TIPOS DE ESPELHOS DECORATIVOS: Dicas e Fotos!


Os diferentes tipos de espelhos decorativos são um bom assunto quando tratamos de design de interiores. O recurso é uma boa aposta para preencher uma parede, dar amplitude ao ambiente, refletir uma bela decoração e aumentar a luminosidade do local. Além da versatilidade nas funções, esse item ainda possui uma variedade enorme de modelos, o que garante que você vai encontrar aquele perfeito para seu estilo.

Quer conhecer um pouco mais desse universo reflexivo que desde os tempos mais primórdios encanta os homens? Então, vamos ao post!

1. Retangular

Um dos modelos mais comuns, o espelho retangular, é capaz de garantir boas ideias quando o assunto é decoração.

Dicas de modelos de Espelhos decorativos para sala

A variedade de molduras ao entorno desse tipo de espelho é capaz de mudar completamente o visual do item, adequando-se ao estilo seguido pela casa em geral.

Se a ideia é usar esse item decorativo no sentido horizontal, o ideal é que ele seja posicionado em cima de um móvel de mesmo tamanho, ou que o espelho nunca seja maior.

Fotos de decoração de sala de jantar com espelho retangular

Utilizar dois retangulares em conjunto é outra possibilidade. Os modelos sem moldura (o acabamento é feito com o próprio vidro) garantem um estilo mais moderno à decoração, e dispensa a preocupação que a moldura seja compatível com o restante dos móveis.

Nomes de Espelhos decorativos para casa

A variedade de modelos e tamanhos de espelhos retangulares é imensa. Nesse projeto, ele foi essencial para preencher uma parede inteira. O conjunto de espelhos retangulares e quadrados garantiu um toque contemporâneo à sala de jantar sem tornar-se cansativo ao campo visual.

Tipos de Espelhos decorativos simples para sala

Fotos de casas decoradas com espelhos

Os espelhos instalados ao lado da parede de canjiquinha refletem os pendentes e deixam a sala de jantar maior do que é!

2. Espelho Bisotado / Facetado / Lapidado

Se você nunca ouviu nenhum desses termos, não se assuste. Tais designações referem-se ao trabalho que é feito na borda do espelho, com o próprio material, dando uma angulação ao item e criando um efeito de acabamento mais sofisticado; ou seja; é um espelho sem moldura, mas que tem uma borda feita dele mesmo.

Diferenças entre bisotado, facetado e lapidado

  • Bisotado: a técnica bisotê é caracterizada pelo efeito chanfrado, criando-se uma espécie de moldura delicada ao item – em razão disso, ele custa mais caro que os espelhos tradicionais;
  • Facetado: outro nome que se dá ao bisotado, em que é criada uma borda no item.
  • Lapidado: a peça é cortada e passa por um processo para lapidar suas bordas, de modo que estas não fiquem cortantes ao tato.

Diferença entre espelho bisotado facetado e lapidado

O espelho lapidado pode não ser bisotê ou facetado (com bordinhas); contudo ao adquirir um modelo facetado é ideal que o objeto também seja lapidado, de modo a garantir a segurança das pessoas.

Fotos de banheiros decorados com espelho bisote simples

Esses tipos de espelhos que não tem moldura são excelentes recursos para a decoração de um banheiro clean ou discreto, e pode ser instalado diretamente na parede.

Modelos de espelhos bisotados para sala

Para as paredes decoradas, o uso de espelhos sem moldura pode se tornar essencial para não pesar na decoração. Nesse caso, a parece foi revestida de tecido colorido e o espelho para decorá-la foi apenas ao estilo lapidado.

O uso do item com bordinhas delicadas (bisotê) também é um alternativa interessante para os mais diversos ambientes clean, já que não há algo além da estrutura da peça.

Fotos de decoração com espelho bisote moderno

Até agora mostramos as versões mais simples do espelho bisotado. Se você gostou da técnica, mas procura por algo mais impactante, o modelo ideal para o seu caso é o bisotado quadriculado, que é um verdadeiro show de beleza e sofisticação!

Fotos de salas de jantar com espelho bisotado até o teto

Como você pode ver, o efeito é de vários espelhos bisotados unidos. Eles podem ser dispostos em quadrados ou losangos e as duas versões ficam maravilhosas em salas de jantar, quartos e halls de entrada. Trata-se de uma peça decorativa, não sendo indicado para lugares em que o reflexo nítido é exigido, como em banheiros de uso frequente.

Dicas de como usar espelho bisotê quadriculado na decoração

Dicas de decoração com espelho bisotado para hall de entrada

É claro que além do espelho bisotê quadriculado e em losangos, é possível criar outros modelos e desenhos com a técnica facetada. Você pode, por exemplo, criar uma borda larga bisotada, vai do gosto!

3. Espelho Bronze

Em meio à numerosidade de belezas reflexivas, o mais comum é encontrar peças pratas (espelhos tradicionais), no entanto, quando usadas como painéis em grandes paredes pode cansar um pouco a vista.

Uma solução para isso, é o uso de espelho bronze. Ah, e não estamos falando da moldura, mas sim do próprio material.

Fotos de decoração com espelho bronze até o teto

Esse tipo de espelho pode ser comprado diretamente de fabricantes. Outra alternativa, é recorrer à técnica de usar película para alcançar a coloração bronze ou cobre; mas esse trabalho deve ser feito por profissionais especializados.

Fotos de quartos decorados com espelho bronze no armário

Além da sensação visual, outra característica da superfície reflexiva neste tom é que ela é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante. Por isso, o uso de espelho bronze no quarto tem se tornado cada vez mais recorrente, afinal esse cantinho merece um toque mais reconfortante e relaxante.

Cores de espelhos para salas - bronze, cobre e dourado

Combinar o bronze com iluminação indireta é um truque para deixar o ambiente mais confortável e acolhedor.

Dicas de decoração com espelho bronze grande

Justamente em função desta sensação de aconchego e também por ser mais escuro, este modelo não é indicado para cômodos que necessitam de uma boa visibilidade e claridade, como banheiros e áreas de atividades e trabalho.

4. Espelho Veneziano 

Curiosidade sobre o espelho veneziano

O nome é oriundo de Veneza e isso se dá pois a técnica utilizada para esse tipo de espelho também tem origem na terras das máscaras. Até meados do século XVII, essa peça só era produzida por artesãos venezianos e tinha um custo altíssimo.

Diante da hegemonia do povo veneziano, um rei francês (Luís XIV) decidiu quebrar o segredo e subornou artesãos que desenvolviam a técnica. As vezes uma ação negativa tem efeitos positivos e foi este o caso… Graças à falta de ética do rei francês, o segredo se difundiu e o preço tornou-se acessível.

Modelos de Espelhos venezianos

Esta belezinha advinda de tempos gloriosos de nações e que fez parte de planos reais, só poderia ser sofisticada e elegante, né?

Fotos de quartos de casal com espelho veneziano

Esses modelos de espelhos decorativos ganham molduras confeccionadas no próprio vidro e, por sua vez, são ricas em detalhes, e este é seu diferencial. Apesar de ser oriundo de uma antiga técnica, ainda é um espelho clássico.

Fotos de lavabos decorados com espelho veneziano redondo

Aparador e penteadeira com espelho veneziano

Dicas de decoração com espelhos venezianos

O classicismo desse item não impede seu uso em ambientes com diferentes estilos de decoração e o mix pode quebrar uma decoração monótona e dar um toque especial e único ao cômodo. Eu, particularmente, adoro combinar o clássico com o moderno e este espelho traz requinte para qualquer espaço, tornando-se o verdadeiro protagonista do ambiente.

Onde comprar espelho veneziano?

O item que não é restrito mais ao mercado veneziano, podendo ser encontrado em terras brasileiras e a compra pode até ser feita pela internet, a exemplo do site Submarino que reúne diferentes formatos. Clique aqui para conferir.

Tipos de espelhos venezianos - onde comprar

O preço dos espelhos venezianos costuma ser elevado. Contudo, você pode encontrar modelos mais simples e menos trabalhados por valores mais acessíveis em sites como o Mercado Livre.


5. Espelho Vitoriano / Barroco

Os espelhos com estilo vitoriano e barroco são caracterizados por suas molduras requintadas e cheias de detalhes. O estilo vitoriano é oriundo de reinados e marcado pela sofisticação. Já o barroco é marcado pela riqueza em detalhes minuciosos.

Fotos de lavabos com espelho vitoriano antigo

A aparência das molduras rococó pode deixar a decoração um tanto pesada, por isso é imprescindível que o restante do ambiente tenha uma decoração mais leve ou que a moldura combine com a decoração. Se a casa segue uma decor mais moderninha, por exemplo, uma releitura do espelho vitoriano com moldura colorida é uma ótima pedida para dar um ponto de destaque interessante. Contudo, se já há uma mistura de cores e texturas nas paredes e móveis, talvez uma moldura branca seja a melhor opção. Em todo caso é preciso avaliar o contexto.

Lavabo decorado com espelho vitoriano bronze

Vamos a um exemplo. Na foto acima, a moldura dourada na parede turquesa conciliou o aspecto ousado da pintura com a sofisticado do espelho. Os demais acabamentos e decoração do lavabo ficaram nos tons neutros, perceba que até a luminária de lâmpada é discreta. Neste caso, a mistura de ousadia, luxo e modernidade funcionou perfeitamente e o lavabo ficou muito charmoso!

Fotos de espelhos barrocos com moldura antiga colorida

Na sala, o espelho barroco com moldura verde água foi escolhido como destaque do ambiente, já que as paredes e o sofá são clarinhos e clean. Lindo!

Onde comprar?

No site Submarino há dois modelos disponíveis nesse estilo, e o preço está bom: cada um custa R$ 107,91.

Dicas de onde comprar espelho com moldura antigaPreço de espelho barroco vitoriano antigo

  1. Para comprar o preto, clique aqui.
  2. Para adquirir o bronze, acesse este link.

6. Espelho Provençal

Fotos de salas de jantar decoradas com espelho provençal

Para deixar a decoração mais singela, ou se você tem um espaço pequeno, uma alternativa é recorrer aos pequenos espelhos de estilo provençal. Criar uma parede com esses itens é uma ideia capaz de transformar qualquer parede.

Nesse primeiro projeto, a parede de tijolos ganhou ainda mais realce. A aposta foi misturar o rústico dos tijolinhos desgastados com a delicadeza das molduras provençais, e com toques de cores para dar vida à sala. A combinação ficou super charmosa, não?

Fotos de Lavabos com espelho provençal

O espelho provençal é marcado por suas molduras com detalhes e tons claros, o que permite inserir o item em uma parede mais carregada, como a ideia utilizada nesse lavabo. Veja como o móvel branco envelhecido ornou com o estilo da moldura.

Composição de espelhos provençais e molduras de resina brancas

Fotos de quartos de casal com espelho provençal decorativo

Fotos de aparador e penteadeira com espelho provençal

Outro uso bem bacana e frequente é em closets ou em penteadeiras, já que normalmente o visual romântico chama mais a atenção do sexo feminino. Mas não se engane: essa impressão fica óbvia quando o inserimos em um ambiente com tons pasteis e estampas floridas… Coloque-o em uma parede escura com móveis robustos e masculinos e sua delicadeza não ficará mais tão evidente.

Onde comprar espelho provençal?

Algumas sugestões de compras à preço bom:

Dicas de lojas de espelhinhos provençais Onde comprar espelho provençal barato e lindo Dicas de lojas baratas e confiáveis de espelhos provençais decorativos Dicas de lojas de molduras provençais baratas para decoração

  1. Para comprar o modelo oval, clique aqui.
  2. Para adquirir o modelo com formato de coração, acesse este link.
  3. Para boletar o retangular, este é o link.
  4. E para levar o último lindão para casa, clique aqui.

 

7. Espelho Redondo / Oval

O espelho redondo ou oval é mais moderno que o retangular, mas ainda assim tradicional. Se a intenção é usar esse item com a ideia de reflexão, ele deve ter dimensões consideráveis para garantir um campo visual maior.

Fotos de banheiros com espelho redondo

Ao ser usado como um tipo de espelho decorativo, o item pode ser grande ou pequeno e pode até fazer parte de uma composição com tamanhos variados.

Dicas para decorar com espelho decorativo redondo

Fotos de penteadeira com espelho redondo

Para não deixar o decor muito carregado, o tamanho do espelho redondo deve ser compatível com o tamanho da sala, já que esse formato tende a parecer maior do que realmente é. Então, tome cuidado se o cômodo for pequeno.

Fotos de quarto decorado com espelho provençal oval colorido

Fotos de decoração com espelho oval simples e moderno

Para lugares apertados, dê preferência à modelos de espelho oval.

8. Espelho com Moldura de Madeira

O espelho com moldura de madeira é bem tradicional, e suas variações podem render ótimas combinações.

Fotos de espelhos com moldura de madeira de demolição

Que tal um espelho rústico? Mas atenção: ao utilizar um item com madeira nas bordas, é preciso analisar se o material escolhido não destoa do ambiente. Não há necessidade de ser do mesmo tom dos móveis, nem mesmo material, mas é preciso que haja harmonia. Por exemplo, uma moldura de madeira acinzentada pode não ficar tão bacana se o rack da TV logo ao lado tiver um tom de madeira avermelhado. Quando essa diferença de tons é muito grande você pode até conseguir uma combinação legal, mas saiba que é muito mais fácil errar do que acertar.

Modelos de espelhos decorativos com moldura

Fotos de salas decoradas com espelho com moldura de madeira

9. Espelho Jateado

O espelho jateado passa por uma técnica que recebe desenhos no próprio vidro, e nessa área trabalhada a imagem fica opaca. Quanto aos desenhos, a escolha vai depender do desejo do cliente, já que as opções são infinitas.

Fotos de decoração com espelho jateado - modelos

10. Espelho Camarim

Como o próprio nome já diz, esse é aquele tipo de espelho típico de penteadeira camarim, com luzes em volta do item. Apesar de ser bem tradicional do ambiente artístico, esse espelho tem invadido as residências para dar um toque vintage.

Dicas de como fazer espelho camarim para penteadeira

Fotos de penteadeiras camarim com espelho de lampadas

Dicas de tipos de espelhos para closet e penteadeira

O tipo de espelho é indicado para áreas em que seja necessária uma ótima iluminação, a exemplo de banheiro (principalmente quando usado para maquiagem) e penteadeira. Dá até para criar um espacinho assim no closet. Ah, e você mesma pode montar o seu, basta mandar fazer os furos em uma moldura e encaixar as lâmpadas – o ideal é que sejam de LED, já que não esquentam.

11. Espelho Adesivo Decorativo

Para uma decoração bonita e barata, uma sugestão é usar espelho adesivo decorativo. O recurso é um adesivo reflexivo (alguns são espelhos mesmo com adesivo), que são fixados na parede. O item pode ter diferentes formas e algumas até divertidinhas.

Onde comprar espelhos decorativos adesivos barato

Não devemos ter a intenção de usar este ornamento para exercer a função de refletir imagens, mas sim para decorar as paredes com um toque de brilho descontraído.

Dicas de desenhos espelhados adesivos para decorar sala

Decoração com adesivo tipo espelho em quarto

Para quem gosta de cãezinhos, dá até para fazer uma homenagem usando um modelo com formato canino, como o de York Shire que vemos acima.

Ufa, chegamos ao final! Entre tantos tipos de espelhos decorativos, você já sabe qual é o seu preferido? Com tantas opções o difícil é escolher apenas um, não acha? Mas se você não se contentou, visite também nosso post sobre decoração com espelhos – nele damos dicas de locais estratégicos para posicioná-lo, falamos sobre vários usos diferentes com fins estéticos e mostramos mais um montão de fotos maravilhosas!



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Rosangela Alexandre disse:

    Gostaria de saber o tamanho e custo do espelho no item 10 (rosto com bjs coração). Desde já muito obrigada.

  2. Alexandre Lima disse:

    Bonitos mas o formato de gota d’água não vi nem um estava procurando um gota bisote tamanho 40×35 se tiver me mande o valor com frete para 35640 000

  3. Juliana Gomes de Azevedo disse:

    Gostaria de saber o valor do espelho item rosto com beijos em coração.

  4. Thilety Martins disse:

    Gostaria de saber o preço do espelho jateado

  5. Juliana Gracielli Piovan disse:

    como faço pra comprar o item 11?
    gostaria de saber o preço.
    aguardo resposta.

  6. Edgar Garcia Costa disse:

    Quanto fica um espelho bisotado com suporte de parede 120x 60 cm?

  7. Yara disse:

    Gostaria de saber o valor do rosto com beijinhos de coracao
    grata

  8. Thais disse:

    Amei sua publicação, Parabéns muito proveitosa ?

  9. Taciele disse:

    Qual o valor em média do espelho do item 8?

  10. maria das neves disse:

    Gostaria de ver um modelo de espelho pra sala jateado de uma lista na parte inferior e outra parte na superior

  11. Alexandra Souza disse:

    Gostaria de saber como escolher um espelho de qualidade para faze bisote quadriculado?
    Qual a melhor marca de espelho?
    Desde ja agradeco a atencao

    \

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *