Granilite, marmorite e terrazzo – 61 ideias apaixonantes na décor!

Há elementos da construção civil e arquitetura que vão e voltam entre as tendências de projetos, e um desses elementos é o granilite um tipo de acabamento que já foi bastante usado há algumas décadas e ainda é possível encontrar nas casas de avós; e que agora está em alta e tem sido uma opção bastante frequente em projetos modernos e com muita personalidade.

Esse tipo de acabamento que voltou para os projetos como uma tendência moderna ainda causa muitas dúvidas, e se você tem dúvidas em relação ao granilite, no post vamos desvendar tudo sobre o material, além de reunir inspirações incríveis para usar esse acabamentos em diferentes projetos e ambientes.

granilite e marmorite

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é granilite?

Muito comum de projetos antigos e com uma forte tendência dos projetos atuais, o granilite é uma mistura feita a base de cimento, água, areia e pedaços de pedras – granito, mármore, quartzo, entre outras.

Essa mistura ganha bastante resistência e pode ser aplicada em diferentes propostas, como pisos, paredes e bancadas, trazendo um toque retrô e com muito estilo para a decoração.

O acabamento lembra um visual de concreto com pedrinhas, o que realça um acabamento com bastante originalidade.

o que é granilite

Quais suas vantagens?

Essa composição de cimento e pedras é conhecida por suas inúmeras vantagens, como:

  • Durabilidade: um dos pontos fortes desse acabamento é a durabilidade, uma vez que a mistura de cimento com pedras fica bastante resistente e isso faz com que o granilite seja uma opção que dura por décadas, por isso é tão comum ver esse acabamento presente nas casas de avós.
  • Resistência: a mistura que é feita para o preparo do acabamento garante bastante resistência a água e abrasão, e esse ponto positivo permite usar o material em diversas propostas, uma vez que pode ser mais resistente que pedras naturais.
  • Versatilidade: o material tem se tornado tendência por conta de seu estilo e diferentes possibilidades de uso, uma vez que a resistência da mistura de cimento com pedras permite o uso de bancadas a pisos.
  • Gama de cores: outro ponto forte desse material é a possibilidade de criar diferentes cores que podem variar de acordo com a tonalidade do cimento e a mistura das pedras. Assim, dá para criar as cores desejadas para o projeto, deixando a proposta com muita personalidade.

 

Quais suas desvantagens?

Como qualquer outro material, o granilite também apresenta seus pontos negativos, entre eles estão:

  • Fissuras: como a mistura para esse acabamento é feita a base de cimento, água e areia, com o tempo e a dilatação do material, podem vir a ocorrer pequenos trincos e fissuras, assim como pisos de concreto e cimento queimado. Para evitar esse tipo de problema, é imprescindível contratar mão de obra especializada e que faça uma base bem nivelada para aplicação de acabamento.
  • Padronização: para quem quer padronização e total uniformidade, o granilite pode ser um ponto negativo. Como a mistura é preparada na obra com um mix de pedras diferentes, pode haver variação no tom e na distribuição das pedras, não ficando totalmente uniforme.
  • Custo: apesar de usar cacos de pedras e ser uma opção mais barata que muitos acabamentos, o custo pode ficar elevado em relação a mão de obra, que precisa ser especializada para aplicação e distribuição do granilite.

 

Granilite, marmorite e terrazzo – Existem diferenças?

É bastante comum os termos serem confundidos, e em geral podem remeter a um mesmo processo, mas com materiais diferentes.

diferença entre granilite e marmorite

  • Granilite: o termo refere-se ao processo que mistura cimento, água, areia e uma variedade de pedras, podendo reunir mármore, quartzo, granito, entre outros pedaços de pedras.
  • Marmorite: o termo é uma referência ao processo que mistura cimento, água e areia, mas nesse caso, a pedra adicionada é apenas mármore. Ao contrário do granilite, essa mistura não faz um mix de pedras, e sua base é feita apenas com pedaços e pó de mármore.
  • Terrazzo: o termo de língua estrangeira é apenas outra denominação dada ao granilite, mas o processo é exatamente o mesmo e refere-se ao mix de pedras com cimento. Sendo assim, os termos terrazzo e granilite são referências ao mesmo processo e acabamento.

 

Quanto custa em média? #preço

O custo desse acabamento feito de pedras e cimento pode variar de acordo com o custo de mão de obra e da escolha das pedras, mas em média o preço é em torno de R$ 56 m².

 

Como limpar e cuidar de granilite?

A limpeza e manutenção do acabamento terrazzo ou marmorite é bastante simples, mas o processo vai depender do acabamento dado a superfície.

Para as superfícies polidas, a limpeza pode ser feita usando água e sabão neutro. Assim, a aplicação pode ser feita com um pano úmido, para remover as sujeiras e poeiras. Esse acabamento também pode ser lavado com a misturinha de água e sabão, mas atente-se a piso de granilite polido, que pode ficar bastante escorregadio com água.

Para as superfícies do tipo fulget, a primeira parte do processo consiste em remover a poeira com auxílio de aspirador de pó ou pano seco. Em seguida, a superfície porosa pode ser lavada com água e sabão neutro, e em seguida enxaguada com bastante abundância de água.

 

Cores e tipos de granilite

Tipos

Esse tipo de acabamento se divide em dois tipos  – polido e fulget – que fazem referências ao seu tipo de acabamento.

tipos de granilite

  • Polido: o terrazzo polido é um acabamento que recebe uma camada de resina sobre a mistura de cimento e pedras, dando um acabamento mais liso e com brilho para a superfície. Esse tipo de acabamento é bastante indicado para uso em bancadas, paredes e pisos, mas o ideal é para pisos internos e em áreas que não sejam molhadas, que o polimento pode deixar a superfície lisa.
  • Fulget: o termo também conhecido por fulgê, é um acabamento em que a mistura não recebe nenhuma camada adicional por cima, como resina, assim o acabamento fica poroso e rústico, criando uma espécie de superfície antiderrapante. Esse acabamento mais poroso é bastante indicado para o uso em pisos e área externa, já que é uma opção mais segura e não escorregadia.

 

Cores

Um dos pontos positivos do terrazzo ou marmorite é em relação a sua ampla gama de cores.

Essa variação de cores é possível de acordo com a mistura que é feita, podendo usar cimento branco, cinza ou com acréscimo de cor, como pó de mármore. A adição dos pedaços de pedras também contribui com a variação de cores, assim é possível encontrar opções desse acabamento em diferentes tons como branco, cinza, preto, off-white, amarelo, rosa, verde, azul, entre outros.

cores de granilite

O acabamento pode ter diferentes cores

Dicas de decoração com granilite e marmorite

Piso

sala com piso branco de granilite

Há muitas propostas para usar o terrazzo como piso, e este projeto mostra a opção como piso para sala.

Para o ambiente pequeno, a aposta foi pelo acabamento em tom de off-white com pedrinhas pequenas, mantendo a sensação de espaço mais amplo, inclusive na área que se estende pelo corredor.

Para o projeto, a escolha foi pelo piso com acabamento polido, já que o piso foi usado em área interna e em ambientes que não são molhados.

 

piso para banheiro

O piso com pedras de diferentes cores foi usado no banheiro retrô

 sala de jantar com piso de granilite

O piso com pedras maiores e de diferentes cores é destaque no projeto

cozinha moderna com piso claro

O projeto moderno tem piso marmorite cinza

cozinha retrô pequena

A cozinha tem um toque retrô na decoração e no piso

varanda gourmet com piso de marmorite

A varanda gourmet tem piso em tom de cinza com acabamento polido

sala com piso de granilite

piso polido de granilite na decoração

Para o projeto, a escolha foi pela mistura com cimento branco para o piso

piso cozinha retrô

Na cozinha, o piso terrazzo em tom de vermelho se mistura ao piso de cacos de cerâmica

piso retrô na sala de jantar

O piso combinou com a proposta da decoração industrial da sala de jantar

quarto com piso frio

O piso em tons de cinza foi usado no quarto

piso de marmorite na decoração

Na Parede

banheiro cinza e rosa

A aplicação do terrazzo é bastante versátil e uma prova disso é este projeto de banheiro, que traz o material aplicado nas paredes e como bancada do banheiro.

Para o projeto, a ideia foi do material em tom de cinza e com pedrinhas pequenas e claras, deixando o acabamento bem neutro, e combianndo com armários e parte da parede em tons de rosa.

 

lavabo cinza marmorite

O lavabo tem o material aplicado na parede e no piso

parede decorada com marmorite

No projeto, meia parede de marmorite rosa

banheiro moderno com parede de marmorite

O acabamento de fundo branco e pedras grandes e colorida aparece nas paredes e no piso

quarto decorado com granilite

banheiro com parede rosa

O acabamento terrazzo tem tonalidade de cinza com pedras de diferentes cores

banheiro moderno com banheira minimalista

No banheiro moderno, o acabamento das paredes é em tom claro com pedrinhas escuras

parede de granilite

Na cozinha, o material reveste o frontão ao fundo da bancada

quarto com banheiro integrado home office com parede decorada

parede cinza de marmorite

No banheiro, o marmorite cinza com pedras grandes é neutro

Na Cozinha

cozinha com bancada de marmorite

Para o projeto de uma cozinha moderna e clean, a proposta aqui traz o duo de cinza e branco para o ambiente, cores neutras e que passam uma atmosfera moderna ao projeto.

Na proposta, o marmorite de fundo cinza com pedras em tons neutros foi usado para as bancadas, substituindo o uso de pedras clássicas, como mármore ou granito.

Nesse caso, além de ser um diferencial, as bancadas ainda têm a vantagem de serem mais resistentes e abrasões e a manchas.

 

bancada para cozinha moderna

O marmorite de fundo pret com pedras grandes e coloridas é destaque no projeto

bancada para cozinha com cooktop

Na cozinha, o marmorite aparece na bancada e na rodabanca

cozinha com piso branco

O material foi usado como piso na cozinha

revestimento para cozinha

O revestimento foi usado na bancada e rodabanca

cozinha com piso de marmorite

Na cozinha, o piso off-white com pedrinhas é neutro

cozinha com ilha

cozinha simples

A cozinha tem piso off-white

piso para cozinha pequena

A cozinha pequena tem marmorite cinza com pedrinhas pretas

piso para cozinha americana

No Banheiro

banheiro verde com plantas

A aplicação de granilite também é uma opção para banheiros, e como ideia de um projeto retrô, este banheiro traz o material em tom de verde claro.

Para o banheiro, o acabamento polido e verde foi aplicado nas paredes e na banheira de alvenaria, dando um toque de cor e estilo retrô ao ambiente.

 

lavabo rosa

O lavabo rosa, tem marmorite em parte das paredes e no piso

banheiro azul retrô

O banheiro tem o material em tom de azul claro no piso e nas paredes

banheiro cinza moderno

No banheiro moderno, o material é em tom de cinza

banheiro moderno decorado

O marmorite com pedras coloridas aparece no chão do banheiro

banheiro pequeno com piso de granilite

banheiro pequeno com banheira

O terrazzo polido aparece nas paredes e no piso do banheiro pequeno

banheiro moderno amarelo

No banheiro moderno, piso de marmorite off-white

banheiro com piso verde

O piso verde adiciona cor ao projeto do banheiro moderno

banheiro com parede de granilite

banheiro moderno com banheira

O banheiro pequeno com banheira tem piso terrazzo cinza

revestimentos para banheiro

Na Área Externa

piso fulget quintal

O granilite também é uma opção para áreas externas, é uma boa escolha para o uso em pisos, como mostra este projeto.

Para usar o piso na área externa, a escolha foi pelo acabamento fulget, que mantém a superfície de granilite com suas características originias e a porosidade das pedras, o que evita que o piso fique escorregadio.

piso para quintal

piso para área externa

No quintal, piso fulget de tons claros

piso fulget área externa

piso área piscina

O piso fulget foi usado em volta da piscina

piso área externa fulget

O piso fulget foi usado na área próxima do jardim

escada de marmorite

O acabamento fulget garante que a escada fique segura

corredor externo com jardim

O corredor externo tem piso fulget bege

fachada casa moderna com escada de granilite

Na entrada da casa, escada de marmorite fulget

área externa com piscina

E aí, você já conhecia essa tendência que está de volta? Conte-nos aqui nos comentários o que você acha e se usaria esse elemento como parte do projeto.

Você pode gostar...