Porta para cozinha – Como escolher? + 50 modelos impressionantes!

Como escolher uma porta para cozinha que combine perfeitamente com o seu projeto? Existem muitos modelos disponíveis no mercado, o que pode dificuldade um pouco a definição.

Lembrando que a porta para esse ambiente pode ser tanto interna quanto externa, cada uma com seu objetivo. Além de proteger a casa, esse elemento funciona para dividir ambientes e ainda participa da decoração.

Modelos de portas para cozinha 3

Saiba escolher portas externas e internas para sua cozinha

É importante que a porta esteja dentro dos parâmetros pensados logo no início da obra, pois as dimensões dela vão fazer toda a diferença na planta final.

Sendo assim, valorize a escolha da porta de qualquer ambiente, incluindo da cozinha. Não deixe para depois e nem dê pouca importância para isso.

Para mostrar como a porta não é um mero detalhe, elaboramos um post repleto de dicas, informações e imagens de inspiração. Conheça com a gente e saiba como compor esse ambiente da melhor forma possível.

Modelos de portas para cozinha

Conheça com a gente muitos modelos de portas para cozinha

Fotos e modelos de porta para cozinha

Portas têm a aparência muito variável, assim como ocorre com o seu mecanismo. Cada uma apresenta uma forma de abertura, podendo proporcionar experiências diferentes em cada projeto.

Por conta disso, é essencial que se saiba como será a estrutura da cozinha para conseguir escolher o melhor modelo de porta para ela.

Modelos

Podemos citar os principais modelos de portas:

  • De abrir com uma folha
  • De abrir com duas folhas
  • De correr
  • Camarão / Sanfona
  • Pivotante

Esses são os mais utilizados atualmente em construções residenciais ou comerciais. Mas nem todos funcionam da mesma forma e nem acrescentam o mesmo estilo à decoração.

A mais utilizada, sem dúvidas, é a de abrir de uma folha só. No entanto, no caso de cozinhas pequenas, pode ser interessante trocá-la por uma de correr, que não necessita de espaço do ambiente, mas sim de parede lateral para ser instalada.

Em outros casos, as portas pivotantes ou camarão também podem ser as melhores escolhas. Basta ter uma ideia de como ficará a passagem das pessoas ao abri-la, se haverá espaço para que ela abra completamente, se combina com o estilo decorativo, etc.

VEJA  Porta para sala – 70 modelos espetaculares para um ambiente lindo!

Leia mais sobre o tema: Modelos de portas: 60 Tipos, Ideias, Fotos

Modelos de portas para cozinha

Há muitos tipos de porta para colocar em cozinhas

Material

Fora o mecanismo, é preciso pensar no material da porta. Ele faz toda a diferença. Veja os principais:

  • Madeira
  • Ferro
  • Alumínio
  • Vidro
  • PVC

Se a cozinha precisar de mais de uma porta, é bacana padronizar a escolha, apesar de isso não ser uma regra.

Casas simples geralmente recorrem a portas de PVC ou alumínio. Mas quando se quer investir um pouquinho a mais nessas aberturas, há a opção das portas de vidro e madeira maciça.

É importante dizer que as portas de vidro podem ser usadas na cozinha para o lado de fora. No entanto, ela deixará bastante iluminação entrar, algo que pode ser consertado com uma cortina. E caso o vidro não seja fosco, sua casa ficará visível. Pense nisso antes de escolher.

Modelos de portas para cozinha

O material da porta influencia muito no resultado final

Cor

Outro quesito importante é a cor da porta. Para não haver erro e conseguir combinar com tudo, você pode apostar nos tons neutros, como branco, preto, cinza e marrom.

Naturalmente essas são as cores mais usadas para portas. Do mesmo modo, as de madeira surgem como opções coringas também, já que esse material é versátil e vai bem em qualquer estilo decorativo.

Vale dizer que a porta da cozinha pode ter qualquer cor. Você pode usar uma que seja da paleta de cores que escolheu para o ambiente.

Leia mais sobre o tema: Cores de Portas: Ideias e mais de 40 fotos para renovar o ambiente

Modelos de portas para cozinha

Pense em outros quesitos como a cor, bem como a segurança que a porta proporciona

Segurança

Se o seu objetivo é por uma porta na cozinha que dê para o lado de fora de sua casa, a dica é priorizar o quanto ela é segura. Ou seja, seu material deve ser resistente, bem como permitir que tenha uma boa fechadura.

Em modelos de portas para o interior, não há a necessidade de serem feitas de materiais muito reforçados. Nesse caso o uso é mais para dividir e / ou isolar ambientes. Vai de cada projeto decidir o tipo a ser usado.

Bom, agora que você já conhece as principais dicas para escolher uma porta para cozinha, vai poder descobrir projetos decorados! Selecionamos os modelos mais usados para você se inspirar 🙂

Porta de correr para cozinha

Portas de correr estão entre as mais usadas atualmente, tanto para abrir para o lado externo quanto para ser instalada entre os ambientes internos.

VEJA  Porta de PVC – Vale a Pena? Modelos, Preços & Vantagens!

Para que elas possam ficar perfeitas no ambiente, é imprescindível que a parede tenha uma área considerável. Afinal, a porta de correr precisa deslizar para a lateral para abrir. Se a parede for muito curta a porta pode não abrir completamente ou nem poder ser instalada.

Antes de comprar a porta, então, que geralmente vem com o kit completo com o trilho, é bacana tirar as medidas da parede em questão – altura e largura. A espessura também é essencial, pois os batentes devem se adequar.

Há portas de correr de muitos materiais, sendo as principais de madeira, vidro e ferro. Lembrando que hoje em dia dá para criar modelos artesanais de madeira ou utilizando pallets.

Essas portas podem ter uma folha só ou duas. Algumas possuem fechadura e por isso são indicadas para abrir para o lado de fora. Outras não tem e são somente usadas para dividir ambientes.

Leia mais sobre o assunto: Porta de Correr: 70 Modelos Lindos, Preços & Vantagens!

Confira a seguir modelos de cozinhas com portas de correr:

Porta de correr para cozinha

Três tipos de portas de correr para cozinha

Porta de correr laranja para cozinha

Porta de correr laranja para decorar cozinha

Porta de correr para isolar a cozinha

Porta ideal para dividir ambientes

Porta de correr de 2 folhas para cozinha

Porta de correr de 2 folhas para cozinha

Porta de correr branca para cozinha

Porta de correr branca para cozinha

Porta de correr para separar a cozinha da lavanderia em apartamento

Porta de correr para separar a cozinha da lavanderia em apartamento

porta para cozinha de correr

Grande porta para cozinha de correr

Grande porta para cozinha de correr

Porta de vidro de correr para cozinha

Porta de vidro de correr para cozinha

Porta de correr de vidro para cozinha

As portas de correr de vidro são tendência

Porta para cozinha de vidro

Encontramos muitas cozinhas com portas de vidro. Elas podem ter sua estrutura totalmente de vidro ou então com ferro / alumínio também, característica das portas francesas.

O tipo de vidro a ser usado nessa porta é importante, pois ele deve ser resistente e oferecer segurança total. Quando se abre para fora o mais indicado é que ele seja fosco, mas isso é opcional. Na parte interna da casa é indiferente o nível de transparência. Em ambos os casos pode ser até colorido.

De acordo com especialistas o vidro da porta precisa ser temperado para ser mais seguro e não ocasionar estilhaços em caso de impactos.

Sem dúvidas, esse modelo proporciona elegância e modernidade. É uma excelente porta para quem visa montar uma decoração contemporânea, minimalista, industrial e clean.

Dê uma olhadinha nas sugestões de cozinhas com portas de vidro:

Porta para cozinha de correr de vidro

Porta para cozinha de correr de vidro

Porta para cozinha camarão de vidro

Porta para cozinha camarão de vidro

Cozinha amadeirada com porta de vidro

Cozinha amadeirada com porta de vidro

Porta de vidro interna para cozinha

Porta de vidro interna para cozinha

Porta de vidro externa para cozinha

A porta de vidro também pode ser usada para saída externa

Porta de vidro para separar cozinha da lavanderia

A porta de vidro também pode ser usada para separar cozinha da lavanderia

Porta de correr pequena para cozinha de apartamento

Porta de correr pequena para cozinha de apartamento

Porta para cozinha de vidro

Porta para cozinha de vidro

Porta para cozinha de vidro

Porta para cozinha de madeira

Se você curte uma decoração tradicional vai se adaptar bem com portas de madeira. Elas são as mais utilizadas em disparado na composição de casas dos mais variados níveis.

VEJA  Janela para Sala – 60 Inspirações Lindas & Como Usar na Decoração!

Há muitos tipos de madeira que podem ser usados para fazer portas, sendo que você mesmo consegue produzir uma caso tenha as ferramentas certas. Até mesmo madeira Pinus, que são as que compõem os pallets, são transformadas em portas.

Para cozinhas com a linha rústica, as portas de madeira maciça e com acabamento envelhecido são as que combinam mais.

Já as que têm decoração moderna, pedem uma madeira mais bem acabada, com verniz ou então visual totalmente limpo, em detalhes.

Há modelos que unem a madeira com outros materiais, como o vidro ou o ferro. Além disso, existem aqueles que possuem entalhamento, ou seja, desenhos na madeira. Aliás, as portas de madeira podem ser customizadas da forma que você quiser, sobretudo receber camadas de tinta da cor que combine com o décor.

Lembrando que para que as portas de madeira não sejam afetadas com a umidade típica das cozinhas, principalmente com os respingos e na hora de lavá-las, é importante que recebam um tratamento. Anti cupim e impermeabilizante são os básicos.

Inspire-se com muitos projetos de cozinhas com portas de madeira:

Porta camarão de madeira com vidro

Porta camarão de madeira com vidro

Porta de madeira de correr para cozinha

Porta de madeira de correr para cozinha

porta de madeira para cozinha

Dica porta grande de madeira para cozinha

porta simples de madeira para cozinha

porta de madeira maciça para cozinha

porta de madeira maciça para cozinha

porta de madeira rústica para cozinha

Porta de madeira rústica para cozinha

porta para cozinha de madeira

porta para cozinha de madeira

porta para cozinha de madeira

A porta pode combinar com o restante da decoração da cozinha

porta para cozinha de madeira

porta para cozinha de madeira

Porta com detalhes em vidro

porta francesa para cozinha de madeira

Modelo de porta francesa para cozinha de madeira

Porta para cozinha de alumínio

As portas de alumínio também entram no rol das mais procuradas para compor cozinhas. Econômicas, resistentes, fáceis de combinar e de limpar, elas são muito requisitadas por quem quer bom custo x benefício.

O bom é que existe uma gama enorme de modelos de portas de alumínio para você escolher. Dá para encontrar portas de abrir ou de correr, com venezianas ou com placas de vidro.

Se o seu projeto é simples ou requer praticidade, considere colocar uma porta de alumínio.

Conheça cozinhas lindas com portas de alumínio:

porta para cozinha de alumínio

Porta para cozinha de alumínio com vidro

porta para cozinha de alumínio

porta para cozinha com esquadria dee alumínio

Porta para cozinha com esquadria de alumínio

porta para cozinha com esquadria de alumínio

porta para cozinha com esquadria de alumínio

porta para cozinha com esquadria de alumínio francesa

Dica de porta francesa de alumínio

porta para cozinha com esquadria de alumínio

A porta de vidro com alumínio faz muito sucesso

porta para cozinha com esquadria de alumínio

porta para cozinha com esquadria de alumínio

porta para cozinha com esquadria de alumínio

Porta branca para cozinha

Entre tantas cores de portas disponíveis, a branca está no topo da lista de mais procuradas atualmente. A boa notícia é que branco combina com qualquer outra cor, textura, estampa, e pode fazer parte de muitos estilos de decoração.

Uma porta branca oferece estilo para cozinha moderna, contemporânea, minimalista, vintage ou clássica para citar os estilos mais visados.

Pode ser uma porta de madeira pintada de branco, de PVC ou de alumínio. Existem modelos de vidro branco também.

Veja projetos decorados de cozinhas com portas brancas:

porta para cozinha branca

Modelo simples de porta branca

porta camarão para cozinha branca

Porta camarão para cozinha branca

porta camarão para cozinha branca

Porta branca de vidro de correr para cozinha

Porta de madeira pintada de branco de correr para cozinha

Porta de madeira pintada de branco para cozinha

Porta branca para cozinha

Porta branca para cozinha

Porta branca para cozinha

Porta branca para cozinha

Porta branca para cozinha estilo restaurante

Porta branca para cozinha estilo restaurante


E então, já se decidiu qual porta para cozinha vai escolher para seu projeto? Conte para a gente qual você mais gostou!

Aproveite para ler outros conteúdos semelhantes:

Portas Decoradas: Dicas incríveis e + de 100 modelos!

Porta laqueada – Quais suas vantagens + 45 usos na decoração!

Adesivo para porta: 63 modelos lindos e fotos de portas decoradas!

Esperamos você mais vezes por aqui! Até uma próxima 🙂

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *