Decoração Contemporânea – 60 Ambientes Incríveis & Dicas Imperdíveis!

Super em alta, a decoração contemporânea ainda gera muitas dúvidas sobre sua real composição, sobretudo a sua relação com o estilo moderno. Afinal, o que caracteriza um projeto arquitetônico, de design ou decor contemporâneo?

Para tratar essas questões de maneira didática e mostrar inúmeros exemplos de decorações que seguem esse script, elaboramos o presente artigo, repleto de dicas essenciais. Acompanhe do começo ao fim para se inspirar com mais de 40 ambientes exclusivos decorados.

Vamos lá?

Como é o Estilo Contemporâneo?

Quando falamos de decoração, podemos citar diversos estilos arquitetônicos que predominam desde épocas bem antigas até os dias de hoje. Com o passar dos séculos, foram se estruturando outros modelos e se unindo às referências mais clássicas. Um deles é a decoração contemporânea, que muitas vezes é confundida com a decoração moderno por sua proximidade de significados.

O estilo contemporâneo se caracteriza por explorar tendências super atuais no que se trata de arquitetura e decoração de interiores, com elementos que exibam movimentos, linhas não convencionais e materiais novos no mercado. Percebemos também a presença forte da high tech, fator que faz esse estilo ser considerado pós-moderno.

estilo de decoração contemporânea

Conheça como criar uma decoração contemporânea em diversos ambientes de sua casa!

Portanto, para criar uma decoração contemporânea, você precisará antes de mais nada fazer uma boa pesquisa em posts como este aqui. É sempre bom verificar as tendências do momento, buscar inspirações que ajudem a compor ambientes mais transados.

Vale saber também que esse tipo de decor não precisa ser predominantemente composto de peças de manifestações recentes, super atuais. Você pode contrapor a escolha dos itens decorativos e mobiliários entre modernos, contemporâneos e clássicos. Assim, o ambiente pode ganhar mais leveza e personalidade.

Contemporâneo X Moderno: Quais as Diferenças?

Como falamos anteriormente, o que mais confunde as pessoas na hora de criar uma decoração contemporânea é a sua relação com o estilo moderno. No dicionário, as duas palavras possuem significados muito semelhantes e esta é a principal causa desse tipo de equívoco ligado com a arquitetura.

contemporâneo: que é do tempo atual.
moderno: relativo ou pertencente à época histórica em que se vive.
Praticamente a mesma ideia, não é mesmo? No entanto, no caso da arquitetura e decoração, precisamos enxergar estes dois termos sob outro olhar. Eles não possuem significâncias iguais neste aspecto, porque estão relacionados a épocas diferentes e, portanto, proporcionam resultados diversos.
decoração contemporanea ou moderna

Saiba a diferença entre o estilo moderno e contemporâneo

O movimento moderno teve início no Brasil na primeira década do século XX, mais precisamente em 1907. Foi quando despontou um grupo de peso de artistas que procuraram romper com as artes clássicas e conservadoras que estavam em voga.
Em 1922, houve a marcante Semana da Arte Moderna, quando foram expostas novas formas de se desenhar, construir, modelar, pintar, criar peças, etc. No evento, participaram dois arquitetos: o espanhol Antonio Garcia Moya e o polonês Georg Przyrembel, que apresentaram desenhos à frente de seu tempo.

Para romper com o tradicionalismo e a estética clássica, com formas robustas e pomposas, os mestres da época partiram para criações tanto de arquitetura quanto de design que voltassem para o minimalismo. O menos se tornou mais, e a partir daí pudemos ver móveis e objetos mais simples, retilíneos, sem muitos detalhes, seguindo um aspecto bem natural. A forma tinha que chamar atenção por si só, por sua simplicidade e objetividade.

Já o estilo contemporâneo remete à época de 1960, quando começou a era do pós-modernismo. Portanto ele é considerado mais recente do que o moderno e por isso carrega, na maioria das vezes, referências da metade do século XX para cá.

Estudiosos dizem que a decoração contemporânea pode ser entendida como a junção de elementos que tenham a ver com a nossa realidade atual. Afinal, o que temos que mais atual no mercado de arquitetura e decoração para complementar os ambientes? O que a sociedade enxerga como predominante nesse quesito?

Ou seja, você pode fazer um breve estudo do que é considerado condizente com os dias de hoje e elaborar um projeto puramente contemporâneo. Um exemplo que podemos citar é a escolha de elementos sustentáveis para a composição de um ambiente. Utilizar couro sintético, madeira de demolição ou papel reciclado, por exemplo, pode ser uma ideia para deixar o local mais adequado a esse tipo de decoração, pois a sustentabilidade é algo que está super em alta no mundo todo.

Outra dica é lançar mão de itens de alta tecnologia nesse decor. Apostar em eletro eletrônicos de última geração, luzes de LED, dispositivos que dinamizam a estrutura do ambiente, entre outros, pode ser um bom complemento.

É isso aí pessoal. Esperamos que tenha compreendido basicamente a diferença e que consiga dar start ao seu projeto de decoração contemporânea com maestria! Agora não perca a chance de descobrir abaixo muitas fotos de ambientes que seguem essa linha.

Ambientes com Decoração Contemporânea

Não há nada melhor do que ter boas referências para começar um projeto de decoração. Pensando em ajudar você, selecionamos diversas imagens que seguem o estilo contemporâneo, separando por sala, cozinha e quarto, os ambientes mais procurados para se adequar a esse modelo.

Veja todos os projetos que trouxemos e anote as suas inspirações preferidas!

Sala

Decorar uma sala não é uma tarefa muito fácil. Por ser um dos ambientes mais utilizados em qualquer casa ou apartamento, em que todos recebem visitas e passam boa parte de seu tempo, requer um cuidado especial na hora de complementar com móveis e demais objetos.

Para montar uma decoração contemporânea na sala, indicamos primeiro que você pense na paleta de cores. Comece pela cor das paredes, que tanto podem ser pintadas quanto revestidas com materiais variados. Quanto à tonalidade, não há uma regra, você pode mesclar tons brandos com os mais fortes ou escolher uma só para deixar o ambiente mais organizado visualmente.

decoração contemporânea na sala

As paredes brancas deixaram o visual mais agradável diante da mobília em tons terrosos

Depois, você pode começar a pensar nas estruturas que podem deixar o ambiente mais contemporâneo. É comum, por exemplo, aplicar sancas de gesso no teto para renovar a arquitetura e criar uma iluminação com spots, que também tem sido uma tendência muito usada atualmente.

Partindo para os móveis, você pode levar em conta a paleta de cores escolhida inicialmente e criar uma linearidade para não fugir do raciocínio contemporâneo. O ideal é que não se misture muitas tonalidades diferentes entre si, e sim, componha a sala com móveis de cores que se complementem.

A inovação, neste caso, estará no desenho dos móveis, que podem ser mais avançados e diferentes, com linhas sinuosas e um design inovador e que promete ainda atrair muita atenção. Isto é, você vai apostar em elementos nada tradicionais para compor o ambiente, lembrando que não precisam ser todos assim. Pode ser um sofá, alguns objetos de decoração, um aparador, etc.

Quando você monta o projeto de reforma ou decor de uma sala, deve pensar tanto na decoração quanto na funcionalidade que os elementos trarão ao ambiente.

Não adianta escolher, por exemplo, uma cadeira de um design renomado se ela não oferece o conforto que os moradores precisam. Ou uma escada que tenha um desenho estilizado, se ela não proporciona a segurança devida. Pense em todos estes aspectos antes de implementar mudanças estruturais na sala.

Capriche bastante na composição dos revestimentos com a iluminação. A escolha das cores deve favorecer a estrutura do ambiente, não deixando o resultado sobrecarregado nem de dia nem de noite. Se você quer uma parede com cor escura, por exemplo, analise se o local não ficará “claustrofóbico”, sem a luz necessária. Para isso, vale levar em conta o tamanho e o modelo das janelas e portas.

Peças metalizadas e espelhadas estão super na moda e podem fazer parte de uma sala contemporânea. Pode ser uma estante, uma mesa de centro ou objetos decorativos.

Para ser considerada contemporânea, a sala não precisa ser totalmente high tech. Você pode dar toques especiais com mobílias ou itens decorativos, que deem sua personalidade ao local.

Cozinha

Hoje em dia, além da sala, utilizamos muito a cozinha para receber parentes e amigos em situações diversas, principalmente com a moda das cozinhas americanas. Nesse sentido, você também pode estilizar a decoração seguindo a linha contemporânea.

Da mesma forma que nas salas, você pode escolher móveis que tenham um design diferenciado, que chamem a atenção por suas formas inovadoras. Além disso, você também pode caprichar na iluminação e nos revestimentos variados.

Os armários de cozinha são os que mais podem dar o ar da graça nesse estilo, bem como a mesa e cadeiras de jantar. Quando possuem um design mais chamativo, esses móveis se tornam protagonistas da cozinha e, a partir deles podemos criar o restante da decoração sem precisar se preocupar muito.

cozinha com decoração contemporânea

Os spots e as luminárias também são elementos perfeitos na hora de criar uma iluminação mais intimista, que deixe o ambiente ainda mais aconchegante para quem circular pela cozinha. O ideal é que se tenha pendentes direcionados para a bancada principal e para a mesa de jantar, visando uma coerência visual e de usabilidade.

Apostar em armários embutidos, bancadas revestidas com materiais de última geração, banquetas com desugn estiloso, entre outros itens pode ser uma boa para criar uma decoração contemporânea na cozinha.

Você pode escolher qualquer paleta de cores para sua cozinha, desde que seja coerente e não deixe o resultado muito pesado. Até mesmo o preto, o marrom, vinho, azul escuro, entre outras cores, podem ser usadas de forma elegante, misturando elementos em madeira e aço inox, por exemplo, que geralmente combinam com tudo.


Apostar no cinza como cor predominante também pode ser uma ótima ideia. Esta é um tonalidade que cai bem com tudo e pode ser a base perfeita para a composição total da cozinha. Você pode investir em tijolinhos à vista, cimento queimado, entre outros.

Se você está com dificuldades de escolher mobiliários para sua cozinha, invista na madeira. Ela oferece um conforto visual e combina bem com qualquer tipo de material ou cor.


Quarto

Os quartos também podem ser inovados com uma decoração contemporânea. Há muitas pessoas que se cansaram do modelo tradicional de decoração e querem investir em uma composição com elementos diferentes, com design repleto de curvas e geometrias não convencionais.

Misturar tipos de revestimentos têxteis também pode ser uma boa ideia para criar esse tipo de decor em um quarto, como por exemplo, os materiais da cabeceira da cama, das cortinas, dos tapetes, dos pufes e das almofadas.

quarto com decoração contemporânea

Apostar em quadros com pinturas contemporâneas, desenhos, frases, fotos de artistas, entre outros, é uma excelente ideia para quem visa criar uma decoração nesse estilo. Você pode criar um conjunto de quadrinhos para deixar as paredes mais divertidas.

Além disso, há também os letreiros de LED que são super fáceis de encontrar e dão um ar mais interessante.

Com a ajuda de adesivos ou papeis de parede você dá uma textura diferente às paredes do quarto, trazendo formas geométricas e outros desenhos ao ambiente.

A madeira também ressurge como um elemento coringa na decoração, podendo ser aplicada na mobília, no piso, no revestimento da parede e nas esquadrias.

Você também pode investir em uma decoração contemporânea para o quarto do bebê ou das crianças.

Um quadro que quebre os paradigmas pode deixar o quarto com mais personalidade e super atual.

Se você não quer abusar dos elementos contemporâneos, pode apostar somente na escolha de alguns objetos para decorar.

As divisórias de ambientes podem ser contemporâneas, produzidas com materiais atuais e com um design bem irreverente, dando um toque especial à decoração.

Quartos de jovens combinam bastante com o estilo contemporâneo. Leve em consideração os gostos dos donos dos dormitórios para criar uma decoração coerente.

Os pendentes de luz dão um outro visual ao quarto contemporâneo. Hoje em dia você encontra modelos incríveis que podem ser comprados prontos e até produzidos por você mesmo!


E então, o que achou de nosso artigo sobre decoração contemporânea? Esperamos que tenha compreendido a diferença entre esse conceito e o estilo moderno. Crie seu projeto de reforma, construção ou decoração levando em conta as dicas e as inspirações vista por aqui. Qualquer dúvida que tiver, pode contar conosco, até uma próxima!

Você pode gostar...