Fulget – 60 ideias de uso na decoração e suas principais vantagens!

Não dá para pensar em pisos resistentes e antiderrapantes sem citarmos o fulget. Referência nessas duas características, esse material oferece tudo de melhor para áreas externas de uma casa e até mesmo de áreas públicas.

A saber, a composição do fulget – com pedras, cimento e cal na maioria das vezes – permite que seja aplicado em varandas, jardins, quintais, garagens, calçadas, bem como ao redor de piscinas.

Além de não ser escorregadio, o que já é uma enorme vantagem, tem outras peculiaridades muito boas. Uma delas é que seu visual consegue se adequar a muitos estilos de decoração, sobretudo os mais naturais e rústicos.

Modelos de revestimento com fulget

Apesar de ser bem antigo e simples, muita gente desconhece como é a sua fabricação, aplicação, durabilidade, cores, assim como pode ser incluído nos projetos.

Afinal, ele só pode ser instalado em áreas externas? Não há como por dentro de casa? Pode ser aplicado na parede? Como é sua manutenção? E limpeza? Bom são muitas dúvidas!

Para que você conheça mais sobre esse tipo de revestimento, elaboramos um post repleto de informações, dicas e imagens de inspiração! Fique por dentro agora mesmo 🙂

Modelos de revestimento com fulget

Conheça tudo sobre o fulget para revestir sua casa ou escritório!

Dúvidas frequentes – FAQ

Bom, como falamos anteriormente, esse post vai lhe servir para tirar muitas dúvidas sobre o uso do fulget em projetos residenciais e comerciais.

Para esclarecê-las criamos um tópico com as principais questões. Acompanhe!

Modelos de revestimento com fulget

Fique por dentro de nosso FAQ sobre o fulget

O que é fulget?

De acordo com os especialistas, fulget é um tipo de revestimento constituído basicamente por pedras, cimento e aditivos, podendo ser cal. Esse é, digamos, o modelo tradicional.

Mas atualmente também encontra-se muito empresas que realizam o fulget com granulados de pedras mais nobres, como granito e arenito, por exemplo. Isso garantiu um resultado mais sofisticado, porém com a mesma eficiência das pedras convencionais.

fulget

De uma forma ou de outra, o resultado é um revestimento áspero, e por isso muito seguro para o pisar.

Por ser feito com pedras cai super bem em ambientes com o estilo rústico. No entanto, dependendo da cor escolhida e da composição, é possível incluí-lo nos mais variados tipos de decoração, dos modernos aos clássicos.

Quais suas vantagens?

  • Antiderrapante

Sim, o fulget aplicado no piso oferece a vantagem de ser antiderrapante e mesmo quando está molhado não oferece risco de queda ou escorregão. Por isso que ele é altamente requisitado para contornar piscinas e ofurôs. Mesmo que caia água nele, da piscina ou da chuva, por exemplo, vai ficar intacto.

  • Atérmico
VEJA  Mármore marrom: tipos, preços e usos em projetos!

Quem procura um piso que não esquente ou esfrie de acordo com a temperatura local pode apostar sem medo nos fulgets. Mesmo com o sol quente batendo sobre ele diretamente não vai modificar sua superfície e você não queimará os pés 🙂 É mais um ponto positivo para quem visa colocá-lo ao lado de piscinas.

fulget

  • Versátil

A versatilidade, ou seja, capacidade de se adaptar em qualquer espaço, também é uma vantagem desse material. Você consegue escolher cores e acabamentos diferenciados para poder adequar ao seu projeto, não havendo restrições para impor sua criatividade.

  • Resistente

Uma vez aplicado, você não precisará fazer manutenção nesse piso por um bom tempo. Por ser produzido com materiais robustos, como pedras e cimento, é difícil que algo consiga afetar esse piso – ou a parede, caso seja o seu intuito. Além de ser resistente às intempéries do tempo, é contra abrasivos, riscos e quedas. Afinal, é altamente usado em garagens, suportando o peso dos veículos, e calçadas com grande fluxo de pessoas.

  • Durabilidade

Sua resistência, como falamos acima, garante com que esse tipo de revestimento seja durável. Somente com um impacto muito forte para que ocorra alguma danificação, sendo que ele pode durar muitos anos sem precisar de troca ou emendas. Claro que tudo isso é conquistado quando se tem o cuidado necessário.

fulget

  • Bom preço

O fulget está entre os mais econômicos revestimentos do mercado. O que pode deixá-lo com um preço mais alto é a mão de obra especializada, que sem dúvidas é necessária para um resultado eficiente e garantia. No entanto, o material em si é super em conta e pode caber até nos orçamentos mais baixos.

Fulget ou granilite – Quais as diferenças?

Se tem uma dúvida que “pega” muita gente é sobre a diferença entre o fulget e o granilite. Vale dizer que esses dois materiais possuem a mesma composição. O que vai difundir um do outro é como é feita sua aplicação e como fica o resultado final, ou seja, a sua superfície.

Enquanto a superfície do fulget é totalmente porosa e áspera, a do granilite é extremamente lisa e brilhosa.

O primeiro, portanto, é indicado para áreas externas por possuir a porosidade e com isso ser antiderrapante. Já o segundo, por não ter qualquer ranhura e ser bem liso, é mais recomendado para ser aplicado em ambientes internos, proporcionando elegância e modernidade a qualquer cômodo.

aplicação do fulget

O granilite, a saber, pode ser encerado e/ou impermeabilizado. É excelente para aplicação em cozinhas e banheiros, que são locais molhados. O seu polimento e nivelamento impecável faz com que a limpeza do piso seja muito eficiente também.

Por outro lado temos o fulget, que contém irregularidades em toda a sua superfície. Isso deixa ele perfeito para um acabamento bem rústico e natural, podendo ser tanto com pedras convencionais ou com granitos e arenitos, como já falamos por aqui.

Se o intuito for usar o granilite em algum ambiente externo, será necessário usar faixas antiderrapantes. Do mesmo modo, o fulget pode ser colocado em cômodos diversos de uma casa, como na sala de jantar, por exemplo.

VEJA  GRANITO BRANCO: tipos, preços e projetos incríveis!

fulget

Quanto custa em média? #preço

Como já explanado em tópico anterior, o fulget apresenta um bom custo x benefício. É um dos mais acessíveis do mercado considerando todos os seus pontos positivos.

Atualmente você encontra o material, sem a aplicação, entre R$ 60 e R$ 100 o metro quadrado. Tudo depende da loja, do tipo de pedra usado e da coloração da mesma. Se houver outros aditivos o valor também pode aumentar.

Deve-se colocar na ponta do lápis então, além do custo que terá com o material em si, o preço para contratar alguém especializado. É importante ressaltar que qualquer revestimento precisa ser colocado por quem entende do assunto, até por que, se você mesmo fizer isso não coseguirá qualquer garantia caso dê algo errado.

Modelos de revestimento com fulget

Como limpar e cuidar do piso?

Como é mais usado em áreas externas, o fulget comumente apresenta o acúmulo de sujeira quase que frequente. Mesmo em ambientes internos isso pode ocorrer por que ele é irregular e cheio de entranhas.

Mas isso não é motivo para desânimo. Afinal, é um material bem fácil de higienizar. Veja dicas:

  • Sabão neutro e água – sim, esses são os produtos suficientes para fazer uma boa limpeza no piso fulget. Você pode trocar o sabão pelo detergente. Misture os dois ingredientes em um balde e esfregue a superfície com uma vassoura.
  • Lave a jato – outra opção – essa ainda mais eficiente – é apostar em uma lavadora a jato, que vai conseguir fazer uma limpeza profunda com a alta pressão.
  • Evite produtos abrasivos – na hora de limpar não é recomendado jogar água sanitária ou cloro. Eles podem provocar manchas no seu piso.

fulget

Fotos e modelos de piso fulget

Bom, agora que você já conheceu as principais características e informações do revestimento fulget, que tal descobrir imagens inspiradoras de projetos com esse material aplicado?

A saber, você encontra no mercado muitas colorações e tipos de pedras que podem ser usadas na fabricação do fulget.

Esse detalhe permite que o seu projeto siga aquilo que você quer exatamente quanto à paleta de cores, combinando com a fachada de sua casa ou com demais estruturas.

Confira a seguir algumas ideias de cores de fulgets que podem diferenciar a sua obra:

Cores de fulget

Cores de fulget

Cores de fulget

Viu só quantas alternativas? Qual seria a cor escolhida por você para instalar em seu projeto? Vale dizer que as cinzas e beges estão entre as mais utilizadas por serem discretas e versáteis, combinando com qualquer cor, textura, estilo, etc.

Modelos de revestimento com fulget

Selecionamos tópicos sobre as principais formas de empregar o fulget na decoração. Confira e inspire-se!

Piso fulget na área externa

O primeiro a ser mostrado por aqui é o fulget aplicado em área externa, seu principal uso atualmente.

Você verá abaixo como essas pedrinhas estruturadas podem ficar incríveis em muitos tipos de decorações, desde as mais clássicas e simples, até as modernas e sofisticadas.

VEJA  Mármore Carrara: Fotos lindas, Preço e Dicas!

Lembrando que dá para usar o fulget tanto no piso quanto na parede. No entanto, uma dica é variar no revestimento de ambas as partes – quando se usa fulget no piso, é bacana optar por outro na parede, como o cimento queimado, por exemplo.

O fulget cai bem nas seguintes áreas externas: calçadas, muros, garagens, caminhos em fachadas e jardins, varandas, quintais, praças, etc.

Inspire-se com muitas ideias de decoração com fulget em ambientes externos:

Fulget na área externa

Seu corredor pode ser mais valorizado com esse revestimento!

Fulget na área externa

Veja uma forma de brincar com as cores de fulget

Fulget na área externa

É uma ótima ideia para o redor da piscina

Fulget na área externa

Sugestão de decoração para varanda

Fulget na área externa

Modelo de área externa sofisticada

Fulget na área externa

O fulget é bom para piscinas por ser antiderrapante

Fulget na área externa

Também é muito investido em garagens

Fulget na área externa

Fachadas e calçadas ficam mais seguras com fulgets

Fulget na área externa

É possível fazer caminhosna área externa

Fulget na área externa

É uma aposta para praças também

Fulget na área externa

Uma dica linda para sua área de descanso

Fulget na área externa

Restaurantes podem usar para ambientes externos

Fulget na área externa

Veja o caminho para o carro na garagem

Fulget na área externa

Calçada personalizada com fulget

Fulget na área externa

Duas cores de fulget para contornar a piscina

Fulget na área externa

Sacada com fulget

Piso fulget na área interna

Pode parece estranho, mas esse tipo de material também pode ser empregado em áreas internas. Alguns projetos podem provar que o fulget dá um toque especial de rusticidade e casualidade a cômodos de uma casa.

Você pode usar ele no piso de uma sala de jantar, cozinha, banheiro, lavabo ou então jardim de inverno.

Na sala de estar e no quarto, que são ambientes secos e que proporcionam mais aconchego, é recomendado que se aplique na parede e em demais superfícies verticais, como na lareira, por exemplo.

A seguir você pode conferir todo o estilo que o fulget propõe em ambientes internos:

Fulget na área interna

Fulget na sala de jantar moderna

Fulget na área interna

Dê um toque moderno à sua casa

Fulget na área interna

O piso fulget pode ter diversas cores

Fulget na área interna

O fulget também garante um ar rústico

Fulget na área interna

A lareira ou churrasqueira pode ser revestida com fulget

Fulget na área interna

Veja mais uma possibilidade para colocar esse material

Fulget na área interna

A iluminação pode dar um up no fulget

Fulget na área interna

Seu escritório também pode ser renovado assim!

Fulget na área interna

Se você curte pisos frios, esse pode ser um material ótimo

Piso fulget na parede

Aqui resolvemos mostrar especificamente a aplicação do fulget em paredes. Isso, de fato, não é muito convencional, porém, torna-se uma opção para quem deseja inovar na construção ou reforma de algum cômodo de casa ou da área externa.

Você pode apostar nesse material em muros, paredes da fachada, colunas externas, churrasqueiras, lareiras e paredes de qualquer canto que deseje.

Se você procura um material barato, com bom custo x benefício e que ofereça aquele toque rústico e natural nas paredes, pode considerar o fulget. Lembrando que há muitas cores para escolher e combinar com o restante do décor.

Olha só quantas ideias legais de aplicação do fulget em paredes:

Fulget na parede

O banheiro pode ser decorado com fulget na parede

Fulget na parede

É uma ideia para o balcão da cozinha americana

Fulget na parede

Renove o ambiente com um material simples assim

Fulget na parede

Fica super interessante revestindo churrasqueira em alvenaria

Fulget na parede

Dá até para colocar na sala de TV

Fulget na parede

Pode funcionar como um detalhe especial

Fulget na parede

E diferenciar a parede do quarto

Fulget na parede

O fulget escuro deixa a sala mais intimista

Fulget na parede

Você encontra até modelos coloridos

Fulget na parede

Modernize os espaços, como os banheiros e lavabos, por exemplo

Fulget na parede

Composição de parede com esse material

Piso fulget na escada

Por fim, mas não menos indicado, há a instalação de fulgets nas escadas! Se tem uma estrutura que precisa de um material seguro, áspero e antiderrapante, sem dúvidas é a escada, seja externa ou interna.

Então se o seu objetivo é baratear os custos e ter total segurança o fulget pode ser uma ideia bem bacana.

Para que a escada ornamentada com esse revestimento combine com o resto da decoração, você pode ir pelas cores mais neutras, como bege, marrom e cinza. Agora se o intuito é inovar, dá para embarcar nas pedras coloridas.

Confira modelos de escadas super interessantes revestidas com fulget:

Fulget na escada

Escada irregular revestida com fulget

Fulget na escada

Escada com duas colorações

Fulget na escada

Escada vista de cima

Fulget na escada

Os degraus podem ser vazados

Fulget na escada

É essencial que seja feita por um profissional

Fulget na escada

Crie escadas resistentes com fulgets

Fulget na escada

Combine a cor com o seu projeto de fachada

Fulget na escada

Brinque com os tamanhos dos degraus

Fulget na escada

Podem ser usadas duas cores

Fulget na escada

É escolhido por sua função antiderrapante

Fulget na escada

É mais comum usar em escadas externas


E então, o que achou de nosso post sobre fulget? Esperamos que tenha gostado! Restou alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, deixe um comentário para nós!

Aproveite para ler também:

Pedras para parede – 75 tipos perfeitos para uma parede de pedra!

PEDRAS DECORATIVAS: Ideias para Fachadas e Paredes!

Tipos e cores de granito – Modelos, dicas + 30 ideias de uso na décor!

Volte mais vezes para conferi outros conteúdos. Até uma próxima!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *