Como Economizar Energia? – 11 Dicas para Gastar Menos!

Vamos concordar que a conta de energia não é uma das contas mais baratas e que pode ter um impacto nas despesas da casa. E para diminuir o impacto do preço da conta nas despesas, algumas dicas de como economizar energia podem ajudar na redução desse valor e gerar uma economia relevante ao final do mês.

E se você já tentou diminuir a conta de energia, mas não sabe como fazer isso, no post reunimos dicas de como economizar energia com soluções que funcionam e vão fazer bastante diferença ao final do mês.

dicas e passo a passo para economizar energia

Como economizar energia? #dicas

Iluminação natural 

A valorização da iluminação natural é uma prática benéfica, sustentável e que gera economia ao final do mês.

Sendo assim, aproveite ao máximo a iluminação natural que entra nos ambientes, o que reduz a necessidade de acender luzes durante o dia.

Para otimizar o uso de iluminação natural, garanta que cortinas fiquem abertas e escolha por cortinas translúcidas, que são capazes de manter a iluminação, mas sem perder a privacidade.

dicas para economizar energia em casa

A luz natural é uma forma de evitar o uso de luzes artificiais durante o dia

Cores e móveis

Até mesmo as cores de paredes, posicionamento e estilos de móveis podem impactar no consumo de energia.

Assim, as paredes de cores claras ajudam a dar sensação de ambiente mais claro e refletir a iluminação natural, evitando a necessidade de acender luzes durante o dia.

Já a escolha de cores escuras pode causar sensação de escurecimento do ambiente e a necessidade de acender luzes durante o dia.

A escolha de espelhos e móveis espelhados são elementos que também contribuem para a economia de energia, uma vez que são capazes de refletir a iluminação natural, e dão sensação de ambiente mais iluminado mesmo com luzes apagadas.

Na escolha dos móveis, opte por peças não bloqueiem a entrada de luz natural, como móveis encostando em janelas, o que pode escurecer o ambiente.

Lâmpadas

A troca das lâmpadas é outro fator que gera economia constante, uma vez que o acendimento de lâmpadas é responsável por cerca de 20% do consumo de energia residencial.

Assim, opte por modelos de lâmpadas econômicas, como é o caso das lâmpadas de LED, que são 80% mais econômicas que modelos incandescentes, e 30% mais econômicas que as versões fluorescentes.

Além de gerarem muita economia, as lâmpadas de LED possuem vida útil maior, o que gera menor necessidade de trocar lâmpadas.

como escolher lampada para economizar energia

As lâmpadas de LED são mais econômicas e com vida útil maior

Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos

Considerar a troca de aparelhos elétricos antigos também é uma possibilidade, uma vez que as versões mais novas tendem a gastar menos energia.

Durante a escolha de um novo aparelho, considere o selo PROCEL, que apresenta os melhores níveis de eficiência enérgica, ajudando a escolher um aparelho mais eficiente em relação ao consumo de energia.

como economizar energia em casa

Outra dica em relação a aparelhos elétricos e consumo de energia, é o fato de atentar-se aos aparelhos já existentes na residência, verificando borrachas de vedação de geladeira, limpeza de filtros de máquina de lavar e condicionadores de ar.

Além disso, evite deixar a geladeira próxima de fontes de calor, como forno e fogão, e expostas a ambiente com incidência direta de sol, o que pode causar aquecimento da geladeira e fazer com que o aparelho tenha que trabalhar mais para ficar refrigerado, aumentando o gasto de energia.

 

Ar condicionado

O aparelho de ar-condicionado costuma ser um dos vilões quando o assunto é a conta de energia elétrica.

Sendo assim, uma alternativa para não passar calor e economizar energia com uso de ar-condicionado é escolhendo uma temperatura média, em torno de 23° ou 24 °C.

A escolha da temperatura média ajuda na economia, pois dificilmente o aparelho de ar-condicionado é capaz de atingir temperaturas tão baixas, como 20°C ou menos.

Assim, ao definir a temperatura média, os aparelhos mais modernos conseguem deixar o ambiente na temperatura definida e ao identificarem que o ambiente já atingiu a temperatura, desligam automaticamente e religam quando a temperatura ambiente começa a elevar.

Com a definição de temperaturas muito baixas, dificilmente o aparelho conseguirá deixar todo o ambiente na temperatura definida e o aparelho terá que ficar trabalhando constantemente, gerando maior gasto.

Outra dica relacionada com ar-condicionado para economizar energia, é de manter os filtros sempre limpos. Além de ser benéfico para a saúde, ainda evita que o aparelho tenha que aumentar o desempenho e consumir mais energia.

como economizar energia com ar condicionado

A definição de temperaturas médias e limpeza do filtro ajudam na economia

Uso de aparelhos elétricos

Para reduzir a conta de energia elétrica, uma alternativa é reduzir o uso de alguns aparelhos elétricos.

Para colocar isso em prática, reduza as lavagens de roupas, juntando mais peças e utilizando a capacidade total da máquina de lavar, o que faz com que você precise ligar a máquina menos vezes durante um mês. O mesmo é válido para a lava-louças.

Outra dica prática de como economizar energia é juntando mais roupas para passar, evitando ligar o ferro para passar uma peça por vez.

Outro ponto para reduzir o consumo de energia é regular o chuveiro, sempre que possível, na função no verão, diminuindo o consumo de energia elétrica durante as estações mais quentes.

Além de mudar a temperatura, a redução do tempo de banho também é uma possibilidade, contribuindo com o meio ambiente e também com o seu bolso para o pagamento da conta de água.

dicas para economizar energia no dia a dia

Fuga de energia

Se você vem colocando em prática as dicas de como economizar energia, mas não vem notando diferença ao final do mês, pode ser que a sua rede de energia esteja tendo escape, causando a fuga de energia e gerando gasto e desperdício.

Para verificar se a rede de energia está com escape, é importante desligar todos os aparelhos elétricos da casa, apagar as luzes e desplugar as tomadas.

Com tudo desligado, basta ir ao medidor de consumo de energia e verificar se ele continua girando. Caso isso aconteça, é ideal contratar um eletricista para verificar a fuga de energia e corrigir o problema, evitando gastos excessivos e desperdício de energia elétrica.

Aquecimento solar

As placas de energia solar pedem um investimento inicial que vale a pena e ajudam na redução da conta de energia mensalmente e a longo prazo, cobrindo os custos com a instalação do sistema.

Além de gerar economia ao final do mês, a instalação de painéis solares também é uma prática sustentável transformando a luz do sol em energia limpa e sem a emissão de poluentes.

Assim, vale a pena investir em placas solares para contribuir com o fornecimento de energia elétrica, que pode ser utilizado no aquecimento de chuveiros e até mesmo torneiras aquecidas, itens que costumam gerar um gasto maior de energia e que causam bastante impacto na conta ao final do mês.

como economizar energia e ser sustentavel

A energia solar é uma prática sustentável e que gera economia na conta de luz

Sensores e temporizadores

Os sensores e temporizadores são aparelhos que ajudam a controlar o uso da energia elétrica, evitando o desperdício de energia.

Assim, os sensores podem ser instalados em lâmpadas de ambientes de circulação rápida, como garagem e até mesmo hall de apartamento.

A função do sensor de presença é de fazer com que as lâmpadas sejam acesas e apagadas conforme o movimento, assim, as lâmpadas ficam acesas apenas durante o período que houver necessidade e tiver alguém no local, evitando que a lâmpada seja esquecida acessa.

Os temporizadores também podem ser de bastante importância na redução da conta de energia, e podem ser instalados em diversos aparelhos domésticos definindo tempo programado previamente para manter o aparelho ligado e posteriormente fazer o desligamento automático.

Assim, os temporizadores podem ser utilizados para definição de um tempo de uso de determinados aparelhos que não necessitam ficar ligados constantemente.

Ventilação natural

Uma das medidas de como economizar energia é aproveitando a ventilação natural, o que diminui o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

Para isso, garanta que as portas janelas fiquem abertas para que o ar possa circular dentro da residência de garantir uma ventilação natural, deixando a temperatura interna mais agradável e dispensando a necessidade do uso de ventiladores ou aparelhos de climatização.

passo a passo para economizar energia

A ventilação natural pode reduzir o uso de ventiladores

Termostatos

Diversos aparelhos, como geladeira, freezer e filtros refrigeradores de água possuem um termostato, botão que permite regular a temperatura de refrigeração do aparelho.

Assim, durante as estações mais frias e que necessitam de menos refrigeração, é possível ajustar o termostato para que o aparelho não necessite trabalhar tanto quando os dias estão mais frios.

No caso de aparelhos como geladeira e freezer, o termostato também pode ser regulado de acordo com a lotação do equipamento.

Assim, quando esses aparelhos não estão com lotação máxima, também é possível diminuir a capacidade de refrigeração, garantindo que os alimentos fiquem refrigerados, mas sem que o motor do aparelho necessite trabalhar constantemente, já que a geladeira ou o freezer estão com menos alimentos.

 

Seguindo essas dicas é possível reduzir o consumo e gerar economia ao final do mês. E se você tem alguma outra dica especial para reduzir esse gasto, compartilhe conosco o que você não deixa de fazer para economizar.

Você pode gostar...