Chá Calmante – 9 receitas naturais, fáceis e eficazes!
O chá calmante é uma opção perfeita para ajudar a relaxar, aliviar o estresse do dia a dia, reduzir a ansiedade e até melhorar a qualidade do sono.
Você sabia que existem diversas opções incríveis para tomar diariamente? Você pode fazer em casa passo a passo, usando folhas, raízes, flores e diversas partes de várias ervas.
Se você precisa de uma opção para acabar com ansiedade, estresse e insônia, confira o conteúdo com dez tipos de chás perfeitos para consumir e ter ótimos resultados.

Via: Everyday Health
Opções de chá calmante para ansiedade, estresse e insônia
Selecionamos as 10 melhores opções de chá calmante para você conhecer!
Camomila
A camomila é o principal exemplo de erva calmante, a mais conhecida e mais popular. Ela possui propriedades medicinais que ajudam a relaxar os músculos e o sistema nervoso.
As flores da camomila parecem pequenas margaridas e se destacam pelas cores branco e amarelo. Elas são o principal insumo para fazer o chá. Além disso, servem para produzir óleo essencial e diversos produtos.
O aroma da camomila é suave e adocicado, por isso é o melhor chá para relaxar. Para completar, os componentes ativos dessa erva são antioxidantes, anti-inflamatórios, indicados para aliviar distúrbios digestivos e para tratar irritações da pele.

Via: Pixabay

Via: Everyday Health



Maracujá
A planta do maracujá, conhecida como passiflora, é popular por suas propriedades medicinais. De acordo com especialistas, é a mais indicada para tratar distúrbios do sono, ansiedade e nervosismo.
A parte mais usada para fazer o chá são as folhas e raízes. Já as flores são lindas e exóticas, arredondadas e com uma aparência única. O fruto é usado para fazer sucos e diversas preparações, outra ótima opção para relaxar e dormir melhor.
Muito comum no Brasil, essa planta cresce como trepadeira e se alastra rapidamente. Por isso, você pode cultivar em casa, para usar todas as partes, para uma série de produtos e preparações.




Lavanda
A lavanda é uma planta muito tradicional, conhecida por suas flores perfumadas e várias propriedades medicinais e terapêuticas.
Para se ter ideia, é usada em uma série de produtos, desde óleos essenciais até produtos de beleza e também os famosos chás.
Com grandes propriedades relaxantes e calmantes, o chá de lavanda ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e a tensão. Por isso, pode ser consumido sempre durante a noite, antes de dormir.
Outros benefícios da lavanda incluem: ação anti-inflamatória, melhora dos sintomas da depressão, alívio de problemas digestivos, alívio de dores musculares, efeito sedativo e cicatrizante. Uma erva realmente milagrosa.

Via: Casa e Jardim

Via: Appalachian Botanical Co


Via: Casa Abril
Valeriana
A valeriana está entre as alternativas de chá calmante para idoso. Trata-se de uma planta perene conhecida por várias propriedades medicinais.
A parte usada para fazer chá é a raiz, que tem um cheiro e um aroma forte, que pode causar estranhamento em pessoas que ainda não conhecem essa erva.
Mas, apesar disso, é uma opção perfeita para dormir e relaxar, com vários componentes ativos que induzem o sono e acabam com a insônia.
Além disso, a valeriana também pode ser usada para tratar distúrbios nervosos, como hiperatividade, agitação e nervosismo; além de aliviar dores musculares e cólicas.



Erva-cidreira
Outra planta muito comum e usada como chá calmante é a erva-cidreira, chamada também de melissa. Possui propriedades relaxantes e sedativas, ideal para dar fim a ansiedade e atenuar sintomas de estresse e insônia.
O chá de melissa é ótimo para a melhora do humor, atenuando até os sinais de depressão. Da mesma forma, possui propriedades antioxidantes, cicatrizantes, antibacterianas e digestivas.
As folhas são a parte da erva-cidreira usada para fazer chá e outros produtos. Segundo especialistas, você deve consumir sempre antes de dormir, para relaxar e ter uma ótima noite de sono.

Via: eCycle

Via: Fine Dining Lovers

Via: Dicas de Mulher

Via: Sharmis Passions
Alecrim
O alecrim é muito aromático e com forte poder medicinal, utilizado em diversas preparações e perfeito para chás.
Planta perene, tem folhas pontiagudas com um sabor mentolado e um cheiro agradável, por isso é usado como tempero.
De modo geral, essa erva ajuda a controlar a insônia, é antioxidante, estimula a memória e a circulação. Você pode fazer o chá para consumir durante todo o dia.

Fonte – Pinterest



Mulungu
Mulungu é uma árvore muito comum no Brasil. O chá é feito com a casca e tem propriedades calmantes, sedativas e relaxantes.
Outros nomes comuns dessa espécie são corticeira e bico-de-papagaio. Quando adulta, se destaca pelas lindas flores vermelhas, destacando o paisagismo de qualquer cenário.
Segundo especialistas, o chá da casca do mulungu é perfeito para aliviar sintomas de ansiedade, insônia, nervosismo e estresse. Por isso, você pode consumi-lo durante o dia, de preferência com orientação médica, pois essa erva não é indicada para grávidas e para outros casos.
Além do chá para insônia e ansiedade, o mulungu também pode ser usado em vários produtos, como tinturas e extratos.



Lúpulo
O lúpulo é uma plantinha que se destaca pela cor verde e também na produção de cerveja. Entretanto, seu uso em chás também é muito comum.
Essa planta trepadeira possui cones florais e cresce muito rápido. Nesses cones está uma substância amarelada responsável pelo gosto amargo das cervejas.
Além da produção dessa famosa bebida, o lúpulo também é usado na medicina herbal tradicional por suas propriedades calmantes e sedativas. Pode ser usado em infusões e suplementos, assim como chás, que ajudam a diminuir o estresse e a insônia.
Sendo assim, você pode consumir o chá de forma recorrente para dormir melhor, sendo uma boa alternativa para acalmar e desacelerar.




Erva-de-São-João
A erva-de-São-João é muito conhecida na fitoterapia por suas diversas propriedades. É uma planta herbácea com folhas ovaladas ricas em óleo essencial. Além disso, tem flores amarelas e com um ótimo aroma.
Planta perene, é conhecida por suas propriedades antidepressivas e ansiolíticas. De acordo com especialistas, é uma erva utilizada para tratar a depressão, ansiedade, distúrbios do sono e outros distúrbios relacionados ao humor.
Além de ser um ótimo chá calmante, também pode ser usada em tinturas, extratos e encapsulados. Você pode cultivar a erva-de-São-João em casa, em vasos e canteiros.



Como fazer chá calmante? – Dicas e receitas
Como fazer chá calmante passo a passo? Se você pretende consumir o chá de ervas para acabar com o estresse, insônia, ansiedade e outros problemas, escolha a melhor opção para consumir frequentemente.
- Primeiro, escolha a erva que mais gosta. Opções como camomila e maracujá são as mais populares;
- Ferva água, cerca de 200 a 300 ml e deixe bem quente;
- Em seguida, coloque a erva que deseja fazer o chá;
- De modo geral, são usadas as folhas, cascas ou outras partes da planta;
- Deixe a erva em infusão na água quente por cerca de cinco minutos;
- Coe bem e consuma o chá;
- De fato, alguns chás têm um gosto mais suave e outros um gosto mais forte;
- Consuma todos (não de uma vez) e faça testes para ver qual é o melhor para o seu caso.
- Todas as ervas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e supermercados. Além disso, cultive em casa, como a camomila, por exemplo.
Enfim, é comum as buscas por chá calmante, pois é melhor consumir opções naturais do que medicamentos. Entretanto, consulte sempre um especialista para saber qual erva é melhor para o seu caso.
Lembrando que grávidas, lactantes, pessoas com doenças ou que tomam medicamentos devem ter cautela no consumo de chás, contando sempre com a orientação de médicos ou nutricionistas.
Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais!