrada e realizar a instalação. Do contrário, uma pequena reforma deverá ser feita para instalar o novo ponto de água.

Foto de uma torneira de lavabo de parede com duas aberturas feita de metal. Foto de bancada de um lavabo com bancada de acrílico e madeira e duas torneiras de parede. Torneira de lavabo dourada com uma abertura circular e cuba de cerâmica. Foto de um lavabo com uma bancada simples e torneira de parede feita de metal com duas aberturas. Três fotos tiradas de ângulos diferentes de uma torneira de parede para lavabo.

De Vidro

A torneira para lavabo de vidro transborda elegância e modernidade. Ela dá um toque mais sofisticado ao lavabo já que é feita de um material capaz de valorizar todas as nuances do ambiente.

Tratando-se da torneira de vidro, o modelo mais comum é o tipo cascata, aquele em que se enxerga a água correndo desde uma plataforma em seguida caindo livremente. Esta torneira pode ser instalada tanto na parede quanto na bancada e caso você deseje dar uma personalizada a mais, existem modelos que contam com iluminação de LED em sua composição.

Torneira de vidro estilo cascata despejando água. Ela tem uma pequena luz azul em suas extremidades. Torneira de vidro em formato de cascata aberta com a cuba quase cheia. Torneira para lavabo feita de vidro com pequenas luzes de LED despejando água. Torneira e cuba para lavabo feitas de vidro. A torneira é reta e despeja água por sua parte superior. Uma torneira plana de vidro com luzes azuis despejando água.

Retrô

Elementos com estilo retrô (também conhecido como vintage) se inspiram no design de estilos antigos que caíram em desuso com o tempo. Esse tipo de torneira evoca o sentimento de nostalgia e transporta quem entra no lavabo a uma época distante devido às suas características nada convencionais para os tempos modernos.

Se optar por uma torneira retrô, busque combiná-la com a decoração do resto do ambiente. Para isso, mudanças simples podem render um resultado formidável, como a adoção de toalhas bordadas ou até mesmo a instalação de um revestimento de cerâmica na bancada.

Foto de um lavabo com bancada que suporte duas cubas e duas torneiras de parede com um espelho amplo. Foto de uma bancada de lavabo com estilo retrô, assim com a cuba e a torneira, feita a partir de formas sinuosas. Foto de um lavabo simples com chão de azulejos simétricos e uma banheira. A pia tem uma torneira de parede. Bancada de madeira reta com quatro pontos de sustentação. A cuba parece um balde e tem uma torneira de parede com duas aberturas. Foto de uma bancada de lavabo com estilo retrô. A bancada tem superfície de madeira e uma torneira dourada.

Unir funcionalidade e estética na hora de escolher uma torneira para lavabo é fundamental. Esperamos ter ajudado com as dicas apresentadas no post para que você encontre a torneira ideal para seu lavabo. Qual dos modelos apresentados você achou mais bonito? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Projetos e Ambientes.

Você pode gostar...