7 dicas de【COMO CULTIVAR MORANGOS】ᐅ 2021

É bastante comum o ato de comprar morango em bandejinha, mas você sabe como cultivar morangos?

O cultivo de morangos é uma possibilidade de ter a fruta fresca e deixar a experiência mais saborosa e até mesmo de transformar o plantio em um hobby.

E se você vem pensando em plantar morangos, no post reunimos dicas de como cultivar morangos para você acertar no plantio e ter frutas suculentas e saborosas!

dicas para cultivo de morango

Como cultivar morangos? #dicas

Solo

O solo adequado para o cultivo do morangueiro é o solo arenoso-argiloso, que deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.

Para desenvolvimento de uma planta saudável e com frutos suculentos, o solo deve ser bem fértil, e pode ser preparado com a mistura de terra vegetal e composto orgânico ou húmus de minhoca.

solo ideal para cultivo de morango

Luminosidade

Para o bom desenvolvimento de morangos, a indicação é de que a planta fique sob sol pleno, podendo também ser cultivada próxima a janelas, de modo que receba bastante luminosidade ao longo do dia.

local para cultivar morango

O morangueiro deve ser cultivado sob sol pleno

Clima

Os moranguinhos são frutos com bom desenvolvimento em clima subtropical e temperado, e apreciam temperaturas entre 13° e 26 °C.

A planta é frágil a exposição de ventos moderados e intensos, e pode não resistir a geadas, granizo e chuvas fortes, sendo assim, é importante proteger a plantação nessas condições.

como cultivar morango

Rega

Em períodos quentes, a rega do morango deve ser feita diariamente, uma vez que o solo tende a secar muito rápido.

Durante as estações mais frias, a rega pode ser feita intercalada, garantindo a umidade no solo, mas evitando que a terra fique muito encharcada.

dicas de cultivo e rega para morango

A terra deve ficar úmida, mas sem encharcar

Cuidados

Se você tem dúvidas de como cultivar morangos, uma dica essencial é que os frutos não encostem na terra, pois podem ter a formação de fungos e ficarem moles. Desse modo, é essencial que o solo seja protegido ou que os frutos fiquem pendurados, evitando contato com o solo.

cuidados no cultivo de morango

Os frutos não devem encostar no solo

Outro cuidado que deve ser tomado no cultivo de morangos é com a retirada de folhas secas do solo e verificação se a planta não está desenvolvendo fungos ou sendo atacada por insetos.

Adubação

A adubação é essencial para manter a qualidade dos morangos e também para repor nutrientes, principalmente no período de crescimento e colheita.

Para o cultivo de morangos em casa, a fertilização com adubo orgânico já é o suficiente para suprir as necessidades da planta.

Um sinal de que os moranguinhos não estão indo bem é quando a fruta vem pequena, mais firme e fica mais verde do que vermelho, o que pode indicar erro na dosagem de adubo ou até mesmo falta de água.

Plantio

Uma das etapas para o cultivo de morangos é o plantio, e a indicação é de que essa fase seja feita entre os meses de maio e junho, período mais adequado para plantar morangos.

O plantio pode ser feito através da própria fruta, e se você pretende cultivar os moranguinhos em casa, há 2 possibilidades simples para o cultivo:

  • em vasos;
  • em garrafa pet.

E se você gostou da ideia de cultivar as frutas em casa e quer aprender o passo a passo para o plantio de morangos, não deixe de conferir nosso post de como plantar morangos com dicas para o cultivo em vasos e em garrafa pet.

como plantar morango

O plantio em casa pode ser feito em vasos ou garrafas pet

Se você já é adepto(a) desse tipo de cultivo, compartilhe conosco suas dicas especiais para ter frutos deliciosos!

 

Você pode gostar...