Lanchonete Pequena – Dicas para Montar e Decorar!【2024】

Já pensou em montar uma lanchonete pequena e começar um negócio próprio? Se você tem o desejo de empreender e vem pensando em abrir um negócio, a lanchonete pequena é uma oportunidade para quem quer começar com um empreendimento menor e na área de alimentação.

E se você tem o desejo de abrir o negócio, mas não sabe nem por onde começar, no post reunimos dicas para abrir uma lanchonete pequena, dicas para decorar o espaço, e tudo o que você precisa saber para ter um negócio de sucesso!

lanchonete pequena

Como montar uma lanchonete pequena? #dicas

Defina o tipo da lanchonete

Para abrir uma lanchonete pequena, o primeiro passo é definir o estilo da sua lanchonete, e algumas opções para um negócio pequeno são:

  • Food truck: a opção é uma boa estratégia para ter uma lanchonete móvel, permitindo atuar em diferentes locais e oferecer produtos que podem ser preparados no próprio espaço do food truck. Em comparação a lojas físicas, o custo da lanchonete sobre rodas pode ser um pouco mais elevado, já que é preciso transformar um automóvel em um espaço com cozinha.
  • Quiosque: a opção de quiosque é uma solução para quem quer montar um espaço pequeno, e esse tipo de negócio pode ficar em calçadões, shoppings, galerias, entre outros espaços. A vantagem do quiosque é que o custo costuma ser menor que outros modelos de lojas, mas o espaço costuma ser bastante limitado.
  • Fast food: o tipo de alimento servido na lanchonete também pode determinar o estilo do negócio; e uma opção é oferecer fast food, com opções de comidas rápidas. Esse negócio é uma boa pedida para locais de grande circulação de pessoas, oferecendo refeições rápidas.

dicas de como montar lanchonete pequena

Planejamento

Uma das etapas para a abertura de uma lanchonete pequena é o planejamento, e nessa etapa é ideal criar um plano de negócios, um documento que planeja todo o negócio, dando diretrizes para a abertura, definindo metas, local de instalação, planejamento orçamentário, entre outros fatores.

O plano de negócio ajuda na formação de um empreendimento mais sólido e pode até mesmo direcionar para a escolha de nomes para lanchonete, definindo diversas etapas para a abertura do negócio.

Localização

Para definir o melhor lugar para instalação do seu negócio, é preciso considerar que uma lanchonete tende a oferecer opções de refeições e alimentos rápidos, seguindo uma proposta mais irreverente e casual.

Desse modo, o local de instalação deve combinar com o conceito de refeição rápida e com o público-alvo do negócio.

Assim, locais de grande circulação de pessoas podem ser uma boa pedida para instalação do seu negócio.

Defina o cardápio

Para montar uma lanchonete pequena, uma das etapas é a definição do cardápio, definindo uma linha de produtos ou diversas opções que podem ser comercializadas na lanchonete.

As opções de cardápios são bastante variadas para uma lanchonete pequena, e uma dica essencial para montar o cardápio é definir opções de alimentos que podem ser preparadas no seu espaço.

O cardápio também pode oferecer opções de alimentos já prontos, fazendo com que o pedido saia mais rápido, com opções de salgados que podem ficar em estufas ou lanches naturais, atendendo o público que está de passagem e com pressa.

como montar cardapio de lanchonete

Investimento

No plano de negócio é possível prever até mesmo os custos de investimento para o seu negócio, e nessa etapa é preciso considerar investimentos para a cozinha, compra de itens necessários para o preparo de alimentos de acordo com o seu cardápio; itens para exposição dos alimentos; móveis; decoração e até mesmo o investimento com aluguel ou compra do ponto comercial.

Planeje o espaço

O planejamento do espaço é algo essencial para que a lanchonete seja agradável, e se a proposta é de abrir uma lanchonete pequena, é provável que você tenha um espaço pequeno, que deve ser bem planejado para melhor aproveitamento.

Desse modo, é necessário definir espaço para área de preparo dos alimentos, área de atendimento com caixa e balcão de exposição de produtos, área de consumo com bancadas ou mesas pequenas, entre outros espaços que garantam uma lanchonete completa, mas sem a sensação de ficar abarrotada de móveis ou expositores.

como montar lanchonete pequena

O espaço pequeno deve ter área para consumo

Legalização

Para colocar o seu negócio em funcionamento, uma das últimas etapas é cumprir a parte burocrática, garantindo os documentos necessários para abertura e legalização do negócio.

Entre os documentos essenciais para que seu negócio funcione legalmente, estão:

  • emissão de CNPJ;
  • alvará do corpo de bombeiros;
  • alvará da vigilância sanitária;
  • alvará da prefeitura municipal.

Dicas de decoração de lanchonete pequena e simples

Lanchonete pequena e rústica / industrial

lanchonete pequena com moveis de pallets

Para quem vem pensando em montar uma lanchonete pequena e com estilo rústico, uma das propostas pode ser a utilização de pallets, seguindo a ideia rústica e com o reaproveitamento de materiais.

A inspiração de decoração de lanchonete com paletes é esta proposta que traz todos os móveis do ambiente montados a partir de pallets.

Assim, a lanchonete ganhou balcão de pallets e móveis, como meses e bancos, em estrutura de madeira, garantindo aspecto rústico ao estabelecimento.

Para acrescentar um toque de cor à decoração rústica, a proposta foi de pintar parte dos pallets em tons de laranja e verde, garantindo um efeito colorido para a decoração da lanchonete.

 

lanchonete com decoracao industrial

Elementos industriais fazem parte da decoração

decoracao rustica para lanchonete pequena

O espaço mescla estilo industrial e rústico

lanchonete rustica com parede de tijolinhos

A decoração une detalhes rústicos

decoracao de lanchonete rustica com madeira

O projeto usa madeira de demolição nos móveis

lanchonete rustica decorada com plantas

O espaço rústico foi decorado com plantas suspensas

decoracao para lanchonete com cardapio em lousa

Móveis em madeira dão estilo rústico ao espaço

ideias para decoracao de lanchonete rustica

Lanchonete pequena e aconchegante

lanchonete pequena com decoracao aconchegante

Para montar uma lanchonete pequena e aconchegante, a proposta aqui traz um espaço com toque de cor e convidativo para ficar.

A proposta da lanchonete pequena traz balcão com vitrine para expor alguns alimentos já prontos, e com destaque para o balcão em tom de verde menta, destacando-se entre as paredes brancas e combinando com outros detalhes da mesma cor que compõem o ambiente.

Além do tom pastel, que é convidativo na decoração, o espaço ainda traz meses com o mix de cadeiras diferentes e banquinhos com almofadas coloridas, que dão um toque de charme ao ambiente e ainda deixam a proposta convidativa para quem planeja comer no local.

A cartela de cores com tons pastel é uma ótima pedida para incluir cor e sem pesar no ambiente pequeno, criando uma proposta aconchegante em um espaço colorido!

 

lanchonete pequena decorada com plantas

Os bancos com almofadas listradas decoram e deixam o espaço mais aconchegante

decoracao de lanchonete aconchegante e colorida

A decoração colorida é alegre e convidativa!

decoracao de lanchonete em amarelo

O ambiente mistura cores que dão uma proposta moderna

decoracao simples de lanchonete pequena

lanchonete simples e aconchegante

As cadeiras e mesas deixam o espaço mais aconchegante

Lanchonete pequena e moderna

lanchonete moderna com parede de cimento queimado

O espaço pequeno também pode seguir uma proposta de decoração moderna, como mostra esta inspiração que traz parede de cimento queimado, criando textura e dando estilo ao espaço.

A decoração da lanchonete ainda traz um espelho grande que ajuda a dar a sensação de amplitude ao espaço pequeno, e reflete parte da decoração que traz elementos em madeira pinus e plantas, criando uma proposta aconchegante e mesclando texturas para uma decoração em estilo moderno.

 

decoracao de lanchonete pequena

Os pendentes garantem o estilo moderno ao espaço

lanchonete pequena e moderna

A lanchonete em estilo moderno traz o cardápio em parede lousa

decoracao de lanchonete moderna e clean

A proposta moderna traz uma cartela de cores neutras

decoracao moderna para lanchonete

O papel de parede complementa a ideia de decoração moderna

lanchonete com parede colorida

Lanchonete pequena e retrô 

lanchonete pequena decorada em estilo retro

O espaço pequeno também pode ser transformado com uma decoração retrô, como mostra esta proposta que traz uma lanchonete pequena e com decoração colorida, remetendo a décadas passadas.

Para a decoração da lanchonete retrô, a proposta foi de usar elementos quadriculadas em preto e branco, que aparecem no piso e em parte do papel de parede, contrastando com as cores suaves das paredes, que unem amarelo e verde menta.

A decoração ainda traz as cadeiras retrô em vinil vermelho, garantindo o estilo completo para o local, que pode oferecer diferentes estilos de cardápio e atrair o público por conta do estilo diferenciado da decoração.

 

decoracao retro e colorida para lanchonete pequena

O espaço retrô traz decoração colorida

lanchonete pequena com decoracao retro

Os pôsteres na parede trazem artistas que marcam o estilo retrô

lanchonete decorada com moveis retro

Os móveis retrô compõem o ambiente

lanchonete retro e pequena

A decoração colorida marca o estilo retrô

decoracao retro para espaco pequeno

 

Agora que você já viu dicas para montar seu negócio próprio, é hora de se planejar e abrir um empreendimento de sucesso!

Você pode gostar...