Casas contemporâneas – 53 modelos e inspirações de tirar o fôlego!

Projetos de casas contemporâneas são uma tendência atual. Apesar desse estilo de arquitetura ter nascido no final dos anos 80, perdura até hoje como um dos mais visados por quem quer construir.

Sua composição é conhecida como plural, dando margem para a presença de características de diversas vertentes. Ou seja, quando se vê uma construção tida como contemporânea, não se enxerga um padrão. Há uma mescla de movimentos que marcam o desenho como um todo.

Geralmente, esse tipo de edificação mistura a linha moderna com a pós-moderna, e ainda agrega pontos do cenário industrial, mas ao mesmo tempo sustentável.

Para se ter uma ideia, casas com aspecto contemporâneo podem apresentar concreto e vigas de aço aparentes, juntamente com madeira de demolição e paredes verdes, por exemplo. Elas vão de um extremo a outro em um só projeto.

Modelos de casas contemporâneas

Casas contemporâneas estão entre as mais procuradas atualmente. Crédito para Gelker Ribeiro

O que acha de conhecer mais sobre a forma contemporânea de construir? Por incrível que pareça, essa faceta arquitetônica está cada vez mais em voga e tem mostrado que não é preciso ser rico para ter uma casa assim.

Elaboramos um artigo para lhe mostrar como é esse estilo de construção, além de muitas ideias para se inspirar!

Modelos de casas contemporâneas

Conheça com a gente muitos modelos de casas contemporâneas

Fotos de fachadas de casas contemporâneas

Como falamos, casas contemporâneas contam com detalhes arquitetônicos múltiplos, buscando sempre fugir do convencional.

Portanto, você vai perceber que essas construções dificilmente entram em uma zona de conforto. Há materiais diferentes, mistura de linhas em seu design, jogo de cores, de sombras e de intensidade de luz.

Essas casas podem mesclar formas retilíneas com arredondadas em um mesmo campo de visão, garantindo um choque arquitetônico. Também é comum a presença exagerada de vidro, como em amplas janelas e paredes inteiras, que podem até ser as externas.

Modelos de casas contemporâneas

As casas contemporâneas têm características específicas

Em certos projetos dá para ver que as plantas têm origem tradicional, mas em suas composições finais receberam toques contemporâneos com o intuito de inovar, modernizar e sofisticar.

Entre os pontos cruciais que demarcam as casas contemporâneas estão, por exemplo:

  1. Linhas geométricas fortes
  2. Formas arredondadas em determinados detalhes
  3. Estruturas fora do padrão, como zigue e zague
  4. Andares sem uma direção só (um mais para a direta, outro para a esquerda)
  5. Vidros em ampla extensão
  6. Concreto aparente
  7. Aço e ferro aparentes
  8. Iluminação solar garantida para dentro da casa
  9. Recursos sustentáveis, como teto solar, parede verde, captação de água da chuva
  10. Materiais reutilizáveis / recicláveis, como madeiras de demolição
  11. Espaços internos bem amplos e arejados
  12. Revestimentos de design e acabamento simples, porém de qualidade
  13. Telhados embutidos na maioria dos projetos
  14. Quando os telhados são aparentes, as telhas usadas costumam ser de baixo impacto ambiental e com design diferente

Essas são 12 peculiaridades principais das casas contemporâneas que merecem ser citadas. Ao longo deste artigo, porém, você poderá conhecer muitos outros quesitos importantes que marcam esse tipo de construção.

Modelos de casas contemporâneas

Casas contemporâneas misturam elementos tradicionais e modernos

Vale dizer que uma casa assim pode ter uma aparência chique, mas isso não quer dizer que é preciso gastar “rios de dinheiro” nessa empreitada.

A saber, você pode colocar em prática o sonho de ter uma casa contemporânea mesmo tendo um orçamento enxuto. Basta fazer pesquisas dos materiais a serem utilizados, aproveitar promoções e até pechinchar.

Além disso, esse tipo de construção utiliza revestimentos externos e internos simples e que não demandam custos altos, como o cimento queimado, concreto aparente e tinta convencional.

Modelos de casas contemporâneas

A escolha dos materiais faz toda a diferença no resultado da fachada

Os vidros podem requisitar um bom dinheiro, mas por sua vez, vão garantir que sua conta de energia venha bem mais barata, pois não vai precisar acender qualquer luz durante todo o dia. Sobretudo se você investir em tetos solares, quando a proposta é captar luz do sol para que ela forneça energia para o interior da casa também à noite.

Não podemos deixar de falar sobre as casas de contêiner, que fazem sucesso lá fora e têm chamado a atenção de muitos brasileiros. Esse material usado em transporte de cargas na indústria naval e aérea tem sido aproveitado para construir casas contemporâneas.

Por serem de aço, fibra ou alumínio, os contêineres são bem resistentes, agindo contra intempéries do tempo, como chuvas, vendavais e incêndios. E eles têm sido implementados em projetos contemporâneos, oferecendo sua estrutura para fazer andares dessas casas, cômodos específicos, etc.

casa contemporânea feita com contêiner

Casa contemporânea feita com contêiner

Bom, agora que você já entendeu o que é uma casa contemporânea, de fato, o que acha de conferir imagens desse tipo de edificação? Selecionamos os principais modelos para te inspirar. Veja só!

Casas contemporâneas modernas

Casas contemporâneas podem ser modernas e atingir esse esteriótipo é muito fácil quando se utiliza materiais de última geração e ainda aplica utilitários sustentáveis à construção.

Como falamos anteriormente, é muito comum que esse tipo de projeto faça uma junção de elementos modernos com pós-modernos.

Ambos estilos representam a negação dos tipos de arquitetura anteriores ao século XX, sendo caracterizados por espaços abstratos, minimalistas e geométricos em sua grande maioria.

A ideia é construir e decorar sem impor muitos detalhes e efeitos ornamentais, ou seja, é dispensado tudo o que não é funcional. Foi do estilo moderno que nasceu a expressão ‘menos é mais’, garantindo às edificações um visual extremamente limpo e útil em seu máximo significado.

Sendo assim, se o seu intuito é construir uma casa de fachada simples, mas com visual moderno, pode recorrer a um projeto contemporâneo que siga essa linha.

Casa contemporânea moderna

Fachada de casa contemporânea moderna

Para reforçar o estigma de neutralidade e ausência de muitos adornos, obtendo um resultado realmente moderno, você não precisa ter muita dor de cabeça na hora de fazer a planta ou então escolher os materiais de revestimento.

Para a fachada, por exemplo, as cores sóbrias (sejam com tinta ou cimento) já bastam – branco, cinza, preto e bege são as mais usadas. A sofisticação fica por conta da iluminação com spots ou arandelas, e ainda pelos vidros.

Grama bem podada, escadas com degraus amplos e espelhos d’água também são característicos de fachadas de casas contemporâneas modernas.

Da mesma forma, é quase unânime a escolha por telhados embutidos, nos quais tem a calha na parte de dentro da estrutura, não contando com telhas à mostra. É uma forma de garantir um visual mais geométrico para toda a construção.

Leia mais sobre o tema: Projetos de casas modernas – 42 ideias, dicas e inspirações surreais!

Confira modelos de casas contemporâneas com elementos modernos inspiradores:

Casa contemporânea moderna Casa contemporânea moderna

Casa contemporânea moderna que mistura madeira, concreto e vidro

Casa contemporânea moderna que mistura madeira, concreto e vidro

Casa contemporânea moderna branca

Casa contemporânea moderna branca

Casa contemporânea moderna com piscina

Casa contemporânea moderna com piscina

Design geométrico de casa contemporânea moderna

Design geométrico de casa contemporânea moderna

casa contemporânea moderna

casa contemporânea moderna com janelas de vidro

Janelas grandes de vidro fazem parte dessa tendência

casa contemporânea moderna

casa contemporânea moderna

Casa contemporânea moderna com sacada

Casa contemporânea moderna com aberturas de aço e vidro

Casa contemporânea moderna com aberturas de aço e vidro

Casa contemporânea moderna com estrutura de ferro e vidro

Casa contemporânea moderna com estrutura de ferro e vidro

Casa contemporânea moderna com telhado diferente

Casa contemporânea moderna com telhado diferente

Casa contemporânea construída de forma modular

Casa contemporânea construída de forma modular

Iluminação de casa contemporânea moderna casa contemporânea moderna ompacta casa contemporânea moderna

casa contemporânea moderna com colunas na fachada

Casa contemporânea moderna com colunas na fachada

casa contemporânea moderna com madeira na fachada

Casa contemporânea moderna com madeira na fachada

Casas contemporâneas pequenas

Engana-se quem pensa que as casas contemporâneas devem ser imensas, como aquela cara de mansão das capas de revistas de arquitetura.

Se você tem um terreno com uma área mediana, pode apostar em um projeto enxuto, considerando a alta funcionalidade da fachada até o interior da casa.

Ter em mente a construção de uma residência pequena contemporânea é ter a consciência de que ela deverá ser simples, porém muito eficiente apesar do tamanho. E esse é um resultado super possível de alcançar.

O primeiro passo é criar a planta baixa e a tridimensional, de preferência junto a um especialista. Ele poderá te indicar a melhor posição para os cômodos, os elementos da fachada, os materiais que cabem em seu orçamento, etc.

Mesmo sendo pequena, a casa poderá ter um visual deslumbrante, sendo revestida com vidro, madeira de demolição ou cimento queimado. Estruturas de aço e ferro também são bem-vindas para fazer detalhes, bem como colunas de concreto, que podem garantir um design industrial.

Do lado de dentro, é bacana que você consiga exprimir o conceito de amplitude e conforto que o estilo contemporâneo prega. Uma dica é optar por ambientes 2 em 1, como sala + cozinha, sala de estar + sala de jantar, ou seja, sem divisórias que possam limitar a sensação de espaço.

Conheça a seguir casas contemporâneas pequenas lindas e inspiradoras:

casa contemporânea pequena

Casa contemporânea pequena

casa contemporânea pequena

casa contemporânea pequena com palmeiras

casa contemporânea pequena com palmeiras

casa contemporânea pequena

sobrado pequeno contemporâneo

Sobrado pequeno contemporâneo

casa contemporânea pequena

casa contemporânea pequena com acabamento de concreto

Casa contemporânea pequena com acabamento de concreto

Casa contemporânea pequena super diferente

Casa contemporânea pequena super diferente

Modelo de casa pequena no campo contemporânea

Modelo de casa pequena no campo contemporânea

Modelo de casa pequena no campo contemporânea

Casa de madeira com janelas de ferro

Casa contemporânea com telhado aparente

Casa com telhado aparente

Casa pequena e charmosa com janelas e portas de vidro

Casa pequena e charmosa com janelas e portas de vidro

Casas contemporâneas modernas com telhado

Como já explanamos e você pode ver nas imagens anteriores, os projetos contemporâneos, em sua maioria, apresentam o telhado embutido. Mas isso não é uma regra, pois você pode apostar nesse estilo de construção com telhas aparentes também.

Nesse caso, segundo especialistas, a ideia é investir em telhas mais modernas, com tecnologias que favorecem a sustentabilidade.

Hoje em dia há telhas que não agridem o meio ambiente quando são produzidas e ainda permitem que a casa seja beneficiada de alguma forma com eficiência energética, conforto térmico e acústico, bem como pouca necessidade de manutenção.

Também é recomendável preferir telhas com um design diferente, podendo ter cores que fogem dos padrões. Podem ser pretas, cinzas, verdes ou azuis, por exemplo, dando um toque especial à casa.

Leia mais sobre o tema: Telha Ecológica – 8 Motivos Incontestáveis para Usá-la na sua Obra!

Podemos citar diversos tipos de telhas que podem agregar valor a uma casa contemporânea. Por exemplo:

  1. Telha esmaltada
  2. Telha ecológica
  3. Telha de concreto
  4. Telha translúcida
  5. Telha de vidro
  6. Telha fotovoltaica
  7. Telha PET
  8. Telha gravilhada

Bom, faça uma pesquisa antes de escolher o tipo de telha. Além disso, é imprescindível contratar um profissional capacitado para fazer a construção desse telhado, bem como da instalação das telhas.

Saiba como um projeto de casa contemporânea pode ser elaborado com telhado aparente.

casa contemporânea com telhado aparente casa contemporânea com telhado aparente

casa contemporânea com telhado aparente

Casa contemporânea simples com telhado aparente

Casa contemporânea simples com telhado aparente Casa contemporânea ´térrea com telhado aparente Casa sobrado contemporânea com telhado aparente

Casa contemporânea térrea com telhado e jardim

Casa contemporânea ´térrea com telhado e jardim

Casa contemporânea com telhado branco

Casa contemporânea com telhado branco

Casa contemporânea com telhado

Casa contemporânea com telhado diferente cinza

Casa contemporânea com telhado diferente cinza

Casa contemporânea com telhado Casa contemporânea com telhado Casa contemporânea com telhado

Casa contemporânea com telhado tradicional

A casa pode ter um telhado tradicional

Casa contemporânea com telhado tradicional Casa contemporânea com telhado tradicional

Casa contemporânea com telhado tradicional

Telhas escuras estão na moda atualmente

Casa contemporânea com telhado tradicional Casa contemporânea com telhado tradicional

Casa contemporânea com telhado tradicional

Essa casa mistura diversos elementos arquitetônicos

Continue conhecendo mais sobre esse estilo: Decoração Contemporânea – 60 Ambientes Incríveis & Dicas Imperdíveis!

E então, gostou de saber mais sobre casas contemporâneas e suas particularidades? Conte para a gente suas impressões e mande suas dúvidas, caso tenha.

Aproveite para ler também:

Frente de casas – 80 ideias e projetos espetaculares para se inspirar!

Casas Coloridas – As 50 casas mais lindas e charmosas de todas!

Cores de Casas Modernas – As 70 Ideias Mais Impressionantes!

Estamos constantemente postando novidades sobre o universo da construção e decoração. Esperamos você mais vezes por aqui 🙂

Você pode gostar...