Vaso Murano – Conheça a Técnica & 47 Peças Incrivelmente Lindas!

O vaso murano é um item decorativo que traz requinte a decoração de qualquer ambiente, e por isso a peça de diferentes cores acaba sendo uma queridinha quando o assunto é dar um toque mais sofisticado à decor.

E para quem tem dúvidas do que é, e como usar esse item na decoração, reunimos dicas e inspirações para apostar nessa peça que faz total diferença na decor.

modelos

O que é Vidro de Murano?

A arte dos cristais e vidros muranos, tem origem em um arquipélago da Itália de mesmo nome e sua história remete ao final dos anos de 1200.

No arquipélago de Murano, próximo de Veneza, artesãos trabalhavam cristais e vidros manualmente com técnica de aquecimento, sopro e depois moldagem das peças, criando peças únicas e lindas.

Por muito tempo a arte de vidro murano ficou restrita a apenas essa região da Itália, mas com o passar dos anos a arte do vidro murano se espalhou pelo mundo, e chegou ao Brasil por volta do ano de 1958 através de imigrantes italianos.

A técnica envolve o aquecimento do vidro a uma temperatura média de 1250°C, e depois o artesão utiliza da técnica de sopro e de esculpir o vidro ainda quente para dar o formato desejado a peça.

Essa técnica bastante artesanal é o que caracteriza as peças, que são únicas, pois são produzidas uma a uma por artesãos.

 

Quanto Custa? #preço

Com toda a sua imponência na decoração, o vaso murano pode ter o preço um pouquinho salgado, já que é preciso considerar que a peça é fruto de um trabalho artesanal.

Para quem não quer gastar muito, pode escolher por um modelo menor e em vidro, que custa em média R$ 125,00 em lojas como Submarino.

Para quem não abre mão da elegância do cristal, é preciso separar um orçamento maior, já que um modelo de cristal murano em tamanho pequeno pode custar por volta de R$ 486,00, em lojas como Americanas.

 

Fotos e Modelos de Vaso Murano

Azul

vaso azul escuro

Para usar um lindo vaso murano como parte da decoração, a proposta aqui traz um modelo grande em azul royal, cor intensa e que se destaca sobre a bancada de mármore.

Na proposta, o vaso é o centro da decoração da mesa, e traz flores naturais em tons de rose, que contrastam com a cor do vaso e criam um efeito de destaque como centro de mesa.

como usar vaso azul decoração

Outra proposta para usar vaso azul na decoração, é esta ideia que traz um conjunto de vasos murano em tons diferentes de azul.

Essa ideia de reunir diferentes modelos de vaso murano é uma ótima aposta para criar um canto de destaque e sofisticação ao ambiente.

Na ideia, os vasos foram usados na mesinha lateral e além do degradê de tons, ainda misturam tamanhos diferentes e com buquês de flores brancas e folhagens.

 

decoração mesa lateral

O vaso azul com folhagens foi usado na mesinha lateral

vaso cristal azul

Flores brancas destacam-se no vaso azul

modelos de vasos azuis

Preto

decoração mesa de centro

Se a ideia é apostar num modelo mais sóbrio, o vaso murano preto é uma ótima escolha, pois traz um tom neutro e fica perfeito para compor decorações clássicas, como um mix decorativo em preto e branco, como é o caso desta sala.

Na proposta decorativa, o par de vasos pretos foram usados na mesinha de centro e completam a ideia da decoração em preto e branco com peças sofisticadas para a decoração.

decoração com vaso fumê

Se a ideia é não ousar muito com um vaso preto na decoração, vale usar um modelo fumê, como mostra essa ideia.

A proposta traz um modelo menos intenso na cor, e neste caso é perfeito para ser usado na mesa com peças clássicas sem pesar na decoração.

Além da coloração menos intensa, o vaso ainda traz rosas brancas que suavizam a cor da peça.

 

como usar par de vasos

O par de vasos foi usado no aparador

vaso preto decoração

Branco

abajur murano

Para usar decoração com vaso branco, a ideia aqui traz um vaso murano como proposta decorativa para a mesa lateral na sala.

Na ideia, a mesa de madeira escura traz o vaso branco com rosas contrastando com a base escura e iluminando esse cantinho da sala.

Além do vaso, a mesinha também traz abajur com base murano, o que cria uma harmonia para as peças de mesmo estilo.

 

vaso branco decoração

O mini vaso foi apoiado sobre um livro

Se a ideia é fazer um mix de peças murano na decoração, uma das opções é usar um vaso branco para harmonizar com as outras cores, como mostra essa ideia.

Na mesa, os objetos decorativos em murano azul são predominantes e o mini vaso branco aparece como uma peça delicada para combinar com a coleção de muranos e suavizar a predominância de uma só cor.

As flores alaranjadas se destacam nos vasos brancos

como usar vaso branco

Roxo / Lilás

como decorar mesa de centro

A decoração da mesa de centro também pode contar com vaso de cristal murano, como mostra essa ideia que traz dois mini vasos na composição da mesa de centro.

Na inspiração, os vasos em tom de roxo foram perfeitas apostas para se destacarem entre as cores claras e são pontos de cor na mesa de centro.

Como os vasinhos são versões menores, a ideia foi de complementar o enfeite com mini flores, mantendo a ideia delicada das peças.

vaso lilás

Outra ideia para usar os vasos ao estilo murano na decor, é esta proposta que traz uma combinação com dois vasos de tamanhos diferentes.

Na decor, o vaso grande e pequeno aparecem lado a lado, onde um complementa o outro e ficam em total harmonia por serem no mesmo tom de roxo.

As peças foram usadas sobre a bancada de mármore e refletem no espelho ao fundo, dando mais destaque para as peças artesanais.

 

mesa decorada com flores

Os vasos roxos aparecem como base para o arranjo com flores alaranjadas e roxas

vaso roxo

Na proposta, a ideia foi de usar um trio de vasos

Vermelho

vaso degradê

Se a ideia é usar um modelo de vaso murano que se destaque entre a decoração, as versões em cores quentes, como vermelho são perfeitas.

E uma das ideias para usar vaso vermelho na decoração, é esta proposta que traz um modelo degradê sobre o aparador da sala.

O vaso vermelho degradê aparece em meio a outras peças de cristal murano e em tons frios, como azul, o que mantém a harmonia entre os estilos, mas num mix de cores interessantes para a sala.

vaso vermelho com dourado

Outra ideia para usar vasos decorativos vermelhos é esta proposta que traz um par de vasos sobre um aparador com espelho atrás.

Os vasos vermelhos com detalhes dourados ficam elegantes sobre o móvel de madeira, e o reflexo das peças no espelho valorizam ainda mais a decoração.

 

decoração com vaso vermelho

O vaso vermelho foi usado sobre a mesa espelhada

modelos de vasos vermelhos

Âmbar / Amarelo

vaso âmbar decoração

Uma opção de cor clássica e bastante funcional na decoração é o âmbar, que lembra um tom entre amarelo e marrom, e que aparece bastante como opção de vaso murano.

Para usar vaso estilo murano em tom âmbar, esta proposta decorativa traz um mix de peças no mesmo tom, onde os modelos pequenos aparecem compondo parte da mesinha de centro.

vaso com arranjo de flores

Outra inspiração para usar um modelo grande de vaso de cristal murano, é esta proposta que traz o vaso como uma opção e arranjo central.

Na proposta, o vaso âmbar aparece como destaque com um arranjo de flores brancas e amarelas clarinhas, mantendo tons harmoniosos com a cor do vaso.

 

decoração com suculentas

O vasinho foi usado com ramos de suculentas

arranjo de flores naturais

O vaso foi usado com flores brancas e amarelas

Rosa

vaso rosa decoração

Entre as opções de cores para o vaso murano, uma das possibilidades é trazer cor para o ambiente com um mix de vasos cor de rosa, como mostra essa inspiração.

Na ideia, a decoração traz um mix de dois vasos, um de tamanho grande e outro de tamanho médio.

As peças em murano são em dois tons de rosa – claro e pink, e ambos se completam mantendo a mesma cartela de cores, mas com intensidades diferentes.

mesa de centro com arranjo de flores

Outra inspiração para usar vaso rosa na decoração, é esta ideia que traz vasos em tons suaves de cor de rosa.

Os vasos de cristal rosa foram usados sobre a mesa de centro e trazem flores em tons de cor de rosa, combinando com os vasos e mantendo a harmonia entre a decor.

 

arranjo com orquídeas

As orquídeas brancas foram usadas no vaso rosa

vaso pink decoração

As flores amarelas se destacam no vaso pink

Marrom / Bege

arranjo para mesa de jantar

Para quem quer seguir uma linha com cores mais clássicas, pode apostar nos tons terrosos, como mostra essa opção com vasos na mesa de jantar.

Na proposta, o trio de vasos de mesmo estilo traz variações entre tons de marrom e bege, e combinam com a ideia da mesa de madeira.

A opção por vasos de tamanhos menores é perfeita para não atrapalhar a conversa durante a refeição, já que os vasos e as flores ficam abaixo da altura dos olhos.

decoração com vaso marrom

A decoração com vaso murano marrom também pode ser uma aposta para a mesa de centro, como mostra essa ideia.

Na inspiração, o pequeno vaso foi usado ao lado de uma peça decorativa também em murano marrom; e ambas as peças foram apoiadas sobre um livro de tons terrosos, mantendo a harmonia entre toda a decoração da mesa de centro.

 

arranjo com flores naturais

Flores cor de rosa se destacam no vaso marrom

arranjo com folhagens

Folhagens verdes foram usadas no vaso marrom

arranjo com hortênsia

O vaso grande e marrom foi decorado com hortênsias

 

E aí, qual o seu modelo e cor preferido? Conta aqui nos comentários qual você mais gostou e se usaria essa peça como parte da decoração.

Você pode gostar...