Lareira Externa: Tipos, como fazer e 34 inspirações

Que tal ter uma lareira externa em sua casa? Ela aquece, aconchega e deixa o ambiente sofisticado mesmo do lado de fora. Existem vários modelos para escolher, podendo funcionar à gás ou à lenha e sendo de diferentes materiais.

Decorar um jardim ou varanda com uma lareira pode resultar em um local mais agradável para encontros e confraternizações, ou outros momentos em que você for receber convidados. Quer saber mais sobre lareira externa? Acompanhe este artigo e descubra modelos incríveis e como fazer uma em sua residência.

várias lareira externa

O lado externo da casa está cada vez mais valorizado no que se trata de decoração. As pessoas querem deixar tudo muito bem organizado e bonito para a recepção de convidados e além disso, têm visto a importância que têm em manter o ambiente de descanso e lazer agradável.

E a lareira externa pode ajudar na missão de deixar o jardim ou área da piscina bem aconchegante, afinal, todos merecem um local para extravasar a correria do dia a dia, e receber os amigos de maneira requintada.

Pode ser em uma noite de frio, um almoço nos meses de inverno ou outono… bom, sempre que a estação soprar ventos gelados a lareira estará à mão para esquentar qualquer pessoa!

lareira externa

Modelos de lareiras externas

Entre os diversos modelos de lareiras externas, selecionamos quatro tópicos que são mais usados em residências e podem ser ótimas opções para você, confira!

À gás

Antes de comprar ou construir uma lareira externa é preciso decidir qual será a maneira do acendimento do fogo. Hoje em dia, a lareira à gás está muito na moda e, de fato, oferece algumas vantagens como a conexão segura da tubulação.

Além disso, esse tipo de lareira não produz brasa ou cinzas, não necessitam de chaminé como as internas e é raro acontecer de precisar de licenças para sua construção. Ou seja, é uma maneira descomplicada de se esquentar do lado de fora de sua casa e com muito charme.

Você pode usar o mesmo gás que você usa em seu fogão e é preciso instalar um sistema de controle de vazamentos, que desliga o gás automaticamente!

Uma coisa que vale ser lembrada somente é que as lareiras com fogo à gás não produzem uma chama tão forte e quente, e seu visual é bem moderno. Por isso, se você deseja criar um estilo rústico em seu jardim, é melhor optar por uma lareira à lenha, que é mais tradicional.

Veja alguns modelos interessantes para você se inspirar e fazer igual em sua casa:

lareira externa à gás bonita

lareira externa à gás moderna

lareira externa à gás vários tipos

lareira externa à gás

lareira externa gás LADO DE FORA

À lenha

Lareiras à lenha são milenares, nunca saem de moda e são o desejo de muitas pessoas na hora de colocar um artefato para aquecer a casa. Ela também é muito requisitada para jantares, encontros ou eventos organizados do lado de fora das casas.

Para quem gosta do estilo rústico é o modelo perfeito para aderir, pois é o modelo mais tradicional e claro, tem um efeito natural do fogo queimando a lenha. Você ouvirá o barulho da brasa e o cheiro típicos de uma lareira comum. Ah, e não se esqueça que ela deixará aquele clima de luau na praia ou acampamento.

Elas são ótimas, esquentando bastante e produzindo uma forte chama, entretanto, por conta da alta fumaça que é produzida o mais indicado é instalar uma chaminé. Tome cuidado também com as faíscas expelidas da lenha.

São vários modelos disponíveis no mercado, quando portáteis e quando feitas de aço ou ferro. O mais comum é construir uma de pedra, que dá um efeito campestre. Veja alguns que separamos para você!

lareira externa - Grande

lareira externa À LENHA decoração

lareira externa À LENHA noite

lareira externa À LENHA

lareira externa lenha

lareira externa -LENHA

De pedra

Crie um clima de casa de campo com uma lareira de pedra! Ela pode ser a base para uma lareira à gás ou à lenha, isso será definido por você, dependendo de seu gosto pessoal.

A construção desse tipo de lareira deve ser feita por um profissional qualificado, para não haver problemas futuros. Seu interior deve ser de alvenaria ou de metal.

lareira externa pedra

lareira externa comum

lareira externa de pedra

lareira externa feita de pedra grande

De ferro portátil

Outro benefício da modernidade são os eletrodomésticos portáteis, não é mesmo? Para onde vamos podemos levá-los e isso ajuda muito no dia a dia. E as lareiras não fugiram dessa nova modalidade. Podemos encontrar diferentes modelos, muito interessantes aliás, em lojas de itens para casa – veja alguns modelos na Leroy Merlin para você ter como base.

O que mais chama a atenção é que elas podem aquecer e iluminar mesmo tendo um design arrojado, bem diferente dos modelos de lareiras convencionais.

Selecionamos algumas lareiras portáteis que podem ser utilizadas externamente, veja:

lareira externa portáteis

lareira externa portátil à lenha

lareira externa portátil formatos

lareira externa portátil moderna

lareira externa portátil na varanda

lareira externa portátil pequena

lareira externa portátil

Como fazer uma lareira externa

Antes de fechar negócio quanto ao projeto de sua lareira externa, pense em como você utilizará este item, idealize ocasiões nas quais ela será útil e agradável. Por exemplo:

  1. Pequena ou grande: Lembre-se que ela criará um clima intimista e aconchegante para pequenas reuniões, mas se desejar ter uma para grandes festas, com muitas pessoas, pense se não é melhor ter uma lareira com duas aberturas ou uma grande lareira.
  2. Mais funções: Uma outra opção é unir a funcionalidade de uma lareira comum, que é de aquecer as pessoas que estão em volta, para outras como um forno de pizza ou churrasqueira. Essa é uma possibilidade real, mas depende do que você sonha em sua casa.
  3. Design: O tijolo é mais tradicional, mas você pode escolher outros materiais de revestimento que combinem mais com o restante da casa. Pedras artesanais, por exemplo, dão um resultado visual mais contemporâneo. O estuque também é boa opção.
  4. Licença para construir: As lareiras tradicionais necessitam de uma permissão para construção. É preciso entrar em contato com o órgão municipal responsável para cumprir todas as exigências. E só após conseguir a licença poderá construir sua lareira.
  5. Tamanho: Não exagere no tamanho se não houver a necessidade de aquecer muitas pessoas ou se o seu quintal não oferece tanto espaço. Decida também se seu desejo é que a lareira seja o item principal da decoração ou coadjuvante.

Gostou de conhecer mais sobre lareira externa? Se esse é um sonho seu, não deixe para depois. Aproveite as dicas e construa uma lareira em seu jardim ou quintal, e depois conte para a gente como ficou!

Você pode gostar...