Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar!

A decoração com porcelanato preto está cada vez mais presente em muitos projetos. Esse tipo de revestimento pode até causar estranhamento em algumas pessoas, mas é uma opção interessante para deixar o ambiente com um toque moderno e sofisticado.

Quem está cansado dos métodos e cores tradicionais pode investir no porcelanato preto para renovar totalmente o cenário, seja de uma sala grande, de uma cozinha, de um quarto e até do banheiro.

Sendo assim, vale saber mais sobre essa versão, quais são os principais tipos, conferir dicas e muitas fotos. Acompanhe o conteúdo completo e surpreenda-se.

Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar!

Tudo sobre porcelanato preto com várias dicas de decoração + 60 fotos!

Afinal, o que é porcelanato?

Embora seja comum falar dessa peça, muita gente ainda tem dúvidas quanto a sua definição. De acordo com especialistas, trata-se de um tipo de piso frio, conhecido sobretudo por ser muito resistente. É usado em locais com grande circulação de pessoas e tem alta durabilidade.

Além disso, o porcelanato pode ser classificado em várias versões. A versão natural não possui brilho e geralmente tem um valor mais acessível. Por outro lado, há também os modelos esmaltados, que possuem acabamento liso ou brilhante, bem como as versões polidas – que chamam atenção pelo alto brilho e visual impactante.

Quando se trata de cor e estampas, há diferentes tipos que oscilam conforme a preferência de cada usuário. De modo geral, o porcelanato em tons neutros é o mais popular – em bege, cinza, branco e marrom. Entretanto, o porcelanato preto ganha cada vez mais relevância em muitos projetos, sendo uma opção bem original e ideal deixar o espaço com um toque requintado.

Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar!

De fato, os ambientes com porcelanato preto são arrojados e elegantes

Quanto custa em média? #preço

Hoje em dia muitas lojas já vendem uma grande variedade de porcelanatos, sobretudo em versão preta. Sendo assim, você não terá problemas em encontrar esse modelo, basta fazer uma boa pesquisa online ou em locais físicos. Praticamente toda casa de materiais de construção possuem porcelanato preto de várias marcas.

De acordo com nossas pesquisas, o preço médio do metro quadrado de uma versão de 120 cm x 120 cm é de 300 reais. Nesse caso, a peça é polida, brilhante e com borda reta. Entre as marcas mais famosas estão: Portobello, Eliane, Portinari e Biancogres.

Algumas dicas de lojas para comprar: Telhanorte, C&C, Leroy Merlin, Joli, Center Castilho, etc.

Tipos de porcelanato preto

Antes de instalar porcelanato preto em sua casa, é primordial conhecer os modelos mais tradicionais. Conforme já salientamos, há versões com vários tipos de acabamento, desde o natural até fosco, polido, etc. Assim, você pode definir qual é o mais indicado para cada cômodo do seu lar.

Porcelanato preto polido

O porcelanato polido é o tipo mais comum e usual. Possui acabamento totalmente liso e com brilho intenso. Durante a fabricação, recebe uma camada protetora que o diferencia de outros modelos. É altamente indicado para áreas secas da casa, como corredores, salas e quartos, pois quando molhado fica escorregadio.

Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar!

Os modelos polidos chamam atenção pelo brilho

Porcelanato preto fosco

O porcelanato fosco, conhecido também como porcelanato natural, é bastante funcional, acessível e versátil. Pode ser instalado em qualquer ambiente, sobretudo em áreas de grande circulação, como salas, áreas externas, comércios, etc. Não possui brilho e acabamento diferenciado, mas é muito resistente e pouco escorregadio, ideal para a segurança de idosos e crianças, por exemplo.

Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar!

Modelo fosco ideal para ambientes de grande circulação

Porcelanato preto marmorizado

Como o próprio nome revela, é um tipo de porcelanato de mármore. É atemporal e versátil, um modelo que nunca sai de moda e adaptável a ambientes como banheiro e cozinha – já que é bem resistente e não fica escorregadio mesmo quando molhado. A versão preta é convencional e confere elegância no acabamento do cômodo.

Outros tipos de porcelanato: acetinado, que possui pouco brilho e baixo impacto visual, ideal para ambientes como salas e quartos; esmaltado, que pode ser mais liso, áspero ou brilhante dependendo da camada de esmalte que é aplicada à peça.

Porcelanato preto na decoração – 60 ideias modernas para se inspirar!

Porcelanato marmorizado instalado em diversos ambientes 

Dicas de decoração com porcelanato preto

Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato, vale conferir muitos projetos decorados com porcelanato preto e todas as suas possibilidades. Encante-se com diversas fotos e dicas de ouro.

Porcelanato preto na sala

A sala é o ambiente principal de uma casa, por isso a decoração deve ser totalmente harmônica e coerente. Para quem deseja fugir do óbvio, uma ótima dica é investir no porcelanato preto, sobretudo em cômodos grandes e amplos. Como preto é uma cor sóbria e “pesada”, você pode combinar com tons mais leves e frescos, como branco, cinza claro, off-white ou bege.

Sendo assim, a sala pode contar com piso preto, mas paredes e móveis brancos, por exemplo. Além disso, aparatos com acabamento em madeira também deixam o espaço com uma decoração exuberante. Para quebrar o impacto visual, é interessante optar por porcelanato em acabamento acetinado ou fosco, evitando os tipos totalmente brilhantes.

Nessa linha, você pode se inspirar em um conceito moderno, industrial, retrô, etc. Entretanto, com uma linha minimalista há grandes chances do projeto ficar com uma decoração equilibrada, portanto, evite os excessos. Abaixo você confere boas inspirações.

porcelanato preto na sala

Uma sala moderna com tendência P&B

porcelanato preto na sala

Acabamento acetinado com pouco brilho instalado em uma sala ampla

porcelanato preto na sala

A sala de apartamento ficou com uma decoração coerente e harmônica

porcelanato preto na sala

Vale integrar ambientes instalando o piso preto e investindo na combinação com branco

porcelanato preto na sala

Uma tendência clássica e rústica para fugir do convencional

porcelanato preto na sala

De fato, a junção de tons claros com o piso preto deixa o ambiente leve e aconchegante, quebrando a sobriedade total da cor escura

porcelanato preto na sala

Conforme a imagem, você pode se inspirar também em uma tendência clássica e vintage

porcelanato preto na sala

O porcelanato preto na sala deixa o ambiente mais sofisticado, por isso é indicado para espaços grandes

porcelanato preto na sala

Você também pode instalar o piso em áreas pequenas, mas precisa de branco para evita que o ambiente fique carregado e pesado

porcelanato preto na sala

Uma boa tendência e inspiração para projetos modernos e coerentes

porcelanato preto na sala

De fato, o piso preto causa muito impacto e dá um toque exuberante à decoração

Nesse projeto, o porcelanato preto foi instalado em dois ambientes integrados, uma boa ideia para apartamentos compactos

Porcelanato preto na cozinha

Muita gente opta por instalar porcelanato preto na cozinha pensando na vantagem da cor em “esconder a sujeira”. De fato, o piso preto apresenta essa vantagem, sobretudo quando comparado ao branco. Entretanto, a manutenção e limpeza devem ser frequentes, assim como em qualquer versão do revestimento.

Para a cozinha, vale a regra da sala: apostar no contraste para deixar o ambiente com uma decoração equilibrada. Portanto, é interessante investir em móveis e aparatos em tons mais claros. Aproveite a tendência P&B (preto e branco) que não tem erro. Além disso, uma dica bacana é revestir o balcão além do piso, bem como seguir um conceito industrial que nunca sai de moda.

Vale destacar que preto combina muito bem com elementos prateados. Sendo assim, é possível criar um projeto muito coerente e moderno unindo essas cores e texturas, principalmente em cozinhas planejadas ou integradas com a sala, por exemplo.

porcelanato preto na cozinha

A cozinha pequena e planejada possui móveis brancos para dar um contraste com o piso preto

porcelanato preto na cozinha

Uma tendência interessante para espaços integrados

porcelanato preto na cozinha

O porcelanato fosco reveste o piso e a bancada

porcelanato preto na cozinha

Vale seguir um conceito industrial na decoração da cozinha

porcelanato preto na cozinha

Para quem prefere um projeto com cores sóbrias e um conceito sofisticado

porcelanato preto na cozinha

Elementos metálicos e prateados combinam com o porcelanato preto na cozinha

porcelanato preto na cozinha

O balcão branco quebra a sobriedade do ambiente, bem como a parede em tom rosa

porcelanato preto na cozinha

Uma tendência moderna: unir preto com cores quentes, como vermelho

porcelanato preto na cozinha

Além do piso, o preto está presente nos balcões e armários

porcelanato preto na cozinha

Que tal essa ideia em unir preto com branco e amarelo?

porcelanato preto na cozinha

Vale investir na tendência P&B em projetos modernos

porcelanato preto na cozinha

Grande parte das cozinhas planejadas contam com porcelanato preto

porcelanato preto na cozinha

Projetos em uma linha clássica e vintage também são comuns e agradáveis

porcelanato preto na cozinha

Um conceito industrial exuberante e muito sofisticado para uma cozinha ampla

Porcelanato preto no quarto

Embora seja raro, há projetos de porcelanato preto no quarto, sobretudo com os modelos foscos. De modo geral, segue a mesma regra da sala, tanto no contraste quanto na textura da peça. É uma boa ideia para ambientes amplos ou integrados com áreas externas, além da ligação com cores claras.

Para que o quarto não fique tão escuro, é essencial investir em um bom projeto de iluminação, tanto com o ponto central de luz quanto com luminárias modernas ou abajures. Outra dica é apostar em móveis amadeirados, estofados em tons neutros e obviamente na clássica tendência preto e branco.

porcelanato preto no quarto

Um projeto exuberante de quarto bem iluminado

Uma inspiração clássica e muito exuberante

porcelanato preto no quarto

Tendência moderna com o quarto integrado com a área externa

porcelanato preto no quarto

Quando o preto é o protagonista e o vermelho é inserido nos detalhes

porcelanato preto no quarto

Você pode investir no piso preto e branco também

porcelanato preto no quarto

Vale a pena instalar porcelanato preto em quartos amplos

porcelanato preto no quarto

A parede de concreto aparente combina perfeitamente com o piso preto

porcelanato preto no quarto

Detalhes em branco ajudam a quebrar a sobriedade do revestimento preto

porcelanato preto no quarto

Uma inspiração clássica para quem pretende montar um quarto com decoração arrojada

porcelanato preto no quarto

Simplicidade e minimalismo fazem toda a diferença em muitos projetos

porcelanato preto no quarto

Tanto o piso quanto a parede podem receber revestimentos e pinturas em cores escuras

porcelanato preto no quarto

As paredes brancas dão sensação de amplitude e combinam perfeitamente com o porcelanato preto no quarto

Porcelanato preto no banheiro

Parece estranho para muitas pessoas instalar porcelanato preto no banheiro, mas pode ter certeza que essa é uma alternativa muito funcional e clássica. A cor ajuda a dar um toque sofisticado à decoração e quebra aquele padrão comum de um ambiente essencialmente branco.

Atualmente diversos projetos de suítes, banheiros coletivos e comuns estão inovando com essa técnica. O porcelanato pode ser instalado no piso ou em outras camadas, como paredes, no revestimento de banheiras ou apenas no box. São alternativas variadas e versáteis que podem mudar de acordo com cada cômodo.

Não podemos deixar de citar a junção de preto com branco que fica perfeita em banheiros modernos! Assim, o ambiente não fica carregado, pelo contrário, fica super harmônico e elegante.

porcelanato preto no banheiro

O banheiro possui revestimento em porcelanato preto e peças brancas para criar um contraste incrível!

porcelanato preto no banheiro

Um espaço minimalista perfeito para relaxar

porcelanato preto no banheiro

O acabamento brilhante deixa o cômodo com uma decoração perfeita, mas é preciso tomar cuidado para não escorregar caso o piso fique molhado

porcelanato preto no banheiro

Um belo exemplo de combinação de cores que só valoriza a estrutura do banheiro

porcelanato preto no banheiro

Revestimento branco nas paredes + porcelanato preto no piso do banheiro

porcelanato preto no banheiro

O tipo e acabamento do porcelanato também ajuda a valorizar a decoração do ambiente

porcelanato preto no banheiro

De fato, essa proposta também se encaixa em pequenos lavabos

porcelanato preto no banheiro

O porcelanato preto combina também com peças amadeiradas

porcelanato preto no banheiro

Simples, arrojado, minimalista e elegante

porcelanato preto no banheiro

Desenhos e texturas ajudam a valorizar o acabamento do piso e da parede

porcelanato preto no banheiro

Em alguns projetos, o revestimento preto é usado tanto no piso quanto nas paredes. Por outro lado, peças brancas quebram a sobriedade no ambiente

porcelanato preto no banheiro

Essa é uma tendência interessante para banheiros grandes e coletivos

porcelanato preto no banheiro

Já que é para investir em um projeto moderno e elegante, que tal essa ideia?

porcelanato preto no banheiro

Uma boa ideia para banheiros compactos e pequenos lavabos


O porcelanato preto pode transformar totalmente a decoração da sua casa, por isso é uma opção que está cada vez mais comum em diversos projetos. Que tal considerar essa ideia? Gostou das dicas e das fotos? Conte pra gente. Boa sorte e até a próxima.

Você pode gostar...