Pele de Vidro: o que é? Saiba tudo sobre!

Você sabe o que é pele de vidro? Se o termo é novo para você, talvez a referência do que é não seja tanta novidade, e é apenas uma questão de não ligar o nome a esse tipo de estrutura.

A pele de vidro ou fachada de vidro, como também costuma ser chamada, é muito mais que um apelo estético e traz consigo várias vantagens, por isso costuma ser uma ótima opção para construções de médio e grande porte.

E se você está querendo saber mais sobre esse tipo de estrutura, vantagens e desvantagens, dicas e projetos de quando e como usar, e quanto custa, no post tem todas as informações necessárias para que você possa decidir em usar ou não esse tipo de material.

fachadas

O que é? Vantagens e Desvantagens

O que é? 

Para quem ainda não concluiu o que é pele de vidro, esse tipo de estrutura nada mais é que uma fachada metálica revestida com vidros, que podem ser transparentes, fumê ou espelhado.

As estruturas metálicas que dão sustentação às paredes de vidro externas, ficam escondidas e esse é o grande charme desse tipo de estrutura, uma vez que deixa a fachada clean e moderna.

o que é

Vantagens 

  • Economia de energia: esse é o grande ponto positivo quando há a intenção de adotar a fachada de vidro. As paredes não bloqueiam a entrada de luz, e isso dispensa o uso constante de luz artificial, o que reflete na conta de luz e no bolso.
  • Conforto térmico: a escolha do tipo de vidro adequado é ideal para quem quer deixar o ambiente com uma temperatura agradável. Neste caso, os vidros refletivos são perfeitos, pois dispersam novamente o calor e podem até mesmo dispensar o uso de ar condicionado no ambiente.
  • Dispensa o uso de cortinas: quando se fala em parede de vidro, logo se imagina a entrada excessiva de luz solar, mas no caso de vidros refletivos e fumê, a entrada dessa luminosidade é controlada, e por consequência dispensa a necessidade de usar cortinas.
  • Apelo estético: uma fachada de vidro bem planejada e em equilíbrio com o projeto é perfeito para valorizar a estrutura, seja ela comercial ou residencial. Os vidros adicionam um caráter mais moderno à edificação, e deixam o visual mais clean por dispensar pinturas e revestimentos.
  • Isolamento acústico: bem comum em empresas e grandes centros, a pele de vidro tem a grande vantagem de amenizar barulhos e ruídos externos, o que é ideal para empresas localizadas em grandes centros e regiões mais barulhentas.
  • Selos de sustentabilidade: esse ponto positivo é muito comum para empresas que buscam selos de certificação de sustentabilidade, visto que a parede de vidro traz muitas vantagens, entras elas a economia de energia, o que pode render à empresa não só a economia, mas também selos, certificados e até mesmo estratégias de marketing para divulgar a preocupação da empresa com o meio ambiente.

vantagens e desvantagens

Desvantagens 

  • Custo: como nem tudo é perfeito, eis um ponto que pesa bastante na decisão de usar ou não pele de vidro. O material e a instalação são feitos por empresas especializadas e menos comuns no Brasil, sendo assim a falta de oferta na país, ainda deixa a estrutura cara.
  • Limpeza: a manutenção da pele de vidro não é tão complexa, mas a limpeza dos vidros pode ser um pouco mais difícil em edificações de muita altura. Neste caso, é preciso contratar uma empresa especializada para a limpeza dos vidros.
  • Dificuldade de encontrar profissionais especializados: uma característica que pesa para o lado negativo, é que a estrutura integral de vidro exige bastante cautela no planejamento, e os cálculos para estrutura devem ser muito bem efetuados, de modo a evitar qualquer inconveniente ou até mesmo acidente. E como a estrutura foge das opções padrões, é preciso optar por um profissional especializado no assunto para planejar, indicar qual a melhor opção de acordo com o projeto e acompanhar a obra. E aí surge o problema, já que esse tipo de profissional não é tão comum.

fachada de vidro

Tipos e modelos de pele de vidro

Além da variação dos tipos de vidros de acordo com suas cores, poder refletivo e até espessura, a pele de vidro também é classificada de acordo com seu tipo de instalação; por isso, vamos conhecer cada uma delas:

  1. Stick / Grid: esse tipo de montagem envolve o processo todo feito no canteiro de obras. Primeiro é instalada a estrutura de alumínio que será a base da montagem, e em seguida é feita a colagem e fixação dos vidros sobre essa estrutura.

    modelo grid

    No método grid a estrutura metálica é montada primeiro

  2. Unitizado: ao contrário da opção anterior, este tipo de montagem é todo feito na fábrica, onde os vidros já fixados nas estruturas e posteriormente são levados para a obra. Nesse processo, é preciso ferramentas e até mesmo guindastes para a elevação das peças já prontas e instalação das estruturas.

    tipo unitizado

    As estruturas já são enviadas prontas para montagem na obra

  3. Híbrido: esse sistema de instalação se refere a uma mistura dos dois sistemas anteriores, sendo que em cada parte da obra é indicado um tipo de montagem, ora a colagem dos vidros é feita na obra, ora é feita na fábrica e só instalada na edificação.

 

Quanto custa? #Preço

Como já dissemos acima, o custo da pele de vidro é um ponto que ainda determina muito na não escolha desse tipo de estrutura. E isso porque a estrutura metálica mais o vidro (8 mm) custa em torno de R$ 950 m².

Esse valor não inclui mão-de-obra, e isso reflete em um alto custo para uma fachada inteira de vidro.

No entanto, apesar do valor elevado da pele de vidro, vale a pena considerar o excelente custo-benefício da estrutura, já que têm muitos pontos positivos e isso acaba diluindo o preço ao longo dos anos.

 

Fotos e Modelos de Pele de Vidro

fachada casa moderna

É comum imaginar o uso da pele de vidro apenas em fachadas comerciais, mas esse tipo de acabamento também é uma possibilidade para quem busca uma fachada moderna na residência.

Como inspiração de como usar fachada de vidro em residências, esse projeto é uma aposta perfeita!

No projeto, a arquitetura segue design clean e contemporâneo, marcado por linhas retas e detalhes em vidro refletivo.

fachada comercial

O uso comercial é sem dúvida uma das maneiras mais constantes de usar esse tipo de material. E neste caso, a proposta foi de deixar o destaque para os vidros, que são acompanhados por paredes brancas e modernizam a fachada comercial.

 

Mais fotos

fachada de vidro casa

O detalhe em vidro aparece no pavimento superior

vidro preto

O vidro preto valoriza a fachada

fachada espelhada

A paisagem verde e as árvores refletem no vidro

casa moderna

comércio moderno

A fachada segue o estilo moderno

residência moderna

Detalhes em madeira equilibram a fachada com predominância de vidro

projeto comercial

Além do vidro na fachada, detalhes prateados completam o projeto

vidro incolor

prédio comercial

O jardim na frente valoriza o projeto

parede de vidro

prédio moderno

O edifício tem visual moderno

fotos de fachadas

Agora que você já conhece todos os pontos positivos e negativos e já sabe tudo sobre pele de vidro, fica a sua escolha optar ou não por esse tipo de estrutura.

Você pode gostar...