Chá anti-inflamatório – 15 opções naturais e receitas fáceis!
As opções de chá anti-inflamatório podem ser receitas naturais para garantir o bem-estar, e se consumidos com moderação podem ser grandes aliados como relaxante muscular e cicatrizante.
Para conhecer opções de chá anti-inflamatório, é só seguir a leitura e ver a lista de chás seus benefícios, além de receitas para ter bebidas que ajudem a garantir mais conforto.
Melhores opções de chá anti-inflamatório
Os chás anti-inflamatórios são bebidas naturais e que podem diminuir o desconforto e trazer sensação de bem-estar, mas o fato de serem bebidas naturais não significa que esses chás podem ser tomados indiscriminadamente. A recomendação é um consumo moderado e sem exageros.
Para conhecer opções de chás que podem melhorar o bem-estar, trouxemos uma lista de chás que são repletos de benefícios.
- Chá de açafrão: a bebida a base de açafrão-da-terra pode contribuir no controle de dores e pode também ser um aliado da saúde do coração.
- Chá de alecrim: o chá a base da erva aromática ajuda no combate de inflamações no organismo e pode aliviar sintomas de tendinite, gastrite inflamação no joelho.
- Chá de arnica: a arnica é uma erva que pode diminuir dores e tratar distensões, funcionando como uma espécie de relaxante muscular.
- Chá de calêndula: a bebida pode ser utilizada para diminuir inflamações na boca, como aftas e gengivites, além de funcionar como calmante e cicatrizante.
- Chá de camomila: o clássico chá de camomila tem capacidade de diminuir inchaço e dor de cabeça, além de combater infecções bacterianas na pele, lábios e trato respiratório.
- Chá de cravo-da-Índia: a bebida a base de cravo-da-Índia contém eugenol em sua composição, e essa substância tem ação anti-inflamatória e analgésica, diminuindo dores e inflamação, inclusive pode ser uma opção para aliviar dores de dente.
- Chá de funcho: a bebida conta com substâncias anti-inflamatórias, analgésicas, antiespasmódica e digestiva. Assim, o chá de funcho pode aliviar inflamações do estômago, diminuir sensação de azia e queimação.
- Chá de gengibre: o chá feito a base de gengibre conta com substâncias que auxiliam no controle de dores e inflamações.
- Chá de hortelã-pimenta: a erva aromática atua de maneira antiviral e antibacteriana, pode ser ótima para tratar inflamações do trato respiratório e congestões nasais.
- Chá de macela: a bebida conta com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes, aliviando nos sintomas de ansiedade, estresse crônico e insônia.
- Chá de rooibos: a bebida tem propriedades que ajudam no controle de insônia, ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça e dores estomacais.
- Chá de rosa mosqueta: o chá conta com substâncias anti-inflamatórias e pode combater até mesmo acnes.
- Chá de urtiga: a bebida a base de urtiga tem como benefício o controle de dores musculares, e funciona como uma espécie de relaxante muscular.
- Chá preto: a bebida a base de chá preto tem propriedades regenerativas e é capaz de trazer sensação de bem-estar.
- Chá verde: esse tipo de chá contém catequinas e flavonoides, protegendo o organismo das ações dos radicais livres.
Como fazer chá anti-inflamatório? – Dicas e receitas
Chá de açafrão
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de cúrcuma em pó
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo e consumo:
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até atingir o ponto de fervura. Quando começar a ferver, desligue o fogo e adicione a cúrcuma. Tampe a panela e deixe infusão de 5 a 10 minutos.
Para beber o chá, coe a bebida e consuma de 2 a 3 xícaras por dia.
Chá de alecrim
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de folhas de alecrim fresco
- 250 ml de água
Modo de preparo e consumo:
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até atingir o ponto de fervura. Quando começar a ferver, desligue o fogo e adicione o alecrim. Tampe a panela e deixe o chá em infusão por 5 minutos.
Para beber o chá de alecrim, coe a bebida e consuma de 3 xícaras por dia.
Chá de funcho
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de sementes de funcho
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo e consumo:
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione o funcho. Tampe a panela e deixe o chá em infusão por 10 minutos.
Para beber o chá, coe a bebida e consuma de 2 a 3 xícaras por dia.
Chá de gengibre
Ingredientes:
- 3 dentes de alho
- ½ xícara (chá) de suco de limão
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 3 xícaras (chá) de água
Modo de preparo e consumo:
Inicie o preparo do chá descascando os dentes de alho e cortando-os ao meio.
Em uma panela, coloque a água e os dentes de alho cortados ao meio, e leve ao fogo para ferver.
Ao atingir o ponto de fervura, acrescente o suco de limão e o gengibre, e deixe em infusão por 5 minutos.
Para tomar a bebida, coe o chá e tome de 1 a 2 xícaras por dia.
Chá de hortelã-pimenta
Ingredientes:
- 6 folhas de hortelã-pimenta
- 150 ml de água
Modo de preparo e consumo:
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo para ferver. Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã fresca. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos.
Antes de servir, coe o chá e tome até 3 xícaras por dia.
Chá verde
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de folhas de chá verde
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo e consumo:
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo para ferver. Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione o chá verde. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos.
Antes de servir, coe a bebida e tome até 3 xícaras por dia.
Agora que você já conferiu a lista, já pode optar pelas receitas naturais para ter maior bem-estar, e é claro, sem abrir mão de consultas e recomendações médicas.