Plantas Feng Shui: +35 Espécies e Significados【2024】
O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que organiza forças energéticas para harmonizar o ambiente, e as plantas Feng Shui podem complementar a proposta de melhorar as vibrações do espaço.
Segundo o Feng Shui, não existem plantas boas ou ruins, mas plantas que são mais adequadas de acordo com cada cômodo.
Para entender como escolher plantas Feng Shui e decorar ambientes com espécies que tragam boas energias e equilibrem o espaço, é só seguir a leitura e descobrir esse universo para acertar nas vibrações.
Como escolher plantas para cada cômodo
Sala
O Feng Shui para sala recomenda a escolha de espécies de plantas com abundância de folhas, estreitas ou pequenas, e em vasos de proporção vertical, favorecendo os aspectos Yang do ambiente.
O uso de plantas como lança de São Jorge, espada de São Jorge e espada De Santa Bárbara, podem proteger a casa de más vibrações e devem ser colocadas do lado de fora da porta da sala, filtrando as energias antes que entrem no ambiente.
No interior da sala, a árvore da Felicidade pode trazer dinamismo, prosperidade, alegria e colabora para a união da família.
Cozinha
Para equilibrar o ambiente da cozinha, o Feng Shui recomenda o uso de plantas entre o fogão e pia ou até mesmo sobre a geladeira, regiões que podem equilibrar e trazer paz ao ambiente.
A cozinha é um ambiente associado a um abundância, riqueza e fartura, e a escolha de plantas deve favorecer esses pontos, como é o caso da espécie dinheiro em penca, que além de aguentar temperaturas mais elevadas na cozinha, ainda traz boas energias e significados ao ambiente.
Quarto
O Feng Shui para quarto recomenda a escolha de plantas com folhas grandes, cultivadas em vasos pesados e de proporção equilibrada, tendo altura semelhante à largura.
A técnica milenar chinesa indica plantas que favoreçam os aspectos yin do ambiente do quarto.
Para o quarto, a recomendação são espécies como antúrio, jasmim, gardênia e violeta. Outras espécies de folhagens arredondadas, como suculentas e zamioculca, também podem fazer parte do ambiente.
De acordo com a técnica, a recomendação é de evitar plantas que sejam pontiagudas, como espada de São Jorge, bromélia, babosa e algumas espécies de palmeiras. Esses tipos de plantas podem estimular atitudes mais impossíveis e incisivas, desencadeando desentendimentos e discussões.
Escritório e Home Office
As plantas para escritório home office devem equilibrar o ambiente e favorecer os negócios.
Segundo o Feng Shui, nesses ambientes o bambu da sorte pode trazer prosperidade, energia e proteção contra inveja. Outra espécie que também pode ser utilizada no home office ou escritório é a planta zamioculca, considerada uma planta da fortuna.
Banheiro
A escolha de plantas Feng Shui para banheiro traz como prioridade espécies que sejam resistentes para o ambiente com menos luz e mais umidade.
As plantas para banheiro devem ajudar a melhorar a energia do ambiente e purificar o ar.
Algumas espécies recomendadas para o ambiente e que seguem a proposta Feng Shui são jiboia, avenca, lírio da paz e zamioculca.
Plantas Feng Shui e Significados
Para definir a escolha das plantas Feng Shui de acordo com significado, reunimos uma lista de espécies que são recomendadas de acordo com a técnica milenar chinesa e os significados de cada uma das plantas.
- Alecrim: a espécie é associada à saúde, energia e cura, tendo a capacidade de alegrar o ambiente e revigorar as energias, estimulando a organização, concentração e disciplina. O alecrim é uma espécie que pode ser mantido na cozinha para perfumar o ambiente, trazer harmonia e ser utilizado como tempero fresco.
- Amor Perfeito: a planta é associada a sorte, proteção, alegria e bem-estar.
- Antúrio: a espécie é capaz de purificar o ar e favorecer novos projetos, estimulando o sucesso nos negócios e trabalhando o desapego de energias do passado profissional.
- Areca Bambu: esse tipo de planta tem forte apelo decorativo com folhas grandes e em formato de leque, e pode ser utilizada para a purificação do ar.
- Arruda: a planta é considerada uma espécie que ajuda a afastar inveja e repelir energias ruins.
- Árvore da Felicidade: a espécie trabalha na melhora de relações amorosas, energias boas e harmonia. A recomendação é de cultivar 2 mudas – macho e fêmea – em um mesmo vaso, para que o relacionamento permaneça harmonioso.
- Azaleia: a espécie com flores além de decorar, ainda é associada a boas relações e amor.
- Bambu da Sorte: a planta simboliza a união dos elementos e a água e a madeira favorecem os guás do trabalho, prosperidade e família, atraindo energias positivas. O bambu da sorte pode ser colocado na porta de entrada da casa ou em diferentes cômodos.
- Begônia: esse tipo de planta é capaz de purificar o ar e é associada à felicidade, lealdade, delicadeza, cordialidade, inocência e amor verdadeiro. A begônia também é uma planta associada à fertilidade.
- Boldo: além de ser uma planta medicinal, o boldo é uma espécie que ajuda na eliminação da raiva e atua como um tranquilizador nos ambientes.
- Buxinho: o pequeno arbusto de apelo decorativo é associado ao amor, alegria e atrai boas energias e preserva boas relações.
- Ciclame: a espécie com flores é capaz de purificar o ar, oferecer harmonia, proteção e felicidade.
- Copo de Leite: a espécie com flores delicadas e de grande apelo estético é capaz de neutralizar as energias, oferecendo acolhimento e conexão com o sagrado.
- Dália: a espécie com flores simboliza criatividade, prosperidade reconhecimento e gentileza.
- Dracena: a planta Dracena é uma espécie capaz de purificar o ar e ajudar na remoção de poluentes de produtos químicos e de limpeza.
- Erva cidreira: a planta bastante utilizada como chá, também é uma espécie apreciada no Feng Shui, estimulando o sucesso nos empreendimentos, a honestidade e a integridade da verdadeira missão.
- Filodendro: a planta com folhas em formato de coração é associada com o auxílio de movimentar a energia dos ambientes com suavidade.
- Flor de maio: segundo a técnica chinesa, a espécie simboliza amor e é associada a força da vida e renascimento, sendo indicada para fortalecer as energias de renovação e novos ciclos.
- Gerânio: a espécie com flor é simbolismo de acolhimento, melhora da autoestima, harmonia e força para ajudar na superação de obstáculos.
- Gérbera: a planta é associada a capacidade de purificar o ar, emanar energia positiva, simbolizar alegria, simplicidade, reconhecimento e sucesso.
- Hortelã: a erva fresca é capaz de combater medos e atrair prosperidade econômica trazendo proteção para ambientes pesados e ajudando no combate de pensamentos negativos e obsessivos além de amenizar ansiedade e impulsividade.
- Hortênsia: a planta de flores delicadas é associada a prosperidade, harmonia, sabedoria, devoção, coragem, dignidade, determinação e gratidão.
- Íris: a espécie é ligada à espiritualidade, sabedoria, fé, amizade e gratidão.
- Jasmim: além de perfumar os ambientes, de acordo com o Feng Shui, o jasmim é capaz de trazer paz, harmonia, calma, purificação e amor. A planta ainda é capaz de estimular qualidades femininas e fazer uma conexão com o espiritual.
- Jiboia: a espécie queridinha da decoração também é uma planta do Feng Shui, e é capaz de purificar o ar e amenizar resquícios de produtos químicos utilizados na limpeza da casa. As folhas em formato de coração são capazes de transmitir energia de amorosidade.
- Lavanda: a espécie considerada medicinal é uma planta que traz tranquilidade, limpeza, proteção, pureza e ajuda no combate de pesadelos, tristezas e pensamentos obsessivos.
- Lírio da Paz: a espécie é associada a amor, alegria, espontaneidade, paz e prosperidade, e ainda é capaz de trazer serenidade e renovação das energias.
- Manjericão: o cultivo do tempero fresco é capaz de atrair dinheiro e prosperidade, combatendo tristeza e atraindo pensamentos positivos. A erva pode ser utilizada como parte de decoração da cozinha, perfumando o ambiente e sendo versátil, já que pode ser utilizada como tempero fresco.
- Margarida: a espécie é associada a pureza e inocência das crianças estimulando criatividade e amizade. O cultivo de margarida pode trazer felicidade ao lar.
- Orégano: o cultivo de orégano fresco pode ser associado à prosperidade, bem-estar e dinheiro; e pode ser uma espécie de planta para perfumar a cozinha.
- Orquídea: as orquídeas são plantas de grande apelo estético e de acordo com o Feng Shui transmitem beleza, comunicação e boa convivência. Essa espécie também é associada a reverência, feminilidade, doçura, fertilidade e graça.
- Peperômia: a planta com volume de folhas juntas é símbolo de união, amizade, alegria, criatividade e amorosidade.
- Tulipa: além de lindas, as tulipas são associadas à purificação do ar, satisfação, contentamento, glamour, elegância, sensualidade e romance.
- Violeta: a espécie delicada e com flores é associada a equilíbrio e energia.
- Zamioculca: a espécie de fácil cultivo é associada a paz e prosperidade. A planta resistente e que se desenvolve bem mesmo sem água ou adubo por algum tempo, traz energia de resistência e altivez, simbolizando vinda longa e prosperidade.
Agora que você já viu as melhores opções de acordo com cada cômodo, já pode escolher as espécies para decorar e harmonizar o ambiente com boas vibrações.