Chá de Funcho – 4 Benefícios Incríveis e Como Fazer!
O chá de funcho é feito a partir de uma planta originária das regiões do Mediterrâneo, e sua popularidade se dá por conta das propriedades medicinais da bebida.
Para conhecer mais sobre e essa opção de chá medicinal e seus benefícios, é só seguir a leitura.
Dúvidas frequentes – FAQ
Chá de funcho emagrece?
A ingestão de chá de funcho antes das refeições pode contribuir para uma sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de calorias nas refeições e contribuindo para a perda de peso.
Dessa maneira, pode-se dizer que o chá de funcho contribui para o emagrecimento, já que ajuda na inibição do apetite, além de acelerar o metabolismo.
No entanto, é indispensável ter uma dieta saudável e realizar exercícios físicos regulares para contribuir com o processo de emagrecimento.
Chá de funcho é bom para dormir?
O funcho é uma planta medicinal com propriedades que contribuem para o relaxamento muscular. o que auxilia na diminuição do estresse e garante uma sensação de relaxamento do corpo, facilitando a transição de descanso para o sono.
Assim, a ingestão do chá momentos antes de dormir pode contribuir para um sono mais relaxado.
Pode tomar na amamentação?
A ingestão do chá no período de amamentação pode contribuir para aumentar a produção de leite materno, atuando como galactagogo.
Para adotar o hábito de consumir o chá a base da planta de funcho durante o período de amamentação, é recomendado orientação e liberação médica.
Chá de funcho é a mesma coisa que erva-doce?
O funcho e a erva-doce são plantas medicinais muito confundidas, e ambas lembram o sabor de anis, proveniente do princípio ativo anetol.
O funcho é uma planta de nome científico Foeniculum vulgare, e tem como características flores amarelas e folhas rendadas.
A erva-doce, planta de nome científico Pimpinella anisum, é bastante similar ao funcho, mas as flores são brancas.
Chá de funcho é bom para gripe?
A bebida a base de funcho pode sim contribuir para a melhora da gripe, além de combater a bronquite.
Os princípios ativos presentes na planta possuem agentes antimicrobianos, antivirais antibacterianos e antifúngicos.
A ingestão do chá medicinal pode contribuir soltando o catarro, enfrentando infecções e contribuindo para a melhora da imunidade.
Chá de funcho solta o intestino?
O consumo regular do chá medicinal pode contribuir para a melhora das funções intestinais ao acelerar o metabolismo, combater o excesso de gases e impulsionar o efeito laxante.
Existem contraindicações?
A bebida não deve ser consumida por gestantes, já que pode causar contrações uterinas e levar ao aborto.
Os pacientes diagnosticados com hipertiroidismo, histórico de epilepsia, convulsões e sensibilidade a algum dos compostos presentes na planta medicinal também devem evitar o chá.
Para que serve? – Benefícios do chá de funcho
A ingestão do chá de funcho pode trazer benefícios à saúde, como:
- Melhora a imunidade: a planta medicinal possui agentes antimicrobianos, antivirais, antifúngicos, e antibacterianos, o que auxilia a enfrentar infecções e contribui para a melhora da imunidade.
- Ação anti-inflamatória: a presença de compostos flavonoides na bebida possuem boa ação anti-inflamatória, e podem impedir a persistência de inflamações no organismo.
- Ação antioxidante: os compostos fenólicos presentes no chá podem contribuir para a eliminação de radicais livres, consideradas moléculas responsáveis pelos danos celulares e surgimento de doenças e envelhecimento precoce.
- Alivia desconfortos intestinais: o consumo da bebida pode aliviar desconfortos intestinais, como flatulências e diarreias. Além disso, o chá também contribui para a digestão, diminuindo dores abdominais.
Como fazer chá de funcho? – Dicas e receita
Ingredientes:
- 500 ml de água
- 1 colher (sopa) de chá de funcho
Modo de preparo:
Para o preparo do chá, leve a água ao fogo até alcançar o ponto de fervura.
Ao atingir o ponto de fervura desligue o fogo e adicione o funcho. Tampe o recipiente e deixe em infusão pelo período de 5 a 10 minutos.
Após o período de infusão, coe a bebida e sirva ainda quente.
Agora que você já sabe dos benefícios de consumir o chá medicinal, já pode escolher a bebida como uma opção que contribui com a saúde.