Quartzito – O que é? + 20 ideias lindas de como usar na decoração!

O quartzito é um tipo de pedra decorativa que tem ganhado espaço no mercado, e sua beleza e resistência são algumas das vantagens que fazem essa pedra aparecer cada vez com mais frequência nos projetos.

E apesar de estar aparecendo mais nos projetos, essa é ainda é uma pedra pouco conhecida. Então, se você não conhece tão bem essa variedade de pedra, no post reunimos todas as informações importantes sobre a pedra; além de tipos e cores de quartzito; e inspirações de como usar na decoração.

 

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é quartzito?

Para quem não conhece o quartzito, essa é uma pedra abundante no Brasil e bastante extraída no Estado de Goiás.

A pedra de origem natural é uma rocha metamórfica mais resistente que o granito, e com uma beleza incrível e que muitas vezes é comparada ao mármore.

A pedra de rocha metamórfica é composta por 75% de quartzo e outros elementos como moscovita, biotita, sericita, turmalina, e dumortierita.

o que é quartzito

A pedra lembra bastante a aparência do mármore

Apesar de ser abundante no Brasil, a pedra natural ainda não era tão comercializada por conta de sua difícil extração, uma vez que a resistência do quartzito dificulta a extração. Com as melhorias nos equipamentos, essa pedra de alta resistência passou a ser mais comercializada e já é uma pedida para quem gosta de sofisticação no projeto.

Quais suas vantagens?

A pedra de origem natural é repleta de vantagens, como:

  • Resistência: um dos principais pontos positivos dessa pedra natural é a resistência, já é resistente a pressões, a produtos químicos, a infiltrações e até mesmo a incidência direta de sol sobre a pedra.
  • Beleza: um ponto incontestável do quartzito é a sua beleza, já que traz as características de pedras naturais, como os veios que aparecem no mármore, e a sofisticação da pedra para diferentes usos e projetos.
  • Variedade de Cores: entre os prós dessa pedra natural, a gama de cores é um ponto bastante positivo. Por ser uma pedra natural que recebe diferentes elementos que influenciam em sua formação e coloração, há uma infinidade de cores e tons da pedra, o que permite encontrar a opção perfeita para qualquer projeto.

 

Existem desvantagens?

Apesar de apresentar muitos pontos positivos, o quartzito também tem seus contras e um dos pontos negativos é o alto custo.

O preço mais elevado da pedra, que muitas vezes é bastante superior ao granito e ao mármore, faz com que essa pedra ainda não seja tão utilizada.

O custo mais alto da pedra está relacionada a sua difícil extração, mas como esse processo ainda está em desenvolvimento e a pedra é abundante no Brasil, acredita-se que futuramente o custo possa ser reduzido.

 

Quartzito ou quartzo – Quais as diferenças?

É bastante comum a comparação e muitas vezes a confusão entre quartzo e quartzito, mas ambas são pedras diferentes. Para entender as diferenças entre essas pedras vamos a uma breve explicação de cada uma.

VEJA  MÁRMORE TRAVERTINO – O guia mais completo da internet! 【[ano]】

diferença entre quartzito e quartzo

  • Quartzito: essa pedra de origem natural é uma composta por 75% de quartzo e o restante são outros elementos naturais, que dão resistência a pedra e variação de cores. O quartzito é uma pedra que lembra bastante o mármore por conta dos veios que se espalham em sua superfície, retratando as características naturais da pedra.
  • Quartzo: esse mineral é o segundo mais abundante da Terra, e é  parte de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, sendo um material translúcido e muitas vezes comparado ao cristal. O uso do quartzo em projetos arquitetônicos é preferencialmente dado a uma variação de pedra industrializada composta a partir do quartzo, o quartzo stone que traz composição de 90% de quartzo com resina, tornando a pedra mais resistente. A aparência dessa pedra é uma superfície lisa e com alguns pontos de brilho, que são característico do quartzo.

 

 Quanto custa em média? #preço

Como já citamos acima, um dos pontos negativos dessa pedra natural e abundante no Brasil é o valor, já que o quartzito que o preço inicia a partir de R$ 500 e pode ser superior a R$ 2000 m².

Os tons que costumam ser mais baratos são as pedras em nuances rosadas, já que são mais abudantes. Já os tons de branco, off-white e verde possuem custo intermediário. E as outras cores, que são menos frequentes, são as de preços mais elevados.

 

Tipos e cores de quartzito

Branco / Off-white / Bege

Para quem prefere um toque clean e de cores claras no projeto, pode optar pelo quartzito em tons de branco, bege e off-white, que são fáceis de encontrar e são curingas em qualquer projeto.

quartzitos brancos

  • Montblanc – pedra com fundo branco e veios com nuances de cinza e bege.
  • Artemis – pedra com coloração branca de fundo e veios suaves em tom de cinza.
  • Skygold – quartzito de coloração off-white de fundo, com veios em tons claros que se misturam entre tons de bege e azul claro.
  • Branco Pérola – superfície de fundo off-white com veios mais aparentes em tons perolados e bege, que realçam as características naturais da pedra.
  • Atlantis – pedra com fundo claro e veios marcados em tons terrosos e cinza.

Preto

Para quem prefere a sofisticação da pedra com cor preta, pode aposta na opção de Preto Ágata, uma variação da pedra que traz coloração preta de fundo com detalhes em tom de cinza prateado.

quartzito preto

A pedra preta tem características naturais bem presentes

Cinza

Para seguir a cartela de cores em tons de cinza, a pedra natural traz algumas opções acinzentadas, como:

VEJA  Pia de granito para banheiro – 42 inspirações para ajudar na escolha!

quartzito cinza

  • Elegant Gray – pedra com fundo cinza e veios em diferentes tonalidades de cinza, marcando as características naturais da pedra, mas com coloração cinza bastante predominante.
  • Ocean Pearl – pedra de fundo cinza claro com veios bastante presentes e em tom que varia entre cinza e verde claro.

Verde

O quartzito em tons de verde é uma pedra bastante abundante na natureza e as tonalidades de verde podem variam desde opções mais claras até tons escuros.

quartzito verde

  • Diamond Green – a opção é uma pedra em tom claro com veios discretos e em tons de verde claro.
  • Verde Amazônia – a pedra com coloração mais marcante é uma mistura entre tons de verde musgo e verde escuro.
  • Esmeralda – a coloração da pedra é uma versão intemediária entre os tons de verde, trazendo uma tonalidade fria e com veios em tons terrosos e brancos.

Azul

Por ser uma pedra natural, há uma variação imensa de tons de quartzito, e entre as cores há uma cartela de tons de azul para a pedra.

quartzito azul

Os tons de azul variam bastante nas pedras naturais

  • Sky Blue – a pedra tem cor off-white de fundo e com veios azul claro bastante presentes, dando o tom azulado para a pedra.
  • Azul Roma – a coloração dessa pedra é em um fundo azul claro com veios bastante marcados em tons de marrom e preto.
  • Azul Macaubas – a pedra é em tom de azul intermediário e traz veios mais claros e em nuances de off-white.
  • Azul Imperial – a opção é uma pedra de coloração bastante misturada entre seus veios, que trazem tons de azul e cinza deixando as características naturais bastante visíveis.

Rosa / Salmão

A coloração rosa é bastante frequente no quartzito e entre os tons que costumam ser mais usados, estão:

quartzito rosa

  • Rosa Bahia – a nuance dessa pedra é um tom de rosa claro mais sólido com veios menos marcados.
  • Lucent – a pedra é uma variação entre tons de cinza, rosa, branco e salmão que se misturam através das características naturais da pedra.
  • Hermes- a coloração de rosa claro aparece ao fundo da pedra e traz veios em tons variados de rosa e cinza.

Amarelo

Entre as possíveis cores para a pedra natural, há as tonalidades que variam entre as nuances de amarelo.

quartzito amarelo

  • Amarelo Macaubas – a tonalidade da pedra é um fundo amarelo claro com veios em tom de amarelo ouro e alguns detalhes acinzentados.
  • Amarelo Nacarado – a pedra tem tom off-white de fundo com veios terrosos e em tons de amarelo.
VEJA  Balcão de mármore – 52 modelos espetaculares para sua cozinha!

Marrom

A tonalidade marrom aparece em diferentes nuances no quartzito e por isso há uma gama imensa dessa pedra com diferentes tons terrosos.

quartzito marrom

Há uma grande variedade entre os tons de marrom para a pedra natural

  • Bronzite – a cor dessa pedra é um tom de marrom que lembra bastante o tom de bronze e com veios em tons terrosos.
  • Andromeda – a pedra de coloração mais marcante mistura marrom terra com um tom mais escuro que lembra o preto.
  • Exuberant Brown – essa pedra tem coloração marrom de fundo e veios marcados em tom de marrom claro.
  • Mirage – a pedra tem cor de marrom puxando para o caramalo com veios em marrom escuro, sendo um mix entre tons terrosos.
  • Marrom Madeira – a tonalidade dessa pedra traz uma superfície quase sólida que mistura tons mais claros e escuros de marrom de maneira mais uniforme, o que lembra uma superfície de madeira.
  • Marrom Duetto – a cor dessa pedra é um mix de diferentes tons de marrom, tendo fundo mais claro e tons terrosos entre as características naturais.

Dicas de decoração com quartzito

Para Cozinha

cozinha moderna com cooktop

O uso do quartzito na cozinha pode aparecer de diferentes maneiras, e uma das propostas é essa ideia da bancada feita a partir da pedra natural.

Na proposta, a bancada traz a tonalidade off-white de fundo e veios em tons de azul, dando um ar mais requintado e que marca a pedra natural.

Além da bancada, a mesma pedra ainda aparece como frontão rente a pia, mantendo a harmonia no projeto da cozinha.

 

cozinha com bancada marrom

A bancada marrom combina com os detalhes do revestimento da parede

cozinha moderna com white macaúbas

A cozinha gourmet tem bancada de pedra White Macaubas

cozinha com ilha de pedra branco paraná

A pedra Branco Paraná foi usada na ilha e na bancada

12 cozinha com piso verde

A pedra em tom de verde foi usada na bancada e no piso

Para Banheiro

banheiro de luxo com quartzito

Para o projeto de um banheiro de luxo, a aposta aqui foi de dar um toque sofisticado com quartzito verde.

A pedra em tom de verde claro e com veios dourados aparece como revestimento para a área do box e também aparece na bancada da cuba, mantendo a harmonia entre diferentes pontos do ambiente.

Para realçar o projeto de luxo, alguns pontos de iluminação destacam o uso da pedra natural.

 

banheiro moderno com banheira

O banheiro tem piso e paredes revestidas com a pedra natural

bancada de banheiro de pedra natural

A pedra em tom de bege aparece na bancada da pia

bancada dupla banheiro

No banheiro sofisticado, a pedra off-white é base para a bancada dupla

banheiro com bancada rosa

A pedra com nuance rosa foi usada com bancada e piso do banheiro

Para Piso

piso frio para sala

Para quem busca por opções de piso frio e que sejam sofisticados, o quartzito é uma aposta perfeita!

Como ideia para esse piso de pedra natural, este projeto traz a pedra natural em tom de off-white revestindo todo o andar e contrastando com a escada moderna de madeira.

O piso de pedra natural tem acabamento polido e com bastante brilho.

 

piso branco de pedra

No projeto, o piso branco é clean

pedra para piscina

A pedra em tom rosado foi usado na área externa e em volta da piscina

sala com piso de pedra natural

Na sala, o piso é off-white com veios em cinza e bege

piso cinza de quartzito

O piso de pedra natural tem tom de cinza

Para Parede

=sala com parede de pedra quartzito galápagos

A pedra natural pode ser usada em diferentes propostas arquitetônicas, e uma das possibilidades é o uso como revestimento de parede, como é o caso deste projeto.

Na proposta, o quartzito Galápagos aparece como parede de destaque na sala e é um toque de luxo para a decoração clean.

Para evidenciar essa parede, a iluminação de trilhos focada na pedra natural é a aposta perfeita.

 

cozinha com parede verde vitória régia

A pedra verde Vitória Régia aparece na parede da cozinha

lareira revestida de pedra

A lareira foi revestida com a pedra branca com veios cinza

banheiro com banheira preta

No banheiro, a parede traz a pedra em nuances de verde

sala com lareira de pedra natural

A parede da lareira foi revestida com a pedra em tom de verde

 

Impossível não se apaixonar por essa pedra natural, não é?! Se você também já imaginou diversos usos para a pedra, compartilhe conosco onde você gostaria de usar e qual sua cor preferida.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *