Pedra miracema: características, preço, como assentar e projetos!

Já ouviu falar em pedra miracema ou lajinha, outro nome que a pedra também recebe? Esse tipo de revestimento é uma das opções de pedras decorativas existentes no mercado e que pode ser usada em diversas opções de revestimento, indo desde a calçada até a parede.

Se você ainda não conhece a pedra miracema ou quer saber mais sobre esse revestimento, como preço, tipos, como assentar, e tantas outras informações, é só seguir a leitura e aprender muito com o post.

 

 

Características 

A pedra lajinha ou miracema nada mais é que um tipo de granito. Isso mesmo, a miracema é o granito comercializado e usado em sua forma bruta. A aparência é tão diferente da versão tradicional do granito, pois a pedra miracema não passa por polimento, e isso  dá uma aparência mais rústica ao revestimento.

  • Resistência: assim como o granito polido, a pedra em sua forma bruta tem altíssima resistência e isso permite a pedra possa ser usada tanto em projetos internos, como externos.
  • Variedade de cores: a pedra em sua forma bruta apresenta uma ampla gama de cores, e isso varia de acordo com a região de extração do granito bruto. Essa variedade de cores é uma vantagem da miracema, já que possibilita encontrar um tom que mais combina com a proposta de revestimento e com o ambiente em que será usada.
  • Antiderrapante: uma característica importante desse revestimento é o fato da pedra ser antiderrapante. Por não passar pelo polimento, a pedra ganha essa característica e isso faz com que o revestimento seja uma ótima opção de piso antiderrapante.

pedra lajinha

 

 

Tonalidades

Cinza 

cinza

A tonalidade da pedra lajinha cinza é uma das mais conhecidas, e também uma das mais utilizadas em diferentes projetos. A pedra nessa cor é ideal para quem busca um tom neutro de pedra, e que fuja das cores muito claras.

O cinza tem suas vantagens, e uma delas é o fato de aparentar menos sujeira na pedra, o que faz com que o revestimento seja uma opção principalmente para calçamentos.

calçada pedra cinza

O rejunte fininho une as pedras

projeto lajinha cinza

Branca 

pedra branca

Entre as opções e cores de pedra miracema, uma das possibilidades é o revestimento de cor branca. A pedra não é totalmente branca, e pode ter algumas marquinhas que variam em tonalidades de cinza, e essa heterogeneidade é o que caracteriza e traz charme ao revestimento.

A pedra em sua forma branca é linda, mas não é tão utilizada como piso por conta da tonalidade clara que tende a acumular e aparentar mais sujeira.

muro miracema branca

O pequeno jardim rente ao muro tem alguns arbustos

revestimento miracema

Amarela 

amarela

Entre as variações de cores de pedra lajinha, a opção amarela também é muito conhecida, assim como o granito polido amarelo, que é tão conhecido. Nesse tipo de revestimento, a tonalidade pode variar entre um amarelo um pouco mais intenso, até uma versão de bege.

A coloração amarela do granito bruto (miracema) é uma ótima escolha para diversos projetos, que podem ir desde o calçamento até o revestimento de um muro.

calçamento pedra lajinha

A miracema cinza compõe as laterais do caminho

muro lajinha amarela

A caixinha de correspondências foi embutida ao muro

Rosa 

mosaico miracema rosa

Uma das variações de cores da miracema é a tonalidade rosa, que é menos comum, mas que apresenta um apelo estético incrível.

A cor não é um rosa homogêneo, pelo contrário, a tonalidade é um mix com outros tons e isso dá um charme ainda mais especial para o revestimento.

A tonalidade é capaz de dar ainda mais charme ao projeto, que ganha destaque por conta da cor diferenciada.

 

muro miracema rosa

No projeto, a aposta foi pelo uso no revestimento do muro

revestimento interno

A lajinha rosa foi usada na área interna

 

Quanto custa? Preço do m²

E o preço? Quanta custa?

Essa é uma pergunta muito comum quando se fala de revestimentos, e no caso desse tipo de pedra decorativa o preço pode variar de acordo com a tonalidade. O custo médio da pedra miracema varia de R$ 20 a 50 m².

 

Como assentar Pedra Lajinha? 

Se você quer aprender como assentar pedra miracema, separamos alguns tutoriais que ensinam passo a passo desse processo. Assim, fica a dica e até mesmo a inspiração de colocar a mão na massa e fazer o projeto de assentamento da pedra decorativa.

 

Calçada / Piso

 

 

Parede

 

Como limpar e manter? 

Um problema comum com a pedra bruta é o acúmulo de sujeira e a aparência mais escurecida que a pedra vai ganhando com o passar do tempo. Para manter a cor e limpeza da pedra miracema, é só seguir alguns processos:

  1. Com auxílio de uma vassoura de cerdas duras varra a calçada diariamente. As cerdas mais firmes vão ajudar a remover a sujeira sem deixar que ela impregne na pedra.
  2. A limpeza com máquina de lavar de alta pressão é uma das possibilidades para remover a sujeira já impregnada e dar cara de nova para a pedra. No entanto, nada de lavar semanalmente, isso pode causar o desgaste excessivo da pedra e gastar muita água. Esse tipo de limpeza pode ser feita a cada um ou dois meses.
  3. Para uma limpeza mais eficiente e para remoção da sujeira mais pesada, uma das alternativas é usar ácidos e produtos de limpeza indicados para pedras. Esse tipo de produto tem ação mais eficaz e é capaz de clarear até mesmo as pedras que estão muito sujas. Para não danificar a pedra, não faça misturas caseiras e não utilize produtos que não sejam específicos para a limpeza de pedras. O uso desse tipo de produto também não deve ser constante, e a indicação é realizar essa limpeza anualmente.

 

Fotos e Projetos com Pedra Miracema

Calçada 

calçada de pedras

Entre as propostas de usar a pedra miracema como revestimento para calçada, essa é uma das inspirações. A pedra foi usada formando quadrados que são separados por linhas de pedra seixo clara. Esse mix de pedras dá um toque lindo para o revestimento e valoriza o projeto da calçada de pedras.

pedra cinza calçamento

O muro tem detalhes de pedras decorativas

Nesta proposta de uso de pedra lajinha para calçamento, o revestimento foi feito com um mix de miracema cinza e branca. A pedra cinza foi usada em predominância no projeto, e a branca aparece em detalhes centrais e como uma moldura para a calçada.

 

Mais fotos

calçada com jardins

A calçada é composta por jardins

calçada de lajinha

O projeto da calçada foi composto por laginha cinza e amarela

lajinha piso

projeto jardinagem

A calçada foi feita entre jardins

lajinha cinza

A pedra cinza reveste a calçada

calçada antiderrapante

Muro 

pedra almofadada

Além de ser utilizada em revestimento de calçadas, esse tipo de pedra também pode ser usada em revestimento para muro. Neste caso, a aposta para revestir o muro foi pela pedra miracema almofadada, um tipo de acabamento menos plano e com um pouco mais de volume, o que acrescenta um detalhe lindo para o revestimento.

muro lajinha cinza

A proposta desse muro de pedras é de um revestimento que recobre toda a parede. A pedra lajinha foi usada em toda a extensão e entre a predominância da coloração cinza, há detalhes da pedra na tonalidade amarela.

 

Mais fotos

muro decorado pedra

O muro foi decorado com a pedra almofadada

muro pedra cinza

O muro foi revestido com a pedra em tonalidade cinza

muro decorado

Faixas de pedras decoram o muro

calçada e muro de pedra

A calçada tem revestimento de pedra portuguesa

pedra cinza muro muros com pedras

Parede

revestimento interno

Se você está em busca de uma inspiração para o uso da pedra miracema em projetos internos, já pode colocar esse projeto entre os favoritos. A proposta aqui foi o uso da pedra de coloração cinza para o revestimento na área do box. A pedra no banheiro deu destaque e um toque rústico para a decoração do banheiro.

lareira de pedra

A lareira foi revestida com a pedra na tonalidade amarela

Para quem está considerando um projeto com lareira, uma das opções de revestimento é a pedra lajinha, como neste projeto. A pedra  de tonalidade amarela foi a escolha para revestir a lareira, e o resultado ficou lindo!

 

Mais fotos

lareira

casarão antigo

O casarão antigo ganhou detalhes da pedra lajinha

pedra miracema parede

projetos parede

Agora que você já sabe tudo sobre pedra miracema já pode definir onde vai usar o revestimento e aproveitar as dicas do post para incluir a pedra no projeto.

Você pode gostar...