Steel frame: o que é, preço e fotos de projetos e casas!
No mundo da construção civil não faltam termos e definições para os diferentes tipos de obras e elementos arquitetônicos; mas o um nome que tem se destacado é o stell frame.
Esse termo veio da gringa, e aos poucos tem entrado no nosso vocabulário para distinguir um estilo de obra que tem sido cada vez mais usual no Brasil.
E se você ainda não conhece o que é steel frame ou quer conhecer mais desse estilo de construção, é só seguir o post e descobrir tudo sobre essa nova tendência do universo da construção civil.
O que é Steel Frame?
A tradução literal de steel frame é moldura de aço; e a partir dessa tradução já dá para ter uma dica e/ou noção do que se refere esse elemento.
Conseguiu imaginar o que é?
Se o termo ainda lhe é estranho, vamos a uma explicação.
O termo que vem da língua inglesa se refere a um modo da construção civil, que é conhecido por construção seca, já que dispensa o uso de tijolos e massa ligante, como o cimento ou concreto.
Nesse estilo de construção, as paredes são construídas a partir de uma estrutura de aço que forma todo o esqueleto da casa. Depois de pronta, essa estrutura é preenchida por painéis/ placas que formam as paredes. 1-2
Steel frame x Drywall
Não é rara a confusão entre steel frame e drywall, mas esses são sistemas diferentes!
As placas utilizadas na estrutura de aço não são drywall, e apesar de serem parecidas, há diferenças entre esses dois modos de construção e placas de revestimento para paredes.
No caso da construção com estrutura de aço, a obra é mais resistente e as placas podem ser utilizadas até mesmo em ambientes externos sem sofrerem danos com a umidade e chuva.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens
- Resistência: a base estrutural em aço é muito resistente e essa é uma grande vantagem da construção steel frame.
- Limpeza da obra: ao contrário das obras tradicionais com blocos e cimento, a obra feita a partir da estrutura de aço é super limpa e não gera poeira e resíduos, como uma construção tradicional; e por isso ganha o nome de construção seca.
- Reparos e manutenção: depois da casa pronta não é rara a necessidade de fazer reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, e no caso das tradicionais construções há quebra-quebra e muita poeira. Já no estilo steel frame, o local que necessita de reparo é recortado sem gerar poeira, o problema é facilmente solucionado e depois as placas da parede são substituídas.
- Rapidez na obra: uma característica das obras tradicionais é o tempo prolongado que elas costumam durar, e no caso da construção com estruturas de aço esse tempo é reduzido, e o resultado é que uma obra ao estilo steel frame dura em cerca 1/3 do tempo de uma obra tradicional.
- Reduz custo da fundação: como a obra é mais leve que uma estrutura tradicional de tijolos e concreto, a fundação precisa ser menos reforçada e isso faz com que haja economia nessa primeira etapa da obra, que é a fundação.
- Ganho de área: como as paredes da estrutura de aço são menos espessas que as paredes de alvenaria, há um ganho de área entre 4 e 5% na construção total.
- Reduz desperdícios: as estruturas de aço que darão forma ao projeto são fabricadas previamente de acordo com as necessidades do projeto, e apenas montadas na obra, pulando várias etapas de uma obra tradicional e evitando o desperdício de materiais, o que resulta em uma redução de custos.
- Durabidade: a estrutura de aço usada na montagem do projeto é super resistente e isso reflete na durabilidade da residência, que pode passar de séculos. E isso se comprova por casas americanas que usam essa mesma estrutura e já estão de pé há mais de 200 anos.
- Paredes prontas: as placas instaladas sobre a estrutura de aço já são lisas e prontas para receberem o acabamento final, como a pintura, o que dispensa todas as etapas como rebocar, alisar e lixar as paredes.
Desvantagens
- Ausência de mão-de-obra: como o sistema steel frame ainda é novidade no Brasil, não há muitas empresas e profissionais qualificados para atuar na área, o que torna um pouco complicado na hora de adotar esse sistema para a construção.
- Fixação de quadros: na estrutura de aço e revestimento com placas, não há a mesma facilidade de instalar um quadro na parede como em uma obra de alvenaria. Nesse estilo de construção moderna, a perfuração das paredes deve ser previamente analisada e realizada com materiais específicos.
- Custo: ainda no quesito de ser um sistema inovador no Brasil, há vários fatores que fazem com que o custo seja mais elevado. Um desses fatores é a falta de concorrência e falta de profissionais especializados, o que gera uma demanda maior que a oferta, e isso eleva o custo da obra.
Custo / Preço m²
O custo ainda é um dos pontos desfavoráveis do sistema de construção steel frame, já que o sistema custa, em média, 15% a mais que uma construção tradicional em alvenaria.
Em uma obra completa ao estilo tradicional, o custo médio é de R$ 1500 o m², já o preço da obra com estruturas de aço pode custar em média R$ 1750 m².
É claro que o valor é um pouco mais elevado, mas considerando todas as vantagens desse tipo de obra o custo pode ser diluído diante dos benefícios e tendo uma valorização em relação ao custo-benefício.
Fotos de Casas com Steel Frame
E depois de ver todas as informações sobre a construção seca feita a partir do sistema construtivo steel frame, é hora de se inspirar em projetos de residências que foram montadas através das estruturas de aço.
E para ajudar, separamos uma galeria de imagens de casas que seguem uma arquitetura similar a construções tradicionais, mas que possuem a base feita a partir das estruturas de aço.
Agora que você já conhece mais sobre steel frame e sabe todas as características, vantagens e desvantagens desse tipo de obra, já pode considerar uma alternativa para seu projeto da casa própria com um sistema resistente e inovador no Brasil.