SILESTONE/ QUARTZO STONE: tudo sobre!


Você já ouviu falar em Silestone ou Quartzo Stone? Mesmo que nunca tenha ouvido esses termos, talvez já tenha visto a aplicação em projetos, afinal a pedra é nova queridinha, e no post você vai descobrir tudinho sobre seu uso e características.

 

O que é?

A pedra é uma opção industrializada, que é composta por mais de 90% de quartzo e o restante de resina. Essa composição garante uma dureza enorme ao material, e além disso, o fato de ser industrializada ainda resulta na ampla gama de tons.

bancadas coloridas

Diferença entre Silestone e Quartzo Stone

Ao contrário do que se imagina, os dois não tem diferenças. A verdade é que Silestone é uma marca registrada, e por isso outros fabricantes não podem usar o mesmo termo, então a definição para a composição de quartzo e resina é chamada de quartzo stone.

 

Características e Usos

  • Resistência

Como já disse, a pedra tem sua composição predominantemente de quartzo, material muito duro, e isso caracteriza a grande resistência do silestone. Sendo uma pedra indicada para bancadas por conta da sua altíssima durabilidade, que resiste até mesmo aos usos da cozinha ou do banheiro.

 

  • Não absorção

Uma característica importantíssima desse material é sua baixíssima capacidade de absorção, visto que algumas pedras como o mármore podem manchar ao longo do tempo por conta da absorção da água. E claro que na bancada, tanto da cozinha, como do banheiro é possível que tenha água, então, não daria para arriscar uma bancada absorvente.

 

  • Não mancha

Outra característica importante dessa mistura de quarto e resina é a baixa capacidade de manchar; uma vez que a pedra não absorve e isso também a caracteriza como uma opção para quem não quer ter problemas com manchas que não saem.

limpeza

  • Cuidado com peças de 2ª linha

Sabe aquele ditado “comprar gato por lebre”?

É nisso que você deve manter a atenção. Alguns locais vendem uma peça bem similar ao quartzo stone, mas com qualidade  inferior. E o resultado é que a pedra não é tão resistente e pode implicar em manchas.

Para não cair nesse erro, procure por uma loja confiável e que emita certificado de garantia, assim você garante que está comprando lebre silestone.

 

Tipos e Cores de Silestone

Stellar

O modelo stellar é caracterizado por pequenos cristais que fazem parte de sua composição e ficam em evidência no projeto, já que é possível ver na bancada alguns pontinhos brilhando.

A gama de cores é imensa e chega em torno de 70 tonalidades, que variam desde os tons mais intensos, até as nuances suaves como cinza e branco. Essa variedade é graças ao processo industrializado, que permite chegar a cores impossíveis de encontrar em pedras naturais.

cores stellar

Liso

A opção lisa não tem na sua composição os pequenos cristais, e por conta disso a peça é mais uniforme e homogênea, de modo a valorizar ainda mais o colorido.

Neste tipo de acabamento também há uma ampla gama de tons, que variam do básico ao colorido.

cores tipo liso

Preço do m² do Silestone

            Como você já deve imaginar, preço é uma coisa que varia de acordo com a região, loja e outros fatores. Mas um preço médio para a pedra artificial é em torno de R$ 1200 m². Há ainda a variação de preço entre o modelo stellar e a versão lisa, e isso varia em torno de R$ 100 a mais por metro quadrado, sendo que o liso é mais caro.

            Infelizmente, o preço ainda é bem elevado, mas se a pedra faz parte do seu projeto dos sonhos, considere fazer uma economia para investir no item, afinal é algo duradouro e que vai fazer parte do seu lar.

 

Diferença nanoglass, marmoglass e silestone

            Impossível quem não tenha dúvidas em relação a essas três pedras. As características comuns entre as opções são: resistência e processo de produção industrializados, ou seja, são pedras artificiais.

Depois disso, as características se diferenciam um pouco. O marmoglass é uma pedra que possui algumas bolinhas de ar e de dificilmente acabamento, o que pode resultar em acúmulo de sujeira nos vãos da superfície que não é muito lisa e em problemas com o acabamento por conta de sua dureza.

Ao contrário do marmoglass, o nanoglass é uma opção com melhor acabamento e mais lisa, mas a diferença é bem sútil, e mais facilmente observada com a pedra lado a lado. Para a pedra branca é fácil de notar que o nanoglass é superior, por conta de a sua pedra ser mais “limpa”.

Já o silestone mostra-se uma opção ampla e com várias características positivas, além disso, ainda tem acabamento melhor, já que na hora de fazer os cortes a pedra é melhor.

 

Fotos de bancadas de Quartzo

            E claro que não poderia faltar fotos de projetos com a aplicação da pedra, quem sabe assim você não se inspirar em alguma das ideias para aplicar no seu projeto?!

cozinha alaranjada

A parede de cobogó é tendência

Se a intenção é ter uma cozinha moderna, já pode colocar este projeto entre as suas propostas. Aqui a bancada alaranjada dá vivacidade ao ambiente e transmite um toque de cor e alegria ao ambiente.

armário espelhado

Na bancada, vasinho com planta

Para o banheiro, a proposta foi de usar silestone liso cinza; o que valorizou a bancada e deu um toque lindo ao acabamento. A cor ainda foi combinada com o móvel espelhado do gabinete, que manteve a sensação de banheiro sofisticado.

banheiro com banheira

Neste projeto, o uso da pedra de quartzo não ficou restrita apenas para a bancada do banheiro, mas se estendeu também como revestimento para a área da banheira. O resultado foi um projeto com continuidade dos materiais e elegante por conta da combinação da pedra marrom com madeira.

cozinha branca

E se o projeto é de uma cozinha branca, vale a pena incluir um toque de cor para deixar o ambiente mais vibrante e alegre. Neste caso, a opção foi usar a tonalidade magenta para a bancada, dando um contraste lindo ao espaço todo branco e assim, valorizando ainda mais o espaço.

lavabo moderno

O pendente metálico compõe a iluminação do espaço

É comum que a casa toda seja decorada e o lavabo seja basiquinho e sem graça, mas se você não quer deixar o ambiente esquecido, uma proposta é se inspirar neste lavabo modernohttp://casaeconstrucao.org/projetos/lavabos-modernos/ onde a pia alaranjada com o revestimento da parede dão destaque ao ambiente e valorizam o pequeno banheiro para visitas.

banheiro rosa

E por que não um banheiro rosa? Aqui a pedra foi usada em grande parte dos revestimentos e detalhes, já que se estende pela bancada, chão a até nicho embutido na parede. O resultado não poderia ser mais moderno.

lavabo com papel de parede

Nas paredes, papel de parede listrado

Outra proposta para o lavabo é este projeto, onde os tons de bege prevalecem, mas para não ficar apenas com a nuance suave, a aposta foi por adotar uma bancada azul para a pia, elemento esse que dá destaque e agrega valor ao projeto.

 

Mais fotos

banheiro turquesa

decoração moderna

No teto iluminação embutida

cozinha clean

A ilha central funciona como bancada para refeições

cozinha madeira

O teto tem detalhe da sanca de gesso

cozinha vermelha

Na bancada, banquetas de madeira

cozinha cinza

As cadeiras azuis dão cor ao ambiente cinza

cozinha com fogão cooktop

cozinha com península

A bancada alaranjada destaca-se no ambiente

pastilha marrom

Nas paredes, revestimento de pastilha

cozinha branca cores cozinha

pedra azul

A parede com pedras dá um toque rústico ao ambiente

bancada amarela

A parede tem acabamento de cimento queimado

banheiro bancada azul

cozinha azul

O detalhe de lousa decora a parede

varanda gourmet

A bancada vinho dá cor ao ambiente

área churrasqueira

lavabo decorado

Quadros decoram a parede do lavabo

pendente cozinha

Na parte central, ilha com bancada branca

piso preto cozinha cozinha moderna decorada

cozinha corredor

Armários amarelos dão cor a cozinha

cozinha com sala

A geladeira preta é moderna

parede de lousa

A parede de lousa funciona como mural

cozinha com tv

O painel de madeira agrega valor a decoração

armário colorido

cozinha U

lavabo com tapete

No chão do lavabo, tapete decorativo

cozinha com coifa

A coifa de inox é moderna

mesa colorida

As cadeiras tem design moderno

cozinha vermelha e laranja

A parede alaranjada é vibrante

balcão vermelho

A bancada foi revestida com pastilhas

cozinha corredor branca

stellar vermelho

No chão, detalhes em pastilha

cortina cozinha

Nas janelas, cortina rolo

cozinha apartamento

decoração marrom cozinha

Na bancada, torradeira amarela

cozinha americana

Pendentes metálicos iluminam a bancada

cozinha branco com ilha

Detalhes em madeira decoram o ambiente

cozinha planejada

O armário planejado tem um espaço que funciona como adega

cozinha integrada

papel de parede floral lavabo

Espelhos valorizam o lavabo

banheiro bancada vermelha

A bancada vermelha é moderna

cuba de apoio banheiro

Projetos

 

E aí, o que achou do uso de silestone/ quartzo stone para bancadas? Conta aqui nos comentários qual sua cor preferida da pedra!

 

 

You may also like...

2 Responses

  1. Lucilaine disse:

    Gostaria de saber se é arriscado instalar silestone ou quartzo stone branca na bancada da churrasqueira que é integrada a cozinha.
    Obrigada

  2. Fátima disse:

    Bom dia. Posso usar quartzo como base para uma mesa de jantar quadrada com vidro preto e cadeiras medalhão branca? Pensei a princípio em usar o mármore. Fica uma confusa de estilos. Agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *