Luminárias Rústicas: Modelos Lindos e Como Usar na Decoração!


Diante de tantos itens metalizados e com produção em massa, tudo o que é diferenciado e com um toque mais pessoal ganha destaque na decoração moderna. Dentre os estilos propostos por arquitetos de interiores ultimamente está em pauta o rústico e começar com pequenos objetos para se introduzir no tema é uma opção. Luminárias rústicas são uma boa alternativa tanto para interiores como áreas externas e podem acrescentar muito valor a sua decoração residencial ou de ambiente comercial.

luminárias rústicas de barbante

luminárias rústicas de caixote de madeira

luminárias rústicas de madeira

luminárias rústicas feita com madeira

luminárias rústicas como usar na decoração

luminárias rústicas na decoração de casa

Modelos de Lustres Rústicos

O rústico é algo com ligação direta com a natureza, meio ambiente, espaço campestre ao melhor estilo de casa de campo ou fazenda. Com um toque de desleixo e bem ao natural a decoração rústica se faz presente em centros urbanos com muito requinte. É uma forma de sair do padrão de móveis e objetos decorativos vendidos em massa. Revistas especializadas e especialistas no assunto destacam a principal vantagem do estilo: o aconchego. O espaço fica muito mais intimista e aconchegante, cheio de diferenciais em cada cantinho e muito mais charmoso.

Neste tipo de ambiente com toque de casa de campo é que devem entrar as cenas luminárias rústicas, um complemento visual não apenas interessante pelo estilo como suas formas e tons. São uma arte por si só e podem deixar uma simples parede com toque completamente novo. Estilos e modelos não faltam para adaptar a seu ambiente!

De ferro

O ferro é uma das matérias primas mais usadas neste tipo de decoração, seja reaproveitada ou artesanal moldada por ferreiros experientes. Com a devida manutenção é um objeto durável e combina tanto com uma decoração completamente rústica como em toques especiais com verde como jardins, varandas e casas moderninhas com estilo diferencial.

luminárias rústicas artesanal de ferro

luminárias rústicas lustre

Mesmo sem qualquer acréscimo à iluminação, acrescentar luminárias rústicas apenas por seu valor decorativo é interessante e acrescenta muito ao ambiente. Pode-se usar luzes de apoio nas laterais e deixar o item apenas com efeito visual.

luminárias rústicas lustre de velas

luminárias rústicas com ferro

 

De palha

A palha é um dos materiais preferidos para decoração de casa de praia porque deixa o visual leve, bem mais confortável aos olhos. Quando não está em contato com o sol possui uma vida útil longa e deixa o ambiente bem mais intimista. Possui como diferencial dispersar a luz, criando um ambiente intimista e bem mais confortável.

luminárias rústicas de chapéu de palha

luminárias rústicas de palha

Luminárias de palha combinam com paredes em tom:

  • branco
  • madeira
  • tons pastéis

De roda de carroça

Um dos grandes diferenciais da decoração rústica é aproveitar objetos de uso campestre no espaço urbano. Rodas de carroça fazem parte da lista de itens com segundo uso que pode se tornar uma escultura, base para quadro, base para espelho ou um objeto de sala por si só, além de lindos lustres em sua cor original ou com nova pintura. Se for um modelo vintage o ideal é fazer a restauração para agregar valor ao objeto. 

luminárias rústicas com roda de carroça

Na roda de carroça pode ser feita uma instalação elétrica para suportar lâmpadas ou um suporte para velas. luminárias rústicas feita de roda de carroça

Alguns usos para luminária de roda de carroça são:

  • sala de jantar
  • sala de estar
  • salões de festa

Modelos de Luminárias Pendentes Rústicas

A luminária pendente costuma ocupar o centro de ambientes ou podem ser usadas várias em espaços abertos que necessitam de mais iluminação. O modelo é um dos selecionados para decoração de interiores e pode acompanhar projetos de decoração de salas de estar, jantar ou quartos. O tamanho o item e quantidade usada varia de acordo com a necessidade do espaço.

Colonial

Quando se fala em luminárias rústicas muitas pessoas lembram deste item porque é um dos mais usados em fazendas há mais de um século. O detalhismo das curvas do objeto cai muito bem com o estilo rústico, em especial casas com tons amadeirados e tijolos aparentes. Muito usada em terraços e varandas mas pode ocupar ambientes internos também.

luminárias rústicas modelo colonial

luminárias rústicas estilo colonial

luminárias rústicas clássicas coloniais

De ferro

Bem ao estilo fazenda é uma ótima sugestão para varandas. O ferro é o carro chefe da decoração rústica e abre espaço para diversos outros itens com a mesma matéria prima como mesas, cadeiras e esculturas. Jardins e varandas com este toque clássico são uma sugestão de uso.

luminárias rústicas pendente de ferro

luminárias rústicas pendentes feitas de ferro

Atenção: o ferro por si só tem uma tonalidade característica marcante no visual e não combina com itens em alumínio.

De palha

Muitos restaurantes temáticos aproveitam bem o item porque é fácil de combinar. Não é necessário ter todo um ambiente amadeirado, mas tons pastéis e madeira caem bem com este tipo de luminária. O ideal é ter mais de uma para criar uma unicidade visual.

luminárias rústicas feitas com palha

luminárias rústicas pendente de palha

Onde e com o que não usar luminárias pendentes de palha:

  • ambientes com decoração moderna
  • espaços com itens metalizados (cor aço inox, por exemplo)
  • cozinhas
  • com móveis de vidro

Modelos de Arandelas Rústicas

Arandela é uma alternativa para quem não curte uma luz dura e superior. Ajuda a deixar o ambiente mais intimista e luzes pontuais também auxiliam em espaços amplos. Escadas, por exemplo, podem receber tanto luminárias como arandelas ao redor. Jardins ficam muito bacanas com luzes pontuais e varandas e fachadas também.

Colonial externa

Um dos estilos mais usados em casa de campo migrou para a cidade com louvor. Seguindo o mesmo estilo clássico você já encontra nas lojas modelos elegantes e com mais brilho para decorações modernas.

arandela colonial em luminárias rústicas

luminárias rústicas arandela

De madeira

O toque amadeirado é ótimo para paredes com tijolos aparentes. Fica a dica para usar em jardins e varandas e até salões de festa com o toque campestre. Também é uma boa pedida para fachadas se você busca um conceito mais intimista.

luminárias rústicas arandela com base de madeira luminárias rústicas arandela de madeira e ferro

Artesanal

Artesanato e luminária rústica é uma combinação perfeita. O reaproveitamento de itens para criar decoração está na moda e com o rústico dá para brincar bastante. Na verdade o estilo original usa muito de matéria prima do ambiente e foi isso que tornou o estilo sucesso em todo o mundo. As possibilidades são infinitas, indo desde reaproveitar caixotes até palhas e folhas para criar iluminação conceitual.

luminárias rústicas artesanato

luminárias rústicas arandela artesanal

Lanternas Rústicas Decorativas

Um dos muitos usos de lanternas rústicas não é para usar lâmpadas em tetos ou paredes laterais mas em mesas e centros de sala como decoração. Alguns modelos são produzidos apenas com esta finalidade para deixar o ambiente clássico e intimista. Podem ser porta velas ou serem colocados apenas como acréscimo ao ambiente, um item expositivo sem funcionalidade real.

usando para decorar luminárias rústicas como decorar com luminárias rústicas

luminárias rústicas coloridas

E será que mesmo tendo uma decoração moderna você pode acrescentar luminárias rústicas em seu ambiente? Sim! O espírito rústico não precisa estar por completo em seu ambiente, pode ser um acréscimo de detalhes como algumas esculturas, uma mesa detalhada em um cantinho de descanso ou cadeiras na varanda. As luminárias entram como acréscimos em espaços modernistas e diferenciais, mas sempre tendo mais de uma peça ou cor combinando no mesmo ambiente.



COMPARTILHE!

Confira também

  1. maria inez moreira disse:

    lindíssimos ! Amei a de madeira com varias lampadas penduradas em desnível .

  2. Joao disse:

    Belo post, muito informativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *