SALA DE JANTAR PEQUENA: Aproveitamento e Decoração
Os cômodos amplos e espaços já são raridade nos projetos atuais, e diante da diminuição dos ambientes, a solução é dar um jeitinho para decorar aproveitando cada centímetro. Pensando em quem está tendo problemas para decorar a casa, hoje a dica é para sala de jantar pequena.
Dicas de acabamentos
Sugestões de cores
- Bege e tons suaves
Pintar apenas uma das paredes pode ser a solução para dar cor sem deixar o ambiente carregado. Nesse caso, a opção foi usar um bege com fundo rosinha.
- Mesclar dois tons de bege também é interessante, use a tonalidade mais escura apenas em detalhes ou uma parede menor, e reserve a nuance mais clara para o restante das paredes.
- Se os ambientes são integrados, o tom camurça funciona muito bem para ambos os espaços.
- Na parede com espelho, a cor areia dá vida a decor com predominância de branco.
- Verde
O tom de verde que tem uma misturinha com azul é um charme. A cor mais apagada é capaz de deixar o ambiente calmo e pode funcionar como tom neutro, já que permite misturas com outas cores.
- Cinza, branco e gelo
Para dar cor sem adicionar informação demais, aposte no cinza. A cor que é tendência reproduz um efeito super atual e permite diferentes misturas na decor.
E por que não o branco? Pode parecer óbvio, mas a cor fica linda em uma decoração clean e funciona perfeitamente com mobiliário de madeira.
Se você vai usar madeira clara, mas não quer ficar no branquinho básico, o tom gelo dá cor e ainda assim deixa os móveis e a decor como ponto foco.
- Azul turquesa
Até mesmo nos ambientes pequenos a cor mais vibrante funciona bem. A única dica para usar essa tonalidade, é investir em uma boa iluminação (natural e artificial) para transmitir a intensidade do tom.
- Rosa antigo
A parede cor-de-rosa também é linda, mas para esse ambiente, o ideal é optar por tons mais frios, como rosa antigo ou chá.
Papel de parede
Com pouco espaço, o papel de parede é um recurso ótimo, mas se a ideia é utilizar um modelo estampado, opte pelas versões com desenhos menores; como esse modelo geométrico que remete a decoração retrô.
O modelo de arabescos é clássico, e mesmo que tenha estampa maior, pode ser usado. Para dar sensação ampla, aposte em espelhos para decorar e até mesmo nas versões metálicas do revestimento, que transmitem mais luminosidade para o restante do ambiente.
A parede de listras é aposta certeira para driblar o cômodo pequeno. As linhas verticais alongam, enquanto as horizontais ampliam; mas ambas funcionam muito bem nesse tipo de projeto.
Para dar ideia mais antiguinha, o modelo que simula anúncios antigos também pode ser utilizado. Nesse caso, aposte em revestimentos com tonalidades claras e sem excesso de escritas e imagens.
Mais fotos
Parede decorada
As placas 3D board ou revestimento cimentício 3D são ideias para revestir a parede. A aplicação exige obras, mas o resultado é impecável e garante uma visual único.
Pedras decorativas também cumprem muito bem o papel de decorar paredes, e as cores mais claras valorizam o pequeno espaço.
Dica: opte por peças menores de pedras, e isso garantirá melhor resultado.
O painel de madeira fica lindo na parede e cria um clima mais aconchegante para a área das refeições, mas lembre-se de escolher sempre madeira clara.
E por que não apostar em peças cerâmicas? Neste projeto, a parede foi recoberta com azulejos de formas geométricas, mas outros modelos e estampas também ficam bem bacana, e além do mais, são simples de limpar.
Mais fotos
Dicas de móveis
Mesa para sala de jantar pequena
As versões mais compactas e dobráveis são ideais para a casa com poucas pessoas, mas que sempre recebe visitas. O modelo fica pequeno para fazer as refeições do dia a dia, mas a base dobrada pode ser aberta para receber os amigos.
O tampo de vidro é uma tendência que veio para ficar. Os modelos são variados, mas a superfície translúcida dá impressão de ocupar menos espaço. E além de tudo ainda garante um visual super moderno.
O modelo de mesa toda de vidro também é um charme e além de ter a superfície no material transparente ainda tem a base, dispensando assim, o apoio com cor ou outro material.
Modelos redondos e compactos também são ótimos para espaços pequenos. Nesse caso, o ideal é optar por um conjunto com cadeiras menores, assim os assentos não ocupam tanto espaço do cômodo.
As versões com tampo de vidro e base de metal são lindas, e se a base for de espessura fina, é melhor ainda.
Na decoração com predominância de branco, a mesa pode ser da mesma cor e assim integrar-se ao espaço. Para dar um pouco de cor, vale recorrer a cadeiras coloridas.
Se tudo é branco demais, a madeira é ótima para fugir da monotonia. A mesa com ponta encostada na parede aproveita melhor o espaço, e o sofazinho de canto é outro recurso bacana para a sala de jantar.
Buffet ou aparador
Se você tem dúvidas sobre buffet ou aparador, a dica é considerar o que mais precisa.
- Buffet: ideal para ter mais espaço em armário, livrando assim um pouco da cozinha e deixando a mão utensílios usados na mesa de jantar.
- Aparador: móvel mais simples que não dispõe de armário, mas que tem uma superfície que pode receber enfeites e servir como apoio para servir as refeições.
Nessa sala de jantar, a opção foi utilizar um aparador e encostar a mesa no móvel. O design simples da peça apenas completa a decoração do ambiente.
Com pouco espaço, o aparador foi fixado na parede e a cor branca do móvel ajuda a iluminar o ambiente.
Nesse projeto, a escolha foi por um aparador pequeno que foi planejado junto ao revestimento de madeira da parede.
Mais fotos
Fotos de decoração de sala de jantar pequena
Com espelho
A parede de espelho é linda, mas nesse caso o recurso arquitetônico ainda tem a função de aumentar o campo de visão e consequentemente ampliar o espaço. Outro artifício é o uso da iluminação embutida próxima da superfície espelhada que dá aconchego e aumenta a luminosidade do ambiente.
Se você acha que a parede toda coberta pela superfície polida pode tornar o aspecto cansativo, essa ideia de usar o item no canto e em apenas parte da parede é bem bacana também.
Se você não tem a parede de canto, aproveite apenas a superfície que tem livre para instalar o espelho, seguindo a ideia de manter apenas da metade para cima.
Mais fotos
Com nichos ou prateleiras
Aproveitar as paredes é um truque ótimo para decorar o ambiente, assim você não carrega demais o ambiente livre e pode abusar do espaço vertical. Nesse caso, os nichos em alvenaria foram criados junto a parede e com a iluminação interna, dão mais destaque ao ambiente.
Se a reforma para criar nichos embutidos não é a melhor ideia para você, instalar prateleiras é uma solução bem mais prática, rápida, barata e sem obras. As peças podem ser compradas prontas e fixadas a parede colocar itens decorativos.
Outra sugestão para as prateleiras, é usar o apoio na mesma cor do móvel, que nesse caso é madeira; assim, você cria uma decor harmônica em todo o ambiente.
Nesse projeto, os nichos foram instalados para criar uma divisão entre ambientes e o resultado é super bacana, já que o item enfeita espaços diferentes.
Mais fotos
Mesmo com pouco espaço dá para aproveitar as dicas para decorar sala de jantar pequena e tornar o ambiente agradável para as refeições em família e com os amigos.Sala de jantar pequena