Sala de Estar e Jantar Integradas: Vantagens, dicas e 38 fotos!


Uma tendência que veio para ficar quando o assunto é construção moderna é a sala de estar e jantar integradas. Esse conceito veio para agregar mais amplitude ao imóvel, além de proporcionar uma convivência mais intimista e agradável aos moradores e convidados da casa. Afinal, a hora de bater papo e a hora de comer raramente ficam separadas em um momento de descontração, você não acha?

sala-de-estar-e-jantar-integradas-modelos

Essa moda pegou tanto no Brasil que é raro, hoje em dia, vermos um projeto que tenham a sala de estar em um cômodo e a sala de jantar em outro. Com certeza você já deve ter se inspirado por aí, e ficou com aquela vontade de aderir, não é mesmo?

Então, por que não conhecer ainda mais sobre as vantagens de se apostar em um ambiente integrado, as dicas úteis para decorar e ver fotos para ajudar a colocar essa ideia em prática? Venha com o Doce Obra neste artigo recheado de informações!

sala-de-estar-e-jantar-integradas-de-cima

Vantagens e desvantagens

Como já falamos acima, duas das maiores vantagens de ter uma sala de estar e jantar integradas é aumentar a sensação de espaço. Isso é muito importante atualmente, até por que os apartamentos e casas tem se tornado cada vez menores, para atender à alta demanda. Assim, aquele apê pequenino ganha uma nova cara e amplitude, simplesmente com a integração desses dois ambientes.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-aconchegante

Outra vantagem é a comodidade que essa alteração no projeto proporciona. Isso acontece por que, de certa, forma esses dois cômodos se complementam. Facilitam a vida da família, que quer confraternizar ou passar um período do dia juntos, e ajudam em dias de festa, onde é preciso acomodar várias pessoas e manter um contato mesmo estando em “locais” diferentes.

Adotando esse estilo para sua casa, você verá que sua casa se tornou um lugar infinitamente mais “agregador”. As pessoas se sentirão mais à vontade durante um jantar, e você também, por proporcionar isso a sua família e amigos.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-amplo

Especialistas em design de interiores classificam esse tipo de decor, como uma maneira de criar uma proposta menos formal e mais intimista. Além disso, é a saída ideal para quem deseja um ambiente mais ventilado e iluminado.

Uma desvantagem que podemos indicar é a sua adequação a essa tendência. Pois há quem esteja acostumado com cômodos mais reservados, que tenham uma função para cada ação.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-vintage

Outra situação que pode incomodar é a necessidade de máxima organização e uma harmonia na decoração, pois serão ambientes que deixarão à mostra todo o seu gosto e estilo pessoal. Você terá tempo para isso? É questão de se pensar.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-moderna

Mas se não vê problema nisso, mãos à obra! Embarque na aventura de ter uma sala de estar e jantar integradas, dando um toque sofisticado e contemporâneo ao seu lar.

Dicas úteis para decorar

No tópico anterior já evidenciamos um fator importante para a decoração desse tipo de sala integrada: harmonia. É comum pensar que você terá que delimitar espaço para cada sala, criando uma decoração diferente para a sala de jantar e para a sala de estar. Não.

Pense em uma decoração única e que não seja muito sobrecarregada, já que esse ambiente será amplo e terá inúmeros elementos como móveis, objetos de composição e iluminação.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-tudo-rosa

Procure investir em móveis e têxteis que ofereçam bastante conforto, físico e visual. A ideia neste caso é tentar ao máximo criar um ambiente leve e moderno, nada muito pesado, com muita informação. Isso vale também para as cores escolhidas.

A paleta de cores para as paredes e também para itens de decoração, deve ser harmoniosa. Sala de estar e jantar integradas não combinam muito com tons escuros, pois é ideia é justamente deixar tudo clean e arejado. É possível apostar em tons iluminados e deixar estas duas salas bem confortáveis.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-mais-espaco

A iluminação é um ponto forte desse tipo de integração. Os decoradores sugerem um lustre em um dos ambientes e spots embutidos no outro. Assim o resultado fica com uma luz agradável a abundante, tomando todo o espaço integralmente.

Bom… que mais? Ah, não se esqueça de manter tudo organizado. Para o espaço de jantar, a ideia é investir em um armário sob medida, ou cristaleira bem bonita para o caso de precisar guardar itens de cozinha neles, como faqueiro, pratos e até toalhas de mesa. Essa dica funciona bem caso você não tenha espaço na cozinha, e também para tudo ficar mais à mão na hora de aprontar uma mesa decorada.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-diferente

Decorar um ambiente integrado é basicamente ter bom senso e pesquisar bem, sempre priorizando aconchego e praticidade. Quer conhecer fotos de sala de estar e jantar integradas? Vem com a gente para o próximo tópico!

Fotos e modelos de Sala de Estar e Jantar integradas

Simples para apartamento pequeno

Se o seu apartamento é pequeno, a melhor saída para conferir mais espaço é integrar a sala de estar com a sala de jantar. Fique atenta quanto à escolha dos móveis, que devem ser milimetricamente medidos para que não afeta a circulação das pessoas.

Uma mesa redonda para a sala de jantar é uma ótima ideia, mas pode-se também optar por um balcão, com bancos recostados na parede. São duas formas de economizar espaço.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-pequenas

Espelhos também são muito bem vindos! Eles aumentam a sensação de espaço e juntamente com a iluminação, proporcionam sofisticação e aconchego.

Veja modelos lindos de sala integrada para apartamentos pequenos:

sala-de-estar-e-jantar-integradas-apartamento

sala-de-estar-e-jantar-integradas-ape-pequeno

sala-de-estar-e-jantar-integradas-diferente-e-clean

sala-de-estar-e-jantar-integradas-diferente

sala-de-estar-e-jantar-integradas-moderna

sala-de-estar-e-jantar-integradas-para-apartamento

sala-de-estar-e-jantar-integradas-pequeninas

sala-de-estar-e-jantar-integradas-simples

Modernas para casa com escada

As escadas dos sobrados, geralmente, ficam nas salas de estar. Por ocuparem espaço, podem deixar o ambiente menor do que o desejado, e por isso recorrer à integração com a sala de jantar pode ser uma ótima ideia.

É possível dar um estilo sofisticado a esse tipo de ambiente, iluminando todos os ambientes inclusive a escada. Busque decorar de maneira harmoniosa, para que não fique sobrecarregado.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-escadas-moderna

A escada, nesse caso, deverá fazer parte da decoração, sendo um item bonito e elegante, e não como um “intruso” no meio da sala. Por isso, muitos decoradores sugerem que o material da escada em questão não seja muito sisudo, e dê leveza, além de combinar com o restante do decor.

Escada vazadas, em madeira ou brancas, de porcelanato ou cimento queimado branco são boas pedidas!

Veja vários modelos inspiradores de salas integradas modernas para casas com escada:

sala-de-estar-e-jantar-integradas-com-escada

sala-de-estar-e-jantar-integradas-escada

sala-de-estar-e-jantar-integradas-escadas-aconchegante

sala-de-estar-e-jantar-integradas-escadas-luxo

sala-de-estar-e-jantar-integradas-escadas-pequena

sala-de-estar-e-jantar-integradas-escadas-simples

sala-de-estar-e-jantar-integradas-escadas

sala-de-estar-e-jantar-integradas-moderna-com-escada

Espaçosas com luxo

Se a sua sala é espaçosa, dê valor a ela! Busque criar uma decoração minimalista e com itens luxuosos, mas que chamem a atenção por sua elegância e delicadeza, e não por extravagância. Para isso, tente equilibrar dos itens de decoração que vai colocar, não exagerando muito nas estampas ou brilhos.

Capriche no lustre escolhido. Como as salas são amplas, pode apostar em mais de um, sem problemas. Deve haver cortinas para que a luz de fora não atrapalhe, já que haverá mais janelas. Além disso, elas ajudam a criar um ambiente mais aconchegante. Prefira modelos fluidos e claros.

sala-de-estar-e-jantar-integradas-cara

Nesse tipo de cômodo, por ser grande, a mesa pode ser mais extensa, redonda, quadrada ou retangular. Não há restrições. Elas podem ser de vidro temperado transparente ou coloridos, dependendo do estilo que você quer adotar.

Um tapete na sala de estar também é uma escolha que sempre dá certo. Pode escolher um modelo quentinho, pois as salas grandes já são bem arejadas e podem até deixar o local mais frio que o normal, assim os tapetes, e outros têxteis, como colchas podem ajudar a aconchegar mais.

Não deixe de ver as fotos incríveis que selecionamos de salas integradas luxuosas!

sala-de-estar-e-jantar-integradas-bem-clean

sala-de-estar-e-jantar-integradas-chique

sala-de-estar-e-jantar-integradas-grande

sala-de-estar-e-jantar-integradas-luxo

sala-de-estar-e-jantar-integradas-luxuosa

sala-de-estar-e-jantar-integradas-pb

sala-de-estar-e-jantar-integradas-sofisticada

Que tal as nossas dicas sobre sala de estar e jantar integradas? Espero que tenha gostado e que esse artigo ajude você a se decidir sobre o estilo que deseja para sua casa. Frisamos que esse modelo de ambiente integrado é muito procurado e é uma das melhores opções para qualquer casa ou apartamento. Boa sorte!



COMPARTILHE!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *