TIPOS DE RALO【2024】– Como escolher o melhor modelo?

Você sabe quais são os tipos de ralo existentes? E qual modelo escolher para o projeto?

Se essas dúvidas são comuns no momento da obra, é hora de aprender mais sobre os tipos de ralos, garantindo que essa peça essencial seja funcional e também contribua para a estética do ambiente.

 

Tipos de ralo e suas características

O ralo é o item responsável para garantir o escoamento da água pela tubulação até a chegada ao esgoto, e o modelo inadequado pode gerar acúmulo de água e até mesmo causar inundações.

Os ralos costumam ser formados por uma caixa receptora em que a base é encaixada no chão e ligada através de tubos ao esgoto. Também é comum os modelos acompanharem as grelhas para reter sujeiras e evitar detritos que podem entupir o encanamento.

E apesar dos modelos terem funcionalidades bastante semelhantes, há uma variedade de tipos de ralo, e para saber qual escolher no momento da obra, trouxemos as variações e características de cada uma das opções.

Ralo seco  

O ralo seco é uma das versões mais populares e simples entre as opções de ralos, e costuma ser a escolha mais comum nos projetos.

O modelo é caracterizado por não possuir sifão e por isso não deve ser ligado diretamente a tubulação de esgoto, já que a água escoa totalmente pela tubulação e deixa o caminho livre para o retorno de gases que podem trazer odor de esgoto.

A recomendação para utilizar esse tipo de ralo é fazendo a conexão do item a uma caixa sifonada, o que evita o retorno do odor.

A variedade de tipos de ralo seco inclui versões em plástico, alumínio e inox; e as indicações mais frequentes são de utilizá-lo para áreas de coleta de água de chuva, como quintais, varandas e sacadas.

1 tipo de ralo simples Joli

Via: Joli

2 ralo simples Comercial Itagua

Via: Comercial Itaguá

Ralo sifonado

O modelo de ralo sifonado é uma versão melhor desenvolvida do ralo simples, e como o próprio nome já indica, esse tipo de ralo tem um sistema de sifonagem.

O ralo sifonado possui um compartimento para armazenamento da água em seu interior, o que impede o retorno de gases com odores.

Esse tipo de ralo tem sistema mais completo e uma ótima escolha para evitar que ambientes como banheiro fiquem com cheiro ruim por conta dos gases que voltam pelo ralo.

3 tipo de ralo sifonado Ideal Lar

Via: Ideal Lar

4 ralo sifonado Madeben

Via: Madeben

Ralo oculto

O ralo oculto também é conhecido pelo nome de ralo invisível e essa opção tem sido uma escolha frequente para valorizar os projetos arquitetônicos.

Essa versão é conhecida por ser mais discreta e é uma ótima escolha para o uso em banheiros, já que o ralo é instalado um pouquinho abaixo do nível do piso e possui um sistema de encaixe para que o revestimento utilizado no chão cubra o ralo, mantendo pequenas frestas discretas para o escoamento da água.

A proposta estética desse ralo é um grande diferencial por ser um modelo que pode ser disfarçado, garantindo a continuidade visual do revestimento.

A instalação desse tipo de ralo garante pequenas frestas para o escoamento da água, assim a área de absorção exposta é menor. Sendo assim, para escolher por esse modelo de ralo, é necessário observar a vazão de água, verificando se esse tipo de errado é capaz de dar conta da vazão por conta da área menor de absorção.

5 tipo de ralo oculto Leroy Merlin

Via: Leroy Merlin

6 ralo oculto RM Ralos Mirassol

Via: RM Ralos Mirassol

Ralo de canto

O ralo de canto também é uma opção para o projeto, e como o próprio nome já indica esse é um tipo de ralo bastante adequado para instalação no canto do cômodo.

O ralo de canto pode ter formato em L ou formato triangular e é uma opção mais discreta e com boa superfície para escoamento de água, o que pode ser uma boa escolha para locais com maior vazão de água.

7 tipo de ralo de canto Leroy Merlin

Via: Leroy Merlin

8 ralo de canto triangular Plamac

Via: Plamac

Ralo Linear

O ralo linear é outro tipo que tem se tornado frequente nos projeto arquitetônicos e é capaz de adicionar elegância e modernidade.

Esse tipo de ralo foge das versões tradicionais em formatos quadrados ou redondos e é uma versão mais alongada, que recebe o nome de linear.

O fato do ralo ter formato linear facilita a instalação e evita muitos recortes na paginação do piso, evitando desperdício de materiais.

O ralo linear pode ser encontrado em diferentes materiais como plástico e inox, e é uma ótima opção com excelente acabamento para escoamento da água.

9 ralo linear Pinterest

Via: Pinterest

10 ralo linear oculto Ikria

Via: Ikria

Cuidados na instalação de ralos

Além de escolher o modelo mais adequado para o seu projeto, a instalação também deve ser feita com alguns cuidados, garantindo o bom funcionamento do ralo e garantindo total escoamento da água.

  • Caimento do piso: para a instalação do ralo, é preciso levar em conta o caimento do piso, que deve ter uma leve inclinação direcionando a água para o ralo, evitando que o piso sem o caimento adequado fique com a água parada e sem direcioná-la para o ralo.
  • Local: a definição de um local para a instalação do ralo também é importante, e a recomendação é de evitar que os ralos sejam instalados em local de constante passagem, evitando que o ralo possa ser danificado ou até mesmo causar acidentes ao ser pisado com frequência.
11 dicas para instalar ralo Freepik

Via: Freepik

  • Nível: um detalhe importante durante a instalação é verificar se a grelha do ralo está no mesmo nível do piso ou um pouquinho abaixo, garantindo que a água escoe corretamente. Caso o ralo fique um pouco acima do piso, a água não vai escoar e pode ocorrer inundações.
  • Vedação: a finalização da instalação do ralo deve priorizar a vedação em volta do item, evitando que a água possa infiltrar sob o piso e causar vazamentos ou danos ao revestimento.
12 dicas para instalacao de ralo Obramax

Via: Obramax

Agora que você já viu as variações e dicas para escolher o modelo adequado, já pode considerar qual a melhor opção para o seu projeto, visando a funcionalidade e sem deixar de lado a estética.

Você pode gostar...