Loja de Escapamentos – Como Montar e Lucrar em 2024?

A loja de escapamentos é uma oportunidade de empreender montando um negócio próprio e atendendo um nicho específico do mundo automotivo.

E além de eu gostar do universo automotivo, é preciso também se planejar para montar uma loja de escapamentos de sucesso, garantindo um negócio sólido e lucrativo!

Para montar a loja de escapamentos, reunimos dicas e passo a passo para iniciar o negócio e ter sucesso ao empreender!

loja de escapamentos

Como montar uma loja de escapamentos? #dicas

Planejamento

Para montar qualquer negócio é indispensável a etapa de planejamento, e não é diferente com a loja de escapamentos.

Para ter um negócio sólido, o  plano de negócios é um documento importante a ser desenvolvido, e estuda a instalação da empresa, prospecta o futuro, traça um perfil do mercado, analisa necessidades de investimento e programa toda empresa para sair do papel e se tornar um negócio sólido.

dica para planejar loja de escapamentos

Tipo de loja

O planejamento também envolve a etapa de definir o negócio, considerando se a empresa será apenas para venda de peças ou se também oferecerá a venda e reparo.

Para a loja apenas de venda, a necessidade de espaço é menor, o que resulta em um investimento também menor.

Para os modelos de loja que irão unir venda e reparo, há a vantagem de aumentar os serviços oferecidos e consequentemente o lucro, possibilitando ofertar a peça e já fazer o reparo necessário. Nesse tipo, de negócio é necessário ter mais espaço e o investimento se torna maior pelo fato de ter que investir também em equipamentos mecânicos.

como montar um negocio de escapamentos

O tipo de negócio impacta em tamanho da loja e investimento

Local

A escolha do local para abrir a loja de escapamentos é uma etapa bastante importante do planejamento, e o ideal é escolher um local de fácil acesso aos clientes e que na proximidade tenham outras empresas voltadas para o mercado de veículos e motos.

A proximidade com outras empresas voltados para o mercado de veículos e motos, como lojas de veículos e oficinas mecânicas, pode ser ideal para ter o público-alvo mais próximo, garantindo que a sua loja seja notada na região.

Para escolher o ponto da loja é ideal considerar o espaço disponível, levando em conta a necessidade de uma área para venda das peças, espaço suficiente para estoque, e em caso de troca, considerar também uma área para reparos e manutenções mecânicas.

passo a passo para montar loja de escapamentos

O espaço deve ter área para venda de peças

dicas para loja de escapamentos

O local pode ter área para reparo e troca de peças

Investimento

A etapa de investimento é um dos pontos de planejamento do negócio e a primeira parte do investimento é o aluguel ou a compra de um ponto comercial, considerando não só ponto, mas também a decoração e planejamento do espaço.

O investimento deve considerar também o tipo de atendimento do negócio, levando em conta se o espaço irá oferecer peças para automóveis e motos, nesse caso há a necessidade de mais espaço para estoque das peças, mas há a vantagem de atender um público maior.

Além de planejar o espaço também é preciso investir em estoque, e equipamentos para as lojas que irão trabalhar com a troca do escapamento. Assim, é necessário investir em rampa para veículos, elevador, chaves e outros equipamentos necessários para a manutenção.

investimento para montar loja de escapamento

Legalização

Uma etapa importante do negócio é a legalização da empresa, o que passa mais credibilidade aos clientes e também permite a emissão de nota fiscal.

Para legalizar a loja de escapamentos é necessário abrir CNPJ e emitir alvarás necessários, como alvará municipal e do corpo de bombeiros.

Para se certificar dos documentos necessários de acordo com o seu município, não deixe de consultar a prefeitura local.

Fornecedores

O planejamento do negócio também envolve a escolha de bons fornecedores, garantindo fornecedores que supram a necessidade de peças e equipamentos para o negócio.

Desse modo, é necessário escolher fornecedores que trabalhem com produtos de qualidade, ofereçam garantia e acima de tudo, tenham bons preços.

Outra característica fundamental para a escolha de um bom fornecedor é optar por fornecedores responsáveis e que cumpra com os prazos de entrega, evitando que a loja fique desabastecida.

como montar loja de escapamentos

Os fornecedores devem ser responsáveis

Colaboradores

Uma das últimas etapas para montar o negócio é a contratação dos colaboradores e nesse caso é preciso considerar pessoal para atendimento e venda de peças e no caso de oferecer também o serviço de troca de escapamento, é preciso contratar um mecânico para prestação desse tipo de serviço.

Há também a possibilidade de não ter um mecânico na loja e optar pela parceria com um profissional, assim o cliente pode realizar a compra em seu estabelecimento e ser indicado para fazer a troca da peça em um mecânico próximo.

dicas para montar loja de escapamentos

 

Agora é aproveitar as dicas e fazer todo o planejamento para ter sucesso no empreendimento e garantir bons lucros!

Você pode gostar...