Rosas de papel – 65 modelos belíssimos + passo a passo fácil!

As rosas de papel estão na moda atualmente para enfeitar casas, cerimônias, festas, bem como ensaios fotográficos. São os tipos de flores mais procurados para a decoração de diversos eventos e ambientes, e por isso encontramos muitas inspirações.

Recorrer às flores de papel é uma dica assertiva para quem não quer correr o risco de ter plantas murchas no dia festivo. Afinal, elas não precisam ser regadas, tampouco receber a luz solar para sobreviverem.

Há muitos modelos de flores que podem ser criadas com papel. Assim como há diversos papeis que podem ser usados para esse tipo de artesanato.

Rosas criadas com diversos tipos de papel

As rosas podem ser criadas com diversos tipos de papel

Você pode criar rosas com origami / dobradura, perfeitas para trabalhar com as crianças em escolas, por exemplo, ou em um final de semana em família.

O papel crepom também é altamente utilizado para esse fim. Por ser fino e delicado, ele confere um resultado bem romântico e feminino. Dá para citar ainda o papel de seda, que são ótimos para fazer rosas especificamente.

Outros tipos de papel são excelentes, sejam eles mais finos ou resistentes. A escolha vai depender do que você deseja.

Rosas criadas com diversos tipos de papel

Experimente fazer rosas lindas de papel para decorar festas, assim como sua casa

Gostou da ideia de produzir flores de papel sem gastar muito dinheiro, muito menos tempo? Se você precisa “florir” algum ambiente ou de um buquê para presentear alguém, assim como uma atividade divertida para fazer com as crianças, considere essa tendência.

Resolvemos elaborar um post para falar mais sobre as rosas feitas com papel, mostrar inspirações, detalhes e passo a passo, claro. Que tal então conhecer com a gente essa dica de artesanato? Fique por dentro!

Rosas criadas com diversos tipos de papel

Rosas criadas com diversos tipos de papel

Fotos e modelos de rosas de papel

As flores são sempre bem-vindas na decoração de uma casa, um evento, uma apresentação ou celebração. Enfim, elas estão presentes em praticamente tudo, mas muitas vezes não podemos usá-las por perigo de murchá-las, estragá-las e não ter um resultado agradável. Ou então queremos fazer algo artesanal mesmo.

Dessa forma, indicamos as flores de papel, como as rosas, por exemplo. Existem muitos tipos de papel que podem ser utilizados nesse artesanato, essa é uma das vantagens, diga-se de passagem.

As rosas de papel são perfeitas para fazer:

  • Buquês
  • Rosas únicas
  • Paineis decorados festas
  • Tiaras e outros acessórios
  • Capas de caderno
  • Ponteiras de lápis
  • Chaveiros
Rosas criadas com diversos tipos de papel

Decore com as rosas criadas com diversos tipos de papel

Sendo assim, você pode utilizá-las para decorar:

  • Casamentos
  • Noivados
  • Chás de bebê
  • Chás de casa nova
  • Batizados
  • Aniversários
  • Eventos escolares
  • Lembrancinhas de festas

Enfim, são muitas alternativas interessantes para você aproveitar esse artesanato super fácil. Se você está sem ideia do que fazer para decorar uma ocasião especial, nem dinheiro para comprar flores frescas, não perca tempo!

Com elas você consegue um resultado excelente, rosas bem semelhantes às naturais e com a vantagem delas não estragarem mesmo se não tiver um tempo propício, se a festa atrasar, e qualquer outro imprevisto que possa acontecer.

flores de papel

É possível fazer qualquer tipo de flor com papel, inclusive as rosas!

O bacana também, além de tudo isso, é que o papel permite que você faça rosas de todas as colorações possíveis. Você pode fazer tanto as típicas rosas vermelhas e em tons de tosa, quanto fugir do tradicional e criar exemplares azuis, verdes, amarelos, roxos, pretos, enfim, o que sua criatividade permitir.

É uma ótima ideia, portanto, para você que precisa de flores para combinar com a decoração de casa / da festa, mas não encontra as cores necessárias.

Lembrando que há modos de fazer diversos, que dão resultados diferentes uns dos outros. Por isso que sugerimos que você conheça nosso artigo. Nele mostraremos várias formas de produzir rosas lindíssimas usando simplesmente papel!

Rosas criadas com diversos tipos de papel

Faça rosas coloridas utilizando papel! Conheça todas as tendências a seguir

Rosas de origami / dobradura

O origami é uma técnica japonesa de dobradura muito conhecida e que pode render peças incríveis.

Há muitos tipos de flores que podem ser criados através da dobradura origami, mas que devem ser feitas utilizando o papel específico para essa arte. A saber, você o encontra em lojas de artesanato, de cultura japonesa, bem como papelarias e armarinhos.

Você pode fazer rosas achatadas, que são ótimas para decorar capas de caderno, por exemplo, assim como tampas de potes ou caixinhas.

Origami de rosa

Origami de rosa vermelha

Também dá para fazer rosas bem cheias e robustas, com cada pétala dobrada e encaixada de forma a virar uma flor linda, tal como a natural.

Há artesãos (ãs) que fazem dobraduras origamis para vender. Esse então pode ser um serviço interessante para você que busca uma renda extra.

Uma dica bacana é fazer flores completas, não só a parte das pétalas, mas também dos caules e das folhas. Aproveite que há papeis de origami de todas as cores possíveis (até com efeitos foscos ou brilhantes) para criar rosas lindas e bem originais.

As noivas de plantão que desejam ousar podem recorrer aos buquês de rosas de origami. É uma alternativa também para as noivinhas ou então para as madrinhas.

Selecionamos rosas maravilhosas criadas com a técnica de origami, quer conhecer? Então dê uma olhadinha nas inspirações abaixo:

Origami de rosa

Você pode fazer a rosa e as folhas de origami

Origami de rosa

Rosas em tons tons de origami

Origami de rosa

Rosa com cabo de origami

Origami de rosa

Que tal então um buquê de rosas de origami?

Um origami assim pode ser usado como lembrancinha

Origami de rosa

Pode também decorar sua casa

Origami de rosa

Você pode criar rosas de todas as cores

Origami de rosa

Um buquê assim pode ser até usado em casamentos!

Rosas de papel crepom

Não poderíamos deixar de falar sobre as rosas feitas com papel crepom. Esse é o tipo de papel mais usado atualmente para fazer flores diversas, como como pompons para decorar festas.

Barato, fácil de encontrar e de trabalhar, o papel crepom é ótimo para fazer flores diversas, principalmente as rosas, que são delicadas geralmente.

Há muitas cores de papel crepom para você usar, facilitando a combinação com a decoração de sua festa ou de sua casa, se for o caso.

Buquê de rosas de papel crepom

Buquê de rosas de papel crepom

A saber, o papel crepom é mais recomendado para criar as pétalas das rosas. Você pode cortá-las e montá-las até formar o botão perfeito ou então enrolar. Enfim, você poderá ver os diversos modos de criação.

O crepom só não é muito indicado para criar o caule e as folhas, pois ele é um papel muito mole e fino. A não ser que você reforce bastante para fazer o cabo da flor, enrolando muitas camadas de papel crepom do tom de verde que desejar.

Vale lembrar também que dá para mesclar cores, bem como materiais. Há quem misture as rosas de crepom com raminhos naturais, no caso de buquês, por exemplo.

Você pode usar o crepom para criar flores pequeninas até as gigantes, que inclusive estão super na moda atualmente. Use e abuse da sua criatividade para fazer flores e buquês lindos com o simples papel crepom!

Confira abaixo uma série de imagens inspiradoras de rosas feitas com papel crepom!

Rosas bem clarinhas de papel crepom

Rosas bem clarinhas de papel crepom

Rosas amarelas de papel crepom

Rosas amarelas de papel crepom

A famosa rosa gigante de papel crepom

A famosa rosa gigante de papel crepom

As rosas de papel crepom podem ser feitas para lembrancinhas

As rosas de papel crepom podem ser feitas para lembrancinhas

Modelos de rosas super realistas de papel crepom

Modelos de rosas super realistas de papel crepom

Sugestão de bola de rosas feitas com papel crepom

Sugestão de bola de rosas feitas com papel crepom

rosa e o cabo com papel crepom

Você pode fazer a rosa e o cabo com papel crepom

rosa feita com papel crepom

O papel crepom é um material econômico, bem como fácil de encontrar

rosa feita com papel crepom

Outra ideia de flor com papel crepom pink

flores de papel crepom

Você pode criar rosas, assim como outros tipos de flores

Rosas de papel gigante

Como falamos anteriormente, as rosas e demais flores gigantes estão na moda. Elas são muito usadas para decorar paineis de festas diversas, como por exemplo um aniversário ou um noivado. Nesse caso, só é necessário fazer a parte das pétalas das flores, pois elas serão coladas horizontalmente no painel.

Também é possível criar flores grandonas para ensaios fotográficos infantis ou adultos. Você pode fazê-las como bercinhos para os bebês em ensaios newborn.

Outra sugestão é para as noivas que desejam uma flor bem diferente para subir o altar ou então para se casar no cartório.

Você pode fazer rosas bem grandes utilizando todos os tipos de papel, desde o crepom até a cartolina, que tem a gramatura bem maior e é mais firme.

Rosas gigantes de papel para decorar festas

Rosas gigantes de papel para decorar festas

Outra sugestão é para as noivas que desejam uma flor bem diferente para subir o altar ou então para se casar no cartório.

Você pode fazer rosas bem grandes utilizando todos os tipos de papel, desde o crepom até a cartolina, que tem a gramatura bem maior e é mais firme.

Para obter um resultado mais interessante, é bacana mesclar entre flores de diversos tamanhos e cores. Busque os papeis nas cores que combinem com a decoração que você está criando.

Dê uma olhadinha nos diversos modelos de rosas gigantes feitas de papel:

rosas gigantes

As rosas gigantes podem ser usadas em casamentos, bem como ensaios fotográficos

Faça rosas gigantes com papeis de diversas cores

Faça rosas gigantes com papeis de diversas cores

Rosa com papel bem durinho

Rosa com papel bem durinho

Panorama de rosas gigantes

Panorama de rosas gigantes

rosas vermelhas lindas e gigantes

Que tal então rosas vermelhas lindas e gigantes?

flores gigantes

Faça rosas, bem como outras flores gigantes

flores gigantes

Dica de flores gigantes cor de rosa

Festa decorada com rosas gigantes coloridas

Festa decorada com rosas gigantes coloridas

rosas e flores de papel

Misture cores de papeis para essa produção

rosas e flores de papel

Rosas e flores de papel de diversas cores

Pétalas de rosas

Veja forma de cortar as pétalas

Use as rosas gigantes para ensaios new born

Moldes de rosas de papel

Bom, depois de se inspirar com imagens de rosas de papel, poderá conhecer moldes que vão lhe ajudar nessa criação. Selecionamos alguns tipos de pétalas e demais elementos que são a base para esse tipo de artesanato. É só imprimir, desenhar no papel desejado, recortar e fazer a montagem das rosas!

molde de rosas de papel

molde de rosas de papel

molde de rosas de papel

molde de rosas de papel

molde de rosas de papel

Como fazer rosas de papel? – Passo a passo

Você já tem os moldes em mãos e o que fazer com eles? Bom, nesse tópico aqui você pode conhecer várias ideias de passo a passo.

Seguindo as imagens que selecionamos por aqui você poderá experimentar diversos tipos de artesanato, usando o papel que você desejar. Lembrando que no caso de origamis, é melhor que seja usado o papel específico para isso.

Confira nossas dicas de como fazer rosas de papel!

Origami de rosa

Passo a passo de origami de rosa

Origami de rosa passo a passo

Veja como fazer um origami de rosa fácil

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Rosas e demais flores podem ser feitas com moldes simples assim!

[ Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Use mais de uma cor para criar as pétalas

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Use papel para fazer as folhas, bem como folhas

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Rosa super fácil de fazer com papel

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Dica para usar papel para fazer rosa vermelha

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Rosa bem delicada com papel crepom

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Você pode enrolar o papel crepom, assim como na imagem

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Você pode usar o papel para fazer as pétalas, bem como os cabinhos e folhas

Passo a passo de flor e rosa feita de papel

Uma flor assim pode ser pendurada!


E então, o que achou de nossas dicas sobre rosas de papel? Conte para a gente as suas impressões! Esperamos que você tenha gostado e que possa criar artesanatos lindos para decorar sua casa ou festas.

Aproveite para ler também:

Como Cuidar de Rosas: Dicas, Informações e Fotos!

Flores de Crochê para Aplicação – 75 Modelos Lindíssimos + Gráficos!

Flores de Biscuit – 35 Inspirações Magníficas & Tutoriais Fáceis de Fazer!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos interessantes sobre decoração e artesanato. Até uma próxima!

Você pode gostar...