Granilite, marmorite e terrazzo – 61 ideias apaixonantes na décor!
Há elementos da construção civil e arquitetura que vão e voltam entre as tendências de projetos, e um desses elementos é o granilite um tipo de acabamento que já foi bastante usado há algumas décadas e ainda é possível encontrar nas casas de avós; e que agora está em alta e tem sido uma opção bastante frequente em projetos modernos e com muita personalidade.
Esse tipo de acabamento que voltou para os projetos como uma tendência moderna ainda causa muitas dúvidas, e se você tem dúvidas em relação ao granilite, no post vamos desvendar tudo sobre o material, além de reunir inspirações incríveis para usar esse acabamentos em diferentes projetos e ambientes.
Dúvidas frequentes – FAQ
O que é granilite?
Muito comum de projetos antigos e com uma forte tendência dos projetos atuais, o granilite é uma mistura feita a base de cimento, água, areia e pedaços de pedras – granito, mármore, quartzo, entre outras.
Essa mistura ganha bastante resistência e pode ser aplicada em diferentes propostas, como pisos, paredes e bancadas, trazendo um toque retrô e com muito estilo para a decoração.
O acabamento lembra um visual de concreto com pedrinhas, o que realça um acabamento com bastante originalidade.
Quais suas vantagens?
Essa composição de cimento e pedras é conhecida por suas inúmeras vantagens, como:
- Durabilidade: um dos pontos fortes desse acabamento é a durabilidade, uma vez que a mistura de cimento com pedras fica bastante resistente e isso faz com que o granilite seja uma opção que dura por décadas, por isso é tão comum ver esse acabamento presente nas casas de avós.
- Resistência: a mistura que é feita para o preparo do acabamento garante bastante resistência a água e abrasão, e esse ponto positivo permite usar o material em diversas propostas, uma vez que pode ser mais resistente que pedras naturais.
- Versatilidade: o material tem se tornado tendência por conta de seu estilo e diferentes possibilidades de uso, uma vez que a resistência da mistura de cimento com pedras permite o uso de bancadas a pisos.
- Gama de cores: outro ponto forte desse material é a possibilidade de criar diferentes cores que podem variar de acordo com a tonalidade do cimento e a mistura das pedras. Assim, dá para criar as cores desejadas para o projeto, deixando a proposta com muita personalidade.
Quais suas desvantagens?
Como qualquer outro material, o granilite também apresenta seus pontos negativos, entre eles estão:
- Fissuras: como a mistura para esse acabamento é feita a base de cimento, água e areia, com o tempo e a dilatação do material, podem vir a ocorrer pequenos trincos e fissuras, assim como pisos de concreto e cimento queimado. Para evitar esse tipo de problema, é imprescindível contratar mão de obra especializada e que faça uma base bem nivelada para aplicação de acabamento.
- Padronização: para quem quer padronização e total uniformidade, o granilite pode ser um ponto negativo. Como a mistura é preparada na obra com um mix de pedras diferentes, pode haver variação no tom e na distribuição das pedras, não ficando totalmente uniforme.
- Custo: apesar de usar cacos de pedras e ser uma opção mais barata que muitos acabamentos, o custo pode ficar elevado em relação a mão de obra, que precisa ser especializada para aplicação e distribuição do granilite.
Granilite, marmorite e terrazzo – Existem diferenças?
É bastante comum os termos serem confundidos, e em geral podem remeter a um mesmo processo, mas com materiais diferentes.
- Granilite: o termo refere-se ao processo que mistura cimento, água, areia e uma variedade de pedras, podendo reunir mármore, quartzo, granito, entre outros pedaços de pedras.
- Marmorite: o termo é uma referência ao processo que mistura cimento, água e areia, mas nesse caso, a pedra adicionada é apenas mármore. Ao contrário do granilite, essa mistura não faz um mix de pedras, e sua base é feita apenas com pedaços e pó de mármore.
- Terrazzo: o termo de língua estrangeira é apenas outra denominação dada ao granilite, mas o processo é exatamente o mesmo e refere-se ao mix de pedras com cimento. Sendo assim, os termos terrazzo e granilite são referências ao mesmo processo e acabamento.
Quanto custa em média? #preço
O custo desse acabamento feito de pedras e cimento pode variar de acordo com o custo de mão de obra e da escolha das pedras, mas em média o preço é em torno de R$ 56 m².
Como limpar e cuidar de granilite?
A limpeza e manutenção do acabamento terrazzo ou marmorite é bastante simples, mas o processo vai depender do acabamento dado a superfície.
Para as superfícies polidas, a limpeza pode ser feita usando água e sabão neutro. Assim, a aplicação pode ser feita com um pano úmido, para remover as sujeiras e poeiras. Esse acabamento também pode ser lavado com a misturinha de água e sabão, mas atente-se a piso de granilite polido, que pode ficar bastante escorregadio com água.
Para as superfícies do tipo fulget, a primeira parte do processo consiste em remover a poeira com auxílio de aspirador de pó ou pano seco. Em seguida, a superfície porosa pode ser lavada com água e sabão neutro, e em seguida enxaguada com bastante abundância de água.
Cores e tipos de granilite
Tipos
Esse tipo de acabamento se divide em dois tipos – polido e fulget – que fazem referências ao seu tipo de acabamento.
- Polido: o terrazzo polido é um acabamento que recebe uma camada de resina sobre a mistura de cimento e pedras, dando um acabamento mais liso e com brilho para a superfície. Esse tipo de acabamento é bastante indicado para uso em bancadas, paredes e pisos, mas o ideal é para pisos internos e em áreas que não sejam molhadas, que o polimento pode deixar a superfície lisa.
- Fulget: o termo também conhecido por fulgê, é um acabamento em que a mistura não recebe nenhuma camada adicional por cima, como resina, assim o acabamento fica poroso e rústico, criando uma espécie de superfície antiderrapante. Esse acabamento mais poroso é bastante indicado para o uso em pisos e área externa, já que é uma opção mais segura e não escorregadia.
Cores
Um dos pontos positivos do terrazzo ou marmorite é em relação a sua ampla gama de cores.
Essa variação de cores é possível de acordo com a mistura que é feita, podendo usar cimento branco, cinza ou com acréscimo de cor, como pó de mármore. A adição dos pedaços de pedras também contribui com a variação de cores, assim é possível encontrar opções desse acabamento em diferentes tons como branco, cinza, preto, off-white, amarelo, rosa, verde, azul, entre outros.
Dicas de decoração com granilite e marmorite
Piso
Há muitas propostas para usar o terrazzo como piso, e este projeto mostra a opção como piso para sala.
Para o ambiente pequeno, a aposta foi pelo acabamento em tom de off-white com pedrinhas pequenas, mantendo a sensação de espaço mais amplo, inclusive na área que se estende pelo corredor.
Para o projeto, a escolha foi pelo piso com acabamento polido, já que o piso foi usado em área interna e em ambientes que não são molhados.
Na Parede
A aplicação do terrazzo é bastante versátil e uma prova disso é este projeto de banheiro, que traz o material aplicado nas paredes e como bancada do banheiro.
Para o projeto, a ideia foi do material em tom de cinza e com pedrinhas pequenas e claras, deixando o acabamento bem neutro, e combianndo com armários e parte da parede em tons de rosa.
Na Cozinha
Para o projeto de uma cozinha moderna e clean, a proposta aqui traz o duo de cinza e branco para o ambiente, cores neutras e que passam uma atmosfera moderna ao projeto.
Na proposta, o marmorite de fundo cinza com pedras em tons neutros foi usado para as bancadas, substituindo o uso de pedras clássicas, como mármore ou granito.
Nesse caso, além de ser um diferencial, as bancadas ainda têm a vantagem de serem mais resistentes e abrasões e a manchas.
No Banheiro
A aplicação de granilite também é uma opção para banheiros, e como ideia de um projeto retrô, este banheiro traz o material em tom de verde claro.
Para o banheiro, o acabamento polido e verde foi aplicado nas paredes e na banheira de alvenaria, dando um toque de cor e estilo retrô ao ambiente.
Na Área Externa
O granilite também é uma opção para áreas externas, é uma boa escolha para o uso em pisos, como mostra este projeto.
Para usar o piso na área externa, a escolha foi pelo acabamento fulget, que mantém a superfície de granilite com suas características originias e a porosidade das pedras, o que evita que o piso fique escorregadio.
E aí, você já conhecia essa tendência que está de volta? Conte-nos aqui nos comentários o que você acha e se usaria esse elemento como parte do projeto.