Os 25 Lavabos Rústicos Mais Fascinantes & Dicas Incríveis para Decorar!

Em projetos de decoração de interiores é cada vez mais comum ser dada mais atenção ao lavabo. O espaço é simples de ser decorado e deve ter ligação com o estilo do projeto total. Os lavabos rústicos são opções para quem gosta de um estilo aconchegante e verde com boas ideias a seguir.

 

ideias para lavabos rústicos

fotos de lavabos rústicos

Fotos e Ideias de Lavabos Rústicos

O grande viés de uma decoração rústica é o toque aconchegante do espaço. A maioria optante por este estilo busca a inspiração na natureza, no estilo campestre e na simplicidade dos materiais para construir a sua obra. É bem comum mesmo nas grandes metrópoles buscar um espaço calmo, relaxante e a opção do rústico é favorável nesta busca.

O lavabo para ser uma área social comum deve ser pensada no estilo rústico apenas se combinar com o restante do ambiente. Use um pouco a lógica. Você opta por uma decoração geek e no meio dela um modelo de lavabos rústicos. Não vai ficar bacana, entendeu? É preciso pensar em espaços coletivos como uma unidade para aplicar o conceito.

Para pensar em seu ambiente assim opções não faltam de lavabos rústicos a seguir com dicas bacanas.

Pequenos

Não se faz necessário muito espaço para inserir um lavabo em casa. A pergunta comum é: onde? Entre o corredor e a cozinha, no geral próximo à sala de jantar. Um espaço que não precise adentrar muito pela casa para o visitante poder higienizar as mãos antes de uma refeição ou lanche sem  ir ao banheiro.

Ele pode ter apenas três metros quadrados e ser um ambiente lindamente decorado. Precisa apenas de um sistema hidráulico para escoar a água para o esgoto e uma pia funcional. No mais é uma questão de iluminação e escolher os itens certos para criar um cenário perfeito.

 

pia para lavabos rústicos

dicas de lavabos rústicos

lavabos rústicos com madeira

lavabos rústicos com móveis antigos

lavabos rústicos com pia conceito

Alvenaria

A decoração de interiores com alvenaria ainda é um conceito novo no mercado e os arquitetos estão trabalhando com ligação com o rústico. É o simples uso do cimento e tijolos comuns na construção com um visual novo para decorar ambientes internos.

Pia de alvenaria (cimento como acabamento) é um dos mais novos estilos lançados para lavabos rústicos. Ela é feita no local com estrutura em madeira simples do formato que você quiser. O acabamento deve ser de primeira qualidade para o ambiente ficar realmente digno de elogios, alisando bastante enquanto ainda está secando e lixando depois para não ficar áspero.

O bacana do cimento é ser uma matéria prima barata e suportar água sem prejuízos. Na parede ele vai bem com tudo, desde revestimento cerâmico até madeira.

lavabos rústicos com alvenaria

Prezando pela simplicidade um espelho sem moldura é uma opção. Discreto, ele encaixa bem e sua única preocupação será com o corte do espelho. Fica até mais barata a encomenda!

lavabos rústicos detalhes em alvenaria

lavabos rústicos simples

Espelho com moldura decorada com pedras para lavabo

Grandes

Se há a possibilidade de usar um espaço maior em lavabos rústicos então aproveite para incrementar. Uma pia dupla é opção, uma vez que é comum receber mais de um convidado. Pense também em prateleiras decorativas para deixar toalhas, sabonetes ou plantinhas e deixar o espaço mais aconchegante.

lavabos rústicos grandes

lavabos rústicos largos

 

Criativo

Ideias nunca faltam para montar lavabos rústicos e inserir materiais incomuns é um dos grandes lances dos arquitetos. Encaixar objetos de outras finalidades para criar um espaço conceito pode funcionar muito bem.

O uso de um recipiente de armazenamento de bebidas como na foto abaixo é uma ideia criativa e funcional. O encanamento passa por dentro. A tampa é removida e assim você consegue uma pia funcional com um visual diferente. E lembre da regra do tom sobre tom para combinar espelho e demais objetos laterais com a mesma cor, o mesmo tipo de material e criar uma unidade visual.

lavabos rústicos com pia de botijão

lavabos rústicos conceitual

Madeira para balcão de pia. Há uns 20 anos a maioria dos projetistas seria contra porque madeira e água eram vistos como péssima combinação. A água danifica a madeira e mesmo com uma cuba em metal a lateral poderia durar menos. A resposta para isso hoje é: depende da madeira.

Existem muitos tipos de madeira que podem ser usadas como pia de lavabos rústicos. Alguns exemplos de tipos de madeira duráveis são:

  • Cumaru;
  • Eucalipto;
  • Angelim;
  • Bubinha;
  • Dentre outras.

Ela precisa ser resistente à água e receber um bom acabamento. Ou ser adiciona em seu estado semi natural como na foto abaixo, com lixamento apenas nas pontas e ficar com aspecto ainda mais rústico.

lavabos rústicos com madeira crua

lavabos rústicos com toras de madeira

Toras de madeira são vendidas em lojas específicas por ser um material caro e de pouca demanda.

lavabos rústicos com troncos de árvore

Amou um tronco de árvore e queria ele desse jeito na sua casa? Sem problema. Será uma mão de obra gigantesca remover mas valerá a pena porque terá em casa um item único. Deve ser lixado e envernizado para garantir a conservação e vai ficar lindo no lavabo!

lavabos rústicos pia tronco de árvore

Todo detalhe conta na montagem de lavabos rústicos. As torneiras são essenciais. Devem combinar com o material usado na pia e parede superior com poucos detalhes.

lavabos rústicos pia de granito

lavabos rústicos com pia conceito

Luxuosos

O luxo não precisa ser caro. O segredo é fazer boas escolhas em material, acabamento e combinar materiais de durabilidade longa com glamour.

As pias de concreto, por exemplo, são constantemente encaixadas em lavabos rústicos de alvenaria. Já são vendidas prontas e podem vir com diversos acabamentos como chamuscados, coloridos e brilhantes. Fica um luxo colocar em um ambiente interno.

lavabos rústicos luxo diferente

O detalhe da foto é a pia diferenciada com acabamento em cobre. Durável, faz o estilo de decoração industrial muito em evidência na atualidade.

lavabos rústicos chique

lavabos rústicos estiloso

Pensou no espelho? Não é um item obrigatório em lavabos mas sempre são bem vindos. Quem lava as mãos gosta da ideia de verificar o cabelo, observar se está tudo certo. 

O grande detalhe do espelho para lavabo é a sua moldura. Pode ser vintage, em madeira, apenas o vidro desde que entre em sincronia com o espaço.

lavabos rústicos com balcão e mármore

Diferença entre lavabo, banheiro e sala de banho

Alguns tratam os três como uma coisa só mas há diferença. Ao pensar em seu projeto é preciso diferenciar porque a função é parecida mas não igual.

Os lavabos são áreas exclusivas para lavar as mãos. Podem ser pequenas ou amplas, com uma ou mais torneiras e sempre com um espaço para sabonete. O espelho é comum mas não uma regra. 

O banheiro compreende a área de higienização completa com bacia e chuveiro. Pode ter banheira ou não, tudo se trata de escolha. O importante é saber que para ser denominado banheiro faz-se necessário ter uma área para lavar o corpo completamente.

Uma sala de banheiro é um conceito bem diferente de lavabos rústicos. Ela serve tanto para higienizar o corpo como relaxamento com banheira, hidro, sauna e tudo o que o dono tiver direito. É comum em projetos amplos e suítes.

 

Você pode gostar...