Forro de Gesso【2024】– O que é, Vantagens + 75 Modelos!

O forro de gesso é uma das opções mais utilizadas nos projetos arquitetônicos, e é uma opção de acabamento com diversos estilos e padrões.

Esse tipo de forro é repleto de vantagens e traz muita versatilidade, e se você ainda não conhece as possibilidades de uso do acabamento em gesso, no post reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse forro, além de inspirações para adotar o acabamento no projeto.

forro de gesso

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é forro de gesso?

O forro de gesso é um dos tipos de forro, e como o próprio nome já indica é feito de gesso e traz acabamento para o projeto.

Esse tipo de forro pode ser dividido em 2 tipos, acartonado (drywall) e em placas, e ambos se diferem pela instalação e algumas características específicas de cada opção.

Quais os tipos de forro existentes?

A versão do acabamento em gesso pode ser dividida em 2 tipos – em placas e em drywall.

diferencas e tipos de forro de gesso

Forro em placas

A versão em placas é a mais conhecida, e tem como característica um tempo maior de instalação e processo como mais sujeira durante a instalação quando comparado ao tipo drywall.

A vantagem desse tipo de forro é o fato de que pode custar até 50% mais barato que o modelo drywall.

O forro em placas é formado por placas de gesso que são encaixados uma na outra e garantem acabamento liso ao forro.

Esse tipo de acabamento em placas de gesso não é indicado para projetos que sofrem oscilações frequentes de temperatura ou na estrutura, uma vez que podem trincar devido a dilatação.

Uma das características desse tipo de forro é o fato de ser mais pesado, no entanto, pode não suportar tanto peso instalado em sua estrutura.

Um dos pontos negativos do forro de gesso em placas é que o acabamento pode apresentar manchas amareladas ou mofo a longo prazo.

 

Forro de drywall

A versão de forro em drywall é uma opção mais cara se comparado as placas de gesso; no entanto, o custo-benefício vale a pena.

Esse tipo de acabamento é composto por grandes placas em gesso que são revestidas por um papel cartonado, sendo uma opção de placas leves, e consequentemente geram uma instalação rápida e com pouca sujeira.

O fato das placas de drywall serem finas é uma vantagem desse tipo de acabamento, uma vez que a espessura fina ajuda a ganhar área útil nos ambientes, principalmente para espaços de pé direito mais baixo.

Entre as vantagens desse tipo de acabamento, estão fatores como conforto térmico que bom isolamento acústico.

Quais as vantagens do forro de gesso?

A escolha pelo forro de gesso traz uma série de pontos positivos, e para ajudar na decisão, reunimos as principais vantagens do acabamento em gesso.

  • Estética: Um dos principais pontos positivos do acabamento em gesso é a estética, uma vez que garante um visual elegante para o projeto e ainda pode ser bastante versátil criando formas e desenhos na estrutura.
  • Esconde imperfeições e dutos: A estrutura em gesso é uma opção positiva para esconder imperfeições do projeto e também criar um reduto que permite a passagem de tubulações de água, eletricidade e ar-condicionado. Além disso, o acabamento também uma opção para disfarçar vigas e permitir a instalação de iluminação especial e embutida.
  • Instalação: Em comparação a outros tipos de forro, o acabamento em gesso, seja em placas ou em drywall, é um tipo de fogo de montagem rápida e fácil, tendo agilidade no processo de instalação.
  • Manutenção: A manutenção do acabamento em gesso é fácil no dia a dia, e em caso de alguma necessidade de troca, é possível remover apenas a parte que deve ser trocada e fazer a emenda, sem a necessidade de trocar todo o forro.
  • Isolamento térmico e acústico: O acabamento em gesso tem como vantagens o conforto térmico e acústico, sendo uma alternativa para abafar ruídos e garantir que a temperatura interna esteja sempre estável.

Existem desvantagens?

Como em qualquer outro processo, também há os pontos negativos, e nesse caso vale analisar os prós e contras para a decisão ser tomada com mais precisão.

  • Pouco resistente a água: O acabamento em gesso tem como ponto negativo o fato de que qualquer mínimo contato com água pode danificar a estrutura. Desse modo, esse tipo de acabamento não costuma ser utilizado em áreas externas ou ambientes úmidos, exceto em casos em que a escolha é pelo drywall resistente a umidade.
  • Fragilidade: Quando comparado a outros tipos de forro, como o forro em madeira, o acabamento em gesso é uma opção mais frágil. Sendo assim, esse tipo de forro tem um limite máximo de peso que suporta por metro quadrado; e em muitos casos não é recomendada a instalação de ventiladores de teto ou outros itens que podem danificar a estrutura mais frágil.

Como é feita a instalação?

O processo de instalação do forró no gesso é simples, mas ainda assim exige mão de obra especializada para evitar problemas futuros.

Em geral, o processo de instalação pode ser dividido em 3 etapas – marcação, fixação e amarração.

  1. Marcação: o processo inicial de marcação é a determinação do nível do forro, marcando as paredes onde serão colocadas as cantoneiras, guias ou tabicas. Nesse processo, as marcas são feitas com um cordão de marcação indicando o ponto de fixação dos tirantes e a distância para fixação da modulação dos perfis, que garantem a estrutura para o forro.
  2. Fixação: Nesse processo é feita a instalação dos tirantes, colocando suportes niveladores e posicionando os perfis perimetrais que foram indicados nas linhas de marcação, de modo que mantenha o nível do teto e fixe os perfis junto das paredes com auxílio de parafusos ou pinos de aço.
  3. Amarração: A última etapa consiste em amarrar as chapas de gesso e dar acabamento unindo-as através de uma massa de gesso e fita, garantindo que a estrutura fique completamente lisa e cobrindo os parafusos usados no processo de instalação.

como instalar forro de gesso

Quanto custa em média? #preço

O preço do forro em gesso pode variar de acordo com o tipo escolhido e também as regiões do país.

Em média, o preço desse tipo de acabamento é de R$ 40 m² para a versão em placas de gesso, enquanto o tipo drywall pode custar até R$ 60 m².

Fotos e modelos de forro de gesso

Forro de gesso para sala

O acabamento em gesso na sala pode ser uma opção bastante versátil, e esse ambiente permite utilizar os diferentes estilos para o acabamento, podendo fazer desde um forro simples com iluminação embutida, garantindo um projeto interessante de iluminação para o ambiente; ou até mesmo usar com recortes ou rebaixamento para salas com pé direito mais alto.

sala de estar e jantar com forro de gesso

O acabamento simples e com luzes embutidas se estende entre os ambientes integrados

sala com forro de gesso e moldura

Para o ambiente, o acabamento simples tem moldura completando o projeto

sala com forro de gesso e cortineiro embutido

sala integrada com forro de gesso

Os pendentes e trilhos de luzes foram instalados no acabamento em gesso

sala de estar com forro de gesso e luzes

As luzes embutidas garantem um visual moderno para a sala

sala pequena com forro de gesso e luzes embutidas

Na sala pequena, o projeto traz mix de forro com sanca aberta iluminada

sala moderna com forro de gesso e iluminacao embutida

O projeto moderno traz iluminação embutida e recorte com luzes de led

sala com forro e cortineiro de gesso

Na sala pequena, o forro é simples e liso com detalhe para cortineiro em gesso

sala com forro de gesso

Forro de gesso para quarto

O quarto é outro ambiente que pode ser beneficiado pelo forro de gesso, garantindo um visual moderno ao ambiente, e podendo apostar na versatilidade entre os estilos desse acabamento.

Nesse ambiente, fica bastante interessante o rebaixamento, uma técnica que funciona para ambientes com pé direito mais alto e garantem ao espaço uma sensação mais aconchegante.

quarto de casal com forro de gesso e cortineiro embutido

No projeto do quarto, o acabamento simples tem cortineiro embutido

quarto de casal com forro de gesso

O quarto de casal, traz acabamento em gesso com cortineiro

quarto de casal com forro de gesso e luzes embutidas

quarto de luxo com forro de gesso

O acabamento no teto e a iluminação em led destacam o ambiente

quarto com forro de gesso e luzes embutidas

Para o ambiente moderno, as luzes foram embutidas no forro

quarto pequeno com forro de gesso

Os pendentes foram instalados no acabamento em gesso

quarto com forro e rebaixo de gesso com led

O detalhe rebaixado traz iluminação amarela, deixando o ambiente moderno e aconchegante

quarto com forro de gesso e luzes embutidas

No quarto, a estrutura tem luzes embutidas

forro de gesso para quarto

Forro de gesso para cozinha

O projeto da cozinha é outro ambiente que pode ser beneficiado pelo estilo moderno do acabamento em gesso.

Nesse caso, vale apostar pela combinação do forro de gesso com luzes embutidas, o que ajuda a garantir uma proposta moderna ao ambiente da cozinha, além de valorizar um pé direito mais alto com as luzes embutidas, criando a ideia de mais espaço até mesmo para cozinhas pequenas.

cozinha moderna com forro de gesso

A iluminação moderna e embutida valoriza o ambiente

cozinha com forro de gesso e iluminacao embutida

A iluminação embutida é moderna para a cozinha americana

projeto de cozinha pequena com forro de gesso

A luz se estende ao longo de todo o teto e dá sensação de uma cozinha maior

cozinha grande com forro de gesso e luzes embutidas

cozinha branca com forro de gesso

O projeto de cozinha clean tem acabamento em gesso

cozinha moderna com forro de gesso

A iluminação branca no acabamento em gesso deixa o projeto moderno

cozinha corredor com forro de gesso

No projeto de cozinha corredor, o acabamento em gesso é simples e funcional

forro de gesso para cozinha

Forro de gesso para banheiro

Apesar do gesso não ser um material tão resistente para áreas úmidas, isso não me impede que esse tipo de forro seja utilizado no banheiro.

Nesse caso, a recomendação é que a escolha seja por drywall resistente a água, garantindo uma vida útil maior para o acabamento, e evitando que o teto fique mofado.

banheiro clean com forro de gesso e luzes embutidas

O banheiro clean e moderno tem luzes brancas embutidas no teto

banheiro moderno com rebaixamento de gesso

O rebaixamento com iluminação garante visaul moderno ao banheiro

projeto de banheiro com forro de gesso

banheiro com forro de gesso e luzes embutidas

A moldura simples contorna o acabamento em gesso

banheiro pequeno com forro de gesso rebaixado

A iluminação embutida é ideal para não ocupar tanto espaço do banheiro pequeno

banheiro moderno com forro de gesso

O banheiro moderno tem forro rebaixado com luzes embutidas

banheiro com forro rebaixado de gesso

O projeto tem forro rebaixado com moldura

forro de gesso para banheiro

Forro de gesso tabicado

Uma das possibilidades entre os estilos de forro de gesso é a versão de forro tabicado, conhecido também como forro dilatado.

Esse tipo de acabamento tem como característica ter alguns centímetros afastados da parede, criando a sensação de um vão entre o teto e a parede e dando a impressão de que o forro é flutuante, um visual moderno e que pode ser utilizado em diferentes ambientes.

sacada gourmet com forro tabicado

O estilo tabicado foi a escolha para a sacada gourmet

corredor com forro de gesso tabicado

quarto moderno com forro de gesso tabicado com led

O acabamento estilo tabicado tem iluminação de led deixando o ambiente moderno

hall com forro de gesso rebaixado e iluminado

A proposta moderna com iluminação em led foi usada no hall

projeto moderno com forro de gesso tabicado

A cozinha moderna tem forro estilo dilatado

forro de gesso tabicado com luzes embutidas

corredor com forro tabicado de gesso

No corredor, a escolha foi pela versão tabicada

sala de luxo com forro de gesso tabicado

O estilo dilatado com luzes embutidas foi a escolha para as salas integradas

forro tabicado com luzes embutidas

O afastamento da parede é de alguns centímetros

Forro de gesso rebaixado

Uma alternativa com caráter estético para o forro de gesso é o rebaixamento, uma opção que deixa o forro mais baixo.

O rebaixamento é uma ótima escolha para ambientes com pé direito mais alto, criando uma sensação mais intimista.

No entanto, a proposta de rebaixar o forro pode não ser indicada para ambientes com o pé direito mais baixo, uma vez que pode criar a sensação de um cômodo menor e como teto baixo.

sala de jantar com forro de gesso rebaixado

O detalhe rebaixado na sala de jantar, deixou o ambiente mais intimista

quarto com forro de gesso rebaixado e iluminado

O rebaixamento deixou o quarto mais aconchegante

quarto com forro de gesso rebaixado

O detalhe rebaixado acompanha o espaço da cama

projeto de forro moderno rebaixado

O teto rebaixado foi a escolha para o projeto

ambientes integrados com forro de gesso rebaixado

O rebaixamento cria um visual moderno aos ambientes integrados

sala com rebaixamento de forro de gesso

sala com forro de gesso rebaixado

O teto rebaixado foi a escolha para o projeto da sala

sala pequena com forro de gesso rebaixado

A sala tem forro rebaixado e luz de led

Forro de gesso com sanca

A sanca de gesso é um tipo de modelagem que pode acompanhar o forro em gesso, garantindo aspecto decorativo ao ambiente.

A sanca de gesso pode seguir diferentes estilos, sendo versões de sanca aberta, sanca fechada, sanca invertida ou até mesmo sanca com iluminação, versões diferentes e que agregam estilo ao ambiente através de detalhes.

quarto com sanca de gesso e cortineiro embutido

No quarto, a sanca iluminada moderniza o ambiente

sala de jantar com sanca de gesso e lustre

Na sala de jantar, a sanca iluminada foi a escolha

quarto pequeno e moderno com sanca de gesso iluminada

A sanca faz parte da decoração do quarto

quarto de casal com forro e sanca de gesso

A sanca aberta caracteriza o projeto do quarto

sala moderna com sanca de gesso e iluminacao

Na sala moderna, o projeto engloba sanca com led colorido

projeto com sanca de gesso aberta e iluminada

A sala de TV traz sanca aberta e iluminada

Forro de gesso com moldura

Além das versões tradicionais para o forro de gesso, uma variação pode ser a moldura de gesso, um acabamento que pode acompanhar toda a borda do teto, garantindo um elemento entre a junção do teto e a parede.

A moldura de gesso junto ao forro pode ter diferentes estilos, sendo desde versões mais simples e minimalistas, até variações com mais detalhes.

banheiro com forro de gesso e moldura simples

Para o banheiro, a moldura escolhida é uma versão minimalista

sala com forro e moldura de gesso

sala de jantar com forro e moldura em gesso

A moldura larga foi a escolha para o projeto da sala de jantar

banheiro com forro de gesso e moldura

No projeto, a moldura escolhida tem mais detalhes

sala com forro de gesso e moldura simples

A moldura dá acabamento entre o forro e a parede

 

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de acabamento, é só escolher sua versão favorita para complementar o projeto e escolher um acabamento versátil e lindo!

Você pode gostar...