Cor pérola – 50 dicas de decoração e como usar nos ambientes!

Você conhece a cor pérola? Super em alta na decoração de ambientes, esse tom não tem um padrão, uma vez que as marcas de tintas, tecidos e objetos decorativos lançam produtos diferenciados que recebem o nome de ‘pérola’.

Geralmente, essa cor permeia entre o rosê e o bege perolado, fazendo parte de uma paleta bem clarinha e delicada. Dessa forma, quando você optar por entrar na onda dessa tendência, é bom ter em mente que vai se deparar com inúmeras tonalidades.

Aí deve-se ter o cuidado de descobrir como elas realmente são e escolher aquelas que se adequam melhor ao seu projeto.

Ambientes com tons de pérola

A dica é: peça ao vendedor que lhe mostre os testes de cor, exemplos e até mesmo abra as latas de tinta, se for o caso, para que você tenha a certeza do que está comprando. Caso vá comprar pela internet, tire todas as suas dúvidas com o fornecedor.

De um modo geral, a cor pérola tem sido usada para proporcionar leveza e graciosidade aos ambientes.

Se você gosta desse modelo de decoração, pode considerar usar essa new color! Mesmo sendo diferentinha, ela é neutra e bem versátil. Você terá facilidade para misturá-la com outras cores, texturas e estampas.

Tintas de diversas marcas tom pérola

Para falar mais sobre esse trend, resolvemos elaborar um post repleto de dicas, informações e imagens de inspiração. Que tal conferir com a gente?

Quais cores combinam com a cor pérola?

A primeira e principal dúvida que surge ao escolher uma cor para a decoração de ambientes é com quais cores podemos combinar. Todo mundo anseia pelo resultado harmonioso e bonito.

Quando falamos de cor pérola, já podemos ressaltar o seu alto potencial de combinar com muitas outras cores. Afinal, como dissemos anteriormente, trata-se de um tom versátil e neutro.

Decoração com cor pérola 1

Sendo assim, você tem caminho livre para a sua imaginação. É possível usa a cor pérola em um décor com cores vibrantes e fortes, ou então com cores pastéis, terrosas ou acinzentadas. Isto é, há uma gama impressionante de opções para testar e escolher.

Abaixo há o círculo cromático demonstrando as cores análogas, que estão lado a lado, e as complementares, que são diretamente opostas, mas ficam maravilhosas juntas. A partir dele você tem uma ideia do que combina com o quê.

Círculo cromático

Círculo cromático

Analisando o círculo cromático, dá para notar que a cor pérola se encaixa nos tons mais claros dos alaranjados. Já aí podemos relacioná-la com o laranja, coral e alguns tons terrosos.

Com isso, as complementares que se dão bem são basicamente os tons de azul. Já as análogas são os tons de amarelo ou de vermelho. Vale dizer que valem as tonalidades claras e escuras, todas elas podem ser combinadas com a ‘pérola’ sem medo.

Decoração com cor pérola

Resumindo, a cor pérola combina com:

  • Azuis escuros
  • Azuis claros
  • Vermelho
  • Vinho
  • Rosê
  • Amarelo
  • Laranja
  • Coral
  • Tons terrosos
  • Tons claros de cinza

Sala que mistura a pérola com outros tons neutros

Ah! Também podemos citar as cores metálicas como opções para ornar com a pérola. Por exemplo:

  • Rosê gold
  • Dourado
  • Cobre

Em suma, são essas as cores que ficam lindas com a cor pérola. O ideal é que você escolha uma paleta de cores para utilizar em cada ambiente e não misturando todas as que citamos de uma vez só.

Dicas de decoração com cor pérola

Depois de mostrar as cores que combinam com a cor pérola, vamos exemplificar algumas dicas para decorar os ambientes.

Vale lembrar que essa é uma cor que oferece uma proposta de decoração branda, mas que pode ser repaginada caso você inclua outras cores mais intensas e escuras.

Cozinha minimalista com cor pérola

É possível usar a cor pérola de diversas formas na decoração de um ambiente, podendo ser interno ou externo.

1 – Paredes

Como falamos no início do artigo, hoje em dia há muitas marcas de tintas para paredes, como a Suvinil, Coral e a Lukscolor, que oferecem tonalidades tidas como ‘pérola’. Algumas vêm com outras nomenclaturas, como ‘madrepérola’, por exemplo. O ideal é que você teste e saiba realmente qual é o tom comprado, pois cada marca possui mais ou menos intensidade, podendo interferir no seu projeto.

Tintas de diversas marcas tom pérola

Tomando esse cuidado, você pode usar e abusar do tom pérola nas paredes de sua casa. Podem ser da sala de estar, jantar, quartos, banheiros ou cozinhas.

Além das tintas, a saber, é possível encontrar alguns revestimentos dessa cor, apesar de ser algo mais difícil. Há porcelanatos e papeis de parede, que ajudar a dar um toque especial no projeto.

Há muitas pedras com coloração pérola

2 – Têxteis

Outro ponto que pode favorecer a sua decoração é investir nos objetos têxteis certos. Cortinas, almofadas, tapetes e mantas na cor pérola podem fazer toda a diferença.

Eles podem até ser estampados, mas se a sua base for na cor desejada vai agregar estilo ao ambiente. E o mais legal é que atualmente há muitas peças disponíveis, além daquelas que podem ser criadas por você ou encomendadas.

Leia mais sobre o tema: Como Fazer Cortinas: 25 Ideias Lindas para Decoração e Passo a Passo!

Sala com decoração pérola

3 – Móveis

Já pensou em usar móveis com cores diferentes em sua decoração? Hoje em dia, com a ascensão do mercado de planejados, ficou fácil de escolher as tonalidades dos materiais.

O MDF, principalmente, pode surgir em muitas cores e pode ser a escolha para você que deseja um décor perolado.

Mas além deste, há também os vidros e a possibilidade de laquear os móveis, algo que pode ser feito artesanalmente por você assim que conhecer a técnica.

Leia mais sobre o tema: Móveis Laqueados: Dicas, como fazer e 50 fotos de inspiração

Cozinha moderna com parede cor pérola

4 – Objetos decorativos

Fora todos os quesitos citados, você pode acrescentar ainda os objetos decorativos. Apesar de ser opcional ornamentar com peças, essa é uma ideia para dar aquele toque irreverente e de personalidade ao espaço.

Qualquer canto da casa pode constar um objeto cor pérola, combinando com o restante da decoração. Pode ser uma escultura, um vaso, uma bandeja, um porta-retrato, enfim, o que você achar que se adequa melhor.

Quarto simples com paredes em tom pérola

5 – Estilo decorativo

Ter em mente um estilo decorativo é essencial para compor qualquer ambiente. Existem vários para conhecer e escolher, lembrando que, se o intuito é usar a cor pérola como protagonista, pode ter alguns que combinam muito mais.

Por exemplo:

  • Clássico
  • Retrô / Vintage
  • Moderno
  • Feminino
  • Romântico
  • Minimalista
  • Infantil
  • Tumblr

Defina um estilo antes de começar a decorar para facilitar o seu trabalho e evitar compras erradas. Com isso, você saberá já o que pode ficar legal e fazer um projeto com mais foco.

Bom, essas são as principais dicas para você que deseja investir na cor pérola. Para lhe inspirar, selecionamos ambientes decorados com ela de diversas formas. Conheça!

Cor pérola na sala

Sua sala pode ficar linda com a cor pérola. Esse tom clarinho consegue ampliar o espaço como ninguém e por isso é uma ótima escolha para tem a missão de decorar salas pequenas.

Também proporciona calma e suavidade, algo que é muito desejado para um ambiente que recebe as pessoas para horas de lazer e descanso.

Tom sobre tom na sala de estar com TV

O mais comum é usar essa cor nas paredes e apostar em outras para combinar no restante da produção. Mas há outras formas criativas de fazer a cor pérola se tornar protagonista. Revestimentos diferentes como as pedras filetadas ou porcelanatos são opções interessantes.

Se quiser dar mais força, inclua na mistura uma cor forte. Azul e vermelho são excelentes alternativas para agregar valor ao resultado visual.

Inspire-se com muitas salas decoradas com a cor pérola:

Cor pérola com móveis amadeirados

Cor pérola em sala sofisticada

Cor pérola na sala de jantar com sala de estar

Decoração alternativa de sala com cor pérola

Dica para combinar cor pérola com cores vivas

Panorama de sala de jantar com revestimentos em tom pérola

Projeto da arquiteta Ju Nejaim com a cor pérola

Sala com decoração clássica usando a pérola como protagonista

Sala com TV e lareira

Sala de estar com almofadas coloridas

Sala de estar decorada com tom pérola

Sala de jantar com espelho e parede pérola

Sala moderninha com as paredes peroladas

Sala pérola misturada com tons terrosos

Cor pérola no quarto

Essa cor pode ser uma escolha também para decorar quartos. É uma ótima ideia para transmitir boas vibrações, leveza e tranquilidade a quartos de casal, de solteiro e até mesmo de bebês.

Uma sugestão pra complementar esse ambiente é apostar em tonalidades pastéis, que podem ser usadas na colcha, poltrona, cortina, etc.

Dica para decorar quarto com cor pérola

Outra ideia que fica bem legal é combinar com móveis e revestimentos de madeira ou amadeirados. Podem ser madeiras escuras ou claras, qualquer uma vai se dar bem com essa cor.

Os tons metálicos também tem sido muito usados, sobretudo em quartos femininos e de jovens. O rosê gold é o campeão de escolha para misturar com o pérola.

Dê uma olhadinha nos modelos de quartos decorados com a cor pérola:

Parede pérola para quarto de casal

Quarto com decoração com cor pérola

Quarto com decoração neutra

Quarto de bebê decorado com branco e pérola

Quarto de bebê decorado com cor pérola

Quarto de casal com decoração pérola

Quarto de casal decorado com cor pérola

Quarto decorado com tons neutros e o pérola

Quarto feminino com cor pérola

Cor pérola na cozinha

Para decorar uma cozinha com a cor pérola há a possibilidade de pintar as paredes, revesti-la com algum material ou papel de parede.

Também é uma opção escolher móveis planejados, nos quais você é quem definirá a cor dos materiais. Há vidros e demais superfícies que vêm com a cor que quiser para seu projeto.

Armário planejado branco e péroa

Os armários são os mais usados como os pontos principais das cozinhas. Nesse caso, se eles forem em tom pérola, você pode apostar em outras cores para o restante do ambiente.

As cozinhas costumam ficar bem sofisticadas quando essa tonalidade é empregada. O perolado misturado a pedras da bancada, utensílios metálicos e luzes mais intimistas fica perfeito.

Confira modelos de cozinhas decoradas com cor pérola:

Cor pérola na cozinha

Cozinha clássica com tom pérola

Cozinha linda e elegante com tom pérola

Detalhes em cor pérola na cozinha

Piso de cozinha em cor pérola

Piso pérola para cozinha

Revestimento para cozinha minimalista com cor pérola

Revestimento para cozinha pérola

Cor pérola no banheiro

Por fim vamos falar sobre a cor pérola no banheiro. Assim como na cozinha, ela consegue dar um ar além de delicado, mas sofisticado a esse espaço.

Se você não tem ideia de como decorar seu banheiro ou lavabo, pode considerar essa tonalidade sem medo!

Quatro opções de banheiros decorados com a cor pérola

Algo que pode ser usado também é o mármore ou então o porcelanato marmorizado, ambos já explicitados em artigos do Doce Obra.

Esses materiais de revestimento dão toque chiquérrimo a banheiros e oferecem resistência perfeita a um local úmido assim. O bacana é que alguns deles lembram a cor pérola!

Fora isso há todas as outra estratégias que já citamos por aqui para você investir.

Veja a seguir algumas formas de decoração para banheiros com a cor pérola:

Banheiro decorado com branco e pérola

Banheiro decorado com tons de pérola

Banheiro pérola com iluminação intimista

Banheiro simples com parede pérola

Cor pérola combinada a dourado em banheiro

Decoração sofisticada usando tons perolados em banheiro

Ideia para decorar lavabo com a cor pérola

Ideias de composição do banheiro com a cor pérola

Revestimentos em cor pérola decorando banheiro


E então, gostou de conhecer mais sobre a cor pérola? Essa cor é realmente muito surpreendente!

Aproveite para ler também:

Quartzito – O que é? + 20 ideias lindas de como usar na decoração!

Cor bege – Como usar na décor? + 72 ideias lindas e atuais para o lar!

Cores frias na decoração – 75 ideias para usar e combinar os tons!

Boa leitura. Até uma próxima vez!

Você pode gostar...