Piso para escada – Como escolher? + 75 ideias, dicas e materiais!
Como escolher o melhor piso para escada? Atualmente, praticamente qualquer casa conta com essa estrutura responsável por ligar dois pavimentos. Seja interna ou externa, a escada precisa ter um piso seguro e esteticamente bonito.
Tudo depende do modelo da escada, do formato e do projeto em si. Sendo assim, é interessante conhecer os principais modelos de piso para escada. Neste conteúdo, destacamos cada um deles com ótimas dicas + 75 ideias incríveis.
A projeção de uma escada em casa depende de vários fatores. Primeiramente, os especialistas pela obra devem definir qual modelo é mais conveniente de acordo com as características do ambiente.
Em locais internos, a escada pode ser convencional, de concreto, ou seguir uma linha diferenciada, como os modelos em caracol. Além disso, é possível renovar com modelos em outros materiais e acabamentos.
Mais do que uma estrutura essencial para ligar o pavimento inferior com o superior, a escada ainda dá um charme à decoração da casa. Por isso, sua construção deve considerar tanto as necessidades da obra quanto a decoração.
No caso de escadas externas, a projeção pode ser mais simples, mas também é interessante integrar ao conceito da varanda, do jardim e da fachada. De modo geral, a escolha do melhor piso faz toda a diferença, considerando tanto a segurança e proteção dos usuários quanto a estética.
Modelos de piso para escada
Quais são os mais populares modelos de piso para escada? Atualmente, alguns materiais se destacam devido à versatilidade, acessibilidade, facilidade de instalação, aspecto visual, etc. Listamos algumas opções para você conhecer e se encantar.
Mármore
O piso de mármore é comum em muitos projetos construtivos. Chama atenção tanto pelo aspecto funcional quanto pelo estético, além da variedade de cores e texturas.
É um tipo de material mais nobre, que possui um valor mais alto, mas que garante total resistência e uma beleza estonteante. A questão, todavia, é que não pode ser instalado em áreas externas, pois mancha facilmente devido à incidência de sol e chuvas.
Uma opção parecida que serve para o jardim e a varanda é o marmorite (granito) que tem ótima durabilidade e também pode ser instalado seguindo vários estilos. Em todo caso, ambos combinam com outros materiais, como aço e madeira.
Aço
Os pisos de aço são ideais para deixar a escada com um aspecto moderno e sofisticado. Além disso, são indicadas para um conceito de decoração industrial e combinam perfeitamente com revestimentos em cores sóbrias – cinza, preto, marrom, etc.
Uma vantagem bacana das escadas de aço é que dispensam alvenaria, entretanto, precisam de fitas antiderrapantes para evitar acidentes. São boas propostas para casas com espaços compactos, já que podem ser instaladas facilmente sem grandes obras.
Madeira
Não podemos deixar de citar os pisos para escada de madeira. Esse modelo é atemporal e sempre valoriza qualquer estilo de decoração, seja mais clássico ou moderno. Sendo assim, você pode aproveitar esse material para revestir os pisos da estrutura, seja em um tom claro ou mais escuro.
A escada de madeira combina também com um conceito rústico, com móveis no mesmo conceito. Entretanto, necessita de alguns cuidados e manutenção para que mantenha um bom aspecto sempre, seja com aplicação de verniz, entre outras providências. Assim como o modelo de mármore, a madeira não é indicada para áreas externas, pois sofre bastante com a incidência de sol e chuvas.
Carpete
O carpete é um material utilizado para o revestimento do piso de escadas, justamente para deixá-lo mais confortável e seguro. Essa é uma opção antiderrapante e que ainda incrementa a decoração da sua casa, afinal, você pode instalar carpetes de qualquer cor ou textura.
A questão, todavia, é que o carpete precisa de manutenção frequente. Se a circulação na escada é frequente, esse tipo de material não é indicado. Você precisa se atentar à limpeza para que o carpete fique sempre com um ótimo aspecto.
Porcelanato
Pisos de porcelanato são comuns em muitos projetos, seja para o revestimento da escada ou qualquer ambiente da casa. O porcelanato é versátil, altamente resistente e possui várias texturas, por isso você deve adaptar perfeitamente à decoração do ambiente.
Além disso, o material tem um preço acessível e é muito fácil de instalar, ideal para o piso de escadas internas e externas. Pesquise quais são os tipos de porcelanato para escolher o mais indicado ao seu projeto. Do mesmo modo, contrate mão de obra especializada para que a instalação seja impecável.
Vidro
Outra opção bacana para pisos de escada é o vidro. Embora seja um material pouco utilizado, é interessante para deixar a decoração mais charmosa e sofisticada. Assim como o carpete, é indicado para locais com baixa circulação de pessoas ou escadas compactas.
A instalação deve ser realizada sempre por mão de obra especializada. Do mesmo modo, a escolha do vidro faz toda a diferença, pois o material deve ser resistente e ter boa durabilidade. Também é bom salientar que o vidro depende de limpeza frequente para evitar manchas e é indicado apenas para áreas internas.
Fotos de piso para escada
Agora que você já sabe quais são os melhores tipos de piso para escada, veja fotos de estruturas de vários modelos para diversos ambientes.
Externa
A escada externa precisa de um piso resistente e durável, tudo porque terá exposição direta ao sol e às chuvas. Os efeitos do tempo podem acabar deteriorando a estrutura, logo, vale escolher pisos de pedras ou granito, que são ideais para varandas, áreas de piscinas e corredores.
Interna
Para a escada interna, você pode investir em pisos mais sofisticados, com materiais nobres como aço, madeira ou vidro. Além disso, o revestimento com carpete é uma boa ideia, além do marmorite que possui diversas texturas. Independente do tipo, a rotina de manutenção e cuidados é essencial, sobretudo se há grande circulação de pessoas no local.
Antiderrapante
É regra que toda escada possua um sistema antiderrapante caso o piso não tenha essa característica. Sendo assim, a instalação de fitas é necessária para evitar qualquer acidente ou adversidade, sobretudo se no local há circulação de crianças ou idosos.
Geralmente os pisos de pedras ou carpete já possuem esse método, porém modelos de mármore e similares devem conter esse sistema protetivo. A colocação é simples e pode ser realizada logo após o projeto construtivo da estrutura. Assim, você mantém o ambiente mais seguro e agradável.
Caracol
Por fim, destacamos as escadas caracol, que dispensam alvenaria e já vêm pré-montadas com o material de interesse do usuário. Enquanto alguns modelos possuem um único material, como as escadas de metal, por exemplo, há estruturas que podem ser revestidas com madeira ou vidro, por exemplo.
As escadas caracol são ótimas para casas pequenas e espaços compactos. Geralmente unem um pavimento principal a outro pouco movimentado, como um sótão, por exemplo. Em todo caso, vale escolher um modelo que valorize a decoração do ambiente, seja esteticamente bonito e seguro para os usuários.
A escolha do piso para escada depende das características do seu projeto e da consultoria de um especialista. Além disso, você pode considerar nossas dicas para definir a melhor opção, de acordo com o quanto está disposto a investir.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e se inspirado com todos esses modelos de escadas. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte em sua obra e até mais.