Como colocar forro de PVC – Tutorial + dicas para acertar na instalação!
Como colocar forro de PVC? Esse é um dos materiais mais convencionais em projetos construtivos, pois é um tipo de acabamento simples, de fácil limpeza e manutenção. Sendo assim, muita gente escolhe essa opção para deixar o cômodo mais protegido.
Além disso, uma das grandes vantagens é a maneira de instalar. O processo pode ser realizado sem a necessidade de mão de obra especializada, apenas seguindo um tutorial prático.
Para ajudar você, preparamos este guia completo com tudo sobre forro de PVC + passo a passo simples.
Forrar o teto é uma necessidade em qualquer casa. São estruturas que ajudam a manter os cômodos protegidos, sobretudo quando se trata de isolamento térmico e acústico. Além disso, facilitam as instalações elétricas e dão um up na decoração.
Segundo especialistas, existem diversos tipos de forro para teto: de madeira, de gesso, de isopor, de PVC, entre outros. Quando se trata do PVC, é um dos materiais mais acessíveis e fáceis de instalar. Sendo assim, é interessante conhecer melhor esse modelo.
O que é?
O PVC é um material leve, resistente e versátil que se adapta a qualquer projeto. As placas possuem diversas cores e podem inclusive imitar a madeira, combinando perfeitamente com o estilo de decoração do cômodo.
O forro de PVC é um dos mais utilizados atualmente, principalmente em salas e quartos. Do mesmo modo, é simples de instalar, sem fazer muita sujeira, ao contrário do gesso, por exemplo.
Existem algumas variações nas lojas. As placas podem ser lisas ou frisadas, mais rígidas ou flexíveis, largas ou estreitas, curtas ou longas. Tudo depende da necessidade do projeto, por isso é essencial pesquisar e fazer orçamentos antes de comprar.
Vantagens e desvantagens
São várias as vantagens do forro de PVC:
- Preço acessível – um dos materiais mais baratos do mercado;
- Diversas cores;
- Instalação simples e prática;
- Dispensa pintura;
- Não propaga fogo;
- Imune a cupins e outros agentes externos;
- Resistência à umidade;
- Material leve e versátil, fácil de manipular;
- Fácil de limpar;
- Ótima durabilidade.
Por outro lado, vale listar algumas desvantagens do forro de PVC:
- Padrão estético inferior em relação a outras opções, como gesso e madeira;
- Baixo isolamento térmico e acústico;
- Não pode ser reutilizado;
- Não deve ser instalado em grandes espaços.
Passo a passo
Agora que você já sabe tudo sobre o material, aprenda a como colocar forro de PVC em um tutorial prático.
Materiais
- Estrutura de madeira ou metalon;
- Placas de PVC na cor de sua preferência;
- Réguas de acabamento – para molduras e suporte às placas;
- Cantoneiras;
- Emendas;
- Parafusos;
- Cabos de aço;
- Grampos para cabos de aço.
Ferramentas auxiliares
- Prumo;
- Serra comum e serra copo;
- Trena;
- Furadeira;
- Martelo;
- Espátula;
- Lápis;
- Chave de fenda;
- Estilete;
- Escada;
- Objetos de proteção: luvas e óculos.
Instalação
Primeiros passos
- Primeiramente, defina o posicionamento das luminárias e de outros equipamentos que ficarão junto ao forro;
- Faça o nivelamento do teto para saber qual a altura ideal do forro. Meça e marque com um lápis. O padrão é de cerca de 1 metro em relação ao teto e 2,80 metros de altura em relação ao chão;
- Analise as placas de PVC para ver se estão retas, secas e em bom estado;
- Com a serra copo, faça os pontos de furação na qual será instalado o metalon. Eles devem estar alinhados perfeitamente com os furos da parede oposta e cerca de 50 centímetros de distância um do outro.
Montando a estrutura
- Meça as barras de metalon e comece a encaixar nos furos feitos na parede. Elas devem ser encaixadas lado a lado, de parede a parede. Em alguns casos, podem ser usados cabos de aço no teto para amarrar as barras e deixar a estrutura mais resistente;
- Use os parafusos para fixar as regras de acabamento, abaixo do metalon. Una com as cantoneiras, sempre de modo alinhado, obedecendo o nivelamento. Você pode usar silicone na fixação para evitar danos à parede;
- Comece a encaixar as placas de PVC, respeitando a sequência macho-fêmea própria do conjunto de lâminas. Não precisa usar cola e outros materiais;
- Por fim, fixe as placas diretamente no metalon usando parafusos, conforme uma placa se encaixa na outra. Em estruturas de madeira, use pregos.
Acabamento
- A última peça deve ser encaixada por meio de um truque: coloque primeiro uma ponta e empurre até o fim;
- Para encaixar a outra ponta, use a espátula até que encaixe perfeitamente na anterior;
- Finalize instalando as cantoneiras.
Cuidados com o forro de PVC
Embora seja uma estrutura resistente, o PVC necessita de cuidados para que mantenha sempre um ótimo aspecto. Sendo assim, você deve manter sempre limpo. Para isso, use detergente neutro e água. Aplique com uma esponja e remova o excesso com um pano.
O material não junta muita sujeira e não cria bolor, porém é sensível a produtos abrasivos como água sanitária. Mantendo esses cuidados, você evita que o PVC fique amarelado – sobretudo se for branco.
Outra dica essencial é avaliar o teto para que não haja goteiras. Caso contrário, o forro pode ser danificado. Seguindo esses passos, o forro de PVC terá uma boa durabilidade. Segundo especialistas, tem vida útil de 50 anos!
Veja algumas fotos:
Onde comprar placas de PVC? De modo geral, em lojas de materiais para construção. Pesquise na Telhanorte, Joli, Leroy Merlin, C&C, entre outros grupos populares. O preço varia conforme a marca, cor, etc.
Após esse guia completo, esperamos que você tenha aprendido a como colocar forro de PVC passo a passo. Conte pra gente o que achou e deixe suas dúvidas. Boa sorte e até mais.