Chá de Tanchagem – 9 Benefícios + Como Fazer em Casa!

Está pesquisando sobre o chá de tanchagem? Ele é feito através da infusão das folhas da planta conhecida pelo científico de  Plantago major.

Trata-se de uma bebida muito benéfica para a saúde, mas ainda pouco conhecida. A folha é nativa do continente europeu e pode ser encontrada nas regiões Sul e Centro-Oeste do território brasileiro. 

chá de tanchagem

Fonte – Pinterest

A saber, a tanchagem é conhecida principalmente por suas ações e propriedades anti-inflamatórias, sendo o chá um ótimo aliado para imunidade e para a saúde da pele. 

Vale destacar que a planta é amplamente utilizada na medicina popular, sendo utilizada como remédio caseiro para tratar inflamações de garganta, boca, urina, pele e até mesmo gastrointestinais. 

Fonte Pinterest (2)

Fonte – Pinterest

Segundo especialistas, as propriedades presentes no chá de tanchagem ajudam na saúde da pele, dos cabelos e até mesmo no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo resfriados e infecções brandas. 

Para se ter uma ideia, a bebida é rica em propriedades antioxidantes e por isso possui todos esses benefícios. No entanto, é sempre recomendado consultar um médico para que ele indique o melhor tratamento para qualquer problema de saúde. 

Fonte Pinterest (3)

Fonte – Pinterest

Se você quer saber tudo sobre o chá de tanchagem, para que ele serve e como prepará-lo. Acompanhe o restante do post e fique por dentro do assunto!  

Dúvidas frequentes – FAQ

O chá de tanchagem é uma bebida com muitos benefícios para a saúde e por isso começa a ser procurada e ingerida por muitas pessoas. 

Na medicina popular a planta é amplamente conhecida, no entanto, é importante destacar que o chá não substituirá o tratamento prescrito por um profissional da saúde. Abaixo você confere dúvidas sobre o chá de tanchagem, quais as contraindicações, para que serve e como prepará-lo.

Chá de tanchagem emagrece?

Muitas pessoas têm dúvidas se o chá de tanchagem emagrece. Mas, o que os especialistas afirmam é que a bebida possui ação diurética. Ou seja, ela promove a eliminação do excesso de líquido no corpo humano. 

Por conta disso, o corpo tem uma redução no inchaço, principalmente quando há uma retenção de líquido maior do que o esperado. 

chá de tanchagem

Fonte – Pinterest

Desse modo, a perda do excesso de líquido pode ocasionar em uma perda de peso. No entanto, não é possível afirmar que de fato o chá de tanchagem emagrece. 

Vale destacar que mesmo que o efeito diurético possa deixar o corpo livre do excesso da retenção de líquidos, para perder peso referente outros fatores como calorias e gorduras é preciso investir em uma dieta saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos regulares. Por isso, conte com ajuda médica se deseja perder peso com segurança e sem riscos à saúde. 

Serve para limpeza do útero?

O chá de tanchagem é um opção de bebida caseira para combater a inflamação no útero causada por feridas, úlceras ou até mesmo verrugas. 

De acordo com especialistas a bebida possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas. 

chá de tanchagem

Fonte – Pinterest

Desse modo, o chá de tanchagem pode ser um aliado na limpeza do útero e no tratamento de inflamações uterinas. 

No entanto, converse com um médico de confiança para que ele receite o melhor tratamento, jamais faça a automedicação mesmo que natural sem a manutenção de um profissional da saúde. 

É bom para tratar infecção urinária?

O chá de tanchagem é muito conhecido na medicina popular por suas propriedades anti-inflamatórias. Todavia, não existem evidências científicas suficientes para afirmar que a bebida é realmente eficaz no tratamento da infecção.

De modo geral, essa condição é causada por bactérias e na maioria das vezes é necessário o tratamento com antibióticos receitados por um médico. 

Fonte Pinterest (6)

Fonte – Pinterest

Desse modo, caso suspeite ou tenha indícios de uma infecção urinária procure ajuda com um profissional da saúde. Afinal, somente o médico poderá indicar o melhor tratamento e diagnóstico para a sua condição. 

Vale destacar que nesses casos é importante se hidratar através do consumo de água para ajudar na eliminação de bactérias por meio do trato urinário.

Fonte Pinterest (7)

Fonte – Pinterest

Quando estiver sob essa condição, evite a ingestão de cafeína, álcool, alimentos picantes e tabaco. 

É importante frisar que a automedicação não é recomendada e por isso é preciso procurar ajuda médica para o devido diagnóstico e supervisão do quadro clínico. 

Existem contraindicações?

Antes de consumir o chá de tanchagem é preciso consultar um médico, pois algumas pessoas não podem consumir a bebida. Vale destacar que ao consumir uma quantidade adequada o chá não oferece toxicidade, sendo bem tolerado pelo organismo humano. 

Todavia, quando o chá de tanchagem é consumido em excesso e em doses altas é possível ocasionar alguns efeitos colaterais como náuseas e vômitos. 

chá de tanchagem

Fonte – Pinterest

Além disso, a bebida não deve ser consumida por gestantes, lactantes e cardiopatas, pois ainda não existem estudos e pesquisas que atestam a segurança do chá para este público. 

Outro ponto importante é que pessoas que possuem pressão baixa não devem consumir o chá, pois ele abaixa a pressão, além de pacientes que possuam algum tipo de obstrução intestinal. 

Para que serve? – Benefícios do chá de tanchagem

O chá de tanchagem é muito conhecido na medicina popular devido seus benefícios. Trata-se de um verdadeiro remédio natural para o tratamento de algumas inflamações. 

Segundo especialistas, a bebida protege a pele devido a presença de oxidantes, como por exemplo o tanino e o flavonoides e por isso é uma aliada na hora de prevenir e tratar problemas de pele, como a acne, feridas, cortes e demais inflamações que possam aparecer na derme. 

Fonte Pinterest (9)

Fonte – Pinterest

Além disso, o chá de tanchagem ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, por conta da sua fonte de vitamina C, ajudando a prevenir gripes e resfriados. 

Outro benefício da bebida é o combate à prisão de ventre. A saber, a mucilagem presente na folha da planta de tanchagem, auxilia no combate a constipação agindo como uma espécie de laxante natural para o organismo. 

Fonte Pinterest (10)

Fonte – Pinterest

Vale frisar que alguns estudos apontam que as folhas e as sementes de tanchagem ajudam na prevenção de úlceras gástricas, pois diminui a acidez do suco gástrico, aliviando a azia e a dor na estômago. 

Outro ponto positivo do chá de tanchagem é o controle do açúcar no sangue. Afinal, a planta possui atividade anti-diabética devido a presença de esterois, taninos e flavonoides que ajustam as células pancreáticas e regulam os níveis de glicose. 

chá de tanchagem

Fonte – Pinterest

Na medicina popular o chá de tanchagem também pode ser usado para aliviar a tosse e na eliminação de secreções acumuladas nos brônquios. 

Ademais, a bebida também pode ser usada para fazer gargarejo ajudando no tratamento de inflamações devido seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano.  O chá também pode ser utilizado no tratamento de infecções no trato urinário. Confira abaixo algumas das principais propriedades medicinais presentes na planta. 

  • Antioxidante
  • Antimicrobiana
  • Antisséptica
  • Expectorante
  • Anti-inflamatória
  • Anti-hipertensiva
  • Cicatrizante
  • Gastroprotetora
  • Fepatoprotetora

É importante frisar que o chá de tanchagem não deve ser consumido sem um acompanhamento médico. Por isso, marque uma consulta com um profissional da saúde de sua confiança, antes de ingerir a bebida. 

Como fazer chá de tanchagem? – Dicas e receitas

O preparo do chá de tanchagem é bem simples, confira abaixo uma receita básica. 

chá de tanchagem

Fonte – Pinterest

Ingredientes 

  • 4 gramas de folhas secas ou frescas de tanchagem
  • 250ml de água 

Modo de preparo 

  • Ferva a água e desligue o fogo; 
  • Coloque as folhas de tanchagem na água quente;
  • Deixe repousando por 5 minutos;
  • Espere ficar morno, coe e beba. 

É possível tomar até três xícaras por dia. No entanto, somente um médico pode indicar a melhor quantidade para o consumo seguro do chá de tanchagem. 

E então, gostou de ficar por dentro dos benefícios do chá de tanchagem? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário! 

Não deixe de ler também – Chá de picão-preto – O que é, Benefícios e Como Fazer!

Você pode gostar...