Luminária de Trilho – Dicas Preciosas, Modelos Incríveis & Como Fazer!

Se você gosta de dicas práticas e usuais, com certeza vai gostar bastante de conhecer a luminária de trilho. Essa versão é perfeita para melhorar a iluminação do ambiente – já que suporta vários spots de luz – e ainda deixa o espaço mais moderno, com uma forte referência industrial e minimalista. Melhor que isso, existem vários formatos, você encontra para comprar em diversas lojas e ainda pode fazer uma luminária de trilho passo a passo.

Renovar é preciso, por isso essa estrutura é uma boa opção para seu quarto, sala, cozinha e qualquer cômodo da casa. Para saber todos os detalhes e se impressionar ainda mais com a luminária, leia nosso post e veja muitas fotos incríveis. 

Pelas imagens já dá para ver que a luminária de trilho segue realmente a forma de um trilho de trem. Pode ser mais longa ou mais curta, tudo depende do ambiente de instalação, da decoração e de como você deseja iluminar o espaço. Vantagens não faltam: é prática, flexível, barata e segura. Para quem gosta de algo contemporâneo e de uma pegada mais industrial, essa é uma boa opção – lembra até galpões de gravação de filmes e lofts (casas pequenas e modernas comuns nos Estados Unidos).

A luminária de trilho combina com qualquer tipo de decoração, não há restrições quanto à utilização, basta escolher o formato mais adequado ao ambiente e a cor. Geralmente, os tons mais usuais são branco, cinza e preto – mas você também pode pintá-la e deixar de acordo com seu gosto.

Quem prefere algo mais informal pode contrastar a cor da luminária/spots com a cor do teto. Do contrário, no caso de uma decoração mais clean e convencional, é melhor usar a estrutura da mesma cor do teto. 

Essa estrutura fica ótima no estilo minimalista, veja nas fotos acima o quanto valoriza o espaço com cores mais neutras. Isso não quer dizer, porém, que você deve abrir mão dos tons mais vivos e fortes. Perceba na terceira imagem que o sofá vermelho deu um bom destaque à sala e casou bem com a decoração, fora que os spots mirando a luz para os quadros valorizaram ainda mais o cômodo.

Outros benefícios bacanas da luminária de trilho são a simplicidade na instalação, sem fazer sujeira ou realizar grandes obras; a facilidade de remoção da estrutura caso queira trocá-la de lugar ou mudar a disposição dos elementos no ambiente; a flexibilidade na iluminação, permitindo mover o ponto de luz onde você quiser, em qualquer direção.

A estrutura pode ter um ou dois spots centrais ou vários distribuídos ao longo do trilho. Tudo depende de qual móvel ou local você deseja iluminar e dar mais destaque. Além disso, outra boa ideia é pendurar pendentes na estrutura, deixando a decoração/iluminação mais confortável – uma boa dica para a cozinha ou para a área do sofá.

Fotos e Modelos de Luminária de Trilho

Agora que você já conhece a luminária de trilho e sabe suas principais características, veja muitas fotos e modelos incríveis instalados nos mais diversos espaços. Inspire-se e decida se vale a pena aderir a essa estrutura!

A luminária é uma boa indicação para deixar o ambiente com uma cara moderna, com forte inspiração industrial

Posicione os spots em um local estratégico. Nesse caso, a área da mesa foi uma ótima escolha

Já nesse ambiente as luzes destacam as paredes de tijolo – que dão uma aparência rústica e moderna ao mesmo tempo

Essa estrutura é a cara de decorações minimalistas – veja o resultado em um espaço com as paredes em concreto aparente + o piso de taco

Para a área da escada também é uma solução interessante de iluminação – além da segurança, claro!

Os formatos do trilho mudam muito e não precisam ser retos. As opções curvadas dão um charme a mais ao espaço

Posicionar os spots nos detalhes também é uma alternativa bacana, como nos quadros e nas prateleiras com adereços decorativos

Olha só essa versão de luminária de trilho em que as lâmpadas ficam no centro da estrutura. Dá para ser bem original e optar por uma disposição diferenciada também

Criatividade e bom gosto nunca é demais. A luminária de trilho acoplada à madeira é uma opção para ambientes rústicos

Colocar um pendente ao centro, próximo à cabeceira da cama, é uma boa ideia. A iluminação fica mais aconchegante

Você pode ir além e posicionar o trilho na parede também, que tal?

O máximo da luminária de trilho é fazer curvas que vão de um foco a outro, como nessa sala de TV

E essa curva, então? Ficou super elegante e deu um ar super moderno à decoração!

Para quem prefere algo mais clássica, olha só esse formato – tá vendo porque essa luminária é versátil?

Em uma cozinha, os spots podem ficar virados no balcão. Além disso, essa é uma ideia bacana para apartamentos e locais compactos

Foco nos quadros decorativos da sala de estar

Inspirações modernas para salas grandiosas ou apartamentos

A luminária de trilho pode ser instalada até no banheiro, pode ter certeza que o resultado será incrível!

A sala é o local predileto para instalação da luminária de trilho. Dá para ousar nas formas e nas mais variadas disposições, combinando com qualquer tipo de decoração

Para cozinhas americanas, o que você acha? As cores neutras + a iluminação dão um toque arrojadíssimo ao espaço

De ambientes modernos a rústicos, muitos locais ficam com uma cara industrial e lembram até um set de gravação!

Não podia faltar uma dica para iluminação do quarto de bebê, não é? Nesse caso, a luminária casou muito bem à decoração provençal e deu até um toque divertido – dá até para pendurar adereços na estrutura <3

Uma cozinha com detalhes em madeira e toques industriais pede uma luminária de trilho!

Não dá para negar que dá um upgrade total na iluminação!

Não tem erro: a luminária combina perfeitamente com ambientes minimalistas e com a pintura branca

Olha que incrível essa ideia de distribuir os trilhos de forma irregular pela parede. Pra você ver que dá sempre para ir além e abusar da criatividade!

Como Fazer Luminária de Trilho: Passo a Passo

Além de muitas inspirações para aderir à luminária de trilho, a melhor coisa é saber que dá para produzi-la em casa, em um passo a passo simples e rápido. Não precisa ser um especialista para fazer uma estrutura bacana e adequada ao ambiente. A instalação também é tranquila e você mesmo pode fazer sem grandes problemas.

Para fazer uma luminária de trilho passo a passo será preciso alguns materiais:

  • Trilho eletrificado, eletrocalha ou perfilado: o nome pode mudar, mas é praticamente a mesma coisa. Trata-se de uma barra que tem até 6 metros de comprimento e é vendida em home centers, casas de construção ou de iluminação/elétrica.
  • Spots/refletores: o número depende do tamanho da eletrocalha, assim como o tamanho. É essencial que tenha uma barra para ser acoplada à barra.
  • Lâmpadas: pode ser de LED com facho aberto ou fechado – no segundo caso, é indicada para destacar um móvel.
  • Sapata para eletrocalha para dar acabamento nas extremidades da luminária;
  • Parafuso auto atarraxante;
  • Arruelas: 1 para cada spot;
  • Fita isolante;
  • Fio paralelo.

Se quiser, mude a pintura da barra e dos refletores antes de fazer a instalação. Basta comprar uma tinta spray e mandar bala, deixando de acordo com a decoração do ambiente!

Com os materiais em mãos, basta seguir o tutorial:

  1. Comece fixando os spots na eletrocalha com os parafusos e arruelas;
  2. Passe os fios dos refletores pelas laterais das barras, de modo que fiquem na mesma disposição;
  3. Com o fio paralelo você precisa fazer uma corrente unindo os fios dos spots. Assim você decide se os refletores ligarão juntos ou separados;
  4. Faça um bom isolamento ao unir os fios, evitando choques;
  5. Com os spots fixados, basta instalar a barra na parede/teto;
  6. Encaixe o suporte com parafusos de modo que fique bem fixo e seguro;
  7. Ligue os fios à fiação de energia – não se esqueça de desligar a chave geral antes de realizar esse trabalho;
  8. Faça o teste e veja se deu certo. Caso esteja inseguro, peça ajuda a um amigo ou um eletricista.

De qualquer forma, não tem segredo para fazer e instalar a luminária de trilho. Para ficar mais claro, assista ao vídeo e veja como é simples realizar esse trabalho.


Um modelo super flexível, barato e seguro, a luminária de trilho está cada vez mais popular e já caiu nas graças de muitas pessoas. Veja se é uma boa ideia para sua casa, pesquise um modelo bacana ou faça você mesmo, com certeza o resultado será magnífico. Curtiu nosso post? Deixe um comentário. Bom trabalho e até a próxima!

Você pode gostar...