Bar Pequeno: +40 Ideias de Decoração e Como Montar o Seu!

Já pensou em ter um negócio próprio, mas o orçamento é um limitador? Uma oportunidade para empreender é montando um bar pequeno, uma vez que o espaço menor pode ser sinônimo de economia.

E para entrar nesse ramo e ter um empreendimento de sucesso, trouxemos dicas de como montar um bar pequeno, ideias de decoração e tudo o que você precisa saber e planejar para começar o negócio.

bar pequeno

Como montar um bar pequeno? #dicas

Planejamento

O planejamento é uma das primeiras etapas para quem quer abrir um negócio, e nesse caso, é preciso fazer uma análise completa, podendo elaborar um plano de negócios para entender o mercado, avaliar os concorrentes, observar as necessidades do negócio, investimento e planejamento futuro.

O planejamento para a abertura de um bar pequeno pode ser um diferencial para ter um negócio de sucesso, planejando todo o empreendimento e evitando surpresas.

Local

A escolha de um local para um bar pequeno é um dos pontos essenciais para montar o seu negócio, e o local deve ser escolhido de acordo com o seu público-alvo, considerando que o espaço tenha tamanho suficiente para montar a área de atendimento e cozinha.

Para montar um bar, evite bairros residenciais ou com casas muito próximas, uma vez que o barulho gerado no estabelecimento pode causar incômodo à vizinhança e até mesmo gerar confusão para o seu negócio.

A escolha de um local para o seu negócio também deve levar em conta a facilidade de estacionar, seja com estacionamento na rua ou estacionamento próximo para facilitar a chegada dos clientes.

Cardápio

Ao montar um bar pequeno é preciso considerar que o negócio tem pouco espaço, e é bem comum que a cozinha também seja pequena, por isso, é importante pensar em um cardápio enxuto para que a cozinha do estabelecimento seja adequada para o desenvolvimento dos pratos.

O cardápio compacto deve ter opções que conquistem os clientes, trazendo opções de porções e bebidas variadas, com diferentes tipos de chope, marcas de cerveja e variações de drinks.

Para elaborar o cardápio do seu negócio, evite os pratos muito elaborados e que podem exigir mais espaço na cozinha durante a preparação, atrapalhando o andamento da cozinha e atrasando o preparo de outros pedidos.

dicas para montar bar pequeno

Investimento

Uma das etapas para montar um bar pequeno é a de investimento, e para montar um negócio é preciso investir em equipamentos para a cozinha, como freezer, geladeiras, utensílios de cozinha, além de móveis, como balcão, mesas e cadeiras para bar.

O investimento também deve levar em conta a decoração do ambiente, além do estoque, que deve trazer bebidas e alimentos que serão utilizados no preparo dos pratos oferecidos no cardápio.

Legalização

Para abertura do negócio é necessário fazer a legalização do bar e algumas das etapas e documentos que são essenciais para legalizar o seu negócio são:

  • emissão de CNPJ;
  • alvará da vigilância sanitária;
  • alvará municipal;
  • alvará do corpo de bombeiros.

Outros documentos podem ser exigidos para que o seu negócio funcione dentro da lei, e nesse caso é ideal verificar quais os documentos necessários na prefeitura municipal.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para abrir o negócio é a contratação de colaboradores, e se o orçamento está apertado, é possível começar o negócio com a ajuda de familiares.

Com o passar do tempo e a necessidade de pessoal, é possível contratar garçons, pessoal de cozinha, entre outros colaboradores.

Decoração de bar pequeno

Bar pequeno e simples

bar decorado com estilo simples e criativo

Uma inspiração de decoração de bar pequeno e simples é esta proposta que traz um estilo criativo para o espaço.

O espaço de consumo traz mesinhas ao estilo bistrô com base em latão, que foi pintado em azul e traz um toque de cor para o ambiente.

Os latões altos que formam a base da mesa ganharam tampo redondo de madeira e banquetas mais altas que completam o espaço.

A decoração ainda traz garrafinhas de cerveja, que foram utilizadas como centro de mesa e que ganharam algumas flores, dando a ideia de vasinhos criativos na decoração.

 

decoracao simples para barzinho

Os pendentes coloridos fazem parte da decoração

estilo simples para bar

O espaço pequeno traz banquetas no balcão e mesinhas do tipo bistrô

decoracao para bar pequeno

O espaço traz mesas e cadeiras de madeira

decoracao criativa para bar pequeno

A base do balcão foi decorada com jornais

decoracao de bar pequeno e simples

O espaço traz faixa na parede estilo lousa

decoracao simples para bar pequeno

Bar pequeno e aconchegante

bar decorado com plantas

O ambiente também pode trazer uma decoração com proposta aconchegante, como é o caso desse espaço decorado com plantas suspensas.

Para a decoração do bar, a ideia foi de pintar as paredes de preto e apostar em diferentes pontos de iluminação amarela, trazendo mais luminosidade ao espaço e valorizando a ideia aconchegante.

Um diferencial da decoração são as samambaias suspensas e que decoram todo o espaço do bar, trazendo as plantas como parte da proposta decorativa do ambiente.

 

bar pequeno e aconhegante

O espaço ganhou paredes em tom de vinho e iluminação aconchegante

decoracao aconchegante em bar

A decoração conta com luz mais baixa, deixando o espaço mais acolhedor

estilo aconchegante para bar pequeno

O espaço pequeno traz vasinhos de plantas na decoração

decoracao retro e aconchegante para bar

A decoração estilo retrô é aconchegante

bar com decoracao aconhegante e descolada

A decoração traz móveis vintage

decoracao aconchegante para bar pequeno

Bar pequeno e rústico

bar pequeno com decoracao rustica

A decoração do bar pequeno também pode seguir uma proposta rústica, como é o caso deste espaço que traz elementos em madeira e parede de tijolinhos aparente.

Para a decoração do espaço, a ideia foi de montar um balcão em madeira rústica e acrescentar banquetas em volta do balcão, mantendo o estilo da madeira rústica como um dos materiais utilizados na decoração do ambiente.

O espaço ainda traz parte da parede descascada, dando visibilidade à parede de tijolinhos, um toque decorativo que mostra parte da estrutura do local.

Para aproveitar melhor o espaço pequeno, a estante com prateleiras é ideal para organizar as bebidas, mantendo os itens a mostra e acrescentando alguns detalhes decorativos, como plantas.

 

bar rustico com parede de tijolinhos

O espaço traz balcão com base de madeira

bar rustico e com moveis vintage

O espaço traz móveis vintage com cadeiras em couro

decoracao simples para bar rustico

bar com decoracao rustica e balcao de madeira

O balcão de madeira é um elemento decorativo do espaço

bar pequeno com estilo rustico

Os móveis em madeira dão estilo rústico ao ambiente

bar pequeno e rustico

Bar pequeno e moderno

bar pequeno e moderno

Se a ideia é acrescentar um toque moderno ao bar pequeno, este ambiente traz uma decoração perfeita para o estilo moderno.

O ambiente foi decorado com elementos e cores mais neutras e acabamentos clean, ganhando destaque para os pontos de luz de LED que dão um tom azulado em diferentes pontos do ambiente, como é o caso do balcão e do nicho com bebidas na parede.

O LED colorido é um detalhe fácil de adicionar e  transforma o ambiente com um estilo moderno e um toque de cor.


bar com decoracao moderna

A decoração moderna traz parede de cimento queimado

bar pequeno com decoracao moderna e industrial

As chapas de aço revestem o balcão

bar pequeno com decoracao moderna

O estilo moderno é uma característica do ambiente

bar moderno com balcao iluminado

A base do balcão é iluminada

estilo moderno para decoracao de bar

O balcão iluminado transforma o espaço

decoracao moderna para bar pequeno

 

Agora é seguir as dicas, planejar o negócio e quem sabe futuramente não expandir o bar?!

Você pode gostar...