Chá Preto – Benefícios, Receitas e Tudo Sobre!【2024】

O chá preto é uma das opções mais apreciadas do mundo! Para se ter ideia, ele é consumido desde o século 17, quando se popularizou na China, o berço da Camellia Sinensis.

Essa planta dá origem ao chá preto e a outras variedades incríveis, como o chá branco, chá verde, chá vermelho e banchá. Comum no oriente, logo chegou à Europa e outros países ocidentais.

Aqui no Brasil, é uma erva muito comum, seja para a tradicional hora do chá ou devido aos seu uso medicinal. De fato, possui uma série de propriedades que fazem bem para a saúde.

Então, que tal conhecer tudo sobre o chá preto, aprender como fazer e conferir todos os seus benefícios? Acompanhe o conteúdo completo e surpreenda-se!

folhas do cha preto

Pinterest

Dúvidas frequentes – FAQ

Primeiramente, o que é chá preto?

Segundo especialistas, essa é mais uma variação de chá das folhas da Camellia Sinensis, quando as folhas são trituradas, oxidadas e secas. Além disso, passam por um processo de cura antes da venda/consumo.

Geralmente, possui um sabor mais forte e intenso em comparação ao chá branco e chá verde, com leve amargo. Além disso, tem menos cafeína que essas opções e que o café.

beneficios do cha preto

Pinterest

O nome é justamente pela cor que a bebida apresenta. Por ser feito com as folhas processadas, fica mais escuro. O chá verde, por exemplo, é verde porque é feito com as folhas frescas. Já o branco tem cor clara porque usa o broto da Camellia Sinensis.

De modo geral, todos esses “chás de cores” são bem cotados e possuem propriedades benéficas para a saúde, por isso podem ser consumidos regularmente.

cha preto

Pinterest

Chá preto tem cafeína?

Sim, embora a quantidade seja menor em comparação com o café e com o chá verde ou branco. Mas, se você tem problemas com insônia, é bom evitar tomar durante à noite.

De acordo com nutricionistas, 100 gramas de chá preto possui cerca de 20 miligramas de cafeína. Além disso, o chá preto tem um aminoácido conhecido como L teanina, que combate radicais livres, combate o estresse e melhora a sensação de tranquilidade.

o que e cha preto

Pinterest

Chá preto emagrece?

Essa é a grande questão! Chá preto emagrece mesmo? 

Segundo especialistas, por ter uma substância conhecida como catequina, poderoso antioxidante que ajuda a reduzir o apetite e diminuir os níveis de gordura no organismo.

Além disso, a bebida tem forte ação diurética, acabando com a retenção de líquidos e eliminando os inchaços no corpo.

Também tem poucas calorias, sendo uma opção perfeita para consumir durante o dia, no lugar de sucos, de café e de outras bebidas.

Trata-se de um ótimo aliado para o emagrecimento, mas deve ser combinado com outras opções, com uma rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada.

como fazer cha preto

Pinterest

Muita gente se pergunta: chá preto emagrece quantos quilos?

De modo geral, essa opção é menos potente para a perda de peso do que o chá verde ou o chá branco, que além da ação antioxidante, ainda têm mais cafeína.

Essa substância ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura, além de dar mais energia, por isso o chá deve ser consumido durante o dia.

receita cha preto

Pinterest

Chá preto prende o intestino?

Outra pergunta frequente é se o chá preto desidrata e prende o intestino.

De acordo com estudos, essa bebida possui taninos com função adstringente, que desidratam o intestino e levam à prisão de ventre. Por isso, evite o consumo caso você sofra com esse problema.

Por outro lado, aumente a ingestão de fibras e o consumo de água para garantir o bom funcionamento do intestino. Na dúvida, consulte um médico ou nutricionista.

beneficios cha preto

Pinterest

 Faz mal? Existem contraindicações?

Todo mundo pode tomar chá preto? Será que faz mal? Há contraindicações?

De fato, algumas pessoas devem evitar o consumo da bebida:

  • Quem sofre com insônia;
  • Pessoas com prisão de ventre;
  • Hipertensos;
  • Mulheres grávidas e lactantes;
  • Crianças;
  • Pessoas com anemia.

Ademais, é interessante perguntar para o seu médico se o consumo do chá preto está liberado. De modo geral, não faz mal, mas é sempre bom avaliar caso a caso e contar com a opinião de um especialista.

Para que serve? – Benefícios do chá preto

Quais são os principais benefícios do chá preto?

  • É rico em antioxidantes, essenciais para combater radicais livres, retardar envelhecimento, diminuir o apetite e prevenir doenças e o colesterol ruim;
  • Possui cafeína, garantindo efeito energético, ideal para melhorar a disposição;
  • Tem propriedades antiinflamatórias;
  • Melhora as funções cerebrais e o sistema nervoso central;
  • Protege as células do organismo;
  • Ajuda a controlar o diabetes;
  • Pode ser aplicado na pele! Assim, ajuda a combater a oleosidade, limpa e evita o aparecimento de cravos e espinhas;
  • Possui flavonoides que diminuem os sintomas do colesterol ruim e o infarto;

Além disso, o chá preto possui benefícios para o cabelo!

Segundo especialistas, favorece o crescimento dos fios. A cafeína ajuda a estimular os folículos capilares e melhora a circulação na região.

Da mesma forma, previne a queda e calvície, além de deixar os cabelos pouco quebradiços.

Por fim, o chá preto também pode ser aplicado no cabelo após a hidratação, para enxaguar. Assim, deixa os fios saudáveis, com brilho e fortalecidos.

o que e e como e cha preto

Pinterest

Como fazer chá preto caseiro? – Dicas e receitas

Como fazer chá preto passo a passo? Selecionamos algumas receitas simples com ótimos complementos. 

Chá preto com limão

O limão potencializa os efeitos antioxidantes do chá preto. Por isso, é uma combinação perfeita para o consumo.

Adicione 1 colher de sopa de chá preto e uma rodela de limão em 200 ml de água quente. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e consuma morno ou frio.

Se quiser, você pode adicionar um pouquinho de maçã e cardamomo para deixar a bebida com um gosto bem suave.

cha preto com limao

Pinterest

Chá preto com canela

A canela ajuda a deixar o chá preto com um gosto suave e agradável. Para fazer, basta adicionar um pau de canela junto às folhas, deixando em infusão na água quente.

Depois, basta coar e consumir morno ou frio. Essa é uma opção perfeita para tomar durante o dia. Você também pode usar leite no lugar de água.

cha preto com canela

Pinterest

Chá preto com leite

Você também pode misturar o chá preto com leite, uma tradição em muitos lugares, principalmente no sul do país.

Em vez de usar água, deixe as folhas ou os sachês em infusão no leite quente. Coe e espere esfriar. Consuma morno ou frio. Se quiser, adicione um pouquinho de canela.

cha preto com leite

Pinterest

Chá preto gelado

Misture 1 colher de chá de sopa das folhas de chá preto em 1 xícara (200 ml) de água fervente. Deixe em infusão por alguns minutos e coe.

Depois, é só manter na geladeira para ficar bem geladinho. Você pode colocar em uma coqueteleira ou garrafa para consumir durante o dia.

Dica: não adoce o chá, nem com açúcar, nem com mel e nem com adoçante. Assim, ele não perde as funções e o princípio ativo.

cha preto gelado

Pinterest

Melhores formas de consumir chá preto: prefira a erva in natura, que pode ser comprada em mercados, farmácias e lojas de produtos naturais.

Há também opções em cápsulas e sachê, mas geralmente não têm grande concentração de nutrientes e do princípio ativo da planta.

O chá pode ser consumido durante o dia, cerca de três xícaras. Você pode fazer de manhã para beber aos poucos: de manhã, após o almoço e no fim da tarde.

Outras opções interessantes são o chá verde e o chá branco, potentes emagrecedores e com uma série de benefícios!


Enfim, gostou de saber tudo sobre o chá preto? Conte pra gente. Deixe suas dúvidas, comente e compartilhe o conteúdo! Até mais!

Você pode gostar...