Como Fazer Almofadas – 50 Modelos Práticos e Fáceis de Fazer!

As almofadas até pouco tempo atrás eram consideradas um objeto decorativo para quarto e sala. Com o passar do tempo a simples almofada decorativa foi ganhando novas versões e hoje podemos encontrar diferentes modelos para aprender como fazer almofadas que podem ser usadas para várias finalidades.

Os modelos são lindos e podem ser feitos com diferentes técnicas de artesanato, por isso aprender como fazer almofadas pode ser uma ótima forma para criar seus próprios modelos, deixar a casa linda e até mesmo vender para outras pessoas.

Se deseja aprender como fazer almofadas veio ao lugar certo. Nesse post separamos 50 lindos modelos para se inspirar e também preparamos alguns tutoriais simples de seguir para fazer suas próprias almofadas em casa.

Fotos e Modelos de Almofadas Artesanais

Atualmente podemos encontrar modelos de almofadas para as mais diferentes finalidades como decoração, amamentação, para pescoço entre outros. Podemos dizer que as almofadas são multifuncionais, ou seja, além de promover conforto em diferentes situações elas também trazem muito mais beleza para a decoração de ambientes.

Como fazer almofadas: modelos de futon

Como fazer almofadas: modelos

Como fazer almofadas: modelos de crochê

Como fazer almofadas: modelos de fuxico

Como fazer almofadas: modelos

Para se inspirar a seguir separamos lindos modelos de almofadas feitas com diferentes técnicas. Temos certeza que você vai encontrar os modelos perfeitos para você.

De Crochê

Aprender como fazer almofadas pode ser a pedida certa para quem busca um modelo de almofada aconchegante para decoração de casa. O bacana das almofadas de crochê é que é possível fazer as mais diferentes combinações de cores e detalhes, com isso podendo fazer com que elas fiquem em harmonia com a decoração do ambiente.

Como fazer almofadas: Vermelha e branca de crochê

Como fazer almofadas: Com flores de crochê

Como fazer almofadas: Branca de crochê

Como fazer almofadas: Azul de crochê

De Retalhos

Além de poder criar lindas peças com os retalhos uma das vantagens de aprender como fazer almofadas com esse material é a reciclagem. Com os retalhos além de fazer lindos modelos de almofadas também é possível contribuir para o meio ambiente reciclando algo que iria parar no lixo.

Como fazer almofadas: Com retalhos

Como fazer almofadas: Com retalhos

Como fazer almofadas: Com retalhos

De Feltro

O feltro é um material delicado muito usado para confecção de diferentes tipos de artesanato como lembrancinhas de festa, almofadas, bolsas, bonecas entre outros.

Aprender como fazer almofadas de feltro pode ser boa opção para quem gosta de objetos decorativos temáticos. É possível fazer modelos com personagens de jogos, super heróis, bichinhos e muito mais.

Como fazer almofadas: Super Mário com feltro

Como fazer almofadas: Super heróis com feltro

Como fazer almofadas: Verde com feltro

Como fazer almofadas: Estilo sereia com feltro

De Fuxico

O fuxico é um detalhe clássico mais que até hoje faz muito sucesso. Quem nunca foi na casa da vó e viu um fofinho tapete de fuxico colorido ou uma colcha de cama? Essas florzinhas de tecido são muito fofinhas e podem ser usadas nos mais diferentes tipos de artesanato.

Se você deseja aprender como fazer almofadas com fuxico, separamos alguns modelos fofinhos para se inspirar abaixo.

Como fazer almofadas: com fuxico

Como fazer almofadas: com fuxico

Como fazer almofadas: com fuxico

De Capitonê

A almofada capitonê é um modelo mais sofisticado. Para quem deseja dar um up na decoração trazendo mais charme esse tipo de almofada pode ser a pedida certa.

Como fazer almofadas: De capitonê lilás

Como fazer almofadas: De capitonê roxa

Simples

As almofadas simples são uma ótima forma de dar uma incrementada na decoração de casa. Você poder fazer suas almofadas tanto estampadas quanto lisas.

Como fazer almofadas: Simples

Como fazer almofadas: Simples preta e branca

Como fazer almofadas: Simples com estampa de coração

Grandes

As almofadas grandes são um sonho de consumo. Esse modelo de almofada é super confortável e muito querido tanto por crianças quanto por adultos. Uma das vantagens da almofada grande é que elas podem ser feitas com diferentes formatos como animais, personagens e muito mais. Atualmente esse tipo de almofada tem sido muito utilizada para decoração de quarto infantil.

Como fazer almofadas: Grande com futon

Como fazer almofadas: Grande estilo princesa

Como fazer almofadas: Grande rosa

Rolinho

A almofada rolinho é um modelo usado principalmente para a decoração de quarto. Esse é um modelo confortável que pode ser feito com tecidos de algodão personalizados ou lisos. Uma estampa que tem feito muito sucesso para almofada rolinho é a chevron.

Como fazer almofadas: Rolinho branca e bege

Como fazer almofadas: Rolinho com estampa de flores

Como fazer almofadas: Rolinho com estampa chevron

Almofada Futon

a almofada futon é um dos modelos que mais estão em alta no quesito decoração. Elas são consideradas coringas pois podem ser usadas na decoração de qualquer ambiente seja quarto, sala, cozinha e até mesmo em áreas externas.

Como fazer almofadas: Futon magenta

Como fazer almofadas: Futon estampada

Como fazer almofadas: Futon

De Pescoço

Não tem como negar que a almofada de pescoço é um dos melhores modelos inventados nos últimos tempos. Esse tipo de almofada promove conforto e pode ser personalizado da forma que desejar.

Como fazer almofadas: De pescoço com estampa de coruja

Como fazer almofadas: De pescoço lilás

Como fazer almofadas: De pescoço com estampa do Mickey

De Amamentação

As almofadas de amamentação são uma tendencia que veio para ficar. Esse tipo de almofada promove muito conforto tanto para o bebê quanto para mamãe nessa fase tão especial dos primeiros meses de vida do baby.

Como fazer almofadas: De amamentação azul

Como fazer almofadas: De amamentação com estampa de nuvem

Como fazer almofadas: De amamentação com estampa floral

Como fazer almofadas: De amamentação com estampa chevron

De Emoji

As almofadas de Emoji são uma tendencia que está super em alta. Atualmente elas vem sendo usadas tanto para decoração de quarto quanto em decorações de festas com o Tema Emoji.

Se você deseja aprender como fazer almofadas de Emojis é importante saber que elas podem ser feitas com tecidos como feltro, algodão e a querida pelúcia.

Como fazer almofadas: De emoji

Como fazer almofadas: De emoji

Como fazer almofadas: De emoji

Como fazer almofadas: De emoji

De Coração

A almofada de coração é um modelo muito usado principalmente para dar de presente em datas especiais como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Como fazer almofadas: De coração

Como fazer almofadas: De coração para Dia das Mães

Como fazer almofadas: De coração

Personalizadas

As almofadas personalizadas são uma ótima opção para quem deseja presentear alguém com algo único e feito especialmente para ele. A personalização pode ser feita de diferentes formas como estampa de fotos, frases, apliques de feltro entre outros. A seguir separamos alguns modelos lindinhos para se inspirar.

Para surpreender alguém especial ou dar um toque especial na decoração do quarto as almofadas personalizadas podem ser uma boa opção.

Como fazer almofadas: Personalizada

Como fazer almofadas: Personalizada com fotos

Como fazer almofadas: Personalizada infantil

Como Fazer Almofadas: Passo a Passo

Aprender como fazer almofadas com certeza é muito mais fácil do que você imagina. Existem várias formas de fazer, tanto a mão como na máquina de costura. Os tutoriais que preparamos são mais simples para que você possa fazer mesmo sem ter a máquina. Bora aprender?

Almofadas De Crochê

As almofadas de crochê são lindas e deixam o ambiente mais aconchegante. Quem pensa que esse tipo de peça só combina com a casa da vovó está muito enganado, pois usar crochê na decoração de interiores voltou a ser tendência.

Esse modelo que vamos ensinar a fazer mede 50 por 50, mas você pode fazer maior ou menor. O legal desse modelo é que não precisa usar gráfico e por isso pode adaptar o tamanho.

Materiais

  • Agulha para crochê de 4 mm
  • Fio de algodão número 6 ( você pode usar linha mais grossa ou mais fina, vai da sua preferência)

Passo a Passo

No vídeo abaixo você confere o passo a passo completo para aprender como fazer almofada de crochê:

Como Fazer Almofadas de Nuvem

As almofadas de nuvem são ótimas para compor decoração de festa ou a decoração do quartinho da criança. Geralmente, são feitas com feltro e é exatamente com esse material que vamos ensinar a fazer. Você pode desenhar a sua própria nuvem do modelo e do tamanho que desejar, assim como também pode usar um molde.

Materiais

  • Feltro branco
  • Molde da nuvem em cartolina
  • Caneta permanente preta
  • Giz pastel seco rosa
  • Linha de meada branca
  • Agulha de costura
  • Manta para enchimento
  • Giz amarelo
  • Tesoura

Passo a Passo:

  1. Comece riscando o molde no feltro com o giz amarelo. Faça duas partes.
  2. O bom de usar o giz amarelo é que você consegue ver o risco para cortar e depois é só limpar, ele não deixa marcas no tecido.
  3. Corte o feltro tomando cuidado para não mastigar com a tesoura.
  4. Com as duas partes cortadas é hora de começar a costurar.
  5. O ponto caseado fica muito bonito, acaba sendo um detalhe a mais, assim você não precisa virar do avesso.
  6. Comece a casear, o segredo é fazer os pontos do mesmo tamanho e com a mesma distância entre um e outro.
  7. Deixe apenas um espaço de 5 centímetros sem casear.
  8. Coloque o enchimento por esse buraco.
  9. Quanto mais enchimento colocar mais fofinha fica a sua nuvem.
  10. Feche o buraco e dê dois nós para fazer o acabamento.
  11. Com a caneca permanente faça os olhinhos como se estivessem fechados. Para fazer aberto você pode usar tinta de tecido.
  12. Raspe um pouquinho de giz pastel rosa em um prato.
  13. Passe o dedo no pó e depois pinte as bochechas da nuvem como se ela estivesse coradinha, formando um círculo com o giz.

Almofadas De Pescoço

As almofadas de pescoço são ótimas para quem vai encarar viagem de carro, ônibus ou avião. Mesmo  que seja uma distância curta, elas ajudam a relaxar o pescoço e até a dormir com mais conforto, sem ficar com a cabeça caindo para o lado.

Materiais:

  • Tesoura
  • Velcro
  • Tecido de sua preferência
  • Linha em uma cor que combine com o tecido
  • Agulha
  • Manta acrílica para enchimento
  • Alfinete
  • Lápis para costura
  • Molde (você pode pegar um molde pronto ou desenhar o seu. É só desenhar metade da almofada, assim não tem perigo de um lado ficar diferente do outro)

Passo a Passo:

  1. Passe o molde para o tecido. Se você desenhou só uma parte do molde, passe essa parte depois vire para o outro lado e também passe o risco.
  2. Corte o tecido.
  3. Deixe a parte do avesso para fora e una a frente e o verso com alfinete.
  4. Costure toda a almofada deixando apenas uma pequena abertura. É importante fazer pontos iguais e bem firmes para que a almofada tenha resistência.
  5. Desvire o trabalho.
  6. Coloque o enchimento pela abertura. É importante encher bem para ficar firme e confortável.
  7. Finalize costurando o velcro dos dois lados da abertura, assim você poderá tirar o enchimento sempre que precisar lavar a almofada de pescoço.

Almofadas Futon

As almofadas Futon são mais fininhas e deixam o ambiente super moderno. Você pode fazer de tamanhos diferentes e até com mais enchimento.

Materiais:

  • Tecido de algodão com medida de 55 cm por 110 cm.
  • Agulha
  • Linha da mesma cor do tecido
  • Linha de pesponto
  • Manta para enchimento
  • Espuma com medida de 40 por 40
  • Tesoura
  • 8 botões forrados

Passo a Passo:

  1. Corte o tecido ao meio.
  2. Costura o avesso de uma parte na outra deixando apenas uma abertura.
  3. Desvire a capa.
  4. Enrole a manta na espuma. A ideia é deixar bem macio.
  5. Coloque dentro da capa.
  6. É importante que o enchimento fique folgadinho dentro da capa.
  7. Costure com pontos invisíveis para fechar a almofada.
  8. Aplique 8 botões forrados, sendo quatro de cada lado. Use a linha de pesponto.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer almofada? Já fez a sua? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...