Como Abrir uma Startup?【2022】– Dicas e TUDO Sobre!

Você sabe como abrir uma startup? Para quem pensa em empreender com um modelo de negócio ágil para resolução de problemas reais, a abertura de uma startup é um ótimo modelo de negócio e precisa de planejamento para ter sucesso, mesmo tendo ótimas ideias para o empreendimento.

Assim, a startup é uma maneira de colocar uma nova ideia em prática através de um negócio com potencial de crescimento e que seja escalável, por isso, é necessário muito planejamento para a abertura de um empreendimento de sucesso!

E se você precisa de ajuda para colocar boas ideias em prática, trouxemos um passo a passo de como abrir uma startup.

como abrir uma startup

Como abrir uma startup? #dicas

Planejamento

Para o processo de como montar uma startup, uma ferramenta essencial é o desenvolvimento de um plano de negócios, que auxilia no processo de planejamento para empreender.

dicas para iniciar uma startup

O plano de negócios permite a instalação de uma empresa sólida

O plano de negócios permite avaliar diversos pontos para a implementação de um novo negócio e pode funcionar como uma ferramenta para estabelecer objetivos e maneiras de alcançá-los.

Nesse estudo também é possível fazer um planejamento estratégico para estruturar um negócio, além de identificar o público-alvo e direcionar o seu negócio para que o empreendimento possa crescer.

O plano de negócios envolve muitas informações para a abertura da startup, considerando custos envolvidos, investimento total necessário, possível rentabilidade, concorrência, entre outros aspectos que podem fazer parte do estudo para implementação de uma negócio de sucesso!

2 planejamento para abrir startup

Informações

A etapa de informação significa buscar conhecimento sobre o produto ou serviço que pretende oferecer, conhecendo mais do mercado e as oportunidades para o negócio.

Dessa maneira, conversas com diferentes pessoas do mercado e participação em eventos podem ser boas oportunidades de buscar informações analisando o mercado para a implantação do seu negócio.

dicas para comecar startup

Validação

Depois de definir o conceito para a startup, montar um plano de negócios e já ter estudado mais sobre o assunto, é o momento de fazer a validação, processo que vem antes da implementação da ideia.

O processo de validação ajuda a entender se a proposta é viável ou não.

Dessa maneira, é possível usar o MVP (produto viável mínimo), que trata se de uma versão mais simples de um produto ou negócio que pode ser lançado em uma quantidade menor e com mínimo esforço, o que permite avaliar a validação no mercado.

3 dicas para comecar startup

Investimento 

O investimento total para abrir uma startup pode variar de acordo com o estilo do seu negócio, considerando custos como compra de equipamentos, ações de marketing, contratação de colaboradores, contas fixas, entre outros recursos necessários para o funcionamento da sua empresa.

Para estipular o custo do negócio, é importante a elaboração de um plano financeiro que pode fazer parte do plano de negócios.

O plano financeiro pode ser apresentado a possíveis investidores, captando investimento para acelerar o crescimento da empresa.

dicas para startup

A empresa pode captar investidores para alavancar o negócio

Legalização e Formalização

Uma das etapas para abertura de uma startup é a formalização da empresa.

Nesse sentido, é preciso elaborar um instrumento de constituição, conhecido também como contrato social. Nesse documento, há a escolha de um modelo societário e algumas definições como sócios, quotas, responsabilidades de cada sócio, objeto social, nome da empresa, entre outros.

O processo de abertura também precisa passar pelo modelo tradicional de abertura de empresa, como a emissão de um CNPJ, além de registros em órgãos oficiais, como prefeitura, junta comercial, receita federal, entre outros.

5 dicas para formalizar startup

Colaboradores

Uma das últimas etapas prévias à abertura é a contratação de colaboradores, montando um time que complete a proposta do seu negócio.

dicas para montar uma startup

O time deve ser formado por pessoas com habilidades complementares

O time deve ser composto de profissionais que tenham habilidades complementares para enriquecer a startup.

A contratação dos funcionários deve ser de forma legal evitando problemas trabalhistas futuros e que podem não passar uma boa ideia para o empreendimento.

7 dicas de como comecar uma startup

Agora que você já tem o conhecimento para abertura do negócio, é o momento de se planejar e garantir que o seu empreendimento seja um sucesso!

Você pode gostar...