Concreto Aparente: Vantagens, manutenção e + de 40 fotos!


Já pensou em deixar sua fachada ou diversas superfícies da casa com concreto aparente? Que tal investir nessa tendência que nunca sai de moda? É claro que há maneiras de fazer com que a decoração fique bonita e com ótima aparência, sem o aspecto bruto que muita gente imagina. Para esclarecer tudo sobre essa técnica, preparamos um artigo completo. Acompanhe, tire suas dúvidas e inspire-se!

concreto-aparente-destaque

Rústico, contemporâneo, belo… não faltam elogios para definir o concreto aparente!

Muitos arquitetos revelam que o concreto aparente garante uma elegância a qualquer projeto, sobretudo quando se trata de áreas e conceitos externos. Foi-se o tempo em que era visto como mal acabado, ao contrário, dá uma visão moderna, prática e exuberante.

Já falamos aqui em vários posts que o cinza é uma cor versátil e que combina com diversos tons. Além disso, é visto como complemento perfeito para diversas ideias de decoração, tanto em paredes como forros, lajes e pisos. O design alternativo, sóbrio (até com um toque minimalista) e rústico faz do concreto aparente uma ótima opção para diversas obras. Para isso, basta que a aplicação seja bem feita e com ótimo acabamento.

Concreto Aparente x Cimento Queimado: Qual a diferença?

Muita gente confunde o concreto aparente com o cimento queimado, por isso, é importante deixar claro que não se trata da mesma coisa, embora o princípio seja basicamente o mesmo. O primeiro é um método construtivo que teve seu auge nos anos 60 e tem sido usado até hoje em diversas obras. Já o outro é um tipo de acabamento.

O concreto é um material comum e tradicional, usado na estrutura toda. Pode ser uma viga, parede, pilar, entre outros, indo muito além de um simples acabamento, justamente como conhecemos e usamos em grande parte das construções, na mistura de cimento, areia e pedra.

Algumas pessoas veem o concreto aparente com certo preconceito, como se a obra não estivesse finalizada. O problema, porém, é que para que fique com um bom resultado, é preciso um bom trabalho. Desde que feito por um profissional capacitado e com experiência, chega a um ótimo efeito. 

destaque-concreto-aparente

Oscar Niemeyer e uma série de especialistas sempre viram o concreto aparente como um material essencial na construção. O charme contemporâneo paralelo ao toque rústico garante um visual interessante tanto para fachadas quanto em elementos internos. Além disso, é uma alternativa barata que não necessita de trabalho pós aplicação, como reboco e emboço.

Porém, não basta deixar o concreto aparente achando que a decoração está pronta e vai causar uma ótima impressão. É preciso pensar em cada etapa, primeiramente deixando claro antes da construção que se deseja esse objetivo. Assim, o pedreiro ou profissional em questão precisa saber que é necessário um capricho para que a estrutura fique com um bom efeito visual. Além disso, ele tem que ser capacitado para fazer isso de uma vez, já que não há chance para correções. Errou, tem que quebrar e fazer de novo.

A execução necessita de uma análise estrutural para que o concreto aparente fique com ótimo aspecto. Geralmente, usa-se uma fôrma metálica ou de madeira na parede para moldá-lo e evitar erros. A primeira garante um acabamento mais uniforme e mais liso, chamado de estucamento. Já a outra permite mais flexibilidade, com um tipo texturizado e mais versátil. 

O resultado do concreto aparente é impressionante desde que o processo seja bem feito. Após os 20 dias de cura (secagem completa), é possível perceber um estilo arrojado, unindo a simplicidade do material com um toque diferenciado e alternativo.

como-fazer-concreto-aparente

E o cimento queimado? Como funciona? É um material de aplicação simples, além de econômico e de baixa manutenção. Além disso, pode ser usado desde fachadas até pisos e outras superfícies. A diferença para o concreto aparente é que tem uma versatilidade maior: não se trata apenas do cinza, tem tons coloridos e deixa um aspecto mais ‘resinado’.

Ou seja, é um tipo de acabamento que imita o concreto, como uma opção para diversos formatos e para dar um upgrade em muitas estruturas, independente de uma reforma ou construção. Muitos especialistas indicam em ambientes rústicos, clean e com decoração além do convencional.

Além do cimento queimado, outras texturas imitam o concreto aparente e dão uma aparência rústica ao ambiente. Até alguns modelos de tintas já trazem esse efeito!

Vantagens e Desvantagens

Vantagens do concreto aparente:

  • Tendência utilizada por diversos artistas, arquitetos e especialistas, utilizada de maneira crua, sem acabamentos e com resultado surpreendente;
  • O tom acinzentado é clean, bonito e charmoso. Dá um toque descolado e clássico ao mesmo tempo;
  • É extremamente versátil e econômico. Não precisa gastar a mais com reboco e outros complementos;
  • Permite desde um aspecto rudimentar e rústico até um design liso e descontraído, depende da ideia e da estrutura em questão;
  • É usual tanto para fachadas quanto para estruturas internas, como paredes e demais superfícies;
  • A manutenção é simples, com ótima durabilidade que dispensa maiores trabalhos e cuidados.

ideias-concreto-aparente-destaque

Desvantagens do concreto aparente:

  • É preciso um bom estudo preliminar antes da implementação do concreto aparente na decoração, bem como seu uso para que fique com um bom visual;
  • Necessita de um profissional capacitado e experiente para que se chegue a um bom resultado, com um textura interessante e sem aquela cara de obra inacabada;
  • O trabalho deve ser feito minuciosamente, já que o concreto não permite muitos retoques. Se errou, a melhor alternativa é quebrar e fazer de novo. Em muitos casos, eventuais correções mais prejudicam do que ajudam, então o pedreiro precisa efetuar esse trabalho de correção com muita precisão.

Como tratar? Manutenção

A manutenção do concreto aparente é simples e prática. Após a implantação, independente da estrutura, é primordial cuidar sempre para que tenha uma ótima durabilidade e permaneça com bom aspecto. Para isso, aplica-se verniz ou silicone/resina depois da execução, principalmente em áreas externas.

Por ser tratar de um material poroso, o concreto precisa de proteção. Use um tipo fosco e da mesma cor para manter a naturalidade. 

Não é indicado usar sabão, detergente ou demais produtos removedores e nocivos. A lavagem pode ser feita apenas com água sob pressão, não precisa nada mais que isso. Assim, dá para manter a superfície linda e renovada!

concreto-aparente-ideias

Fachadas com Concreto Aparente

Conceitos de fachadas com concreto aparente são inspiradores, sobretudo quando bem executados e acabados. Separamos algumas fotos com modelos legais e destacados!

Acabamento ripado

O complemento do concreto aparente com acabamento ripado dá um toque descontraído e moderno a qualquer fachada, uma combinação perfeita para qualquer prédio/estrutura!

concreto-aparente-acabamento-ripado

concreto-aparente-acabamento-ripas

concreto-aparente-casa-com-acabamento-ripado

concreto-aparente-com-acabamento-ripado

concreto-aparente-com-ripagem

concreto-aparente-com-ripas-ideias

concreto-aparente-com-ripas

concreto-aparente-ideias-com-acabamento-ripado

concreto-aparente-ideias-ripas

Com madeira

Concreto em destaque + madeira é o que mais há de exuberante quando se trata de fachadas bonitas e elegantes. O contraste é incrível, independente do design na qual a casa é projetada.

madeira-concreto-aparente

fachada-concreto-aparente-com-madeira

concreto-aparente-ideias-madeira

concreto-e-madeira-ideias

concreto-aparente-com-madeira-ideias

concreto-aparente-madeira

tipos-concreto-aparente-com-madeira

Perceba que essas casas seguem a modelagem quadrada, um modelo que está em alta atualmente. Se você ama conceitos modernos, pode usar essas ideias tranquilamente!

 Fotos e Projetos de Interiores

Projetos de interiores com concreto aparente ficam bem interessantes e elegantes. Há muitas opções que fazem toda a diferença na decoração de uma casa!

concreto-aparente-interiores-9

Uma sala rústica com decoração clean

concreto-aparente-interiores-8

Para escritórios, por que não?

concreto-aparente-interiores-7

Com madeira, claro!

concreto-aparente-interiores-6

Em salas espaçosas, lembrando a decoração escandinava

concreto-aparente-interiores-5

concreto-aparente-interiores-4-escadas

Que tal usar na escada?

concreto-aparente-interiores-3

No banheiro também serve!

concreto-aparente-interiores-2

concreto-aparente-interiores-1

concreto-aparente-interior-ideias

concreto-aparente-interior

Exemplo interessante baseado em uma decoração clean e com muita iluminação natural

concreto-aparente-interiores


Bom, você viu como o concreto aparente dá um visual totalmente diferenciado e muita personalidade às fachadas e interiores? Pois é! Vale muito a pena apostar nessa alternativa para mudar, dando margem para outros conceitos interessantes.

destaque-concreto-aparente

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post! Para acompanhar outras matérias legais, continue navegando no site! Boa sorte e até a próxima! 🙂

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *