Casas Baratas – 20 Opções e Projetos Simples para Construir

Pensando em construir uma residência? Não é preciso investir muito. Dá para criar um belo espaço com conforto. Os projetos de casas baratas a seguir podem te ajudar a pensar em um local seguro, simples e com materiais que cabem no seu bolso. Confira!

fotos de casas baratas

O Que Você Precisa Para Fazer Casas Baratas

O que determina se uma casa é barata você já sabe ou ao menos tem uma ideia: o preço. O custo da construção de casas baratas é o primeiro ponto a ser analisado, o fator principal e o qual irá diferenciar o projeto.

Este custo pode ser analisado antes com todo o capital disponível (e barreira limitante como o máximo a ser gasto em uma obra) ou apenas ser uma ideia média de gastos quando pode não ser o valor total, podendo ser ultrapassado.

plantas de casas baratas

Uma vez analisado o capital disponível você pode partir para a segunda etapa: o projeto. Projetos de casas baratas são simples e devem cumprir dois critérios básicos: conforto e funcionalidade. Deve ser adaptada ao fluxo de cada um dos moradores de uma forma prática. As fotos a seguir podem ajudar muito.

O próximo passo é saber quem irá executar o projeto. É você mesmo, um profissional da área (empreiteiro, engenheiro civil, pedreiro, dentre outros)? Um profissional com referências sempre é  o mais indicado para garantir a qualidade do trabalho, bem como a obediência a todas as normas de segurança.

Fotos e Inspirações de Casas Baratas

Não faltam opções de casas baratas já construídas para inspirar o seu. Algumas opções segurem a seguir.

Tiny House

No Brasil este tipo de residência ainda é muito raro mas o movimento anda crescendo em todo o mundo. Quando construir uma casa grande não é opção, uma dica legal é a partir para Tiny House, um modelo criado nos Estados Unidos de residência barata e móvel. Pode ser transportada como um trailer em engate de reboque ou pode ser usada fixa em qualquer tipo de terreno.

casas baratas tiny house no jardim

Tiny House nos Estados Unidos são feitas de madeira e suspenas para serem rebocadas a qualquer momento.

A principal característica da tiny house é redução de espaço. O menor espaço possível, na verdade, com a maior funcionalidade possível. Os projetistas deste modelo de casa costumam usar muito bem cada cantinho do ambiente, investindo em armários embutidos em locais inusitados para ter uma boa capacidade de armazenagem. É viver com o estilo minimalista.

No geral a área externa não é usada com nada além de duas cadeiras fáceis de transportar, uma vez que a maioria das tiny houses são para levar consigo com a ajuda de um transporte. Tudo então fica dentro de casa, desde de área de lazer até os quartos.

casas baratas tiny house por dentro

casas baratas tiny house

O custo baixo da casa é um dos principais atrativos do modelo tiny house. No Brasil há algumas, construídas todas de madeira. Vieram como alternativa para quem quer morar bem em um espaço reduzido. Mas é preciso saber: o desapego é essencial.

O conceito básico a manter em mente em uma tiny house é o minimalismo. “Menos é mais”, sempre. Só dá para colocar em uma casa tão pequena o essencial para cozinhar, as roupas que realmente são usadas. O acúmulo é totalmente dispensável e nem há como guardar, sendo por isso um estilo de vida ovacionado por alguns mas temido por outros.

casas baratas tiny

Tipo Chalé

O chalé é um tipo de moradia popular em algumas cidades brasileiras. O conceito é conforto com espaço reduzido, sendo um dos modelos de casas baratas para morar ou passar o fim de semana. No Rio Grande do Sul muitas casas de cidades frias como Gramado e Canela ovacionam este tipo de moradia por ser simples e barata.

casas baratas modelo chale

O teto em V invertido é característico de todo chalé em todos os lugares do mundo. Os ingleses e franceses, por exemplo, adoram chalé de veraneio.

Já no uso de material não se encontra um padrão. Alguns preferem usar apenas madeira do teto ao piso enquanto outros dão preferência por usar pedra. Há modelos mixando alvenaria e madeira e com belos pisos de cerâmica ou até porcelanato.Tudo depende do clima da região e a melhor forma de se obter conforto.

casas baratas tipo chale

casas baratas e chales

Estilo Casa de Praia

O básico para uma moradia é: dois quartos (um só é muita presunção de uso), uma cozinha e um banheiro. Um segundo banheiro seria um luxo muito bem vindo, mas como estamos tratando de casas baratas pode ser apenas uma opção. Este tipo de moradia encaixa bem com uma boa parte das casas de praia brasileiras.

casas baratas coloridas

Construir uma casa barata não quer dizer um espaço pequeno. Barateando na escolha de materiais é interessante pensar no melhor uso do espaço, investindo em uma garagem ampla, em um jardim legal e uma área externa para algumas atividades. Armadores de rede e um espaço para churrasco são interessantes.

casas baratas com garagem

casas baratas com porta de vidro

Privilegiar uma área externa ampla é uma boa pedida para casas baratas. As possibilidades de eventos são infinitas.

casas baratas simples

Casa barata e simples com jardim em L.

Conceito aberto

Por aqui ainda estamos engatinhando no conceito aberto, sendo apenas usado em flats. Mas aos poucos a ideia de menos paredes e divisões imaginárias estão ganhando espaço entre os projetos modernos de moradia. E com muitas vantagens!

casas baratas espaço aberto

Uma casa sem divisórias aumenta o espaço e a sensação de estar em um local muito mais confortável. Auxilia na ventilação e circulação de ar também uma vez que não tem barreiras. A iluminação natural tende a ser bem melhor também quando janelas e portas convergem para um ponto único, uma ótima dica para quem quer economizar energia.

casas baratas e abertas 1

casas baratas conceito aberto 1

Baratas e Pequenas

Menor espaço é menor gasto com material, menor tempo de construção e um melhor uso do terreno também. Quando o espaço é reduzido você pode pensar em várias soluções para ter casas baratas e funcionais.

casas baratas com churrasqueira

Deixe a maior área externa possível. Um terraço em L ou um jardim grande pode ser útil para fins de semana com a família. Também pode ser interessante quando receber parentes extras e não há quartos.

Pensando em espaço para acomodar pessoas na dormida os móveis devem ser duplos. Um sofá cama é uma ótima ideia, por exemplo, assim como beliches nos quartos e muitos armadores de rede ao longo do ambiente. Nunca se sabe quando vai receber visitas, não é mesmo!

casas baratas com varanda

Para economizar em materiais a madeira de demolição (também conhecida como madeira reciclada) é a melhor pedida. Ela é barata, fácil de achar, no geral resistente e com um preço excelente. Será ótima para acabamentos e abaixar o custo geral da obra.

casas baratas de campo

casas baratas e grandes

casas baratas com jardins

Com as ideias acima ficou mais fácil pensar em casas baratas e como decorá-las, não é mesmo? Se tiver mais sugestões é só deixar nos comentários abaixo.

 

 

Você pode gostar...