Chá de Funcho – 4 Benefícios Incríveis e Como Fazer!

O chá de funcho é feito a partir de uma planta originária das regiões do Mediterrâneo, e sua popularidade se dá por conta das propriedades medicinais da bebida.

Para conhecer mais sobre e essa opção de chá medicinal e seus benefícios, é só seguir a leitura.

 

Dúvidas frequentes – FAQ

Chá de funcho emagrece?

A ingestão de chá de funcho antes das refeições pode contribuir para uma sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de calorias nas refeições e contribuindo para a perda de peso.

Dessa maneira, pode-se dizer que o chá de funcho contribui para o emagrecimento, já que ajuda na inibição do apetite, além de acelerar o metabolismo.

No entanto, é indispensável ter uma dieta saudável e realizar exercícios físicos regulares para contribuir com o processo de emagrecimento.

1 cha de funcho The Times of India

Via: The Times of India

Chá de funcho é bom para dormir?

O funcho é uma planta medicinal com propriedades que contribuem para o relaxamento muscular. o que auxilia na diminuição do estresse e garante uma sensação de relaxamento do corpo, facilitando a transição de descanso para o sono.

Assim, a ingestão do chá momentos antes de dormir pode contribuir para um sono mais relaxado.

2 dicas cha de funcho Healthier Steps

Via: Healthier Steps

Pode tomar na amamentação?

A ingestão do chá no período de amamentação pode contribuir para aumentar a produção de leite materno, atuando como galactagogo.

Para adotar o hábito de consumir o chá a base da planta de funcho durante o período de amamentação, é recomendado orientação e liberação médica.

 

Chá de funcho é a mesma coisa que erva-doce?

O funcho e a erva-doce são plantas medicinais muito confundidas, e ambas lembram o sabor de anis, proveniente do princípio ativo anetol.

O funcho é uma planta de nome científico Foeniculum vulgare, e tem como características flores amarelas e folhas rendadas.

3 funcho Natural Alchemy

Via: Natural Alchemy

A erva-doce, planta de nome científico Pimpinella anisum, é bastante similar ao funcho, mas as flores são brancas.

4 diferenca funcho e erva doce Cluny

Via: Cluny

Chá de funcho é bom para gripe?

A bebida a base de funcho pode sim contribuir para a melhora da gripe, além de combater a bronquite.

Os princípios ativos presentes na planta possuem agentes antimicrobianos, antivirais antibacterianos e antifúngicos.

A ingestão do chá medicinal pode contribuir soltando o catarro, enfrentando infecções e contribuindo para a melhora da imunidade.

5 cha de funcho para gripe Healthfyme

Via: Healthfyme

Chá de funcho solta o intestino?

O consumo regular do chá medicinal pode contribuir para a melhora das funções intestinais ao acelerar o metabolismo, combater o excesso de gases e impulsionar o efeito laxante.

 

Existem contraindicações?

A bebida não deve ser consumida por gestantes, já que pode causar contrações uterinas e levar ao aborto.

Os pacientes diagnosticados com hipertiroidismo, histórico de epilepsia, convulsões e sensibilidade a algum dos compostos presentes na planta medicinal também devem evitar o chá.

 

Para que serve? – Benefícios do chá de funcho

A ingestão do chá de funcho pode trazer benefícios à saúde, como:

  • Melhora a imunidade: a planta medicinal possui agentes antimicrobianos, antivirais, antifúngicos, e antibacterianos, o que auxilia a enfrentar infecções e contribui para a melhora da imunidade.
  • Ação anti-inflamatória: a presença de compostos flavonoides na bebida possuem boa ação anti-inflamatória, e podem impedir a persistência de inflamações no organismo.
6 beneficio cha de funcho Recipes

Via: Recipes

  • Ação antioxidante: os compostos fenólicos presentes no chá podem contribuir para a eliminação de radicais livres, consideradas moléculas responsáveis pelos danos celulares e surgimento de doenças e envelhecimento precoce.
  • Alivia desconfortos intestinais: o consumo da bebida pode aliviar desconfortos intestinais, como flatulências e diarreias. Além disso, o chá também contribui para a digestão, diminuindo dores abdominais.
7 cha de funcho para a saude Tamborine Tea

Via: Tamborine Tea

Como fazer chá de funcho? – Dicas e receita

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de chá de funcho

 

Modo de preparo:

Para o preparo do chá, leve a água ao fogo até alcançar o ponto de fervura.

Ao atingir o ponto de fervura desligue o fogo e adicione o funcho. Tampe o recipiente e deixe em infusão pelo período de 5 a 10 minutos.

Após o período de infusão, coe a bebida e sirva ainda quente.

8 como fazer cha de funcho Novidade Saudavel

Via: Novidade Saudável

 

Agora que você já sabe dos benefícios de consumir o chá medicinal, já pode escolher a bebida como uma opção que contribui com a saúde.

Você pode gostar...