Lã de Vidro: O que é? Usos, vantagens, preço e tudo sobre!
Já ouviu falar na lã de vidro? É um material usado em diversos conceitos no mundo inteiro, considerado um dos mais tradicionais isolantes térmicos e acústicos presente em praticamente todos os projetos da construção civil. Se você vai começar uma obra ou reforma e precisa de opções eficientes e que realmente fazem diferença, acompanhe o post e saiba como funciona na prática, além das vantagens, preço e onde comprar!
Para que serve lã de vidro? Usos
O nome pode soar estranho em um primeiro momento, mas a lã de vidro vai muito além disso. Segundo especialistas, trata-se de um tipo de isolante térmico e acústico feito de fibra de vidro e areia, usado para absorver o som e presente comumente em residências e edificações comerciais.
Ou seja, é um material ideal para evitar que o som e outros ruídos vazem de um ambiente para o outro (isolação acústica total), além de promover uma melhoria na receptividade acústica de todo o ambiente. Imagine em um prédio com diversos apartamentos. É desconfortável lidar com ondas sonoras de terceiros, não é? Por isso, a lã de vidro é parte essencial nesse tipo de construção, com ótimas propriedades.
A textura e porosidade desse componente permite que as ondas sonoras sejam absorvidas facilmente. Ela cria uma fricção entre sua superfície e as ondas, convertendo parte delas em calor e contribuindo para que percam intensidade.
Suas características físicas e químicas permitem ainda benefícios surpreendentes, como baixa reatividade ao meio, sem riscos e altamente segura, econômica e com baixo investimento, facilidade na aplicação (em forros, paredes e divisórias) e alta performance, com uma densidade de espessuras e densidades que mudam de acordo com o projeto. Tem uma ótima durabilidade e, embora pareça frágil, não se deteriora e nem apodrece com o tempo.
A lã de vidro é uma manta de lã mineral fibrosa feita a partir sílica e sódio, resistente a fogo, desenvolvida com resinas sintéticas e vendida por meio de rolos e painéis. O uso comum na construção civil é em paredes de drywall, telhas metálicas, forros, telhados distintos e lajes.
Há três tipos disponíveis para comercialização:
- Rosa, com espessura de 63,5 mm, 12Kg/m³ e fornecimento em 2 rolos de 0,61×10,8 metros, totalizando 13,2m²;
- Rosa, com espessura de 63,5 mm, 12Kg/m³ e fornecimento em 4 pacotes de 35,7m2, totalizando 143m² – cada pacote contém 24 painéis de 0,61 x 2,44m;
- Amarelo, com espessura de 50 mm, 16Kg/m³ e fornecimento em 1 rolo de 1,20×12,50 metros, totalizando 15,0m², além de uma camada de papel kraft aplicada em uma das faces.
Além disso, a lã de vidro pode ser usada em muitos parâmetros da construção civil, para isolamento térmico e acústico de diversos projetos:
- Galpões industriais e comerciais, que produzem muito ruído, sobretudo aqueles localizados em áreas urbanas;
- Edifícios e residências, tanto como complemento à laje/telhas para isolamento do som quanto para reduzir a entrada de calor no ambiente, proporcionando um espaço mais fresco;
- Em edificações com os mais variados estilos de telhas, das convencionais às mais simples ou complexas;
- Para revestimento de forros e paredes de qualquer tipo de comércio. Em shoppings, na área do cinema, por exemplo, é uma boa alternativa. Lojas, restaurantes, hospitais e uma infinidade de prédios também podem contar com a lã de vidro.
O uso pode ser feito em até determinadas peças de automóveis e aparelhos eletrônicos. Por ser um material seguro, leve e barato, a lã de vidro acaba garantindo uma versatilidade indicada para diversas funções!
Vantagens e desvantagens
A popularidade da lã de vidro garante muitas vantagens, com poucas desvantagens em torno de seu uso na construção civil e em outros conceitos. No mais, trata-se de uma opção versátil e que pode ser utilizada desde um projeto grandioso até uma pequena reforma, tudo depende do objetivo de cada pessoa.
As vantagens da lã de vidro são:
- Segurança total ao usuário. É testado e comprovado cientificamente que não causa nenhum dano à saúde das pessoas e não tem nenhuma relação/semelhança com as fibras de amianto, restritas para uso em muitas obras;
- É altamente resistente. Suporta fogo, umidade, proliferação de fungos e bactérias, não apodrece e não estraga mesmo com o ataque de animais, como insetos e roedores;
- É muito leve, fácil de manusear, cortar e aplicar, sem riscos à superfície na qual é colocada. Além disso, pode ser removida para limpeza;
- Incombustível, ou seja, não contribui para espalhar chamas e alimentar focos de incêndio;
- Otimiza o uso racional da energia, sobretudo em estruturas que usam ar condicionado, gerando uma redução no consumo;
- A capacidade isolante acústica da lã de vidro não acaba com o tempo, permanece independente das ações a qual é exposta.
- Tem ótimo rendimento, custo e resultados efetivos em qualquer aplicação.
Muitas empresas têm desenvolvido opções com vidro reciclado, pensando em sustentabilidade e novas técnicas de aproveitar esses materiais que são descartados. Uma ótima alternativa!
Desvantagens da lã de vidro:
- A aplicação não é tão simples e deve ser feita apenas por especialista capacitado, que conheça a estrutura e saiba a melhor forma de incluir a lã de vidro na superfície em questão;
- Embora não contribua para espalhar o fogo, não resiste a incêndios grandiosos e calor a temperaturas acima de 800ºC. Nesse caso, deve ser substituída ou usada em complemento com a lã de rocha ou lã de cerâmica.
Quanto custa?
O preço da lã de vidro varia conforme a região e o local de compra. É preciso avaliar a loja, se o produto é de qualidade e todas as suas características. Na média, o metro quadrado custa de 15 a 25 reais.
Você encontra esse material à venda em lojas de materiais de construção e similares. Na internet, o Mercado Livre oferece muitas opções, assim como os sites MadeiraMadeira, Artesana, Leo Madeiras, Isopur e Leroy Merlin.
E qual a diferença entre a lã de vidro e a lã de rocha? Bom, muita gente ainda confunde uma coisa com a outra, achando que a distinção está apenas no nome e material de produção. Além da composição, muda a densidade, resistência a fogo e utilização em determinadas superfícies. Já as semelhanças estão nas propriedades isolantes e segurança.
Para saber mais, acompanhe o post específico sobre lã de rocha no link em destaque.
Agora que você já sabe tudo sobre a lã de vidro, pode usar sem medo na construção ou em qualquer outro lugar que seja necessário promover um isolamento térmico e acústico. Qualquer dúvida, deixe um comentário no post e conte o resultado pra gente depois. Boa sorte e até mais!