Lavoura de soja ➞ Como garantir a qualidade? •【2020】

A lavoura de soja é uma importante cultura no país, seja em relação a sua produção e abastecimento interno e exportação, ou até mesmo em relação ao seu impacto na economia.

E se você pensa em entrar no ramo agro e apostar na lavoura de soja como uma possibilidade para fazer renda com a plantação de soja, é importante ter conhecimento sobre o assunto para ter uma lavoura de qualidade, garantindo máxima produção e elevando os lucros.

Para ter uma lavoura de soja de qualidade, algumas recomendações são fundamentais, para isso, reunimos dicas especiais de como ter soja de qualidade e aumentar os lucros.

0 dicas para lavoura de soja de qualidade

Como ter uma lavoura de soja de qualidade? #dicas

Solo

Uma etapa importantíssima para uma lavoura de soja com boa produtividade e qualidade, é em relação ao solo.

Assim, é essencial fazer uma análise de solo para a avaliação da fertilidade e tomada de decisão sobre prática de calagem e adubação.

A análise química do solo permite planejamento e programação para os cuidados com a lavoura. Desse modo, o ideal é que a análise do solo seja feita cerca de 3 meses antes do plantio do grão.

Para a análise, recolha amostragens de diferentes pontos do solo da propriedade, garantindo que as amostras sejam tiradas de uma profundidade entre 0 e 20 cm.

Caso haja suspeita de acidez no solo, a amostragem deve ter no mínimo 60 cm de profundidade.

Com os resultados da análise, é possível identificar as necessidades do solo e fazer a reposição de nutrientes para que sua lavoura de soja seja produtiva e de qualidade.

dicas de solo para cultivo de soja de qualidade

A análise do solo permite identificar as necessidades de nutrientes e preparar o solo da maneira ideal para a semeadura

Cultivares 

Para garantir uma boa lavoura de soja, é essencial escolher uma ou mais cultivares de soja, que sejam adaptadas para a sua região.

Para ajudar na decisão sobre cultivares, vale utilizar dados da Embrapa, como Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), ferramenta que ajuda a minimizar os riscos com fenômenos climáticos e identificar a melhor época para o plantio de diferentes culturas de acordo com a região e os tipos de solo.

Assim, essa ferramenta auxilia no planejamento para fazer a semeadura no período correto e aumentar a produtividade e qualidade do grão.

dicas para plantar soja

A Embrapa traz estudos que ajudam no planejamento e tomada de decisões

Arranjo

A qualidade e produtividade do grão também podem estar relacionados com o arranjo e espaçamento escolhido para o plantio, ou seja, a forma como as sementes são dispostas na área podem impactar na produtividade dos grãos.

Assim, a melhor forma de ter um arranjo adequado é identificando a densidade da semeadura e o espaçamento ideal para o plantio.

Nesse caso, o espaçamento entre linhas no plantio deve ter entre 0,45 e 0,5 m, que é considerado um espaçamento tradicional, ou pode seguir um espaçamento mais estreito, com distâncias entre 0,25 e 0,3 m.

dicas de espaçamento para ter sucesso no plantio de soja

O espaçamento e profundidade do plantio podem impactar na produtividade do grão

 

Para definir entre espaçamento tradicional ou espaçamento estreito, é necessário considerar maquinário, sistema de cultivo e cultivar do grão.

Outra dica importante em relação ao arranjo, é a profundidade do plantio, sendo que para produzir grãos de qualidade, as sementes devem ser plantados com profundidade de 3 a 5 cm.

Sistema de Plantio

Um fator que pode garantir a qualidade e produtividade do grão, é o método escolhido para a plantação de soja.

Assim, há 2 sistemas de plantio – o sistema de plantio direto e o sistema de plantio convencional.

No sistema de plantio direto, há a vantagem da produtividade média do grão ser 20% superior ao plantio convencional.

O sistema de plantio direto, também conhecido como plantio na palha, faz a cobertura do solo para de modo a manter seus nutrientes, cobrindo todo solo com palha e restos vegetais de outras culturas, evitando processos danosos, como erosão.

Nesse plantio, o solo não é manuseado antes, e a abertura só é feita para depositar fertilizantes e sementes no momento do plantio, evitando manipulação no terreno.

tipos de plantio para soja

O sistema de plantio direto cobre o solo com palha

Já o sistema de plantio convencional deixa o solo exposto até que a soja seja plantada, e há a preparação do solo com antecedência para que seja feita a semeadura, que pode ser realizada no método manual ou através de maquinas semeadeiras.

plantio de soja

Controle de Ervas Daninhas, Pragas e Doenças 

Para garantir a qualidade na lavoura de grãos, é preciso controlar possíveis desenvolvimentos de pragas, doenças e ervas daninhas, que podem afetar a produtividade e qualidade da soja.

Para evitar esse tipo de problema, utilize ferramentas de monitoramento que ajudem a verificar identificar pragas e doenças com maior assertividade.

dicas para melhorar cultivo da soja

Há ferramentas que garantem o monitoramento do cultivo do grão

O uso de softwares e ferramentas específicas para monitoramento da lavoura geram mapas que indicam a pressão de pragas e doenças desenvolvidas em cada talhão da lavoura, indicando com mais precisão se há a necessidade de controle na área total ou somente no local onde há infestação, garantindo o planejamento para combater com precisão o problema.

Planejamento

Uma etapa importantíssima para ter qualidade na produção de soja é o planejamento, unindo planejamento agrícola e financeiro, de modo que todo o ciclo da cultura seja planejado, indo desde o preparo para o plantio até a comercialização do grão.

Com planejamento é possível garantir maior produtividade da soja, além de garantir melhorias na qualidade do grão.

Para garantir planejamento nas atividades durante todo o processo, fique atento a alguns pontos como:

  • Registro de todas as atividades que devem ser desempenhadas. Assim, faça o registro de quais serão as operações que devem ser realizadas, como época em que haverá o preparo do solo, data de plantio do grão, maquinário a ser utilizado, período para adubação e calagem, compra de insumos, entre outros fatores que estão ligadas ao processo de plantio e cultivo da soja.
  • Faça uma análise do histórico das safras passadas do cultivo de soja, garantindo uma comparação a fim de melhorar o novo plantio.
  • Realize o planejamento financeiro de todo o processo, de forma a esclarecer todos os gastos para o cultivo da soja e assim otimizar o lucro.
  • Tenha o máximo de informações que podem impactar no cultivo do grão, como condições meteorológicas da sua região, commodities, mercado de insumos, entre outras informações que podem ser importantes para a lavoura de soja.
  • Faça o monitoramento agrícola e financeiro de todo o negócio, o que ajuda a manter o planejamento durante todas as etapas do processo.
dicas para planejar cultivo de soja

Alguns softwares e programas podem ajudar no planejamento da lavoura

 

Se você já faz parte desse setor agro e tem dicas diferentes e que podem garantir que o grão seja de qualidade, compartilhe conosco e vamos aumentar o conhecimento.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *