Enfeites para Estante – 20 Inspirações para Deixar sua Estante Incrível!

+Estantes são decoradas com detalhes. Podemos pensar no móvel como objeto único mas o preenchimento dos nichos é ponto a ponto. Cada um dos enfeites para estante possui seu valor de inserção e são pensados em isolados e inseridos no meio. Por isso a escolha é lenta mas quando se tem dicas legais será muito mais fácil. Confira algumas a seguir.

dicas de enfeites para estante de diferentes estilos

ideias de enfeites para estante

 

Fotos e Modelos de Enfeites para Estante

Lojas de artigos de decoração, papelarias, lojas de presentes….são muitos os pontos comerciais com opções de enfeites para estante. É preciso garimpar, ter calma e aos poucos o ambiente será preenchido com itens do seu agrado.

E com tantas lojas para ir por onde começar? Não existe nada certo ou errado quando se trata de decorar e nenhuma loja deve ser descartada. Você pode, por exemplo, em uma visita a uma papelaria se apaixonar por uma lapiseira diferenciada e a usar na decoração. Criatividade quando se trata de comprar enfeites para estante é um

 

ponto importante.

Mais dicas? Seguem.

 

De Livros

Não é uma obrigatoriedade escolher um tema para decorar uma estante mas ajuda bastante. Em se tratando de uma estante de livros empilhar o material de leitura lado a lado não é o suficiente para uma harmonia visual e enfeites para estante podem ajuda

 

Existem vários procedimentos para organizar uma estante de livros. Algumas opções:

  • Por assunto;
  • Por ordem alfabética de título;
  • Por ordem alfabética do nome do autor;
  • Por cor da capa (sim e fica muito legal!);
  • Por proprietário (sendo dois ou mais moradores);
  • Dentre outras.

Escolha o seu método de organização e só depois busque por enfeites para estante.

 

fotos de enfeites para estante

Estante organizada por cores da capa dos livros.

enfeites para estantes com livros

Letras

As letras já fazem sucesso na decoração de prateleiras e quartos há um tempo. São vendidas em madeira, metal, acrílico e outros produtos diversos. A proposta é ter uma função como enunciar os temas daquele nicho, o primeiro nome dos donos da moradia, dentre outras possibilidades.

enfeites para estante com letras decorativas

Letra decorada em nicho de estante com livros e bebidas.

Estantes de livros organizadas em ordem alfabética podem tirar muito proveito de uma prateleira organizada com letras em madeira. Os enfeites para estante deste tipo enunciam claramente qual letra deve-se procurar naquele nicho, evitando a desorganização.

letras em madeira em enfeites para estante

Letras em madeira para enunciar a primeira letra do sobrenome do autor de uma prateleira de livros.

enfeites para estante letras metalizadas

Descansos

Descansos são objetos usados para evitar que os livros abram as páginas ou auxiliam para ficar em pé lado a lado de forma organizada. São pesados e com duas funções apenas: decorar e manter os livros de pé.

Nas lojas você encontra objetos pesados e ocos feitos apenas para descanso de livro. Até mesmo grandes livrarias como Livraria Cultura e Saraiva já ofertam tais itens. Mas como toda mente criativa é possível usar a imaginação e fornecer um segundo uso para objetos de cozinha e afins.

enfeites para estante descansos de acrilico

lindos objetos de descanso de enfeites para estante

Globo

O globo do Planeta Terra possui dupla funcionalidade. É um item de estudo no Ensino Médio e Ensino Superior para estudantes dos cursos de graduação de Geografia, História e áreas afins. É também um objeto lindo encontrado nas lojas de diferentes materiais para deixar a estante muito elegante.

enfeites para estante globo mundi

enfeites para estante globo da terra

Vasos de plantas naturais/fake

Plantas sempre harmonizam um ambiente. Podem ser falsas ou verdadeiras, o importante é se fazerem presente no espaço. Pequenos vasos saem como detalhes na prateleira e ainda deixam o visual mais leve.

enfeites para estante vaso preto

enfeites para estante vasos com plantas fakes

enfeites para estante vasos e livros

Vasos de plantas naturais na estante da sala.

De Sala

A estante da sala pode ter livros e mas no geral é um espaço neutro com a função apenas de decorar. Em muitas residências o comum atualmente dos projetos é ter uma estante com espaço para TV e eliminar a necessidade do segundo uso. Em outros projetos com perspectiva ampliada, contudo, os móveis em separado ajudam a quem ama detalhes e minimalismo a ousar mais ao decorar seu espaço.

enfeites para estante de madeira crua

Estante de sala rica em objetos decorativos.

Porta retrato

Os estilos mudam e os designers de interiores estão sempre inovando. Mas ninguém abandona o clássico e o porta retrato ainda está neste universo de “tradição”. Todos querem mostrar um pouco da sua família, relembrar momentos com amigos e as fotos fazem parte deste universo.

As dicas na compra de porta retratos para a coleção de enfeites para estante:

  • Atenção especial na cor da moldura para não destoar demais;
  • Os tamanhos não devem ser tão desproporcionais. O modelo 10×15 é considerado o tradicional e com boa visibilidade;
  • De preferência por colocar os porta retratos nas prateleiras de cima em caso de estante baixa para a melhor visibilidade. Sendo estante alta fique com as medianas ou as últimas prateleiras.

porta retrato com foto de família em enfeites para estante

enfeites para estante com porta retrato branco

Porta retrato branco na estante de livros e objetos diversos da sala de estar.

Almofada

Relocar objetos, já pensou nisso? Uma forte tendência do mercado de decoração. Uma almofada serviria apenas para enfeitar sua cama mas pode ser um item diferenciado para decorar sua sala de estar e arrancar elogios da galera.

enfeites para estante com almofada

Quadros

Os quadros são tão legais e usuais quanto os porta retratos. Quadros com frases andam na moda, em especial os com mensagens positivistas. Para fazer o seu a dica é imprimir com papel de boa qualidade imagens bacanas e usar uma moldura de porta retrato.

enfeites para estante com quadros

Mais ideias de como decorar um ambiente com enfeites para estante? Deixe nos comentários para ajudar outros leitores!

Você pode gostar...