Yoga em Casa – 5 exercícios e posições fáceis para fazer!

Você sabia que é possível fazer yoga em casa? Segundo especialistas, há uma série de benefícios em aderir a essa atividade, para melhorar a saúde do corpo e o bem-estar.

Fazer yoga regularmente é essencial para fortalecer os músculos e ajudar a corrigir a postura. Também ajuda na flexibilidade e no equilíbrio.

Muitos profissionais indicam os exercícios de yoga para melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o estresse e a ansiedade, otimizar o sono e até aliviar dores e tensões.

São muitas qualidades incríveis e você não precisa frequentar uma academia ou estúdio, ainda mais se não tem tempo ou condições financeiras. Para ajudar você a fazer yoga em casa, preparamos este conteúdo completo!

fazer yoga passo a passo

Pinterest

Como fazer yoga em casa?

A yoga é uma prática indiana de milhares de anos que significa união ou conexão. É uma filosofia que conquista cada vez mais pessoas, responsável por unir corpo, mente e espírito, para deixá-los sempre em total equilíbrio.

Segundo especialistas, são diversos os benefícios na prática de yoga, sobretudo para a concentração, musculatura e até para o desenvolvimento pessoal. A melhor notícia é que você pode fazer em casa passo a passo para experimentar todos as vantagens.

Confira algumas dicas para começar a fazer yoga em casa.

Encontre o melhor espaço

Primeiramente, reserve um espaço na sua casa onde você possa se concentrar e se sentir relaxado. Segundo especialistas, o espaço deve ser limpo e amplo. Além disso, é indicado criar uma atmosfera serena, sem distrações, para que os exercícios e posições sejam realizados de forma eficiente.

Compre um tapete de yoga

Em todo caso, é indicado comprar um tapete de yoga ou uma superfície antiderrapante para praticar essa atividade tão importante. O tapete ajudará a fornecer uma base estável e confortável para suas posturas.

Escolha o melhor horário

Acima de tudo, é essencial estabelecer um horário regular para a prática de yoga em casa. De acordo com especialistas, pode ser de manhã, para começar o dia com energia; ou durante a noite, para relaxar antes de dormir.

Encontre o momento que funcione melhor para você e seja consistente. Aquela hora que você pode seguir frequentemente, sem compromissos e com total dedicação.

fazer yoga em casa

Pinterest

Comece com posturas básicas

Para quem quer começar a fazer yoga em casa, inicie com posturas básicas e simples. Posturas como Tadasana (postura da montanha), Balasana (postura da criança), Cat-Cow (gato-vaca) e Savasana (postura do cadáver) são as mais indicadas.

Assista a vídeos 

Para se ter ideia, existem diversos tutoriais disponíveis no YouTube e em outras plataformas que oferecem rotinas guiadas de yoga. Assista vários tutoriais para orientar a prática de yoga em casa, para conhecer melhor essa filosofia, assim como suas posturas e sequências.

Conheça o seu corpo

Essa dica é essencial: observe e analise o seu corpo durante a prática de yoga. Respeite seus limites e não force as posturas além do seu alcance atual. Segundo especialistas, a prática deve ser suave e gradual, permitindo que você se alongue e fortaleça progressivamente.

A respiração é importante

Acima de tudo, a respiração é uma parte essencial da prática de yoga, pois ajuda a acalmar a mente e a relaxar o corpo. Por isso, mantenha uma respiração profunda e consciente enquanto realiza as posturas.

Após a yoga, relaxe!

Terminou de fazer os exercícios? Reserve alguns minutos no final da prática para relaxar. A recomendação é deitar de costas, fechar os olhos e deixar seu corpo descansar completamente.

yoga em casa

Pinterest

Exercícios e posições

Conheça os melhores exercícios e posições para fazer yoga em casa!

Postura da Montanha 

A postura da montanha é uma das mais simples da yoga, considerada a verdadeira base para outras posições. Segundo especialistas, também é chamada de Tadasana.

Para fazer passo a passo:

  1. Fique em pé com os pés juntos, mantendo os braços ao lado do corpo;
  2. Mantenha a coluna ereta;
  3. Respire profundamente e relaxe os ombros.

O objetivo dessa postura é esquecer a rotina e fazer uma conexão com você mesmo, para colocar sua mente dentro de seu corpo.

yoga Tadasana

Pinterest

Tadasana

Pinterest Yoga in My Pocket

Postura da Árvore

Com o nome original Vrikshasana, a postura da árvore tem foco no equilíbrio e na estabilidade das árvores, que se mantêm firmes em diversas situações.

Sendo assim, o objetivo com essa posição é melhor o foco e concentração, estabilizar e evoluir, com foco na calma e na força da mente e do corpo.

Para fazer passo a passo:

  1. Fique em pé com os pés juntos;
  2. Levante o pé direito e coloque-o na parte interna da coxa esquerda, acima do joelho;
  3. Mantenha o equilíbrio e coloque as mãos em posição de oração em frente ao peito;
  4. Respire profundamente e mantenha a postura por alguns minutos antes de trocar de perna.
postura da arvore yoga

Pinterest

postura da arvore

Pinterest

Postura de Vaca e Gato

Essa postura tem o nome complicado Marjaryasana-Bitilasana, mas possui uma série de benefícios incríveis, considerada até milagrosa.

Para se ter ideia, é capaz de atenuar dores e compressões, alonga toda a musculatura das costas, fortalece as mãos, estimula a atividade de órgãos digestivos, além de acalmar a mente.

Para aderir a esse exercício:

  1. Ajoelhe-se no chão e apoie as mãos e os joelhos;
  2. Arqueie as costas para cima, levantando a cabeça e o quadril para olhar para cima (postura de vaca);
  3. Em seguida, arqueie as costas para baixo, soltando a cabeça em direção ao peito e levantando o quadril (postura de gato);
  4. Por fim, alterne entre essas duas posições em sincronia com a respiração.
postura yoga gato e vaca

Pinterest

postura de gato e vaca

Pinterest

Postura do Cachorro Olhando para Baixo

Chamada de Adho Mukha Svanasana, essa postura é bastante popular, principalmente para quem é iniciante em yoga.

Segundo especialistas, é muito importante para acalmar a mente, trazer energia e deixar o corpo mais calmo. Da mesma forma, ajuda a tonificar os músculos, aumenta a circulação e alivia até sintomas de dores de cabeça, fadiga e insônia.

Aprenda passo a passo:

  1. Comece em uma posição de prancha, com as mãos e os pés apoiados no chão;
  2. Empurre os quadris para cima, levando o corpo para a forma de um triângulo invertido;
  3. Mantenha os calcanhares no chão, estenda os braços e relaxe a cabeça entre os braços;
  4. Respire profundamente e relaxe os ombros.
yoga cachorro olhando para baixo

Pinterest

Postura do Guerreiro

A postura conhecida como Guerreiro ajuda a fortalecer e tonificar os braços e a parte inferior das costas. Além disso, libera a tensão dos ombros, ajuda no equilíbrio, aumenta a resistência e deixa a mente serena.

De acordo com profissionais, a postura Guerreiro II é a mais indicada para quem vai começar a fazer yoga em casa:

  1. Fique em pé com os pés afastados, um virado para frente e o outro para o lado;
  2. Dobre o joelho da perna da frente em um ângulo de 90 graus, mantendo a perna de trás estendida;
  3. Estenda os braços para os lados, paralelos ao chão, com o olhar voltado para a mão da frente;
  4. Mantenha a postura por alguns minutos antes de repetir do outro lado.
yoga postura do guerreiro

Pinterest


Outros exercícios de yoga que vale a pena aprender: postura da cobra, prancha, postura do tigre, postura da criança, postura do diamante.

De forma geral, você deve começar aos poucos. Conte com o apoio de um especialista e evolua na yoga conforme vai tomando gosto por essa prática.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...