Rodapé Embutido – O que é, Vantagens, Preços & Como Fazer!
O rodapé embutido está sendo muito procurado por aí, mas será que vale a pena colocá-lo na sua casa? Veja tudo sobre ele nesse post e tire todas as suas dúvidas.
O rodapé é uma espécie de revestimento que fica acima do piso, ele serve como uma proteção da parede contra umidade. Especialmente quando fazemos alguma limpeza no chão com água, vassoura, aspiradores, entre outros, o rodapé protege a parede de algum dano que possa acontecer pelo uso constante desses elementos.
Além dessa função, o rodapé pode ser usado na decoração da sua casa, por isso você pode escolher um modelo lindo para deixar o ambiente mais charmoso.
Sobre o Rodapé Embutido: Dúvidas Frequentes
O que é?
O rodapé embutido é instalado com uma parte do piso, sendo ajustado ao reboco. Isso é feito no momento em que o reboco da parede está sendo feito, o pedreiro deixa um pedaço da parte inferior sem rebocar. Portanto, é muito importante que você saiba qual é o tamanho do rodapé desejado, e para saber a medida correta, é interessante conhecer as dimensões do seu piso e da divisão em pedaços por igual.
É muito comum ver um rodapé com altura maior, uma dica é colocar pisos com 80 por 80 cm e dividi-los em cinco partes com 16 centímetros. Se o profissional não tiver muitos acessórios para corte, você pode pedir para que isso seja feito em uma marmoraria especializada, por exemplo, assim fica mais difícil que aconteça algum defeito nas peças que serão utilizadas para o rodapé.
Vale lembrar que o reboco não pode ser muito fino, pois assim não dá para fazer a instalação de forma correta.
Quais suas Principais Vantagens?
As principais vantagens do rodapé embutido são:
- Os móveis podem ficar mais próximos da parede, já que o rodapé embutido não cria uma barreira entre o móvel, então ele pode ficar bem encostado.
- A sujeira não fica acumulada em cima do rodapé, pois a parede fica nivelada com ele, evitando que a poeira fique fixada no local.
- O espelho pode ficar até o chão, sem a necessidade de retirar o rodapé ou ter que ficar colocado até a barreira dele. Porém, isso só é recomendado em locais em que o espelho não fique na altura dos pés.
Quanto Custa?
O preço do rodapé embutido é cobrado a parte no serviço do pedreiro, diferente do modelo tradicional que já possui o valor incluso. Então, vale a pena fazer uma cotação na sua cidade para saber qual profissional faz esse tipo de serviço por um preço bacana.
Fotos e Modelos de Rodapé Embutido
Veja abaixo alguns estilos de rodapé embutido que valorizam a decoração:
Como Fazer e Instalar
Quer aprender a fazer o seu em casa? Siga o passo a passo para o rodapé embutido de porcelanato.
1- Quando a parede estiver sendo rebocada, deixe um espaço para a colocação do rodapé. Esse espaço pode ser de 12 centímetros.
2- Escolha rodapés de 7 ou 8 centímetros para fazer a instalação.
3-Lembre-se que tanto o alicerce quanto o lado externo precisa estar impermeabilizado.
4- A massa deve ser passada por toda a parte de trás do rodapé.
5-É necessário deixar um espaço entre o piso e o rodapé. Use um espaçador para servir de base para o rodapé, criando esse espaço na parte de baixo. Isso vai evitar futuras infiltrações que possam ocorrer e proteger a parede contra a umidade.
6- Pronto! Agora é continuar com o preenchimento do reboco na parte de cima. Quando você for fazer a pintura, basta colocar uma fita para proteger o rodapé, que ele não ficará manchado.
Assista o vídeo abaixo para te auxiliar durante a colocação:
Gostou do rodapé embutido? Compartilhe esse post com seus amigos, que eles vão adorar saber dessa novidade!