Parede Rústica – Os 50 Ambientes Mais Apaixonantes para se Inspirar!

Uma tendência forte em decoração é a parede rústica. Assim como todo o estilo de decorar rústico, esse tipo de revestimento está na moda e parece ter ganhado inúmeros adeptos. Muitos procuram referências de como criar uma parede com carinha de casa de campo e por isso resolvemos criar esse post especial!

Aqui você vai conhecer o que é parede rústica, todas as suas características, os tipos mais procurados e fotos de ambientes decorados para você se inspirar. Que tal acompanhar com a gente para criar um ambiente lindo em sua casa ou apartamento? Fique atento!

parede rústica

O que é Parede Rústica?

Antes de responder o que é parede rústica, temos que falar um pouquinho de estilo rústico de decoração. Essa manifestação está diretamente ligada a composição de um ambiente mais natural, com linhas bucólicas, repleta de referências à natureza, ao campo, ativando memórias afetivas.

Nesse sentido, podemos dizer que a parede rústica faz parte desse mesmo objetivo, conferindo uma harmonia total ao ambiente, sobretudo o clima natural e a exclusividade, característica encontrada em todos os elementos da natureza.

dica de parede rústica

Você pode compor um ambiente com uma parede rústica, utilizando matérias-primas muito condizentes com a decoração de casas de fazenda e de épocas passadas. A madeira de lei, maciça e de demolição faz muito bem esse papel.

O tijolo também é uma outra ideia bacana para quem deseja revestir algumas paredes com o estilo rústico. Você pode deixar o tijolo aparente e com o aspecto envelhecido. O cobogó é ainda um dos tipos que dão muito charme a esse tipo de decor.

Qualquer ambiente pode receber uma parede rústica, principalmente aqueles nos quais você deseja promover mais aconchego, como é o caso da sala e do quarto.

Tipos e Modelos de Parede Rústica

Há muitos modelos de parede rústica para você se inspirar e escolher para a sua decoração. Como falamos, os tijolos têm sido muito usados para criar esse decor, bem como a madeira, que confere muito mais beleza quando se apresente nos modelos mais envelhecidos, com sinuosidades e imperfeições.

Antes de escolher o tipo de parede rústica que você deseja, é preciso contrapor os detalhes da decoração por completo. Afinal, o ambiente combinaria com uma parede nesse estilo? Você possui todo um projeto para deixar a decoração completa e harmônica?

Valorize esse quesito para que o resultado seja perfeito!

fotos parede rústica

Além disso, é bacana considerar as possibilidades de reforma aí em sua casa, sobretudo no caso dos apartamentos, que quase sempre não podem sofrer modificações estruturais. Nesse caso, indicamos a escolha dos paineis de madeira, que podem ser aplicados sem que haja quebra-quebra.

Confira a seguir imagens que mostram modelos de paredes rústicas de tijolos e de madeira. Anote quais são suas preferidas!

De Tijolos

Uma parede de tijolos à vista é sempre bem charmosa tanto em ambientes externos quanto internos. Ela é tão querida entre os ligados em decoração, que surgiu até um papel de parede que imita os tijolinhos.

Você pode apostar na parede rústica de tijolos em sua sala, na cozinha, no quarto, no hall de entrada… é uma dica ótima para inúmeros ambientes, basta saber como complementar essa decoração.

Uma sugestão infalível para colaborar com o estilo rústico de se decorar, é apostar nos tijolos com certas irregularidades, em sua coloração crua ou, se quiser pintar, com efeito pátina, para garantir um visual mais arrojado e coerente com a decoração de casas antigas e de campo.

Esse tipo de parede rústica dá um certo trabalho, portanto, caso você não esteja disposto encarar uma transformação intensa em sua casa, é melhor partir para outra opção. Deixar o efeito rústico nos tijolos engloba não aplicar nenhum tipo de verniz ou selagem em cima, e aí será sujeira e aquela dificuldade para limpar.

Mas não podemos deixar de lado o fato de que uma parede de tijolinhos é sempre muito charmosa e, quem deseja esse modelo e está consciente da mão de obra necessária do durante e depois, pode fazer a escolha que não irá se arrepender.

Os tijolos são elementos atemporais e por isso combinam com qualquer outro tipo de material e tonalidade. Desta forma, fica muito fácil de você combinar a mobília, os elementos têxteis, quadros e demais objetos decorativos.

Conheça algumas ideias de parede rústica com tijolos:

 

De Madeira

Não tem outro material que seja mais rústico do que a madeira. Ela é a cara da natureza, pela atemporalidade, beleza sem esforços e versatilidade. Para que se configure uma decoração rústica, no entanto, é muito mais indicado que você use um tipo mais robusto, com aspecto antigo.

Por isso, as madeiras de demolição são muito recomendadas para cobrir paredes rústicas. Elas possuem muito estilo e podem ser encontradas por preços bem bacanas mesmo sendo de árvores que já nem são mais utilizadas e são consideradas raras e em extinção.

Caso você queira algo mais moderno, pode recorrer às madeiras maciças nobres, que são bem resistentes e suas placas podem ser até feitas sob medida. É uma forma interessante de você deixar sua casa com uma decoração rústica e moderna ao mesmo tempo.

Uma vantagem que a madeira oferece é a sua atemporalidade, por conta disso, ela cai bem em qualquer tipo de decoração. Com a rústica, então, nem se fale, pois não tem material mais ligado à natureza do que a madeira.

Você pode incrementar a madeira rústica com uma pintura pátina, deixando as peças coloridas, em uma tonalidade só ou em variadas, brincando com essa possibilidade e deixando o local mais alegre e original.

Conheça algumas dicas de parede rústica de madeira:



Decoração de Ambientes

Gostou dos modelos de parede rústica que mostramos acima e quer fazer uma decoração de ambientes em um desses formatos? Trouxemos várias inspirações para você conseguir criar o seu próprio decor com madeiras ou tijolos em quartos ou salas.

Confira todas as ideias e anote as dicas! 

Sala

A sala é o ambiente perfeito para você inovar e experimentar tendências de decoração. Você pode escolher decorar uma parede rústica para dar um toque especial, deixando as demais com cores neutras. Essa é uma dica boa, pois se você colocar madeira ou tijolos em todas pode ficar sobrecarregado.

Combine a parede rústica com quadros decorativos, vasos de flores, móveis de madeira, revestidos com couro, no estilo provençal ou retrô, espelhos venezianos ou com molduras trabalhadas.

São muitas as possibilidades para você montar um ambiente original. No piso, por exemplo, você pode também apostar na madeira, no cimento queimado ou em cores que combinem com o estilo mais antigo, como vinho, cinza, rosa antigo, cobre, dourado, enfim.

Veja algumas opções de decoração de sala com parede rústica:

Quarto

Você também pode apostar na parede rústica em seu quarto! Essa é uma super dica para quem deseja transformar seu quarto em um ambiente mais intimista, aconchegante e confortável. Nesse caso é melhor investir em uma parede só para colocar a madeira ou o tijolo.

Uma sugestão é optar pela parede rústica atrás da cama, seja ela de solteiro ou de casal. A partir daí, você pode complementar a decoração da maneira que desejar dentro de um estilo ligado à natureza como esse.

Flores caem muito bem, caso você não seja alérgica, luminárias rústicas também, feitas em madeira ou em metal. Aliás, caprichar na iluminação em uma decoração com parede rústica é essencial para deixar o ambiente mais chique e com aspecto saudável.

Selecionamos diversas dicas de quartos com parede rústica para você conhecer:


O que achou de nossas ideias de parede rústica para você decorar sua casa? Essa é uma forte tendência que promete fica ainda por muito tempo, aposte nela para inovar! Deixe seu comentário, faça sua decoração e volte sempre para conhecer outras inspirações. Até mais!

Você pode gostar...