Nicho de Palito de Picolé: Passo a Passo e + 30 ideias para decorar


Fazer nossa própria decoração é uma saída muito inteligente! Além de economizar dinheiro deixamos de consumir e reciclamos materiais que iriam para o lixo. Os palitos de sorvete são um dos exemplos, pois são úteis, sabia? Bastante utilizados em trabalhos escolares, eles também podem servir para criar peças para um decor incrível. Hoje vamos falar sobre o nicho de palito de picolé. Vem conhecer!

Ainda não conseguiu visualizar? Talvez por que o palito tenha uma aparência frágil ou por que seu formato, inicialmente, não se pareça com nada de decoração. Mas é perfeitamente possível criar um nicho lindo para qualquer cômodo de sua casa com apenas palitos de sorvete!

Esse é um artesanato muito simples, barato e rápido de se fazer, qualquer pessoa é capaz. Continue com a gente nesse artigo e aprenda 🙂

nicho-de-palito-de-picole-capa

Várias ideias de nichos bacanas para sua casa com simples palitos de picolé!

Fotos e Modelos de Nicho de Palito de Picolé Decorado

Para criar nichos de palitos de picolé basta ter o material, como:

  • palitos de picolé (claro!), que você pode comprar em lojas de artesanato, papelarias ou reciclar do próprio sorvete (deixando-os bem lavadinhos e secos);
  • cola quente ou cola branca;
  • cola para madeira para finalizar;
  • e tintas caso queira colorir.

Nada muito difícil e caro. Você encontra esses materiais em qualquer papelaria ou armarinhos.

nicho-de-palito-de-picole-parede

Além deles você vai precisar de bastante criatividade! E para te inspirar nesse artesanato separamos várias fotos de nichos com palitos de sorvete. Confira abaixo!

Quadrado

Os nichos quadrados são os mais tradicionais da decoração tradicional. Com os palitos de sorvete também podemos criar esse estilo de nicho, apesar de não ser o formato mais simples de fazer. Ele demanda mais material e é preciso unir dois palitos para que o quadrado tenha um tamanho considerável.

Mas se esse é o formato de nicho que você deseja, invista, pois vista tão legal quanto! Encontramos poucas referências desse formato, mas já dá para ter uma ideia de como ele consegue dar um toque especial da decoração e organizar seus itens preferidos.

nicho-de-palito-de-picole-formato-quadrado

Depois de prontos, você pode colocar essas peças na sala, no quarto, na cozinha, no banheiro ou na varanda. Você que vai definir onde por, pensando nas suas necessidades. Além de decorar ele pode ser útil para guardar objetos, por exemplo.

O palito de sorvete tem a coloração de madeira crua e você pode deixá-los assim, o resultado final será uma peça de decoração mais clean e clássica. Agora, como o material recebe bem qualquer tipo de tinta, você pode colorir antes de fazer a montagem de seu nicho! Pode ser uma ou mais cores, deixando a peça do jeitinho que você quer.

Veja outras ideias:

nicho-de-palito-de-picole-quadrado

nicho-de-palito-de-picole-retangular

Hexagonal / Colmeia

O modelo hexagonal é o mais escolhido para o nicho de palito de picolé. Para fazê-lo é preciso, pelo menos, de seis lados de palitos para a base, e a largura dele será definida por você. Esse formato é diferente, pois não é comum encontrarmos nichos tradicionais hexagonais para vender nas lojas de móveis planejados ou de prateleiras.

nicho-de-palito-de-picole-formato-cacto

Assim, você terá uma peça única e bem criativa para qualquer cantinho de sua casa. O bom é que ele pode ser combinado com outros nichos, de forma a virar um mosaico de nichos. É o que chamamos de colmeia.

Outra forma de obter o formato de colmeia é expandido a área do nicho a ser criado com os palitos de picolé. Veja só:

nicho-de-palito-de-picole-formato-colmeia

É uma ideia que pode conferir muita sofisticação para sua casa. Veja que os palitos foram pintados e envernizados de forma a imitar madeira, olhando por cima não dá nem para perceber que são meros palitos de sorvete, não é mesmo? Sua casa agora tem uma peça requintada, porém super barata!

Use para decorar, colocando vasinhos de flores, objetos de decoração, para guardar toalhas de mão e rosto no banheiro, entre outros. Você pode pintá-los da cor que quiser, inclusive brincar com um palito em madeira crua e um pintado, cor sim, cor não, sabe? Fica bem interessante.

nicho-de-palito-de-picole-colmeia

nicho-de-palito-de-picole-hexagonal

Dependendo da largura de seu nicho de palito de picolé dá para você colocar objetos não só dentro dele, mas em cima também, aproveitando ainda mais o espaço da peça. O nicho colmeia é o que mais permite fazer isso. Se você tem espaço sobrando em sua parede, por que não arriscar? 

Veja várias dicas de nicho de palito de picolé hexagonal:

nicho-de-palito-de-picole-formato-decoracao

nicho-de-palito-de-picole-formato-hexagonal

nicho-de-palito-de-picole-geometrico

nicho-de-palito-de-picole-na-parede

nicho-de-palito-de-picole-colmeia-dicas

nicho-de-palito-de-picole-colmeia-objetos

nicho-de-palito-de-picole-colmeia

Como Fazer Nicho de Palito de Picolé Passo a Passo

Gostou da ideia criativa de fazer nichos de palito de sorvete? Bom, como falamos acima, para esse artesanato você precisa de poucos materiais, que são baratos, além de tudo. Mas, como fazer?

Para começar, é importante você fazer um molde do formato do nicho que você quer em um papel, pode ser um papel sulfite, cartão, cartolina, enfim, o que você tiver para criar um molde para criar sua peça.

Com esse molde pronto, seja quadrado ou hexagonal, você vai colocar os palitos seguindo o formato, e vai dispor os demais um em cima do outro, colando com cola branca ou com cola quente, a que você tiver em casa ou preferir. Dizem que o resultado é o mesmo.

nicho-de-palito-de-picole-como-fazer

nicho-de-palito-de-picole-diy

Quando tiver atingido a largura que você deseja, você pode parar de colar. E aí, a cola para madeira será utilizada nos vértices do nicho para dar uma segurança maior para a peça. É opcional, mas é um toque final importante para a qualidade de seu nicho.

É indicado pintar os palitos antes de colar, mas se você esquecer ou quiser pintar um nicho feito com palitos posteriormente pode pintar com a peça pronta utilizando spray ou um pincel fino.

nicho-de-palito-de-picole-o-que-precisa

nicho-de-palito-de-picole-cores

Bom, agora que você já sabe o essencial sobre o nicho de palito de picolé pode aprender, de fato, como fazer em sua própria casa. Selecionamos alguns passo a passo e vídeos que explicam direitinhos diversos modelos desse tipo de nicho. Veja como é simples, aproveite!

nicho-de-palito-de-picole-como-fazer

nicho-de-palito-de-picole-jeito-de-fazer

 

 

 

 


O que achou do nicho de palito de picolé? Essa é uma peça que pode ser usada em qualquer estilo de decoração e em qualquer ambiente, na sala, cozinha, banheiro, quarto ou área externa. Faça em casa e nos diga como ficou!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *