Como Plantar Abacate? – Passo a Passo •【GUIA COMPLETO】

O abacate é uma fruta de polpa bastante suculenta, que pode ser consumido sozinho ou ser base de diversas receitas, trazendo benefícios à saúde. Mas você já pensou que além de consumir essa fruta, você também aprende como plantar abacate?

E se você gosta de abacate e quer aprender como plantar essa fruta, no post reunimos dicas e passo a passo para plantar abacate e garantir frutos deliciosos!

como plantar abacate

Benefícios do abacate

O abacate não é uma fruta que se destaca apenas pelo sabor delicioso, mas também é um alimento bastante nutritivo e que traz diversos benefícios a saúde.

  • Rico em vitaminas: a fruta é rica em vitaminas C, E e K; importantes ao organismo.
beneficios do abacate para a saude

O abacate é rico em vitaminas

  • Rico em nutrientes: o abacate é conhecido por ser rico em minerais como potássio e magnésio, ajudando na hidratação da pele e cabelos, além de ferro, cálcio, fósforo, fibra solúveis, e lipídios, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim e elevam o colesterol bom.
beneficios do abacate

A fruta ajuda a baixa o colesterol ruim e elevar o colesterol bom

  • Ganho de massa muscular: o alimento rico em proteínas pode ser curinga na alimentação para as dietas que visam o aumento da massa muscular, auxiliando a ganhar massa através de uma alimentação saudável!

beneficios de comer abacate

Como plantar abacate? – Passo a passo

Para o processo de como plantar abacate, algumas dicas podem ser essenciais para a manutenção da árvore frutífera e plantio correto.

Um ponto importante para o plantio é o tipo de solo para o abacateiro, uma vez que essa espécie gosta de solo rico em matéria orgânica, permeável, profundo e adubado, podendo utilizar adubo orgânico.

Já o clima ideal são locais de clima subtropical ou tropical úmido, com temperaturas diurnas variando entre 18 ° e 25 °C, enquanto as temperaturas noturnas podem variar de 12 ° a 20 °C.

Para que o plantio seja realizado com sucesso, o ideal é escolher um fruto orgânico para a separação da semente, uma vez que os alimentos não orgânicos podem passar por várias mudanças genéticas e dificultar a reprodução a partir do caroço de abacate.

Como germinar semente de abacate

Para o processo de como plantar abacate, o plantio pode ser feito a partir da da semente da fruta, fazendo a semente germinar para virar uma mudinha.

  • Comece retirando a semente do abacate e limpando-a bem, com cuidado para não retirar a casca em volta do caroço, o que pode prejudicar a germinação;
  • Espete de 3 a 4 palitos de dente na semente de abacate;
  • Encha um copo de água e coloque a semente apoiada nas bordas do copo através dos palitos de dente, garantindo que metade da semente esteja em contato com a água;
  • Mantenha o copo com a semente de abacate próximo a uma janela para receber luminosidade ao longo do dia;
  • Faça a troca da água semanalmente, e não esqueça de manter metade da semente em contato com a água;
  • No período de 2 a 4 semanas, os primeiros sinais de brotos começam a aparecer na semente que está em contato com a água;
  • Mantenha a semente apoiada no copo, fazendo as trocas de água e a partir do segundo mês é possível ver que a muda já apresenta entre 10 a 20 cm de altura, estando pronta para ser transplantada.
como fazer muda de abacate com semente

Metade da semente deve ficar em contato com água

Plantando no solo

  • Para transplantar a muda para o solo, faça um buraco no solo em local que receba luminosidade;
  • Coloque o caroço já a germinado na terra, garantindo que a partida germinada fique direcionada para cima;
  • Faça fertilização quando a muda já estiver grandinha, e com raiz mais formada, garantindo reforço para que o abacateiro se desenvolva.

como plantar abacate no solo

Plantando em vasos

A semente de abacate também pode ser plantada em vaso e nesse caso é preciso um vaso grande para o desenvolvimento da planta.

  • Para começar o plantio, inicie com a preparação do vaso, forrando o fundo com argila expandida para formar a drenagem que o abacateiro necessita;
  • Faça uma mistura com metade de terra orgânica e a outra metade de areia média de construção (areia lavada);
  • Coloque a mistura do solo já preparado dentro do vaso;
  • Retire os palitos da semente de abacate e coloque a muda sobre a terra, garantindo que a metade que estava para fora da água fique também para fora da terra;
  • Regue diariamente a muda e a mantenha próxima de uma janela para receber luminosidade.
como plantar abacate no vaso

O vaso deve ser mantido em local iluminado

dicas para plantar abacate

O florescimento e frutificação do abacateiro podem começar com 5 anos após o plantio, mas em casos de plantas enxertadas esse tempo pode ser menor, e as frutas começam a aparecer após 2 anos.

Agora que você já sabe os benefícios dessa fruta e como fazer o plantio, é hora de colocar a mão na terra e começar o cultivo dessa árvore frutífera que traz frutos deliciosos!

Você pode gostar...