Chá de Marcela – Para que Serve, Riscos e Como Fazer!

Para que serve o chá de marcela? Como fazer passo a passo? Na verdade o nome correto é chá de macela, uma erva muito popular aqui no Brasil.

Com diversas propriedades, é indicada para vários objetivos, sobretudo para combater a insônia e ajudar a acalmar.

Para saber tudo sobre o chá de macela, acompanhe o conteúdo completo com ótimas dicas e conheça todos os seus benefícios.

chá de macela

Pinterest

Dúvidas Frequentes – FAQ

A macela ou marcela é uma erva nativa da América do Sul. Por isso, é muito comum em várias regiões brasileiras.

Com o nome científico de Achyrocline satureioides, é uma planta herbácea da família Asteraceae, atingindo cerca de 60 centímetros.

Possui folhas verdes e flores pequenas e amareladas, que parecem pequenas margaridas. Além disso, chamam atenção pelo agradável aroma.

Uma planta fácil de cultivar, a macela pode crescer em vasos e canteiros. Da mesma forma, é conhecida por suas propriedades medicinais, sobretudo para promover o relaxamento.

Versátil, a macela é usada na fabricação de sabonetes, para tingir roupas e tecidos e também na preparação de travesseiros medicinais.

sabonete de macela

Pinterest

Chá de marcela é bom para o estômago?

A primeira dúvida de muitas pessoas é se o chá de marcela é bom para o estômago. Segundo especialistas, a erva é usada para atenuar dores de cólicas e estomacais.

Para completar, a macela é conhecida por ações calmantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, o que pode ser benéfico para a digestão.

Portanto, é indicado consumir o chá após as refeições, para ajudar na digestão dos alimentos e evitar dores de estômago.

É bom para combater a ansiedade?

De fato, o chá de macela é conhecido por suas propriedades calmantes. Por isso, pode ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar.

Sendo assim, você pode consumi-lo como um complemento em um tratamento completo e profissional. Beba o chá regularmente e combine com outras opções de chá calmante.

chá de macela como fazer

Pinterest

Chá de macela é bom para diarréia?

Se você sofre com diarréia e outros distúrbios digestivos, vale a pena consumir o chá de marcela. Essa erva possui propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias e calmantes que aliviam desconfortos.

De acordo com especialistas, a macela ajuda a relaxar os músculos do trato gastrointestinal, reduzindo espasmos e contribuindo para a normalização das fezes.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias dessa erva podem ajudar a reduzir a inflamação no sistema digestivo, garantindo um bom funcionamento do estômago e intestino.

Chá de macela é bom para gripe?

Muita gente questiona se chá de macela é bom para gripe. Por ter propriedades calmantes e anti-inflamatórias, pode aliviar irritações na garganta e melhorar as funções do sistema respiratório.

Entretanto, a macela não atua diretamente para dar fim à gripe e ao resfriado. Para isso, indicamos outras ervas mais eficientes, como chá de alho, limão, canela, gengibre, hortelã, entre outras.

ideias de chá de macela

Pinterest

Existem contraindicações?

Qualquer pessoa pode tomar o chá de macela? De acordo com nutricionistas, alguns grupos devem se atentar e consultar um médico antes de consumir.

Grávidas e lactantes podem tomar moderadamente ou de acordo com a indicação de um médico; assim como crianças e pessoas com problemas hepáticos.

Além disso, pessoas alérgicas e que passam por tratamentos/tomam remédios devem tomar o chá somente com autorização de um profissional.

Ademais, o chá de macela é indicado para qualquer pessoa que precisa se acalmar, reduzir o estresse e dar fim a problemas digestivos e estomacais.

dicas de chá de macela

Pinterest

Para que serve? – Benefícios do chá de marcela

Quais são os benefícios do chá de marcela?

Calmante – A macela tem é considerada um calmante natural e ajuda a relaxar o sistema nervoso, proporcionando alívio do estresse e da ansiedade. Segundo especialistas, isso contribui para uma sensação geral de bem-estar.

Boa para a digestão – A erva é conhecida por suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. Isso significa que ajuda a aliviar cólicas, espasmos e outros problemas digestivos.

Atenua dores e problemas menstruais – Alguns especialistas indicam o chá de marcela para aliviar desconfortos associados ao ciclo menstrual, como cólicas e irritabilidade.

Melhora o sono, reduz estresse e sintomas de ansiedade – Devido às suas propriedades relaxantes, o chá de macela pode ser consumido antes de dormir para promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono.

macela

Pinterest

Anti-inflamatória – Segundo pesquisas, a macela possui compostos com propriedades anti-inflamatórias, importantes para reduzir inflamações no corpo.

Indicada para o sistema respiratório – De modo geral, o chá de macela ajuda a aliviar irritações na garganta, tosses e outros sintomas respiratórios.

Antioxidade – Além de tudo, a macela também contém antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, evitar o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças.

Como fazer chá de marcela? – Dicas e receitas

Como fazer chá de marcela passo a passo?

Felizmente, você mesmo pode preparar o chá de marcela passo a passo. A erva pode ser encontrada seca em supermercados e farmácias, além de cultivada em casa e colhida diretamente em hortas ou na própria natureza.

A melhor forma de consumir é a erva natural. Além disso, existe a opção em sachês. Em algumas farmácias de manipulação, você pode encomendar as cápsulas.

Para garantir todos os benefícios da marcela, é importante consumir o chá fresco, quente, morno ou frio, sem nada adicionado. Portanto, evite colocar açúcar, mel, adoçante e outros ingredientes. Assim, o chá não perde o efeito.

Saiba como preparar o chá de marcela.

  1. Ferva cerca de 200 ml de água;
  2. Adicione uma colher de chá de flores secas ou folhas de macela na água quente;
  3. Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos;
  4. Coe bem e consuma o chá quente, morno ou frio.
  5. Você pode preparar uma quantidade maior para consumir durante o dia, preferencialmente após as refeições ou antes de dormir;
  6. Beba cerca de três copos de chá de marcela ao dia.
chá de marcela

Pinterest

 

De modo geral, o preço do chá de marcela é baixo. Para um melhor aproveitamento, você pode cultivar em casa em pequenos vasinhos.

A macela também pode ser combinada com outros chás calmantes, como camomila e maracujá. O sabor é bem suave e o aroma é maravilhoso!

Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais!


Você pode gostar...