SALA DE JANTAR PEQUENA: Aproveitamento e Decoração

Os cômodos amplos e espaços já são raridade nos projetos atuais, e diante da diminuição dos ambientes, a solução é dar um jeitinho para decorar aproveitando cada centímetro. Pensando em quem está tendo problemas para decorar a casa, hoje a dica é para sala de jantar pequena.

Dicas de acabamentos

Sugestões de cores

  • Bege e tons suaves
móveis madeira demolição

O nicho embutido aproveita o espaço vertical

Pintar apenas uma das paredes pode ser a solução para dar cor sem deixar o ambiente carregado. Nesse caso, a opção foi usar um bege com fundo rosinha.

parede bege

  1. Mesclar dois tons de bege também é interessante, use a tonalidade mais escura apenas em detalhes ou uma parede menor, e reserve a nuance mais clara para o restante das paredes.
  2. Se os ambientes são integrados, o tom camurça funciona muito bem para ambos os espaços.
  3. Na parede com espelho, a cor areia dá vida a decor com predominância de branco.
  • Verde

cadeira moderna mesa de jantar

            O tom de verde que tem uma misturinha com azul é um charme. A cor mais apagada é capaz de deixar o ambiente calmo e pode funcionar como tom neutro, já que permite misturas com outas cores.

  • Cinza, branco e gelo
lustre sala de jantar

As cadeiras vermelhas dão cor ao ambiente neutro

Para dar cor sem adicionar informação demais, aposte no cinza. A cor que é tendência reproduz um efeito super atual e permite diferentes misturas na decor.

sala de jantar com sala de tv

O trio de vasinhos com flores decora a mesa

E por que não o branco? Pode parecer óbvio, mas a cor fica linda em uma decoração clean e funciona perfeitamente com mobiliário de madeira.

móveis de madeira rústica

Se você vai usar madeira clara, mas não quer ficar no branquinho básico, o tom gelo dá cor e ainda assim deixa os móveis e a decor como ponto foco.

  • Azul turquesa

parede azul turquesa

Até mesmo nos ambientes pequenos a cor mais vibrante funciona bem. A única dica para usar essa tonalidade, é investir em uma boa iluminação (natural e artificial) para transmitir a intensidade do tom.

  • Rosa antigo
galeria de quadros na parede

Cadeiras com estampas coloridas compõem a mesa

A parede cor-de-rosa também é linda, mas para esse ambiente, o ideal é optar por tons mais frios, como rosa antigo ou chá.

Papel de parede

decoração vintage e retrô

Com pouco espaço, o papel de parede é um recurso ótimo, mas se a ideia é utilizar um modelo estampado, opte pelas versões com desenhos menores; como esse modelo geométrico que remete a decoração retrô.

sala de jantar moderna

O abajur de coluna funciona como lustre

O modelo de arabescos é clássico, e mesmo que tenha estampa maior, pode ser usado. Para dar sensação ampla, aposte em espelhos para decorar e até mesmo nas versões metálicas do revestimento, que transmitem mais luminosidade para o restante do ambiente.

papel de parede de listras

A parede de listras é aposta certeira para driblar o cômodo pequeno. As linhas verticais alongam, enquanto as horizontais ampliam; mas ambas funcionam muito bem nesse tipo de projeto.

mesa de jantar antiga

A TV instalada diretamente na parede dispensa o uso de móvel

            Para dar ideia mais antiguinha, o modelo que simula anúncios antigos também pode ser utilizado. Nesse caso, aposte em revestimentos com tonalidades claras e sem excesso de escritas e imagens.

Mais fotos

sala de jantar provençal

decoração apartamento pequeno

A mesa de centro de vidro é discreta

decoração com papel de parede

Parede decorada

parede revestimento 3d board

A parede de vidro aumenta o espaço

As placas 3D board ou revestimento cimentício 3D são ideias para revestir a parede. A aplicação exige obras, mas o resultado é impecável e garante uma visual único.

mesa de jantar com sofá de canto

Pedras decorativas também cumprem muito bem o papel de decorar paredes, e as cores mais claras valorizam o pequeno espaço.

Dica: opte por peças menores de pedras, e isso garantirá melhor resultado.

piso e parede de madeira

O lustre metálico é moderno

O painel de madeira fica lindo na parede e cria um clima mais aconchegante para a área das refeições, mas lembre-se de escolher sempre madeira clara.

parede de azulejo

E por que não apostar em peças cerâmicas? Neste projeto, a parede foi recoberta com azulejos de formas geométricas, mas outros modelos e estampas também ficam bem bacana, e além do mais, são simples de limpar.

Mais fotos

espelho redondo

O formato do pendente acompanha a mesa

lustre de cristal

decoração com planta palmeira rafis

Na parede, mosaico português

Dicas de móveis

Mesa para sala de jantar pequena

parede vermelha

As versões mais compactas e dobráveis são ideais para a casa com poucas pessoas, mas que sempre recebe visitas. O modelo fica pequeno para fazer as refeições do dia a dia, mas a base dobrada pode ser aberta para receber os amigos.

sala de jantar com cozinha americana

O balcão da cozinha americana serve como apoio para servir as refeições

O tampo de vidro é uma tendência que veio para ficar. Os modelos são variados, mas a superfície translúcida dá impressão de ocupar menos espaço. E além de tudo ainda garante um visual super moderno.

mesa de vidro

O modelo de mesa toda de vidro também é um charme e além de ter a superfície no material transparente ainda tem a base, dispensando assim, o apoio com cor ou outro material.

decoração de ambientes integrados

Ao lado do sofá, móvel de apoio espelhado

Modelos redondos e compactos também são ótimos para espaços pequenos. Nesse caso, o ideal é optar por um conjunto com cadeiras menores, assim os assentos não ocupam tanto espaço do cômodo.

cozinha com passa prato

cortina veneziana de madeira

As poltronas coloridas dão vivacidade a decor

            As versões com tampo de vidro e base de metal são lindas, e se a base for de espessura fina, é melhor ainda.

mesa branca

Na decoração com predominância de branco, a mesa pode ser da mesma cor e assim integrar-se ao espaço. Para dar um pouco de cor, vale recorrer a cadeiras coloridas.

mesa de madeira

O espelho na parede segue o formato da mesa

Se tudo é branco demais, a madeira é ótima para fugir da monotonia. A mesa com ponta encostada na parede aproveita melhor o espaço, e o sofazinho de canto é outro recurso bacana para a sala de jantar.

Buffet ou aparador

decoração com vela

Se você tem dúvidas sobre buffet ou aparador, a dica é considerar o que mais precisa.

  1. Buffet: ideal para ter mais espaço em armário, livrando assim um pouco da cozinha e deixando a mão utensílios usados na mesa de jantar.
  2. Aparador: móvel mais simples que não dispõe de armário, mas que tem uma superfície que pode receber enfeites e servir como apoio para servir as refeições.
sala de janta com lustre

O lustre decora centralizado a mesa é elegante

            Nessa sala de jantar, a opção foi utilizar um aparador e encostar a mesa no móvel. O design simples da peça apenas completa a decoração do ambiente.

quadro apoiado no móvel

Com pouco espaço, o aparador foi fixado na parede e a cor branca do móvel ajuda a iluminar o ambiente.

móveis planejados

Nesse projeto, a escolha foi por um aparador pequeno que foi planejado junto ao revestimento de madeira da parede.

 

Mais fotos

lustre de vidro

O aparador de vidro integra-se ao ambiente

tapete sala de jantar

buffet para sala de jantar

parede de lousa

As cadeiras de cores diferentes dão alegria a decor

Fotos de decoração de sala de jantar pequena

Com espelho

decoração com orquídeas

A parede de espelho é linda, mas nesse caso o recurso arquitetônico ainda tem a função de aumentar o campo de visão e consequentemente ampliar o espaço. Outro artifício é o uso da iluminação embutida próxima da superfície espelhada que dá aconchego e aumenta a luminosidade do ambiente.

espelho de canto

O sofá de canto cria assentos fixos para a mesa de jantar

Se você acha que a parede toda coberta pela superfície polida pode tornar o aspecto cansativo, essa ideia de usar o item no canto e em apenas parte da parede é bem bacana também.

decoração com plantas

Se você não tem a parede de canto, aproveite apenas a superfície que tem livre para instalar o espelho, seguindo a ideia de manter apenas da metade para cima.

Mais fotos

parede de espelho

A mesa branca é elegante

pendente para sala de jantar

piso de madeira

A moldura do espelho combina com o piso

decoração azul e branca

O móvel azul dá cor ao ambiente

sala de jantar com espelho

Com nichos ou prateleiras

parede com nicho embutido

O mix de pendentes menores é ideal para criar conjuntos

            Aproveitar as paredes é um truque ótimo para decorar o ambiente, assim você não carrega demais o ambiente livre e pode abusar do espaço vertical. Nesse caso, os nichos em alvenaria foram criados junto a parede e com a iluminação interna, dão mais destaque ao ambiente.

papel de parede listrado

Se a reforma para criar nichos embutidos não é a melhor ideia para você, instalar prateleiras é uma solução bem mais prática, rápida, barata e sem obras. As peças podem ser compradas prontas e fixadas a parede colocar itens decorativos.

móveis de madeira

Nas prateleiras, quadros apoiados

Outra sugestão para as prateleiras, é usar o apoio na mesma cor do móvel, que nesse caso é madeira; assim, você cria uma decor harmônica em todo o ambiente.

mesa de jantar com cadeiras diferentes

            Nesse projeto, os nichos foram instalados para criar uma divisão entre ambientes e o resultado é super bacana, já que o item enfeita espaços diferentes.

Mais fotos

prateleiras com vidros

mesa de jantar preta

Enfeites decoram os espaços dos nichos

cadeira aramada

papel de parede retrô

mesa com poltronas

Pedras canjiquinha decoram a parede

Mesmo com pouco espaço dá para aproveitar as dicas para decorar sala de jantar pequena e tornar o ambiente agradável para as refeições em família e com os amigos.Sala de jantar pequena


Você pode gostar...